Que a Floresta Amazônica é incrível você já sabe. Só que hoje, te convidamos a conhecer um pouco desse poder único bem de perto, na fascinante cidade de Porto Velho, RO.
A terceira maior cidade da região Norte é um verdadeiro paraíso para quem gosta de contato com a natureza, passeios históricos e muitas oportunidades de mergulhar na imensa bagagem cultural das regiões amazônicas. Dá para dizer que Porto Velho é um tesouro escondido do turismo nacional: o potencial da capital rondoniense como destino de férias começou a ser explorado faz pouco tempo e vem conquistando os corações de visitantes do mundo todo.
Aqui, a gente vai te mostrar o porquê. Se você quer aprender um pouco mais sobre a cidade apelidada como “Pérola do Madeira”, é só continuar a leitura! Vem com a gente descobrir onde fica Porto Velho, como chegar à cidade e quais pontos turísticos você precisa visitar para aproveitá-la ao máximo.
Prepare-se para desvendar:
A fascinante história de Porto Velho: do
Descubra onde fica Porto Velho
O que fazer em Porto Velho: explore as riquezas da Amazônia
Memorial Rondon: a história viva de Rondônia em Porto Velho
Catedral Sagrado Coração de Jesus
Mercado Cultural de Porto Velho
Museu Palácio da Memória Rondoniense: preservação do passado
Museu Internacional do Presépio
Porto Velho tem pontos turísticos de cair o queixo e você pode conhecer todos!
A fascinante história de Porto Velho: do passado ao presente
Sabia que Porto Velho é uma cidade bem jovem?
Pois é, seu nascimento começou há um pouquinho mais de 100 anos, em 1907. Assim como o que ocorreu com Manaus e Belém, outras cidades brilhantes do Norte, a história de Porto Velho está muito ligada aos preciosos recursos naturais da Amazônia. Nesse caso, a madeira.
O povoamento que deu origem à capital rondoniense começou no início do século 20, quando a empresa Madeira Mamoré Railway Company se estabeleceu na região. O objetivo era construir o grandioso projeto que, mais tarde, se tornaria um ícone ferroviário mundial: a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Como o próprio nome sugere, Porto Velho era inicialmente uma base portuária usada para descarregar mercadorias e materiais necessários para o andamento do projeto ferroviário. As embarcações chegavam lá por meio do Rio Madeira, que já era uma via de navegação fluvial importantíssima. Como você deve ter imaginado, foi essa importância que rendeu a Porto Velho o famoso apelido de “Pérola do Madeira”. Em 1912, quando a estrada de ferro ficou pronta, os trabalhadores envolvidos na construção já formavam um pequeno povoado ao redor do antigo porto.
Nessa época, a maior parte dos moradores de Porto Velho vinham das Ilhas Britânicas do Caribe e eram chamados genericamente de barbadianos. Eles viviam com suas famílias em uma área de concessão disponibilizada pela Madeira Mamoré Railway Company, assim como os funcionários de “alta patente” da empresa. Nas décadas seguintes, Porto Velho foi recebendo mais trabalhadores vindos de muitos estados e países diferentes – estes, por sua vez, se aglomeravam em moradias improvisadas fora da área de concessão –.
Dessa forma, por algum tempo, a região onde fica Porto Velho era composta por dois povoados bem distintos entre si: a urbanizada e bem estruturada Barbadoes Town e a rústica área pública. Elas ficavam divididas pela fronteira que se chamava Avenida Divisória – hoje em dia, é a Avenida Presidente Dutra, que você terá a oportunidade de conhecer durante os passeios em Porto Velho –.
A cidade foi se desenvolvendo até ganhar os títulos de vila e município, em 1914. Em 1943, veio a posição de Capital do Território. Nos últimos anos, Porto Velho vem ganhando destaque entre os aventureiros que apreciam viagens “fora da caixinha”, com muitas experiências únicas e paisagens espetaculares. Legal, né?
