Além das condições climáticas, um grande festival sertanejo faria a diferença para decidir quando ir a Caldas Novas? Então, confira…
Dicas de pontos turísticos, parques aquáticos, melhor época e clima para aproveitar a maior estância hidrotermal do mundo! Então prepare-se!
O que fazer em Caldas Novas?

Conhecida pelas águas termais, ou seja, com propriedades minerais usadas para tratamentos terapêuticos, Caldas Novas é o destino ideal para ir com a família e curtir as férias.
Além dos parques aquáticos que são as principais atrações, a cidade também tem muitos pontos turísticos, restaurantes e bares para um roteiro de viagem completo para ninguém colocar defeito.
Por isso, nós separamos dicas especiais para você curtir cada segundo em Caldas Novas e organizar as suas malas. Quer saber mais? Então confira o nosso checklist!
Quando ir para Caldas Novas? Qual é a melhor época?
A cidade recebe turistas o ano inteiro, mas o melhor período para conhecer esse destino é durante o inverno, época em que as águas da região ficam bem quentinhas, ideais para aquecer e relaxar o corpo. E não há risco da chuva atrapalhar os passeios, já que de maio a julho a taxa de precipitação costuma ser bem baixa na região.
Sem contar que é o momento ideal para combinar a viagem com as férias escolares das crianças. Caldas Novas é muito familiar, onde a diversão não falta para qualquer idade.
Clima de Caldas Novas

A temperatura em Caldas Novas é equilibrada, com média anual de 23 ºC a 25 ºC, com média mínima de aproximadamente 15 ºC, no inverno e máxima de 33 ºC, no verão. Por isso, a cidade costuma atrair turistas durante o ano todo.
Mas, como citamos acima, a melhor época para visitar o local, de fato, é o inverno, quando a mínima fica em torno de 12 ºC e a máxima atinge 28 ºC, nos dias mais quentes. É a hora certa para viajar para Caldas Novas.
Outras boas opções são agosto, setembro e outubro, período em que as temperaturas são amenas e a possibilidade de chuvas é baixa. A mínima fica em torno de 16 ºC e nos dias de sol os termômetros passam dos 30 ºC.
Já para quem ama o calor, o verão é uma boa ideia para escolher quando ir para Caldas Novas, já que a máxima fica em torno de 33 ºC. Por outro lado, as águas termais ficam bem mais quentes que o normal, o que pode ser um desconforto para as pessoas que preferem temperaturas amenas.
Por fim, só não é aconselhável ir para cidade de novembro a abril, pois essa época é marcada por muita chuva, fator que pode atrapalhar o roteiro de viagem. De qualquer forma, a cidade é linda em todas as estações do ano!
Pontos Turísticos de Caldas Novas
Agora que você já sabe como é o clima de Caldas Novas e a melhor época para viajar para a cidade, nós preparamos um guia dos principais pontos turísticos para você conhecer, curtir e tirar muitas fotos!
Praça Mestre Orlando
É o local ideal para quem gosta de agito, pois sempre tem gente de todas as idades – de moradores a turistas.
Na Praça Mestre Orlando, há muitas opções gastronômicas e bares, o que torna o local muito atraente não só para quem deseja comer bem, mas também para aqueles que desejam conhecer ou simplesmente ver gente nova.
Além da popularidade, o interessante é que é um local histórico. Foi ao redor da pequena e charmosa Igreja da Matriz, localizada na praça, que todo o desenvolvimento de Caldas Novas começou. Portanto, é um verdadeiro marco da cidade.
Parque Estadual Serra das Caldas
Protegido pelo estado de Goiás, é perfeito para quem não dispensa o contato com a natureza, na hora de escolher o destino e roteiro de viagem.
Com uma área de aproximadamente 120 km², a paisagem é impressionante, com muito verde, vegetação típica do cerrado e duas cachoeiras deliciosas para mergulhar.
Para chegar nessas quedas d’água, só é possível, por meio de trilhas. Mas, é um esforço que vale muito pena pelo silêncio e beleza de todo o trajeto, além de ser muito recompensador finalizar a caminhada com um banho de água doce. É revigorante!
As duas opções no Parque Estadual Serra das Caldas são: a Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira Paredão. A trilha para a primeira tem cerca de meia hora, que termina em uma intensa queda d’água e piscina natural. Já o percurso para a segunda, é um pouco mais cansativo, pois tem subidas bem íngremes. Porém, o ponto final é esplendoroso! São cantinhos de paz e intensa vibração proveniente da força das águas.
Prepare seu tênis, biquíni e aproveite essa experiência. Após esse passeio, sem dúvidas você ficará mais relaxado.
Museu de Cera
Nem só de águas termais vive essa cidade, pois Caldas Novas também é sinônimo de passeios culturais.
O Museu de Cera da região foi criado em 2018 e impressiona os visitantes pelo tamanho e detalhes dos bonecos que os tornam muito próximos do real.
Por lá, você vai encontrar esculturas de pessoas e personagens bem famosos, como o Papa Francisco, Barack Obama e o pirata Jack Sparrow do filme Piratas do Caribe. É um lugar ótimo para tirar fotos bem divertidas! Anote aí e divirta-se!
Casarão dos Gonzaga
O Casarão dos Gonzaga é um dos principais pontos turísticos de Caldas Novas, construído na época do período colonial, no século XX.
Com arquitetura típica de sua época, é um passeio que proporciona uma viagem no tempo. A casa tem fotos de políticos que marcaram a história da cidade e ainda guarda objetos antigos, como tear, carda e roca.
O local também é um prato cheio para quem gosta de artesanato. Por lá, você vai encontrar uma exposição com rendas, colchas, tapetes, peças de cerâmica, pintura e muito mais! É um lugar perfeito para os amantes de história, bem como cultura. Nunca é demais, né?
Feira do Luar
É um passeio para quem gosta, sobretudo, de agito, “achadinhos” e gastronomia. Sempre cheia, a Feira do Luar, acontece aos sábados, domingo e segundas, em Caldas Novas.
É um ótimo ponto para comprar lembrancinhas de viagem e entrar na rotina do povo de Goiás. Na feirinha, tem muitas coisas bonitas – artesanatos, roupas e bijuterias. Além de opções para comer bem convidativas, com muita variedade: tem pamonha, crepe, espetinhos, doces, sorvetes e bebidas. É uma opção para curtir a cidade durante a noite.
Parques Aquáticos de Caldas Novas

