logo-to-de-passagem

Cultura do rio de janeiro: os 15 melhores passeios culturais

setastdp

 

Viver um pouco de cultura é tudo de bom, mas as atividades e passeios culturais do Rio de Janeiro enriquecem a sua viagem de um jeito ainda mais especial.

Além das lindas praias e dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro, famosos internacionalmente, restaurantes renomados e shoppings incríveis, você precisa explorar e conhecer os passeios cheios de cultura e história local.

Existem inúmeras opções para você conhecer, por isso preparamos este guia com os 12 melhores passeios para você! Depois, é só embarcar nessa viagem. E, se você tiver dúvidas de quanto custa a passagem para o Rio de Janeiro, nós ajudamos também.

Viver a cultura e tornar qualquer viagem muito mais inesquecível. E quando falamos do Rio, estamos falando de um caldeirão tão efervescente, que fica difícil saber onde começa e onde termina as influências de um povo ou de uma geração. 

É claro que ir pro Rio de Janeiro é curtir sol, mar e noites agitadas, mas por que não aproveitar pra viver toda essa mistura? Vem com a gente? Nós garantimos que o valor da passagem de ônibus para  RJ vai valer a pena.

Neste conteúdo, você vai encontrar:

O que aproveitar de passeios culturais no rio de janeiro? 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

Jardim Botânico 

Museu Nacional de Belas Artes 

Forte de Copacabana 

Santuário da Penha 

Biblioteca Nacional do Brasil 

Real Gabinete Português

Mais passeios para curtir a cultura do Rio de Janeiro 

Museu de Arte Moderna – MAM

Caixa Cultural Rio de Janeiro 

Parque Lage 

Bonde de Santa Teresa 

Rio de Janeiro Aesthetic: tudo para entrar no clima carioca 

Visitar feirinhas

Comprar as famosas camisas da seleção brasileira

Se divertir nos calçadões

Experimentar culinária típica

O melhor da cultura carioca espera por você!

O que aproveitar de passeios culturais no Rio de Janeiro?

Considerando que grande parte da história do Brasil está presente na arquitetura carioca, entre igrejas, palacetes e construções dos séculos 19 e 20, o Rio de Janeiro tem muito a oferecer para você.

Os prédios históricos abrigam hoje museus e centros culturais com programações completas, como mostras de cinema, shows de música, teatro e dança.

Se você quer realmente conhecer a cultura carioca, você precisa conhecer ao menos um dos lugares que vamos listar aqui!

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

Theatro Municipal

 

Um dos prédios históricos mais importantes da cidade, que chama a atenção até mesmo de quem não curte teatro, é uma atração por si só.

Com arquitetura e decoração imponente, você vai ficar admirado antes mesmo de entrar nesse pedacinho de história ainda viva: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Inclusive, conhecer esse tipo de lugar é um passeio tão rico e tão famoso, que temos um conteúdo exclusivo sobre os maiores teatros do Brasil, caso você esteja passando por algum desses destinos. 

No teatro do Rio, você pode fazer uma visita guiada para conhecer os detalhes de um dos principais patrimônios culturais do país, ou conferir a programação para assistir a um espetáculo.

Os horários de funcionamento podem variar, então confira no site ou perfil do Instagram do Theatro Municipal.

O endereço é: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro, você consegue chegar lá pegando qualquer linha de metrô que pare na Estação Cinelândia, basta caminhar apenas 190 metros até o local.

Jardim Botânico

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

Mais uma herança imperial para a capital carioca! Fundado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de espécies que vinham da Europa, o Jardim Botânico conta hoje com mais de 8 mil tipos de plantas e flores nacionais e internacionais.

O local possui uma área total de 137 alqueires e promove estudos vegetais de diversas regiões do país.

O Jardim Botânico, além de muito tradicional e famoso, pode ser simplesmente um passeio para passar o tempo, relaxar e escapar um pouco do calor da capital, ou quem sabe até sentar em um dos bancos de praça e curtir um livro. Por mais turístico que seja, mesmo os cariocas costumam passar por lá para aproveitar essa flora incrível.

O horário de funcionamento é das 8h às 18h, todos os dias, ele fica na Rua Jardim Botânico, 1008, Sul.

Se você quiser ir de ônibus até o local e estiver na Zona Sul da cidade, é só pegar a linha 584 e descer no ponto de ônibus da Rua Jardim Botânico próximo ao 920-954.

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes

 

É aqui que se reúne a maior coleção de arte brasileira do século XIX. O Museu Nacional de Belas Artes é dedicado à aquisição, conservação e divulgação da produção artística não só nacional, mas também estrangeira. Você vai ficar perdido de tanta arte, a começar por essa fachada que parece ter saído de um filme de época!

O local ocupa a antiga sede da Academia de Belas Artes, abrigando mais de 15 mil peças entre pinturas, arte sobre papel, esculturas e mobiliário, que representam a maior e mais variada coleção brasileira do século 19.

Obras de artistas como Tarsila do Amaral, Pedro Américo, Vitor Meirelles e Lasar Segall se destacam no vasto acervo do museu. Além deles, dezenas de representantes fantásticos da cultura brasileira estão imortalizados dentro do museu.

O local funciona de terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 12h às 17h e fica na Avenida Rio Branco, 199 – Centro.

Atenção: é possível que o local esteja temporariamente fechado para visitas, tendo em vista que está em reforma.

Forte de Copacabana 

Forte de Copacabana

 

Lá na época colonial, vários fortes foram construídos para proteger o território brasileiro de possíveis invasores. Com isso, na Baía de Guanabara, foi idealizado o “Sistema Defensivo da Cidade do Rio de Janeiro”, com fortificações de artilharia.

E então, deu-se origem ao Forte de Copacabana.

Hoje em dia, o local abriga o Museu Histórico do Exército. Um dos principais museus militares do país, com origem que remonta o século XIX.

Se você quer saber mais sobre os itens, ferramentas utilizadas e mais detalhes sobre as estratégias criadas no forte, vale muito a pena visitar o local! Mas mesmo que hoje o prédio seja um museu, ir até lá é também se colocar no lugar daqueles defensores, e imaginar como deveria ser a época em que eles viveram, e que o forte foi construído.

O endereço é Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 19h.

Santuário da Penha 

Santuário da Penha

 

Santuário da Penha! Um dos ícones cariocas da fé católica, mas também a casa de muitas pessoas que buscam um pouco de paz para pedir e agradecer. Além disso, não tem como não se encantar com a beleza cultural impregnada nesse prédio.

Para chegar lá, é bem fácil: basta descer na Estação Penha, que fica a poucos passos do local.

No Santuário, você irá encontrar bebedouros, lanchonetes e banheiros. Então é um passeio bem agradável para passar o dia todo turistando!

A arquitetura atual da basílica é de 1925, esbanjando beleza externa e interna, além de proporcionar uma vista incrível do Rio. Se você tem o espírito mais aventureiro e explorador, é possível subir até a basílica pela escadaria principal de 382 degraus.

Se você não curte esse tipo de atividade, tudo bem! É possível subir de bondinho também.

O local fica aberto todos os dias, das 7h às 18h.

Biblioteca Nacional do Brasil

Essa é uma parada obrigatória para o seu roteiro de cultura do Rio de Janeiro.

Com um acervo munido de mais de 10 milhões de itens, a Biblioteca Nacional do Brasil foi considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo, além de ser a maior biblioteca da América Latina.

Com mais de 200 anos de história, a BN é a mais antiga instituição brasileira, antes mesmo da constituição do Brasil como nação independente. Ela é responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País, sendo também a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do país. Não dá nem pra imaginar a importância que um lugar como esse tem para as manifestações culturais brasileiras, né?

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado das 10h30 às 15h. O endereço é: Avenida Rio Branco, 219 – Centro.

Para chegar lá de metrô, você pode pegar qualquer linha de metrô que pare na Estação Cinelândia.

Real Gabinete Português

Para os apaixonados por livros, literatura e afins, visitar esse lugar é se perder em um mar de livros em estantes que vão do chão ao teto.

O Real Gabinete Português foi fundado em 1837 por um grupo de portugueses que resolveram criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios, e compartilhar um pouco do conhecimento que vinha do continente europeu..

Em 1900, o local foi transformado em uma biblioteca pública, permitindo que qualquer pessoa tivesse acesso aos livros. A fachada do prédio, que por si só já é lindíssima, foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, e utilizada para gravação de inúmeras obras brasileiras, como Primo Basílio (1988) e os Maias (2001).

O Real Gabinete fica aberto à visitação em dias úteis, das 10h às 16h. Você não vai passar na frente dele sem perceber a sua imponente arquitetura, e por dentro, ficará impressionado com o salão de leitura, sendo uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Confira o endereço completo: Rua Luís de Camões, 30 – Centro. Se for chegar lá de metrô, basta pegar as linhas que tenham parada na Estação Tiradentes, localizada a poucos minutos do local.

Mais passeios para curtir a cultura do Rio de Janeiro

Os lugares que apresentamos para você são incríveis e valem muito a pena a visita. Mas os próximos que vamos te mostrar são – simplesmente – imperdíveis!

Museu de Arte Moderna – MAM

O MAM é um dos museus mais importantes da cidade. Localizado no Parque do Flamengo, é lá que você vai encontrar grandes exposições e a Cinemateca, espaço para os cinéfilos de plantão.

O arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, responsável pela obra, fez com que o próprio local já conte como uma grande atração artística.

As fachadas envidraçadas trazem para o interior o paisagismo de Burle Marx, enquanto os vãos livres proporcionam a liberdade de composição oferecida ao espaço expositivo e o convite ao jardim no plano térreo.

Localizado na Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, o seu horário de funcionamento é de quinta a domingo, das 10h às 18h.

Esse é mais um dos locais que você pode chegar de metrô, descendo na Estação Cinelândia. Anote os lugares que são próximos uns aos outros para fazer um roteiro completo e prático!

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Esse é um ponto de cultura local incrível!

Com 6 mil metros quadrados, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro é palco para as mais diversas manifestações artísticas.

Você encontra quatro galerias, dois cinemas, um teatro de arena, salas de oficinas e ensaios, além de uma cafeteria para comer aquele lanchinho durante o passeio.

O local possui uma programação bem variada, entre exposições, espetáculos, projeções de filmes, visitas guiadas, oficinas e ciclos de conferências, então confira ela no site oficial antes de ir visitá-la.

A Caixa Cultural fica na Rua do Passeio, 38 – Centro, em frente ao passeio público, bem próximo à Estação Cinelândia.

Parque Lage

Parque Lage RJ

 

Esse lugar é um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita o Rio.

E o motivo é claro: o lugar é lindo, palco de diversas cenas de novelas, filmes, clipes musicais e outras produções brasileiras.

O prédio icônico começa sua história em 1811, mas de lá até aqui, várias figuras históricas detiveram os direitos de propriedade. Inclusive, paisagistas e arquitetos ingleses e italianos já foram trazidos ao Rio exclusivamente para os projetos de reforma da antiga fazenda. 

O Parque vive em harmonia com a Mata Atlântica e, além da visita, é possível curtir os aquário artificiais, cavernas e jardins com palmeiras imperiais protegidas. 

O prédio principal é casa da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), que oferece oficinas artísticas gratuitas para jovens, além de palestras e exposições.

O Parque Lage fica localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a Rua Jardim Botânico. Os jardins em formas geométricas e as pequenas grutas espalhadas pelos 52 hectares de área verde irão te proporcionar momentos inesquecíveis (e instagramáveis).

O endereço é: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. O horário de funcionamento é das 8h Às 17h, todos os dias.

Quando for visitar o Jardim Botânico, aproveite para conhecer o Parque Lage!

Bonde de Santa Teresa 

Bonde de Santa Teresa

 

Se estamos falando de cultura do Rio de Janeiro, não tem como não falar do icônico bairro de Santa Teresa. E além da alma boêmia, da gastronomia e da natureza, temos, é claro, O Bonde de Santa Teresa. Enquanto para alguns representa apenas um meio de transporte para os moradores do bairro, para nós, é também um pouco da alma cultural do Rio. Até porque, o bondinho surgiu em 1896.

O trajeto se inicia no centro da cidade, passando sobre os Arcos da Lapa e seguindo pelas ladeiras do bairro. Você vai conhecer pontos turísticos como a Igreja e Convento de Santa Tereza, o Largo do Curvelo e o Parque das Ruínas.

Ah, e por falar em Arcos da Lapa, que tal conhecer mais sobre outro gigante carioca? Nós temos um conteúdo exclusivo sobre o Bairro da Lapa que você pode gostar.