Descubra onde fica Porto Velho
Mas, afinal, em que parte do mapa rondoniense fica essa cidade de história tão única?
Porto Velho foi construída às margens do Rio Madeira, na porção norte do estado de Rondônia. É a única capital do Brasil que faz fronteira com um país estrangeiro – a Bolívia –, e também compartilha as divisas com os estados do Acre e do Amazonas.
Para você ter uma ideia, a cidade é tão grande que seu território chega a ser maior do que a extensão de estados inteiros, como Alagoas e Sergipe, e até de alguns países. Porto Velho tem mais terra do que a Bélgica, por exemplo, e uma boa parte desse espaço está coberto pelas exuberantes florestas tropicais que são consideradas as mais valiosas do mundo.
Como chegar em Porto Velho
Apesar de a capital rondoniense ficar em um cantinho aparentemente distante das outras grandes cidades do Brasil, a verdade é que o acesso a ela não é difícil. Então se você queria saber como chegar em Porto Velho, a notícia é boa: há vários jeitos de fazer isso.
O aeroporto local se chama Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira e recebe voos diretos saindo de lugares como Brasília e Cuiabá. Mas a variedade de rotas aéreas não é muito grande, então muitos aventureiros e aventureiras preferem viajar de ônibus.
Essa também é a opção favorita dos viajantes econômicos, já que as passagens rodoviárias costumam ser bem mais acessíveis do que as aéreas. E como a gente gosta de dizer por aqui, viajar não precisa ser caro. E quando você cai na estrada de ônibus, sempre sobra uma graninha para fazer mais passeios.
As principais empresas que têm veículos circulando na região onde fica Porto Velho são Eucatur, Roderotas, Gontijo, Andorinha e Serra Azul. Quase todas operam com vários tipos de ônibus, então você pode escolher assentos que vão garantir seu conforto até se o trajeto for longo. Nos ônibus com leito-cama, por exemplo, as cadeiras são largas e completamente reclináveis. Dá para dormir numa boa!
Gostou da ideia? Então aproveita e confere essas passagens de ônibus para Porto Velho.
Anota também o endereço da Rodoviária de Porto Velho: Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 1.296, Embratel.
Clima em Porto Velho, RO
Assim como em muitas partes da região amazônica, o clima em Porto Velho é do tipo tropical superúmido.
O nome é bem autoexplicativo: a umidade do ar está sempre elevada, as chuvas são frequentes durante boa parte do ano e a temperatura média é de 26,5ºC. Entretanto, no período entre maio e setembro, o clima em Porto Velho fica um pouco diferente. É a época em que a cidade recebe massas de ar frio vindas da Amazônia e sofre o fenômeno conhecido como “friagem”, responsável por derrubar bastante as temperaturas.
A temporada de friagem também é época de seca em Porto Velho, quando as chuvas costumam dar uma trégua. Elas voltam a ser intensas em outubro e se estendem até abril. Se você quer aproveitar ao máximo as atrações da cidade – e, de quebra, fugir um pouquinho do calor –, nossa sugestão é agendar sua viagem para o período de seca. Assim, você não corre o risco de ficar refém do guarda-chuva e consegue curtir todos os passeios ao ar livre que Porto Velho tem a oferecer.
Aliás, que tal a gente falar mais sobre isso agora?
O que fazer em Porto Velho: explore as riquezas da Amazônia
Pronto, você já tem quase todas as informações necessárias para planejar uma viagem perfeita para Porto Velho. Então é hora de começar a montar o seu roteiro!
Verdadeiro paraíso dos fãs de ecoturismo, a Pérola do Madeira está cheia de programas fantásticos para quem deseja desbravar a rica biodiversidade amazônica. Além disso, os pontos turísticos de Porto Velho incluem museus incríveis, passeios culturais, patrimônios que carregam décadas de história, praias fluviais e várias oportunidades de conhecer a deliciosa culinária rondoniense.
