Conheça os pontos turísticos de Joinville e suas belezas

setastdp

Cidade dos Príncipes, Capital da Dança e Cidade das Flores: esses são apenas alguns dos apelidos carinhosos de Joinville.

Dona de um charme único, essa joia do interior de Santa Catarina só começou a ter seu potencial turístico explorado recentemente. Nos últimos anos, a rica bagagem cultural herdada de alemães e holandeses – junto com as lindas paisagens floridas – têm chamado cada vez mais a atenção de visitantes de todas as partes do país. Para quem busca passeios tranquilos cheios de história, arte e visuais arrebatadores, Joinville é o destino de férias perfeito. 

Hoje, vamos te mostrar um pouquinho do que a Cidade das Flores tem a oferecer. Pode ficar por aqui, que você vai encontrar todas as informações necessárias para planejar sua viagem – desde dicas especiais sobre o clima de Joinville até sugestões de atrativos que não podem ficar de fora do seu roteiro – . Vem com a gente para descobrir:

Desvende a história de Joinville 

Saiba onde fica Joinville e como chegar

O clima de Joinville torna sua viagem ainda melhor

Entenda a melhor época para sua visita

Confira quais são os principais pontos turísticos em Joinville

Rua das Palmeiras

Mirante de Joinville

Mirante da Serra Dona Francisca

Zoobotânico Joinville

Museu de Arte de Joinville

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

Museu Nacional de Imigração e Colonização

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Joinville é repleta de surpresas e você pode descobrir muitas mais, garantindo uma viagem inesquecível com a Clickbus!

Desvende a história de Joinville 

Sabia que Joinville abriga alguns dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil?

Pois é! Como você terá a oportunidade de aprender durante seus passeios, os indícios mais antigos de habitação humana na região são de quase 7 mil anos atrás. Estamos falando dos sambaquis, relíquias deixadas pelas antigas civilizações que viviam no litoral de Santa Catarina. Alguns milênios mais tarde, a área passou a ser habitada por indígenas carijós (da família tupi-guarani), que testemunharam a chegada dos primeiros colonizadores europeus ao território brasileiro. No século 18, a região onde fica Joinville já servia como lar para algumas famílias portuguesas.

Mas a natureza catarinense era tão encantadora que caiu nas graças da realeza. Em 1843, a princesa brasileira Francisca de Bragança se casou com Francisco Fernando de Orléans, que era o príncipe da região de Joinville, na França. Como dote pelo casamento, Francisca entregou ao noivo as preciosas terras que receberam o mesmo nome da comuna francesa. Presentão, hein?

Lá por 1848, o Príncipe das Duas Joinvilles topou a ideia de iniciar um projeto de colonização europeia no território catarinense. Os imigrantes começaram a chegar pouco tempo depois: vários barcos cheios de suíços, alemães, holandeses e noruegueses fizeram com que o número de habitantes subisse rapidamente. Em 1877, a vila de Joinville foi elevada à categoria de cidade – e continuou se desenvolvendo até se tornar um dos maiores centros urbanos de Santa Catarina –. Hoje, Joinville é destaque na economia nacional, principalmente por causa de seus imensos parques industriais.

Saiba onde fica Joinville e como chegar

Alfinete vermelho marcando a localização de Joinville em um mapa colorido do Brasil.

Situada na porção norte de Santa Catarina, Joinville fica a 180 quilômetros de Florianópolis.

Além disso, a cidade está pertinho de outros destinos famosos: são apenas 100 quilômetros que separam a Cidade dos Príncipes de Blumenau e a mesma distância para Balneário Camboriú.

Por causa dessa localização privilegiada, a maioria dos turistas que visitam Joinville chegam até o destino viajando de ônibus. Essa é a opção mais prática e econômica tanto para quem sai da capital catarinense quanto para quem vem de outros estados, já que a variedade de rotas é bem diversa. É possível comprar as passagens pela internet em alguns cliques.

Para ter uma noção melhor das distâncias, confira abaixo o tempo de estrada até Joinville a partir de algumas cidades conhecidas:

Florianópolis: 3h40

Rio de Janeiro: 15h

Curitiba: 2h

Campinas: 10h30

Porto Alegre: 10h30

Ao desembarcar, você estará na Rodoviária de Joinville, que fica na Rua Paraíba, nº 769, Anita Garibaldi. Para facilitar seu planejamento, aqui estão algumas passagens de ônibus para Joinville.

O clima de Joinville torna sua viagem ainda melhor

Como se todos os apelidos que já mencionamos aqui não bastassem, nosso destino de hoje também é chamado de Cidade da Chuva – ou Chuville, para os íntimos –.

