Seu roteiro com o que fazer em São Paulo está nesta lista super diversa e completa 

Você já está decidido a viajar para a capital paulista, mas ainda não sabe o que fazer em São Paulo?

Isso é normal, tendo em vista a vasta série de atividades que podem ser realizadas na cidade grande apelidada de “Terra da Garoa”. Com mais de 12 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE, e território de 1.521 km², São Paulo pulsa eventos, lugares e cultura.    

A seguir você ficará por dentro São Paulo capital a partir de 25 programações que devem estar no seu roteiro!

O que fazer em São Paulo com crianças

familia brincando com crianças

Se você pretende viajar com a família, uma programação personalizada para crianças fará toda a diferença. Vamos ao top 5 passeios que você pode fazer em São Paulo com os pequenos.

1.    Museu Catavento

Esse Museu tem como foco exposições educativas e interativas voltadas para as crianças, tendo seu espaço seccionado em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade. Nestas, os visitantes aprendem sobre ciência, história e biodiversidade, bem como muitas outras matérias que cercam nosso cotidiano, a exemplo de vegetação e céu (astrologia) de forma lúdica e didática.

2.    Museu do Futebol

Se você e sua família têm um time do coração e são torcedores de carteirinha, daqueles que não perdem um só jogo, esse passeio é imperdível para vocês!

No Museu do Futebol, terão a oportunidade de conhecer o jogo a fundo: sua história, ídolos e muitas curiosidades, a exemplo de grandes jogadas que o visitante tem a oportunidade de assistir na Sala dos Gols. 

As crianças, particularmente, se divertem devido à interatividade e porque também amam o esporte mais popular do Brasil.

3.    Museu da Imaginação

O diferencial desse lugar é oferecer experiências multissensoriais aos visitantes, despertando a imaginação não só das crianças, como também dos adultos a partir de oficinas e salas sobre temáticas variadas, como: estudos sobre voos e invenções navais! 

Outro ponto positivo muito importante é o fato de ser totalmente acessível para portadores de necessidades especiais 

4.    Teatro e Circos

Confira a programação dos teatros de São Paulo, pois muitos dispõem de programações exclusivas para crianças, principalmente nas férias.

Outra alternativa certeira para divertir os pequenos são os circos, sempre recheados com atrações engraçadas e piruetas ousadas. Circo Patati Patatá, Circo Spacial e Circo Stankowich são alguns dos que estão localizados em São Paulo.

5.    Fazendinhas

O contato com a natureza é sempre bem-vindo, principalmente quando se é criança! Para ensinar ao seu filho a importância da terra e dos animais, recorrer às fazendinhas de SP é uma excelente opção.

Exemplos de fazendinhas são: a Estação Natureza, que fica na cidade de São Paulo e Bichomania, bem como Parque Della Vittoria, ambos localizados em Cotia – a cerca de 50 km de SP.

São Paulo de domingo

avenida paulista a noite

Diferente do que muitos imaginam, São Paulo não para nem de domingo! Você aproveita de segunda a domingo, sem folga!

Até porque a lista do que fazer em São Paulo domingo não é pequena! Confira:

1.    Parques e praças

Que tal um piquenique, uma corrida de bicicleta ou apenas curtir o pôr do sol com quem você ama? Em São Paulo, você encontra lugares para fazer cada uma dessas atividades da melhor forma! Aproveite toda natureza do Ibirapuera, Praça Pôr do Sol e Parque da Água Branca.

Estas são também alternativas interessantes para quem quer traçar um roteiro com o que fazer de manhã.

2.    Cinema

Seja no shopping ou na rua, na capital paulista, você encontrará um cineminha em cada canto para assistir aquele filme inesquecível, que renderá boas reflexões, surpresas, risadas…

P.S: Um bom cinema não é ideal apenas para domingos, como também para dias chuvosos. Então, já fica a dica para o que fazer em São Paulo com chuva.

3.    Avenida Paulista e Minhocão

Você visitou a Av. Paulista em dia de semana e adorou? Imagine esse lugar SEM CARROS e tomada por artistas, animais de estimação e ciclistas… Incrível, não é? É quase um tópico indispensável para o que fazer em SP de domingo.

Assim como a Av. Paulista, o Minhocão também se torna um espaço de puro lazer no domingo.

4.    Museus

jardins do museu do ipiranga

São Paulo respira cultura e prova disso são seus diversos museus, que também são responsáveis por tornar essa cidade grande um dos principais centros culturais da América Latina! Confira de perto o que a famosa Sampa pode oferecer de programação. 

Você pode visitar o Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Moderna, o famoso MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), entre outros, que apresentam, respectivamente, exposições e obras, como: 500 anos do gênio Leonardo da Vinci e grandes pinturas francesas 

5.    Mercadão

O Mercado Municipal de São Paulo, popularmente chamado de Mercadão, é a pedida perfeita para quem gosta de experimentar sabores! Lá, você terá a oportunidade de comer O sanduíche de mortadela, além de frutas exóticas, como: Pitaya e Tangerina kinsey, uma mistura de laranja com mexerica. Hummm… Será que é bom?

Agora se você não curte sair aos domingos, mas ama uma noitada boa, São Paulo também é a cidade perfeita para curtir bons bares e baladas. Veja no próximo tópico do que fazer em São Paulo!

O que fazer em São Paulo à noite

sao paulo a noite

1.    Regiões conhecidas pelas noites badaladas

Vila Madalena, Pinheiros e Augusta são lugares ricos em bares e baladas para todos os gostos musicais e estilos. Aproveite uma noite de São Paulo para dançar muito e experimentar drinks.