Os parques aquáticos de Caldas Novas são as principais atrações da cidade, afinal, não dá para ir para a maior estância hidrotermal do mundo sem se jogar nas águas quentinhas e acolhedoras da região. Pensando nisso, temos cinco sugestões de parques para toda a família. Confira abaixo.
diRoma Acqua Park
É um parque aquático que agrada diferentes perfis, pois tem atrações para crianças, adultos e até para quem é mais radical.
No caso das crianças, tem a área kids, onde as os pequenos podem brincar com segurança, além de ser um espaço de muita fofura. Há muitos escorregadores coloridos, rampas, piscina com chafariz e um gigante navio pirata que deixa os mais novos extremamente encantados!
Já para os pais, há opções para quem é mais tranquilo ou radical. No caso de quem deseja só relaxar, é possível passar o tempo em piscinas de água quente, passeio de bóia, sauna ou então só aproveitar um ofurô. Mas, para quem gosta de adrenalina, os escorregadores de alta velocidade e piscina com onda são a escolha certa para aproveitar o local.
Clube Privé
É um dos mais tradicionais parques aquáticos de Caldas Novas, boa opção para levar a família e a criançada.
Assim como o diRoma Park, também oferece um espaço dedicado só para as crianças, onde não existe tédio, já que é recheado de escorregadores, duchas temáticas e piscinas. A diversão é garantida!
Além disso, tem muitos toboáguas radicais, sauna, bar e restaurante para aproveitar o dia inteiro no Clube Privé.
Sesc Caldas Novas
É um dos parques aquáticos mais acessíveis de Caldas Novas, ideal para quem quer viajar, mas tem um orçamento curto.
Porém, apesar de estar abaixo da média de valores dos outros parques, o lugar não deixa a desejar. Pelo contrário, tem muito verde e atrações que agradam as crianças e adultos. Coloque essa opção no seu radar. Com certeza vale muito a pena!
Hot Park
Pertinho de Caldas Novas, o Hot Park fica em Rio Quente, a 30 km da cidade.
Apesar da distância, é um local que precisa fazer parte do roteiro de viagem, pois é o único parque aquático da região abastecido naturalmente por águas quentes, que chegam à temperatura média de 37, 5 ºC.
E as atrações são imperdíveis: tem diversos toboáguas, piscinas e passeios de bóia. Além disso, oferece opções diferentes dos outros parques, como caiaque, escola de surfe, vila do terror, tirolesa, mergulho e até a oportunidade de observar um viveiro com mais de 200 aves.
Opções no Hot Park não vão faltar, nem diversão e aventura. Aproveite!
Water Park
O Water Park deve estar, sem dúvidas, no seu planejamento de viagem para Caldas Novas, já que além de ser um passeio para curtir o dia, também oferece atrações durante a noite.
Assim como os outros, tem muitas escorregadores gigantes, piscina com ondas e playground aquático para toda a família.
Mas, o diferencial é que durante a noite os organizadores costumam preparar apresentações e shows para os visitantes. Nada melhor que acabar o dia de sol e curtição, com música, não é? Nós adoramos!
Restaurantes de Caldas Novas