Confira, abaixo, nossas dicas especiais sobre o que fazer em Porto Velho.
Parque Natural de Porto Velho
A visita ao Parque Natural de Porto Velho é cercada por uma atmosfera mágica. Afinal, não é em todo lugar que você encontra fragmentos de mata viva e preservada no meio de uma capital, né?
Com o nome oficial de Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira, essa grande unidade de conservação ambiental abraça uma área de 390 hectares. Tudo isso pode ser explorado pelos visitantes nas trilhas ecológicas, disponíveis em vários níveis de dificuldade diferentes. Imagina só a sensação de caminhar pela fauna e a flora da Amazônia!
Depois de curtir as trilhas, tire um tempinho para conferir a impressionante coleção do Museu do Acervo Biológico Ronaldo Pereira. Ele fica dentro do parque e demonstra a gigantesca variedade das espécies amazônicas por meio de fósseis e animais empalhados.
O Parque Natural de Porto Velho fica na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, a 11 quilômetros do centro da cidade. Se você quiser uma dose extra de emoção, pode até passar a noite lá, na área de camping.
As Três Caixas D’água
Embora tenham estruturas relativamente simples, as Três Caixas D’água são com certeza o maior cartão-postal de Porto Velho.
É que elas são relíquias que mantêm viva a memória das primeiras décadas de existência da cidade. Apelidados carinhosamente como “Três Marias”, os enormes tanques ficam em uma praça na Rua Dom Pedro II, bem no Centro de Porto Velho. Eles foram instalados ali entre os anos de 1910 e 1912, responsáveis por garantir o abastecimento da vila até 1957.
Hoje, as Três Caixas D’água são point de fotos para os turistas e espaço de lazer para os porto-velhenses. Na praça onde elas ficam, é comum encontrar eventos culturais variados, como shows e apresentações de dança. Não se esqueça de reservar um momento para visitar esse marco histórico de Porto Velho!
Mercado Cultural de Porto Velho
Quando for conhecer as Três Caixas D’água, aproveite o passeio para se encantar também com o Mercado Cultural de Porto Velho.
As duas atrações ficam na parte mais antiga da cidade, o Centro Histórico. Se você adora comer bem e descobrir novos sabores, esse é um dos pontos turísticos de Porto Velho que não podem ficar de fora da sua lista. Abrigado pelo prédio onde antes funcionava o Mercado Municipal, o Mercado Cultural é um tipo diferente de feira. É um espaço dedicado à arte e à cultura popular, com programação sempre animada e um polo gastronômico espetacular.
Depois de passar por todas as barraquinhas, escolha uma mesa e faça uma pausa para se deliciar com o sabor único do tacacá, da caldeirada ou da moqueca. Para finalizar, peça um mousse de cupuaçu. Você não vai se arrepender!
O Mercado Cultural de Porto Velho fica na Avenida Presidente Dutra, nº 2816.
Memorial Rondon: a história viva de Rondônia em Porto Velho
Se você gostou de ler sobre a história de Porto Velho lá em cima, na nossa introdução, com certeza vai adorar a visita ao Memorial Rondon.
O espaço tem vários ambientes que conduzem os visitantes em uma verdadeira viagem no tempo. É a sua chance de aprender mais sobre a trajetória de formação de Porto Velho de maneira imersiva e cativante, além de conhecer a história do Marechal Rondon. Como você deve ter deduzido, foi em homenagem a ele que o estado de Rondônia ganhou esse nome. Aliás, já parou para pensar que Rondônia é o único estado do Brasil nomeado em referência a uma figura histórica?
A visita guiada no Memorial Rondon vai te mostrar o motivo pelo qual o marechal foi tão importante para o nosso país. Além disso, o passeio inclui acesso a uma oca indígena reproduzida com perfeição (em tamanho real) e ao museu, que tem um acervo de mais de 400 peças. Por fim, passe também na capela e no mirante do espaço.
