Tomar um café da manhã cheio de delícias da roça, andar a cavalo, sentir aquele cheiro de mato e ar fresco do interior… Só de pensar, já dá vontade de fugir para uma fazendinha, né? Pois é, por isso que a gente gosta tanto de falar sobre turismo rural.
Esse tipo de programação, que está entre os mais querido pelos brasileiros, guarda muitas experiências maravilhosas para quem deseja passar uns dias relaxando longe da correria urbana. Além disso, se você pretende viajar em família, o turismo rural pode ser uma ótima pedida, já que costuma proporcionar diversão para todas as idades.
Caso você não saiba exatamente do que estamos falando, não tem problema: aqui, vamos te explicar direitinho o que é turismo rural. E é claro que também selecionamos alguns dos melhores destinos nacionais onde você pode aproveitar tudo que o turismo rural brasileiro tem a oferecer sem gastar muito.
Bento Gonçalves, RS: vinhos e natureza na serra gaúcha
Parelheiros, SP: conexão com a natureza
Gravatá, PE: entre montanhas e plantações
Venda Nova do Imigrante, ES: vivenciando a tradição rural
Cabaceiras, PB: o sertão em cores
O que é Turismo Rural?
Embora nosso tema de hoje seja uma modalidade popular entre os brasileiros, muita gente ainda não sabe exatamente o que é turismo rural.
Talvez essa definição ainda te pareça um pouco confusa, mas é quase certeza que você já vivenciou momentos ligados a ela. Dúvida? Então vamos lá: você já passou o dia ou se hospedou em um hotel-fazenda, rancho, casa de campo,chácara ou sítio? Já fez passeios em vinícolas, haras, coudelarias ou engenhos? Tudo isso é turismo rural!
Chamado também de agroturismo, esse conceito define atividades turísticas realizadas nas zonas rurais. Geralmente, elas giram em volta da agropecuária e dos produtos e serviços gerados por ela. Em outras palavras, o turismo rural engloba roteiros, programações e experiências como:
- Hospedagem em propriedades rurais;
- Tours em plantações e ambientes onde os animais são criados;
- Observação de processos como colheita, ordenha e produção de alimentos artesanais;
É claro que o turismo rural também conta com a magia especial das lindas paisagens campestres, já que costuma ser praticado em regiões pouco urbanizadas. Então muitos destinos que têm o agroturismo como carro-chefe também proporcionam ótimas chances de curtir atividades como trilhas ecológicas, banhos de cachoeira e até esportes radicais praticados em meio à natureza. Por isso, frequentemente, essa modalidade tem uma relação próxima com o ecoturismo – o que garante entretenimento para viajantes dos mais diversos perfis –.
Se você já está gostando do que leu até aqui, pode se animar, porque fica ainda melhor. Além de estarem cheias de passeios maravilhosos e ecléticos, as cidades que estamos prestes a te apresentar também entram na lista de melhores lugares baratos para viajar no Brasil.
Afinal, estamos falando de destinos interioranos espalhados em diversas partes do país que são fáceis de se acessar viajando de ônibus. Alguns deles ficam próximos a capitais ou outras cidades grandes, podendo ser visitados até mesmo em roteiros rápidos, do tipo bate e volta.
Já está na curiosidade, né? Então vem com a gente, que é hora de conhecer os lugares que vão te fazer se apaixonar pelo turismo rural no Brasil!
Bento Gonçalves, RS: vinhos e natureza na serra gaúcha
Vista aérea de um grande vinhedo em Bento Gonçalves, RS. Há um caminho de terra entre as áreas de plantação verde. Ao fundo, aparecem montes densamente arborizados e o céu azul.
Quando se fala em turismo rural, muita gente imagina imediatamente as grandes plantações rodeadas pela exuberante Serra Gaúcha, como as de Bento Gonçalves.
Não é de se surpreender, afinal, o interior do Rio Grande do Sul é mesmo famoso pela tradição de suas fazendas e sítios. A cidade de Bento Gonçalves, por exemplo, é conhecida como a capital nacional das uvas e do vinho: ela abriga algumas das melhores vinícolas brasileiras e é um verdadeiro paraíso para quem curte enoturismo.
Em Bento Gonçalves, você terá a oportunidade de apreciar a beleza dos parreirais, conhecer os locais onde os vinhos são produzidos e, é claro, degustar rótulos nacionais fantásticos. A Casa Valduga, a Torcello e a Miolo são apenas algumas das vinícolas com ótimos roteiros de visitação na cidade. É um destino super romântico e perfeito para momentos inesquecíveis a dois!
Se estiver a fim de planejar uma viagem em casal, pode apostar em Bento Gonçalves para brindar com seu amor – e, quem sabe, fazer um pedido especial –. A gente vai até deixar nosso conteúdo sobre elopement wedding aqui, só por acaso… então aproveita essa coincidência e confere também nossa lista de destinos pensados para quem deseja celebrar uma união viajando.
Bento Gonçalves fica a 120 quilômetros de Gramado e a 138 da capital estadual, Porto Alegre. É super fácil chegar lá com essas passagens de ônibus para Bento Gonçalves.
Parelheiros, SP: conexão com a natureza
A maioria dos viajantes que visitam a capital de São Paulo nem imaginam que ela esteja rodeada por refúgios de tranquilidade ideais para curtir o turismo rural, como Parelheiros.
Estamos falando de um distrito da maior metrópole da América Latina que tem uma atmosfera totalmente diferente da famosa agitação paulista. Com muitas áreas de natureza preservada e excelentes opções para se hospedar no conforto da fazenda, Parelheiros é um ponto de sossego campestre que tem a vantagem de ficar pertinho da capital.
Quando estiver em Parelheiros, não deixe de visitar a Represa de Guarapiranga e o Parque Natural Municipal Itaim, onde não faltam opções de trilhas e outros rolês ecológicos. Também vale a pena se encantar com os cenários espetaculares do Mirante do Núcleo Curucutu e se refrescar na Cachoeira do Marsilac.
Parelheiros fica na Zona Sul de São Paulo, pertinho das cidades do ABC Paulista – que também rendem excelentes passeios –. Para descobrir mais, confira essas passagens de ônibus para São Paulo.
Gravatá, PE: entre montanhas e plantações
Paisagem rural de Gravatá, PE. Em destaque, aparece uma árvore no lado esquerdo da foto, de frente para a região montanhosa tomada pela vegetação nativa. O céu ao pôr do sol tem tons de rosa e azul.
O vasto interior de Pernambuco esbanja riquezas naturais que vão de praias estonteantes até a imensidão das paisagens sertanejas. E quando o assunto é turismo rural, Gravatá é um dos lugares favoritos dos pernambucanos.
Na opinião de quase todos os recifenses, a cidade é número um na lista de melhores destinos de inverno do estado. Isso porque Gravatá tem um clima ameno perfeito para fugir um pouquinho do calor litorâneo da capital sem passar muitas horas na estrada. Os lindos cenários da Serra das Russas incluem tesouros como a Cachoeira da Palmeira e o Mirante do Alto do Cruzeiro. Pode se preparar para tirar muitas fotos!
Gravatá também é famosa por seus hotéis-fazenda maravilhosos e pela culinária deliciosa cheia de produtos da terra, como o queijo coalho e a carne de charque fornecidos por pequenos produtores locais. E o melhor de tudo é que esse destino fica a apenas 84 quilômetros de Recife.
Para facilitar seu planejamento, separamos logo algumas passagens de ônibus para Gravatá. Se quiser passar na capital antes, aproveite também as passagens para Recife.
Venda Nova do Imigrante, ES: vivenciando a tradição rural
Além de merecer um lugarzinho na seleção de destinos imperdíveis do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante é também o melhor lugar para quem deseja mergulhar de verdade no turismo rural.