Isso porque o clima de Joinville é bem úmido: segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o município catarinense já foi até considerado a cidade com mais dias de chuva do Brasil. As temperaturas amenas prevalecem durante boa parte do ano, especialmente entre junho e setembro, quando os termômetros costumam marcar de 14ºC a 20ºC. A estação mais morna em Joinville vai de dezembro a abril, com temperaturas que ficam entre 21ºC e 28ºC.

Entenda a melhor época para sua visita

Apesar do clima chuvoso, Joinville é um destino encantador em todos os períodos do ano.

Como muitos dos atrativos da cidade – que te mostraremos daqui a pouco – ficam em ambientes fechados, as chuvas não costumam atrapalhar os roteiros turísticos. Mas se você também quiser aproveitar os maravilhosos passeios ao ar livre sem preocupações, a melhor época para visitar Joinville é na janela entre junho e agosto, quando as chuvas são menos frequentes. De quebra, você ainda curte o friozinho gostoso da cidade.

Mas não se esqueça de que estamos falando da Cidade das Flores: com seus lindos canteiros e jardins, Joinville tem um lugar merecido na lista de melhores destinos para visitar na primavera. Então também é uma boa pedida agendar sua viagem para os meses de outubro ou novembro.

Confira quais são os principais pontos turísticos em Joinville

Vista aérea da entrada de Joinville. As estradas de asfalto liso são rodeadas por gramados. Há duas construções no estilo da arquitetura tradicional alemã, incluindo o arco de entrada da cidade. Ao fundo, aparecem montanhas cobertas por mata verde.

Se você gosta de turismo cultural, Joinville com certeza vai roubar seu coração.

Afinal, os principais atrativos da cidade incluem museus, memoriais, espetáculos de arte e outros passeios super enriquecedores. Isso sem falar nas relíquias arquitetônicas, nos mirantes e no paisagismo apaixonante da cidade! Pode se preparar para montar um roteiro inesquecível. Abaixo, a gente te apresenta os pontos turísticos de Joinville que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo.

Rua das Palmeiras

A Rua das Palmeiras é, sem dúvidas, o maior cartão-postal de Joinville.

O longo caminho de pedra rodeado por gramados e grandes palmeiras é digno de contos de fadas! Plantadas em 1873, as árvores trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro embelezam a entrada do Palácio dos Príncipes. Não deixe de caminhar pela Rua das Palmeiras para respirar o ar puro dos jardins, curtir uma tarde tranquila e – é claro – tirar muitas fotos.

Mirante de Joinville

Para apreciar a Cidade das Flores de um ângulo único, visite o Mirante de Joinville.

Situada no Morro da Boa Vista, a gigantesca estrutura fica bem pertinho do Centro e garante uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Do alto da torre de 250 metros de altura, é possível ver a cidade inteira e também o município de São Francisco do Sul. É uma oportunidade incrível de contemplar as belezas naturais que rodeiam Joinville, como as matas verdes e até o mar da Baía da Babitonga. Para visitar o Mirante de Joinville, você pode subir a pé os 2,2 quilômetros até o topo ou usar uma bike alugada para deixar a experiência ainda mais especial.

Mirante da Serra Dona Francisca

Quer conferir mais visuais arrebatadores em Joinville? Então separe um tempinho para passear pela Estrada Dona Francisca.

Inaugurada em 1858, a rodovia é um trecho da SC-301 que interliga Joinville a São Bento do Sul. Com mais de 130 quilômetros de extensão, ela está situada entre a BR-101 e a SC-418 e proporciona cenários incríveis a todo momento. Ao longo da estrada, você vai encontrar ótimos restaurantes e pousadas – vale a pena experimentar as delícias típicas do Restaurante Hübener, que serve o melhor da culinária tradicional alemã –. Faça uma parada no Mirante da Serra Dona Francisca para apreciar a imensidão exuberante das serras catarinenses e fotografar as montanhas cobertas pela Mata Atlântica.

Zoobotânico Joinville

Lago do Zoobotânico de Joinville. As águas esverdeadas estão separadas da pista de caminhada por uma cerca de madeira. Ao redor do lago, há muitas áreas de vegetação densa e verde.

Se você gosta de contato com a natureza, o Parque Zoobotânico de Joinville é uma parada obrigatória para a sua viagem.