Uma dica: faça o passeio perto do fim da tarde. Quase nada representa tanto a essência do Rio quanto Santa Teresa. A região é cheia de história, gastronomia, boêmia, cultura e natureza. Além de ter uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

O bondinho funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h40, aos sábados das 10h às 17h40 e aos domingos e feriados das 11h às 16h40. Geralmente, os bondinhos saem de 15 em 15 minutos, e os ingressos custam R$20.

O endereço da Estação de Bondes Santa Teresa é: Rua Lélio Gama, s/n – Centro. Pertinho do Theatro Municipal, mais uma dica para o seu roteiro!

Rio de Janeiro Aesthetic: tudo para entrar no clima carioca

Se para realmente imergir na cultura carioca, você precisa curtir a sua viagem como um carioca vive na cidade! E mais ainda. Já que vai seguir isso de verdade, que tal aproveitar um movimento que está cada vez maior nas redes sociais?

Assim você faz seu rolê e aproveita para registrar seu momentos em lugares característicos do Rio, mas do seu jeito!  

Confira as nossas dicas extras:

Visitar feirinhas 

Você vai ficar encantado com a explosão de cores, cheiros e sabores das feirinhas do Rio. Muitas vezes, os cariocas aproveitam os dias de feira para beber uma cerveja geladinha ao ar livre. Faça o mesmo, mas não esqueça de garantir as fotos. Você vai curtir muito a mistura de culturas das feiras populares.

Nossas sugestões são:

  • Babilônia Feira Hippie: artesanato de primeira qualidade e muito alto astral. Fique de olho nas redes sociais, porque eles não tem calendário ou local fixo. Muito hippie, né?
  • Feira Noturna de Copacabana: mais de 150 barracas em plena Avenida Atlântica. Tem artesanato, moda, apresentações artísticas e comidinhas muito boas.

Claro que essas são só algumas! Tem ainda a Feira de São Cristóvão, Rio Antigo, Hippie de Ipanema, Laranjeiras e olha….ainda não estamos nem na metade! Escolha algumas e depois volta aqui pra nos contar o que achou, pode ser?

Se divertir nos calçadões

Calçadões RJ

 

Aqui tem mais um programa típico carioca! A gente aposta que você já viu em alguma novela, filme, série ou mesmo em uma reportagem de jornal, a imagem de um calçadão repleto de pessoas caminhando, andando de patins ou tomando uma água de côco. 

Só o calçadão de Copacabana, por exemplo, tem cerca de 4,15 km, então é bastante espaço para você bater perna, conhecer os quiosques beira mar e, de quebra, conhecer vários cariocas que estarão fazendo o mesmo que você.

Do amanhecer ao pôr do sol, é só escolher o ponto da orla que quer aproveitar, e viver um pouco mais do Rio de Janeiro.

Experimentar culinária típica

Culinária típica carioca

 

Essa daqui é obrigatória em qualquer destino que você decida conhecer!

A cultura de uma região é marcada pela sua gastronomia típica, então não perca a chance de experimentar os pratos mais pedidos nos restaurantes, bares e lanchonetes que encontrar por lá!

É claro que tem aqueles conhecidos pelos roteiros turísticos, mas no Rio, o que não falta são bares e restaurantes com comidinhas típicas de uma boa cidade de praia. E por falar nisso, pra te ajudar um pouquinho, aqui estão dois conteúdos exclusivos que criamos sobre os bares cariocas, e alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.

O melhor da cultura carioca espera por você!

Deu para perceber que a cultura carioca é cheia de apresentações artísticas, pontos históricos, belas estruturas com paisagens incríveis e muito mais, não é mesmo?

Já deu vontade de curtir um pouco de tudo isso? Não esquece de contar pra gente, aqui nos comentários, o que achou desses pontos, e quais outros não podem faltar em um roteiro pra Cidade Maravilhosa.

Ah! E como última dica, economize no transporte do seu rolê, viajando de ônibus! Como a gente sempre diz aqui no Tô de Passagem, viajar não precisa ser caro. E quando você aproveita passagens de ônibus em promoção, sobra muito mais para escolher o que fazer.

E por falar nisso, que tal conhecer o Click Ofertas? São 136 rotas selecionadas, com até 65%OFF, incluindo a Cidade Maravilhosa. Ou seja, o preço de passagem para Rio de Janeiro vai ficar melhor ainda, né? Aí é só escolher pra onde quer ir, preparar um roteiro e arrumar a mochila! Ou seja, a gente te ajuda até nas passagens de ônibus para o Rio.

Boa viagem e até próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem