O que é a leitura para você?
Embora a resposta a esse questionamento possa variar bastante de pessoa para pessoa, todo mundo que já se perdeu nas páginas de um bom livro entende o poder da literatura. Se esse é o seu caso, você chegou ao texto certo. Aqui, vamos te contar todos os detalhes sobre um evento que empolga os leitores ávidos de vários cantos do país: a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Prepare-se para embarcar em uma programação super rica que orbita totalmente ao redor da literatura e da importância dela no nosso país. É hora de conhecer novos títulos, assistir a palestras de convidados de vários países e, é claro, reforçar (ou recuperar, por que não?) aquele frio na barriga provocado pela leitura.
Segundo as palavras do escritor Contardo Calligaris, a literatura vem primeiro da escuta, e ler é deixar que o outro te pegue pela mão e te mostre o mundo.
E se você quer saber como vai ser a Bienal do Livro 2023, o que esperar dela e como aproveitar a experiência da melhor forma possível, é só nos dar a mão. Aqui, vamos te explicar direitinho:
Quando começou a Bienal do livro?
Quando será a Bienal do livro 2023?
Como chegar na Bienal do Livro 2023?
Ingressos Bienal do Livro RJ, 2023: como funcionam?
Ainda dá tempo de expor na Bienal do Livro?
O que pode levar para a Bienal do Livro?
Dicas para aproveitar os estandes da Bienal do Livro
Embarque nessa grande aventura literária que é a Bienal do Livro!
Quando começou a Bienal do livro?
O nome completo da nossa querida Bienal é, na realidade, “Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro”.
Embora ela tenha essa pompa toda hoje em dia, com direito a atrações vindas de diversos países e posições de destaque nas listas de maiores eventos literários do mundo, nem sempre foi assim. Quando começou a ser realizada, em 1983, a Bienal era bem menor.
Na época, ela era uma feira de livros comum, organizada pelo SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Ao longo de suas 20 edições, entretanto, a Bienal do Livro foi acumulando prestígio e se tornando referência no mercado da literatura.
É claro que, nesse tempo todo, o evento acompanhou várias mudanças importantes na história do Brasil e na própria forma como os livros são escritos, lidos e comercializados. Quem poderia imaginar a existência dos leitores digitais, como o famoso Kindle, em 1983? Pois é. Para honrar essa história cheia de marcos memoráveis, a Bienal do Livro 2023 terá um tom especialmente comemorativo: ela marca os 40 anos de realização da feira e promete trazer muitas atrações especiais.
Quer se planejar melhor? Abaixo, a gente te explica mais sobre as datas.
Quando será a Bienal do Livro 2023?
A edição de 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro já pode ganhar um espacinho especial na sua agenda.
Afinal, as datas já estão mais que confirmadas: ela vai rolar entre 01 e 10 de setembro de 2023. Embora possa soar óbvio, vale lembrar que, como o próprio nome indica, a Bienal do Livro não ocorre anualmente, e sim uma vez a cada dois anos.
Então vai se organizando aí para não perder, hein? Se não for dessa vez, só em 2025. Só de pensar, deu ansiedade!
Como chegar na Bienal do Livro 2023?
Mas, afinal… onde é a Bienal do Livro?
Assim como em anos anteriores, essa edição histórica da Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai rolar no Riocentro, um grande espaço de eventos e convenções de quase 98 mil metros quadrados. Ele fica na Avenida Salvador Allende, nº 6555, Barra da Tijuca.
Essa localização privilegiada facilita a vida de quem deseja aproveitar a oportunidade para conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro e de quem pretende se locomover usando ônibus e metrôs.
Mas antes de tudo isso, é claro, você precisa pensar em como vai fazer para chegar na Cidade Maravilhosa. E todo mundo que vai para a Bienal do Livro concorda que o ideal é economizar dinheiro no trajeto: quanto menos você gastar com transporte, por exemplo, mais livros poderá comprar.