Afinal, estamos falando da cidade que é considerada a capital nacional do agroturismo! Isso porque o charmoso município reúne mais de 70 propriedades rurais e estabelecimentos que proporcionam o melhor da experiência campestre com opções de passeios bem diversificadas. Em Venda Nova do Imigrante, você terá a oportunidade de visitar cachaçarias, vinícolas, fazendas de produção frutícola e muito mais.
Os resultados da longa tradição agropecuária da cidade podem ser conferidos de perto na Feira da Agricultura Familiar, que tem os melhores ingredientes e alimentos frescos, e na Lojinha do Agroturismo e Artesanato. Depois de curtir essas programações todas, aproveite para desbravar a natureza das montanhas capixabas em pontos como a Pedra do Rego e o Alto de Lago Bananeiras.
Como de costume, aqui estão as suas passagens para Venda Nova do Imigrante. O destino fica a apenas 103 quilômetros da capital, Vitória.
Cabaceiras, PB: o sertão em cores
Lago de águas barrentas rodeado por rochas cinzentas que se empilham junto das margens. As pedras lisas dividem espaço com a vegetação verde, retorcida e baixa característica de Cabaceiras, PB.
Assim como Venda Nova do Imigrante, a adorável cidade de Cabaceiras tem uma economia que gira em torno da agropecuária e do turismo rural.
Essa joia da região conhecida como Cariri Paraibano acumula séculos de história na produção de peças artesanais à base de couro. É possível conhecer um pouco mais sobre essa bagagem na Rota do Couro, em que os visitantes acompanham os processos de curtimento e trabalho manual que dão origem aos produtos de qualidade ímpar.
Em Cabaceiras, a pecuária – especialmente a criação de bodes – tem um espaço tão importante que é até motivo de festa. Em junho, a tradicional Festa do Bode Rei celebra a atividade rural do município com mostras de artesanato, shows de forró, exposições de animais, feiras gastronômicas e muito mais. Durante sua estadia, não deixe de provar a tapioca de bode e o hambúrguer de carne de bode, iguarias típicas de Cabaceira.
Chamada carinhosamente de “Roliúde Nordestina” (assim mesmo, como aparece no letreiro que você poderá visitar no Lajedo de Pai Mateus), Cabaceiras foi cenário de mais de 30 produções audiovisuais brasileiras, incluindo o clássico O Auto da Compadecida (2000). Ela fica a 180 quilômetros de João Pessoa e apenas 71 quilômetros de Campina Grande, que é famosíssima por causa do grandioso São João de Campina Grande.
Se quiser incluir essas duas cidades icônicas no seu roteiro de turismo rural, garanta logo suas passagens para Campina Grande. Se quiser, confira também as passagens para João Pessoa.
Não perca a chance de relaxar e espairecer a mente visitando um destes destinos com ajuda da ClickBus!
Grupo de 6 turistas andando a cavalo. Eles passam por um caminho de terra batida trilhado entre áreas de vegetação verde.
Nada como a tranquilidade da vida no campo, né? A gente sabe que é um privilégio imenso morar em meio às paisagens bucólicas dos lugares que listamos aqui. E para quem não tem essa possibilidade, o turismo rural dá conta de proporcionar experiências inesquecíveis!
Se você está precisando de um tempinho para se desconectar do mundo e esquecer da correria da rotina, pode confiar nas nossas dicas e se jogar nas maravilhas do turismo rural brasileiro. Garantimos que você não vai se arrepender. Com nossa seleção especial de destinos para curtir o agroturismo em grande estilo, é só planejar sua viagem, arrumar as malas e cair na estrada.
Aliás, se você gostou da leitura e gostaria de conhecer mais conteúdos como este, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem! Todos eles estão cheios de dicas de viagem e sugestões de destinos que têm tudo para ficar na sua memória para sempre.
Boa viagem e até a próxima!