Adorado por turistas e moradores, ele foi aberto em 1995 e é um dos principais espaços verdes da cidade. Sua área de 100 km² é responsável por proteger vários trechos preservados de Mata Atlântica nativa que você pode desbravar fazendo trilhas ecológicas. Também dá para aproveitar as pistas de caminhada, os quiosques, playgrounds infantis e uma bela vista para o lago. Por fim, o Parque Zoobotânico de Joinville abriga mais de 200 animais de variadas espécies em sua área de zoológico.

Museu de Arte de Joinville

Fundado em 1976, o Museu de Arte de Joinville foi criado para preservar as preciosas obras dos artistas catarinenses.

Mas, hoje, o acervo expandiu suas fronteiras e inclui também trabalhos vindos de outras partes do Brasil e do mundo. A exibição conta com mais de 1000 obras que sempre encantam os entusiastas das artes visuais. Além disso, o Museu de Arte de Joinville fica em uma das construções mais antigas da cidade: uma casinha em estilo alemão que tem mais de 150 anos e é considerada Patrimônio Histórico de Joinville. Não deixe de conferir os charmosos canteiros e o lago da área externa! A entrada é gratuita.

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

Lembra que mencionamos os sambaquis quando falamos da história de Joinville?

Então, olha eles aqui de novo. Essas grandes relíquias arqueológicas são verdadeiros tesouros históricos e sociológicos. A gente explica: os sambaquis são grandes montes formados por areia, conchas e outros sedimentos deixados por civilizações que viveram no litoral catarinense há milhares de anos. Os sambaquis de Santa Catarina podem chegar a impressionantes 35 metros de altura e foram responsáveis por preservar vários itens de importância arqueológica ao longo dos séculos.

No Museu Arqueológico de Sambaqui, você terá a oportunidade de aprender mais sobre os antigos povos que deram origem aos sambaquis e conferir uma incrível coleção com mais de 40 mil objetos deixados pelos primeiros habitantes da América do Sul. Alguns artefatos exibidos no museu datam de 3 mil anos atrás, acredita?

Museu Nacional de Imigração e Colonização

Ao caminhar pela Rua das Palmeiras, que já te apresentamos aqui, você vai chegar no Museu Nacional de Imigração e Colonização.

Ele fica na icônica construção conhecida como Palácio dos Príncipes, que foi erguida em 1870 para servir como centro administrativo da colônia. Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico, o prédio está dividido em três espaços. No Casarão Principal, você poderá conferir vários objetos utilizados pelos habitantes de Joinville no período colonial. Continue sua viagem no tempo passando pelo Galpão de Tecnologia Patrimonial, onde ficam os antigos maquinários que os imigrantes usavam para trabalhar. Por fim, complete sua visita com o Galpão de Transportes, que exibe carroças, carruagens e outros meios de transporte utilizados nos séculos 19 e 20.

A entrada no Museu Nacional de Imigração e Colonização é gratuita!

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Você com certeza já ouviu falar no Teatro Bolshoi, a maior companhia de balé do mundo.

Mas talvez ainda não saiba que a única filial brasileira dessa grande organização russa fica em Joinville. Na Capital da Dança, a renomada Escola do Teatro Bolshoi abre suas portas para mostrar aos visitantes um pouco de sua história e da rica tradição artística que carrega. É possível fazer uma tour guiada que custa cerca de R$ 10 por pessoa para conhecer o espaço. Os passeios devem ser agendados com antecedência pelo número de telefone (47) 3422-4070.

Ah, caso você pretenda visitar Joinville em julho, não deixe de assistir aos espetáculos do Festival de Dança de Joinville, que reúne especialistas do mundo inteiro e tem uma programação cheia de performances emocionantes.

Joinville é repleta de surpresas e você pode descobrir muitas mais, garantindo uma viagem inesquecível com a Clickbus!

Antiga estação de Trem de Joinville. A construção de estilo enxaimel tem paredes alaranjadas, telhados íngremes e muitos detalhes em madeira escura.

Não tem como não se apaixonar por Joinville, né?

Das flores coloridas até as lindas construções de arquitetura alemã, a beleza da Cidade dos Príncipes está por todos os lados. Em um destino onde tudo parece exalar magia, você com certeza viverá muitos momentos inesquecíveis! Além dos pontos turísticos de Joinville que acabamos de te apresentar, não deixe de conferir também a programação oficial da cidade: você vai encontrar uma agenda cultural agitada com festivais e eventos para todos os gostos. 
E aí, nosso conteúdo te ajudou a planejar sua viagem para Joinville? Então aproveite para dar uma lida nos outros posts aqui do Tô de Passagem. A gente sempre traz dicas valiosas para quem adora viajar pelo Brasil e pela América Latina!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem