Seja à noite, aos finais de semana ou em dias de chuva, você sempre tem o que fazer em Campinas!

Sabe aquele destino que atende a diversos gostos? Independente de qual for o seu objetivo do que fazer em Campinas, essa cidade terá o passeio certo! Não importa se quer ter um final de semana relaxante e em contato com a natureza ou se prefere curtir uma experiência gastronômica a dois inesquecível.

Quer saber como você pode aproveitar sua passagem nesta famosa cidade? Então confira agora nossa lista com 12 atrações imperdíveis do que fazer em Campinas!

Afinal, o que fazer em campinas SP? Veja as opções de lazer clássicas!

Passeio de maria fumaça de Campinas à Jaguariúna

Além de você viajar no tempo, o trajeto proporciona paisagens que deixam lembranças dessa viagem! Rio Jaguari, fazendas de café e áreas de proteção ambiental formam não apenas o cenário desse passeio, como também o que já foi usado em novelas!

Mais do que admirar, você também escutará as histórias do lugar, que são contadas por monitores ao longo da viagem. Outra atração desse passeio é a feira de artesanato, localizada em Jaguariúna, que conta com tapetes, bordados, pintura, bem como barracas de lanches e doces.

Fazenda Tozan

A Fazenda Tozan é um divisor de águas no que se refere à chegada dos imigrantes japoneses a Campinas. Na década de 1930, em suas terras, eram produzidos produtos para culinária japonesa, a exemplo de saquê.

Após a Segunda Guerra Mundial e até os dias de hoje, a fazenda é produtora do grão que dá origem a uma das bebidas mais populares do Brasil: o café. Anualmente, são produzidas oito mil sacas.

Ao visitá-la, o turista poderá provar o café direto da fonte, assim como conhecerá todo processo produtivo e um museu que conta a história da bebida.

Catedral Metropolitana de Campinas

Reconhecida como patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural de Campinas, a Catedral possui mais de três mil fiéis, que a visitam diariamente.

Mesmo para quem não é católico, o lugar acaba sendo considerado um ponto turístico quase obrigatório pela sua beleza, afinal sua decoração interior é uma verdadeira obra de arte! Quem a desenhou e executou foi o escultor Vitorino dos Anjos, que levou seis anos para concluir altar-mor, púlpitos e as grades do coro.

Mas como foi dito na introdução dessa lista, Campinas é multifacetada e agrada a todos, inclusive quem é da noite! Para esses turistas, seguem as opções que devem entrar em seu roteiro.

O que fazer em campinas a noite

campinas a noite

Cambuí

Esse bairro é para quem quer encontrar o barzinho perfeito para sentar e tomar uma cerveja gelada junto a aperitivos ou para quem quer dançar e saborear bons drinks.

Catedral do Chopp, Deck 21, Giovannetti e Seo Rosa são alguns dos variados bares que podem ser encontrados pela região nobre de Campinas.

Observatório Municipal

Inaugurado em 1977, o observatório de Campinas foi o primeiro observatório municipal do Brasil! Ele funciona de terça a sexta, convidando o visitante a observar as estrelas mais de perto a partir dos telescópios.

Não dá para falar sobre o que fazer em Campinas sem especificar os melhores para os finais de semana!  

O que fazer em Campinas no fim de semana

Lagoa do Taquaral

parque e lagoa do taquaral em campinas

Pense em um dia de verão iluminado, com muita cor! Você e sua família o aproveitam em meio à natureza, fazendo um piquenique com quitutes que todos amam: um suco bem gelado, lanchinhos com frios e frutas frescas.

A Lagoa do Taquaral é o lugar perfeito para ambientar esse momento familiar inesquecível! Além disso, esse espaço ainda abriga uma cópia da embarcação que foi coordenada por Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

Bosque dos Jequitibás

No Bosque, você poderá escolher o que irá fazer: contemplar os animais do zoológico, que abriga espécies de mamíferos e répteis, por exemplo, andar de trenzinho pela região ou aproveitar a pista de corrida para se exercitar?

Lá, você também encontrará opções culturais, como: Museu de História Nacional e Casa do Caboclo – uma construção feita de pau-a-pique para representar a moradia rural.

O que fazer em Campinas no domingo

Joaquim Egídio e Sousas

A poucos quilômetros de Campinas, o turista ainda poderá desfrutar dos ares mais rurais dos distritos vizinhos.

Em Joaquim Egídio, os adultos têm a opção de percorrer as trilhas na Serra das Cabras de tênis ou bicicleta, enquanto para as crianças, a região reserva aventuras no Belmonte Entretenimento, a partir de atividades como: tirolesa, arvorismo e cavalgada em pôneis.  

Já o forte de Sousas são os bons e refinados restaurantes. Le Troquet e Ca’ Di Mattone são exemplos destes.

Inclusive, no próximo tópico os protagonistas são os restaurantes de Campinas. Afinal, em dias de chuva há coisa melhor para fazer do que saborear pratos deliciosos?

O que fazer em campinas com chuva

Estação Marupiara

Marupiara significa uma pessoa que tem sorte na caça ou na pesca. No restaurante, você terá experiências saborosíssimas com ingredientes típicos do Brasil.

Exemplos de pratos que são servidos neste estabelecimento são: pirarucu defumado (no cardápio de pescados) e Pé na Roça, que consiste em cozinhar a costelinha suína, conservada em sua gordura, em fogo baixo e combiná-la a arroz, feijão, farofa de legumes e abóbora em vinagrete de limão cravo (cardápio de carnes e massas).  

Cantina Brunelli

Se lasanha, risoto, macarronada, frango e vinho são opções que estão entre as suas preferidas, você não pode deixar de visitar Campinas sem experimentar a comida italiana da Cantina Brunelli, cuja decoração vai fazer você se sentir realmente em terras italianas!

restaurantes em campinas

Lume

É hora de inovar com os pratos diferenciais desse restaurante! Que tal provar o polvo na brasa com batata galega e aspargo e crepe de suflê de laranja com sorvete de flor de laranjeira?

Ou então um carré de cordeiro, abóbora de forno, coalhada fresca e jus roti? E para quem gosta de sobremesas simples, também tem a opção de se refrescar com os sorvetes artesanais ou curtir o popular biju.

Simples e chique ao mesmo tempo, hein, assim como Campinas!

Com essa lista, saber o que fazer em Campinas fica muito fácil e deixa qualquer um com vontade de dar uma passadinha nessa cidade repleta de excelentes opções de lazer!

Leia Mais no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Belo Horizonte: Atrações Imperdíveis
25 Coisas Para Fazer Em São Paulo Capital | Aproveite!
Campinas: Guia De Viagem Para Curtir Tudo Na Cidade

Escrever um comentário