Por esse motivo, muitos leitores escolhem ir até o Rio de Janeiro da forma mais econômica (e prática): viajando de ônibus. Como há rotas saindo de várias cidades do Brasil com destino à capital carioca, essa é uma boa alternativa até para quem parte de longe. São várias as empresas que operam rotas na região, e os veículos costumam ter diversos tipos de assentos para deixar as viagens longas mais confortáveis.
Se você desembarcar na Rodoviária do Rio (Avenida Francisco Bicalho, nº 1, Santo Cristo), dá para ir até o Riocentro pegando o ônibus 606 (Engenho de Dentro) por 5 paradas e depois o 368 (Riocentro).
Também pode ser que você desça no Terminal Rodoviário Alvorada – Barra da Tijuca (Avenida das Américas, s/nº). Nesse caso, para chegar na Bienal do Livro, uma boa opção é caminhar por uns 5 minutos até a Estação Jardim Oceânico e pegar o ônibus 50 (Terminal Centro Olímpico). Depois de 13 paradas, desça na Rede Sarah (Plataforma A) e depois pegue o 613 (Vargem Grande) por mais 11 paradas.
Viu como é facinho fazer tudo de ônibus? Caso sobre um tempinho durante a sua estadia, você pode até conhecer alguns dos outros passeios culturais da Cidade Maravilhosa. Ou, quem sabe, curtir um solzinho nas praias do Rio de Janeiro. Dá até para ler enquanto pega um bronze.
Se você já adorou a ideia, se liga: o primeiro passo é garantir as suas passagens de ônibus para o Rio de Janeiro.
Ingressos Bienal do Livro RJ, 2023: como funcionam?
Agora que os detalhes do seu trajeto já estão na ponta do lápis, é hora de incluir mais uma coisa no seu cálculo de viagem: os ingressos para a Bienal do Livro 2023.
As vendas de bilhetes ainda não começaram, mas você já pode ir se planejando para comprar suas entradas sem sair de casa. Afinal, elas devem ser adquiridas por meio do site oficial do evento. Pode ficar de olho no portal para pegar logo os primeiros lotes!
Caso siga a mesma linha da edição anterior, realizada em 2021, a Bienal do Livro 2023 vai ter entradas com valores entre R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). Na edição de 2019, também foi possível comprar os ingressos na hora, na bilheteria do Riocentro. Talvez essa volte a ser uma opção possível em 2023, mas a gente não recomenda – é que as filas são gigantescas! –.
Programação Bienal do Livro 2023
Os 40 anos da Bienal do Livro prometem um evento especialmente grandioso.
Embora ainda não tenha sido divulgada na íntegra, a programação já inclui a presença de aproximadamente 300 expositores no pavilhão de estandes. Além disso, serão mais de 200 horas de programação, incluindo palestras, mesas redondas, debates e muito mais.
A feira vai contar também com um espaço novo, a Arena Palavra-Chave, onde os visitantes poderão participar de atividades interativas. Dessa vez, o tema que motivou a Bienal do Livro do Rio de Janeiro é o contraste entre as inteligências artificiais e a nossa humanidade – então você vai encontrar referências a essa dicotomia em todos os cantos quando estiver no evento –.
Entre os grandes nomes confirmados no evento, está a mineira Conceição Evaristo, autora de Olhos d’Água e outras obras emblemáticas. Estarão presentes também os estadunidenses Neal Shusterman, autor de O Ceifador, e Cassandra Clare, criadora do famoso universo da saga Os Instrumentos Mortais.
Além deles, foram confirmadas também as participações de Julia Quinn, João Silvério Trevisan, Eliana Alves Cruz, Carla Madeira, Abdi Nazemian, Valter Hugo Mãe, Winnie Bueno e várias outras mentes geniais com atuações relevantes em diversas áreas da arte, do entretenimento e da ciência.
É uma galera de peso, hein? Para conferir mais sobre a programação e acompanhar a confirmação de novas atrações, você pode acessar o site da Bienal do Livro 2023.
Ainda dá tempo de expor na Bienal do Livro?
Se você é expositor e se atrasou um pouquinho para organizar o material que gostaria de apresentar na Bienal do Livro 2023… Bem, as notícias não são muito positivas.
Na verdade, a feira já estava com 100% de seus espaços vendidos na metade de junho, então não dá mais tempo de se inscrever para tentar descolar um estande. Mas se você quiser mais informações sobre esse assunto, é possível entrar em contato com a equipe da Bienal por meio dos endereços de e-mail contato@bienaldolivro.com.br (atendimento ao cliente).
Dicas para aproveitar os estandes da Bienal do Livro
Como já deu para perceber, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro é um evento de proporções gigantescas.
Por isso, vale a pena se atentar a algumas diquinhas de sobrevivência para conseguir curtir seus dias de evento sem desconfortos ou preocupações. Saca as sugestões abaixo.
- Planeje seu rolê! Dependendo do quão cheio estiver o Riocentro no dia em que você for na Bienal do Livro, pode ser difícil se locomover pelo pavilhão ou encontrar lugares nas atividades culturais. Então invista no planejamento, conheça o mapa do espaço antes de entrar e revise a programação para escolher as atrações que você faz questão de ver. Caso pretenda se encontrar com alguém lá, marque em um ponto de encontro fácil.
- Chegue cedo. É isso mesmo, sem muito mistério. Se quiser evitar filas e fugir um pouquinho das multidões, esteja no local do evento um pouco antes de os portões se abrirem. Geralmente, a Bienal do Livro RJ começa às 9h.
- Use roupas a calçados confortáveis. Sério, só confia: você vai andar muito! Talvez seja a hora de tirar do armário aquele tênis meio surrado que veste super bem e foi seu melhor amigo por anos.
- Cuidado com as comprinhas impulsivas, hein? A gente sabe que é emocionante dar de cara com tantos livros bons reunidos num lugar só, mas tenha calma: faça uma lista de títulos prioritários e evite comprar logo nos primeiros estandes. Assim, você consegue tomar decisões mais pensadas e consegue comparar preços.
- Leve sua garrafinha d’água e alguns lanches práticos. Embora a Bienal do Livro do Rio de Janeiro tenha uma praça de alimentação, digamos que os preços nela não são tão saborosos quanto a comida.
- Pretende comprar livros? Então lembre-se de que você terá que carregá-los durante a feira. Por isso, leve mochilas, ecobags ou até malas de viagem pequenas para distribuir o peso de maneira confortável. Pense na sua coluna com carinho.
Além de tudo isso, vale a precaução que sempre recomendamos para qualquer evento que reúna muita gente: mantenha sempre a atenção nos seus pertences e não deixe a bolsa “dando sopa”, belê?
Por fim, lembre-se de ter consigo os documentos necessários para entrar com o seu tipo de ingresso. No caso de estudantes que solicitam a meia-entrada, por exemplo, é preciso apresentar a carteirinha. Também pode ser útil levar o carregador do seu celular.
Se você pretende sair de outra cidade ou estado para curtir a Bienal do Livro, também vale a pena prezar pelo conforto da viagem. Para deixar as horas de estrada mais cômodas, confira as nossas dicas de como montar a bagagem de mão perfeita.
Embarque nessa grande aventura literária que é a Bienal do Livro!
Toda história cativante é uma grande aventura. E para quem adora ler, a Bienal do Livro é um prato cheio, cheio de experiências enriquecedoras e encantos literários. Sem deixar de fora as ótimas aquisições, é claro!
É por isso que a gente se empolga tanto ao falar sobre esse evento: tanto para visitantes quanto para marcas, editoras, convidados e profissionais do mercado literário, ele é uma celebração do poder da leitura.
Aliás, para Conceição Evaristo (que você terá a oportunidade de encontrar na Bienal do Livro), a leitura é o que nos abre para a compreensão do mundo. Pensando assim, a Bienal parece um grande universo cheio de mundos mágicos e fascinantes, prontos para serem desvendados por você.
E se você curte mesmo boas leituras (só que mais informativas, como este texto aqui), não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre Tô de Passagem. A gente escreve sobre grandes eventos do Brasil, destinos de viagem maravilhosos, dicas para quem adora se aventurar pelas estradas e muito mais.