Depois de gastar muita energia com passeios turísticos e parques aquáticos, sem dúvidas, uma comida gostosa cai muito bem. Por isso, temos dicas especiais para você escolher onde comer em Caldas Novas.
Durante o almoço, vale a pena experimentar o Empadão Goiano, lugar tradicional da cidade com empadas de diferentes sabores; A Pamonharia Central, com pratos feitos à base de milho e, claro, muitas pamonhas; e a Panela de Barro, um ambiente bem familiar com pratos super caseiros, com gostinho de comida de vó. Huuum…
Enquanto que, durante a noite, também há algumas opções para escolher onde jantar, como o Nonna Mia, marcado pelo cardápio variado de pizzas, massas e galetos; o Dody’s, com pratos internacionais e receitas regionais; e, por último, a dica é conhecer uma das churrascarias da cidade – Boi na Brasa, Gaúcho da Picanha e Boi no Espeto.
Bares de Caldas Novas
Se você não sabe o que fazer em Caldas Novas durante a noite, então veja algumas sugestões de bares da cidade.
Casa do Chopp
Com preço acessível, é a pedida certa para terminar o dia e apreciar um chopp leve e gelado junto à família ou amigos. Além do clássico de malte, o lugar tem opções gostosas de petiscos para acompanhar. Não deixe de ir!
Petiscaria 21
Com área interna e externa, tem um ambiente agradável e descontraído para experimentar cervejas artesanais.
O cardápio também é bem convidativo, com peixe grelhado, camarão com coco, petisco, costelinha, saladas e muito mais. E a Petiscaria 21 ainda tem música ao vivo para os visitantes, que podem, inclusive, participar da seleção de faixas. Ou seja, é garantia de muito sabor e animação!
Sem dúvidas, é um ótimo lugar para curtir a vida noturna, nas terras goianas.
Chicago SteakHouse
Com iluminação baixa e arquitetura aconchegante, é um bar para ir com a família toda em Caldas Novas.
O cardápio é baseado em pratos americanos, com hambúrguer, costelinha com barbecue, onion rings e batata frita. E as sobremesas são de encher os olhos e o apetite. Quem não gosta dessas delícias?!
Ah, e a melhor parte é que sempre tem promoções de caipirinhas e chopps. Então, fique ligado no Instragram @chicagosteakhouse.
Como ir para Caldas Novas?

Claro que depende do lugar onde você está, mas para chegar em Caldas Novas há algumas possibilidades: carro, ônibus ou avião.
Se a ideia é ir de carro, um ponto de referência é a capital, Goiás, que fica a 170 km da cidade.
Outra escolha é ir de ônibus e desembarcar na Rodoviária de Caldas Novas, afinal, é uma boa para não ficar preocupado com a direção, curtir o trajeto com tranquilidade e não gastar muito. Consulte os melhores horários de passagem no site da Rodoviária Interestadual de Caldas Novas.
Já para quem prefere ir de avião, a cidade tem um aeroporto, opção rápida e confortável para as pessoas que têm um orçamento maior para visitar o destino.
Bom, agora que você já sabe o que fazer em Caldas Novas, planeje seu roteiro de acordo com seus dias de folga e aproveite os encantos e delícias dessa cidade, que além de águas quentes oferece muitos passeios e lugares incríveis para conhecer!
Dessa forma, prepare as roupas de banho, tênis e looks para colocar nas malas. Aproveite muito e boa viagem!
VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:
Guia De Viagem Para Goiânia: Tudo O Que Você Precisa Saber!
Comidas Típicas Do Centro-Oeste Do Brasil: Conheça 16 Pratos!
Conheça Os 7 Melhores Destinos Do Centro-Oeste Do Brasil!
Parques aquáticos, bons restaurantes, pontos turísticos e muito mais na lista sobre o que fazer em Caldas Novas! Confira. Seja…