Parques, praia de água doce, bares e um dos cinemas mais antigos do Brasil estão entre os tópicos da lista sobre o que fazer em Belém. Saiba mais!

Quando o destino é exótico, com uma cultura singular e possui uma infraestrutura que reflete tais características, pode apostar que o turista certamente terá um dia e noite cheios! É o que você irá conferir na lista sobre o que fazer em Belém

O que fazer em Belém 

Passeios de barco, visita a pontos turísticos, tour gastronômico a partir dos pratos típicos da região, curtir a noite em bares e espaços de festa… Haja energia para se jogar nessa extensa lista do que fazer em Belém do Pará

Por isso, é essencial ler mais sobre os lugares e atrativos da capital paraense! Assim, você poderá escolher o que combina mais com você e seus objetivos de viagem. Pronto para começar seu roteiro com a lista desse post? Vamos lá! 

Lugares para ir em Belém de Dia 

Lugares para ir em Belém

Bosque Rodrigues Alves 

Com 150 mil metros quadrados, o bosque preserva parte da natureza original, que é o ecossistema de aproximadamente 85 mil espécies de animais e plantas. 

Os monumentos ali presentes, como por exemplo em homenagem aos Intendentes Municipais, a estátua aos lendários guardiões da área verde Mapinguari e Curupira, o quiosque chinês, a Gruta de Pedra-Sabão e o portão monumental da entrada principal, são mais um chamariz aos visitantes. 

Mangal das Garças

Mais uma opção de passeio em Belém que oferece uma tarde agradável em meio à natureza, o Mangal das Garças reúne espaços com distintas finalidades. 

No Farol de Belém, por exemplo, a 27 metros de altura, você terá uma vista privilegiada da cidade, enquanto no Memorial Amazônico de Navegação, o foco é na transmissão de conhecimento sobre a história da evolução dos meios de transporte marítimos. 

E não para por aí! Há também o borboletário, onde há um ambiente propício à produção das coloridas borboletas – são cerca de 5 mil por mês – e, para deixar o Mangal ainda mais bonito, foram implementados dois lagos artificiais: Carvename e da Ponta, em que convivem aves pernaltas, marrecas e outros animais. 

Para completar esse passeio em Belém, no mesmo lugar, no restaurante Manjar das Garças, você poderá fazer uma agradável refeição.   

Praias de Belém do Pará

As temperaturas máximas em Belém podem ultrapassar os 30ºC, fazendo qualquer um desejar estar na praia. E se você descobrisse que em Belém há um lugar se assemelha ao litoral? 

Pois é, a Ilha do Mosqueiro atende a esses requisitos, embora suas águas sejam doces – originadas da Baía de Marajó. E não pense que há poucas opões, pois são mais de 20 praias para você escolher e ter muita sombra e água fresca!

Para chegar a esse lugar, é necessária uma curta viagem, com cerca de 1h30, de carro ou de ônibus. 

Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

De frutas exóticas a ervas medicinas, passando pelas barracas de açaí e outros pratos da região, a exemplo do tacacá, maniçoba e pato no tucupi, bem como artesanato e produções indígenas, o Mercado Ver-o-Peso apresenta uma imensa variedade de produtos, atraindo muitas pessoas e movimentando a cidade. 

Museus

São muitos os museus presentes em Belém, estando entre eles: o Museu Emílio Goeldi, onde são apresentadas belezas naturais amazônicas, o Museu de Gemas, em que o turista pode contemplar os minerais extraídos da região, o Museu do Círio,  cujo enfoque é contar a história da devoção e celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 

Há também o Espaço Cultural das Onze Janelas, Forte do Presépio, Museu do Estado do Pará, entre outros. 

Lugares para ir em Belém à Noite

Lugares para ir em Belém à Noite

Cinema Olympia 

Se você é um cinéfilo de plantão e mesmo durante as viagens não consegue ficar sem assistir um filme, que tal uma experiência diferenciada em um dos cinemas mais antigos do Brasil? 

Afinal, o Cinema Olympia foi fundado no início do século 20! E hoje segue em funcionamento, apresentando grandes clássicos. 

Essa ida ao cinema certamente irá entrar para história!

Theatro da Paz 

Theatro da Paz

Se além de gostar de apreciar filmes e peças de teatro, você ainda tem interesse por conhecer as estruturas de lugares emblemáticos de destinos, a visita guiada pelo Theatro da Paz deve fazer parte do seu roteiro, pois a sala de espetáculos é espetacular pelo tamanho, decoração e preservação. 

Bares em Belém

Palafita, Boteco das Onze Janelas e Amazon Beer são alguns dos bares famosos na cidade. 

Música ao vivo, bem como cerveja gelada e artesanal combinadas a um espaço legal sempre são uma boa opção para descontrair com a galera ou conhecer gente nova, portanto, vale a pena incluir um deles na lista sobre o que fazer em Belém à noite

Passeios para fazer em Belém 

Passeios para fazer em Belém

Passeio de barco em Belém

Mais uma alternativa que é praticamente obrigatória para todos os turistas é o passeio de barco em Belém pela Baía do Guajará e pelo Rio Guamã, no qual você tem uma paisagem completa da cidade ao entardecer. 

É um passeio para admirar o lugar, tirar muitas fotos e fechar os olhos para sentir os movimentos do barco nessas águas doces. Certamente, você terá suas energias recarregadas durante o trajeto, que está entre os melhores passeios em Belém! 

Ilha do Combu 

Para chegar a esse lugar, é preciso percorrer um trajeto de cerca de 15 minutos de bar e vale cada segundo, pois a região proporciona uma amostra da floresta amazônica, o que é um atrativo e tanto para quem sonha em conhecer essa preciosidade brasileira! 

Além de sentir intensamente o verde por meio de trilhas, você também poderá enriquecer essa experiência conhecendo os restaurantes locais, como por exemplo: o Saldosa Maloca e o Chalé da Ilha, ambos com diferenciais interessantes. 

O primeiro conta até com uma tirolesa e, no segundo, o cliente pode curtir uma piscina natural! Irado, não é? 

O que fazer em Belém do Pará no Carnaval 

Carnaval em Belém do Pará
Foto Meramente Ilustrativa

Circuito Mangueirosa

Primeiramente, o propósito do evento é valorizar o carnaval e a cultura locais, portanto, é uma ótima maneira de fazer uma imersão na capital do Pará e ainda assim curtir a folia! Desde a música até as danças e outras representações artísticas são inspiradas nas tradições locais. 

E ficou curioso sobre a dimensão da festa? Na primeira edição, em 2019, o Circuito Mangueirosa recebeu mais de 40 mil foliões, e em 2020 ultrapassou essa marca, sempre reunindo bandas e DJs icônicos no cenário artístico do Pará, principalmente. 

E aí, já sabe o que fazer em Belém e como curtir esse destino repleto de atrativos? Então, é só esperar o próximo feriado ou suas férias e marcar essa viagem com dias e noites regados a muita diversão, cultura e lazer! 

Veja Também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
Quando Ir A Belém Para Aproveitar Mais

Escrever um comentário