O Memorial Rondon está na Estrada de Santo Antônio, nº 4863.
Catedral Sagrado Coração de Jesus
Os entusiastas do turismo religioso já têm uma parada obrigatória entre os pontos turísticos de Porto Velho: a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
O templo mais movimentado de Rondônia é um lugar sagrado importantíssimo para a comunidade católica local desde que foi erguido, em 1927. A arquitetura de estilo eclético continua impecavelmente preservada, o que faz da catedral uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Quando for visitá-la, preste atenção na diferença entre os detalhes das partes externa e interna. A fachada carrega muitos elementos da arquitetura neoclássica, mas o interior da igreja tem uma pegada mais gótica. É super legal observar esse contraste!
Se quiser assistir a uma missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus – ou só apreciar a estrutura mesmo –, vá até a Rua Dom Pedro II, nº 825
Museu Internacional do Presépio
As memórias afetivas em torno da época natalina são unânimes nas mentes da maioria dos brasileiros. Ruas enfeitadas com luzes, árvores cheias de penduricalhos coloridos e, é claro, um presépio em cada casa.
E um dos pontos turísticos de Porto Velho foi criado especialmente com o objetivo de homenagear esse tipo de tradição. É o Museu Internacional do Presépio. Aberto em 2002, ele tem um acervo composto por várias interpretações artísticas da cena bíblica mais famosa do mundo: o nascimento de Jesus Cristo.
São presépios em diversos tamanhos, feitos por artistas nacionais e estrangeiros em todo tipo de material que você possa imaginar. Tem peças construídas em gesso, palha, cerâmica, casca de noz, lixo reciclado e mais um montão de coisas. É sem dúvidas um museu diferente de todos que você já visitou!
Aproveite para tirar muitas fotos quando for ao Museu Internacional do Presépio, que fica na Rua Mané Garrincha, nº 3154.
Praia de Areia Branca
Quem disse que você precisa estar perto do mar para curtir uma boa praia?
As cidades amazônicas frequentemente atraem turistas interessados nas encantadoras praias fluviais. Em Porto Velho, elas são formadas pelo Rio Madeira, que faz a alegria de quem adora passar o dia tomando sol e sentindo a areia nos pés. Se você não abre mão desse momento, tire umas horinhas para curtir a Praia de Areia Branca.
Ela tem a orla fluvial mais movimentada de Porto Velho e recebe muitas famílias durante os fins de semana. As águas escuras do rio são perfeitas para mergulhos relaxantes e as paisagens não perdem para nenhuma praia oceânica!
Pode caprichar no protetor solar e partir para o rolê sem preocupações: a Praia de Areia Branca tem uma ótima infraestrutura, com barraquinhas e estabelecimentos preparados para receber os visitantes da melhor forma possível.
Porto Velho tem pontos turísticos de cair o queixo e você pode conhecer todos!
Depois disso tudo, a gente sabe que Porto Velho já ganhou um espacinho no seu coração.
É de se esperar. Aliás, a gente garante que esse sentimento vai crescer ainda mais quando você tiver a chance de passear pela cidade pessoalmente. Afinal, ela conquista até quem nunca tinha pensado em passar as férias em Rondônia. Todos os pontos turísticos de Porto Velho proporcionam experiências únicas, daquelas que ficam marcadas na memória para sempre.
Ah, antes de correr para arrumar as malas, se liga na nossa última dica: assim que você descer do ônibus para Porto Velho, lembre-se de ajustar seus relógios e voltar uma hora na contagem, para evitar confusões. O fuso horário por lá é diferente do horário padrão de Brasília.
Se você quiser descobrir mais destinos fantásticos espalhados pelo Brasil inteiro, confere nossos posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles são tão informativos quanto este que você acabou de ler e estão cheios de dicas valiosas para os viajantes de carteirinha!