2.    Stand Up Comedy

Que tal guardar um tempinho para dar muita risada em SP? À noite, você sempre encontrará lugares, como: Comedians e Risadaria bombando e com bons shows de stand up comedy.

3.    Bares seletos

Os rooftops caíram na graça do paulistano e não será diferente com você! Skye Bar e Bar Obelisco são exemplos desse modelo de estabelecimento mais refinado, que proporciona uma paisagem incrível, inclusive à noite, quando as luzes da cidade iluminam o céu estrelado.

4.    Shows e Peças de teatro

Em São Paulo, você terá a oportunidade de assistir à performance do seu artista predileto, seja ele ator ou músico. Antes de viajar, dê uma olhada na agenda das principais casas de show e teatro de SP para se programar!

5.    Sala de Escape e outros jogos

Se você é competitivo em jogos, vai adorar essa dica. Enquanto na Sala de Escape, você resolverá um mistério cheio de suspense e sustos, na Ludus Luderia voltará a ser criança e se divertirá com jogos de tabuleiro.

Outra opção é jogar uma partida de boliche com a galera!

 6.    Restaurantes

restaurantes em são paulo

Bateu aquela fome ou quer degustar algum prato diferente? Em São Paulo tem de tudo! Você pode tanto devorar aquele hambúrguer monstruoso (seja em um lugar conceituado ou no dogão que fica em frente às baladas) quanto provar uma culinária exótica – BIYOU’Z é um exemplo pelo fato de ser um restaurante africano.

7.    Casa de Pedra

Chegou a noite e quer se aventurar? São Paulo não deixe a desejar! A Casa de Pedra, além das inúmeras paredes para escalar, oferece atividades em tecido acrobático e slackline. Maneiro

Mas se você não for muito da noite e preferir curtir o dia, também trazemos programas especiais para o que fazer em São Paulo à tarde.

Todas as opções citadas também podem estar no roteiro, na parte: o que fazer em São Paulo sábado.

São Paulo à tarde

parque ibirapuera a tarde
  • Jardim Botânico

Mais uma vez, você tem a oportunidade de ficar perto da natureza em São Paulo, mesmo sendo mais conhecida por todos os seus arranha-céus e monumentos. No Jardim Botânico, você contempla a beleza da Mata Atlântica, fazendo um passeio leve, que com certeza irá revigorar suas energias.

Essa opção, de tão inspiradora que é, poderia até ser colocada em “o que fazer em São Paulo (hoje) à tarde”. Rsrs.

  • Centro Histórico de São Paulo
theatro municipal e centro histórico de são paulo

Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Catedral da Sé, Edifício Martinelli e muito mais você conhece no Centro Histórico de São Paulo, um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro turístico do que fazer em São Paulo!  

E este passeio serve também para quem não terá muito tempo na cidade, sendo prioridade para quem quer ter o que fazer em São Paulo em um dia.

  • 25 de Março

E vamos às compras! Na rua 25 de Março, considerada um dos maiores centros comerciais da América Latina, você encontrará de tudo e mais um pouco: desde tecidos e linhas até fantasias prontas, passando por bijuterias e artigos de decoração.

Carnaval em São Paulo

Falando em fantasia, São Paulo é um bom destino também para a festa mais colorida do Brasil! É por isso que elencamos cinco coisas a se fazer em São Paulo no querido Carnaval.

1.    Blocos e mais blocos de rua

Acadêmicos do Baixo Augusta, Domingo Ela Não Vai, Agrada Gregos e muitos outros! São Paulo é plural inclusive nos bloquinhos de rua de Carnaval.

2.    Sambódromo do Anhembi

Se você é fã dessa grande festa, não pode deixar de acompanhar o desfile das escolas de samba no grandioso Sambódromo do Anhembi, onde inclusive muitas celebridades se encontram na ocasião.

3.    Visitar lugares que normalmente estão lotados

Nunca conseguiu ir naquele restaurante incrível devido à imensa fila de espera? O Carnaval é o momento certo, tendo em vista o efeito de manada da população, que se organiza para curtir nos lugares com mais movimento.

Esses lugares costumam estar mais tranquilos e podem agregar ao seu roteiro do que fazer em São Paulo no feriado ou do que fazer em São Paulo segunda-feira, já que no começo da semana muitos estão de dieta e o foco no trabalho é maior – mas você é turista e pode curtir!  

4.    Cidades próximas a São Paulo

O Carnaval não é a sua praia? Fuja para cidades onde a tranquilidade reina! Ótimas alternativas são Águas de Lindoia e Atibaia, onde você sempre encontrará um resort agradável e poderá optar por uma programação ao ar livre.

 5.    Bate e volta para Cachoeiras

cachoeiras próximas de são paulo

Agora, se o seu espírito aventureiro fala mais alto, recomendamos que visite as lindas cachoeiras próximas à São Paulo. Cachoeira do Marsilac, Parque da Cantareira e Cachoeira do Sagui são exemplos de lugares que podem entrar no seu roteiro.

Além de todas essas programações maravilhosas, a capital paulista ainda é destino para a virada do ano. Pular as sete ondinhas não dá, mas acompanhar diversos shows na avenida mais famosa do Brasil também é incrível e está no topo da lista do que fazer em São Paulo no ano novo.

Com tanto o que fazer em São Paulo e lembranças a colecionar, é impossível não se apaixonar por essa cidade grande!

Leia Mais no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Campinas: 12 Atrações Para Os Mais Variados Gostos!
O Que Fazer Em Florianópolis: 16 Atrações Imperdíveis
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade

Escrever um comentário