Os pontos turísticos de Arraial do Cabo vão muito além das praias, mas certamente seu litoral é um grande diferencial, sendo obrigatório para os turistas!

Pontos turísticos de Arraial do Cabo 

Muitas cidades cariocas são conhecidas por suas belas praias, mas sempre há mais para se conhecer no destino, sobretudo em dias menos ensolarados ou chuvosos. E que tal saber mais sobre os pontos turísticos de Arraial do Cabo

Tais lugares certamente enriquecerão seu roteiro turístico, fazendo você conhecer um outro lado da cidade, mais cultural e histórico. 

Marco Histórico de Arraial do Cabo

Localizado em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, o marco histórico, um obelisco, representa a chegada de Américo Vespúcio às terras brasileiras.  

Centro Histórico 

Apesar de ser pequeno, o centro da cidade esbanja charme, pois reúne construções com arquitetura clássica do final do século 19 e é onde fica também a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, uma das primeiras igrejas do Brasil – ela foi fundada no início de 1500. 

Sem dúvida andar por lá renderá boas fotos e será ótimo para fazer um tour pela cidade. 

Museu Oceanográfico 

Se você ama mar e a vida que pulsa nesse ecossistema, então essa dica de ponto turístico em Arraial do Cabo é quase obrigatório! 

Afinal, seu acervo é dedicado aos estudos oceanográficos. São quatro salas de exposição que apresentam desde instrumentos oceanográficos até réplicas de animais marinhos, esqueleto de orca e aquários com espécies locais. 

Vale a pena demais mergulhar nessa experiência que proporciona conhecimento. 

Centro Cultural Manoel Camargo 

Esse lugar também é uma opção primordial para o turista que se interessa por arte, história e cultura locais. 

Isso porque ele reúne muitos espaços propícios para as representações distintas: desde pintura até peças de teatro. 

Composto por biblioteca, museu, anfiteatro e outras salas, o Centro Cultural oferece eventos para todos os públicos, inclusive feiras de artesanato. 

Mais um diferencial é que quando se trata de pinturas, o CCMC valoriza o trabalho dos artistas cabistas e da região, o que garante ao visitante mais um meio para conhecer o panorama artístico de Arraial do Cabo

Casa da Piedra – Centro Cultural e Gastronômica 

É sempre bom apreciar uma música ao vivo desfrutando de uma comida deliciosa (uma dica são os frutos do mar fresquinhos e os pratos à la carte que enchem os olhos e encantam o paladar) e bebidas – para refrescar o drink cremoso de morango, com vodka e espuma de maracujá é uma ótima pedida. 

Despertar todos os sentidos do visitante, é exatamente esse o foco da Casa da Piedra, um dos principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, que antigamente era apenas um casarão. 

Além disso, lá também é possível conferir obras de arte de artistas locais. Muito bacana! 

Principais praias de Arraial do Cabo

Principais praias de Arraial do Cabo

Praia do Farol em Arraial do Cabo

Pela sua beleza e com o intuito de preservá-la, são aceitos nessa praia apenas 250 visitantes a cada 45 minutos, o que também gera uma sensação de exclusividade e permite ao turista tirar belas fotos, sem muito tumulto. 

Para ter uma noção do que você encontrará lá, a Praia do Farol foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das praias ideais do país, de acordo com critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Sim, prainhas no plural, porque são duas – quando a maré sobe elas se tornam uma. 

E, assim como a Praia do Farol, estas também receberam um título: nesse caso, elas ficaram em 3º lugar na lista de praias mais bonitas do Brasil, levantada pelo Prêmio Travellers Choive da Tripadvisor. Ou seja, a paisagem de tirar o fôlego é garantida!

Uma dica é alugar uma prancha e navegar sob as águas do seu mar tranquilo por meio da prática de Stand Up Paddle. 

Praia Grande em Arraial do Cabo

Se é surf que você quer e uma ampla extensão de areia – são 40 km de faixa de areia –, a Praia Grande será um dos melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo para você. 

Quanto às ondas, o único adendo é: prepare-se para encarar uma das águas mais geladas, visto que a temperatura pode chegar a 8ºC. Tanto o esporte quanto o gelo são de arrepiar nessa praia! 

Prainha 

Essa talvez seja a mais popular devido ao acesso fácil e à quantidade de quiosques e barracas que proporcionam cadeiras e guarda-sol aos visitantes. 

No entanto, ela também tem um mar que surpreende pelo verde cristalino! Portanto, vale a pena, principalmente se você não se importa com praia cheia e quer priorizar a praticidade. 

Depois da apresentação de tantos excelente pontos turísticos de Arraial do Cabo, fica difícil não querer se teletransportar nesse exato momento para esse destino que mais parece um paraíso! 

Praia do Forno 

Praia do Forno em Arraial do Cabo

Mais um ponto turístico de Arraial do Cabo que deve ser apreciado é a Praia do Forno.

Seu acesso de dá de barco ou por uma trilha breve, mas com nível de dificuldade moderado. E, apesar da extensão não ser um dos seus grandes atrativos, afinal, são apenas 500 metros, essa praia é repleta de atrações! 

Primeiramente, você precisa saber que do lado direito há um grande volume de bares, quiosques, opção para aluguel de caiaques e caminho até o final, há espaços mais vazios em que o turista pode relaxar 100%. 

No caso dos restaurantes, tem um que chama a atenção, sobretudo pela vista que proporciona, bem como pela posição estratégica para quem curte praticar snorkel e ver de perto a vida marinha de forma prática. Falando nisso, o mergulho também é bastante favorecido pelas condições dessa praia, que permite avistar tartarugas e peixes coloridos em seu hábitat natural.

Veja Também no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Arraial Do Cabo: Conheça O Caribe Brasileiro!
As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Bate E Volta No Rio De Janeiro: 10 Locais Diferentes Para Conhecer

Escrever um comentário