logo-to-de-passagem

Serra do Cipó: o que visitar e como curtir com segurança em MG?

setastdp

Se você parar só um pouquinho pra pensar em Minas Gerais, o que vem à sua cabeça primeiro? No turismo histórico e cultural de Ouro Preto e Diamantina? Ou quem sabe no caldeirão efervescente da capital Belo Horizonte? Pois olha, é claro que viajar para esses lugares é sempre uma experiência inesquecível, mas precisamos falar sobre a Serra do Cipó!

Com paisagens de tirar o fôlego e natureza super preservada, o lugar é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo e da tranquilidade.

Pertinho da capital mineira, vários moradores de BH aproveitam os finais de semana e feriados prolongados para curtir o destino. Se você estiver com uns dias de viagem sobrando, vale a pena dar um pulo em Belo Horizonte para conhecer a cidade!

A região da Serra do Cipó é conhecida por suas cachoeiras de águas cristalinas, trilhas que vão das mais tranquilas às mais radicais e uma variedade impressionante de fauna e flora. 

É um convite irresistível para quem busca se reconectar com a natureza e respirar ar puro!

Neste guia de viagem, você vai encontrar:

Onde fica Serra do Cipó, MG? 

Como chegar na Serra do Cipó, MG?

Clima em Serra do Cipó, MG 

Melhor época para visitar a Serra do Cipó, MG 

Alta temporada 

Baixa temporada 

Por onde entrar no Parque Nacional da Serra do Cipó?

O que fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó?

Circuito das lagoas 

Cachoeira da Farofa 

Cânion das Bandeirinhas 

Mirante do Bem 

Trilhas do vale do Bocaina 

Lagoa Comprida 

Cachoeira do Gavião

 Córrego das Pedras

Cachoeira das andorinhas

Bambuzal 

Cachoeira do Tombador

Mais aventuras na Serra do Cipó

Estrada entre Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro

Estátua do Juquinha

Cachoeira Grande 

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira do Tabuleiro

O que levar para os passeios ecológicos na Serra do Cipó?

Viaje para a Serra do Cipó e viva essa aventura!

Onde fica Serra do Cipó, MG?

Localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte, o trajeto da capital até o destino é de menos de 2h, cerca de 1h40 – 1h50 dependendo do movimento na estrada. Essa super formação geológica fica entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho.

Vale ressaltar que a principal atração da Serra do Cipó é o Parque Nacional da Serra do Cipó, uma área de preservação ambiental que abriga uma diversidade incrível de plantas e animais. 

Lá, você pode fazer trilhas, mergulhar em piscinas naturais formadas pelas cachoeiras e contemplar paisagens de tirar o fôlego!

Como chegar na Serra do Cipó, MG?

Como o destino fica localizado em meio à natureza, na Serra, uma das formas mais práticas de chegar lá é de ônibus. Sem contar que assim você ainda economiza uma graninha e quem sabe não aproveita os pontos turísticos de BH?

Antes de seguirmos na jornada sobre a cidade, confira a passagem de ônibus para Serra do Cipó MG e já comece a organizar a sua viagem!

Sobre os trajetos, por enquanto, o destino conta com apenas uma rota até ele, que é partindo da capital mineira.

Se você não é de lá, já dá uma olhada também nas passagens de ônibus para Belo Horizonte

Pra te dar uma ideia de distância, aqui está a distância entre a Serra do Cipó e outras rotas importantes:

Belo Horizonte: 1h50

São Paulo: 9h30

Tiradentes: 5h

Uberlândia: 9h20 

Clima em Serra do Cipó, MG

O clima na Serra do Cipó é bastante agradável e típico de regiões de montanha. No geral, a região conta com verões quentes e úmidos e invernos mais frios.

Durante o verão, que acontece entre os meses de dezembro e março, a temperatura pode atingir os 30ºC, sendo acompanhada por chuvas frequentes, o que contribui para o fluxo das cachoeiras e rios da região.

Já no inverno, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas costumam ser mais geladinhas, com médias em torno dos 15ºC a 20ºC durante o dia. 

Em qualquer época do ano, é sempre bom estar preparado para variações climáticas e levar consigo roupas leves, porém também algumas peças mais quentes, para aproveitar ao máximo todas as belezas que a Serra do Cipó tem a oferecer.

Melhor época para visitar a Serra do Cipó, MG

A verdade é que a Serra do Cipó é um destino encantador durante todo o ano, e a escolha da melhor época para visitar depende do que você curte mais.

Verão quentinho com cachoeiras bem vivas e refrescantes, ou inverno geladinho, perfeito para explorar as trilhas da região?

Claro, você sempre pode viajar durante a primavera ou outono, que são estações-coringa quando falamos de destinos como a Serra do Cipó MG.

O importante é aproveitar a beleza natural desse lugar e se conectar com a natureza!

Alta temporada

Durante a alta temporada, que geralmente acontece nos meses de dezembro a fevereiro, e também em feriados prolongados, como o Carnaval, a região recebe um maior número de visitantes. 

É uma época animada, com diversas opções de lazer e entretenimento disponíveis, mas também com maior movimento e agitação nas trilhas e pontos turísticos. 

É importante lembrar de fazer reservas antecipadas de hospedagem e planejar as atividades com antecedência!

Baixa temporada

Já a baixa temporada, que acontece nos meses de março a novembro, exceto feriados e férias escolares, é bem mais tranquila.

É um período ideal para fugir da agitação e curtir o contato direto com a natureza. As cachoeiras continuam belas, mesmo com um volume de água um pouco menor, e é você pode aproveitar as trilhas e paisagens de forma mais exclusiva. 

Isso sem falar que os preços tendem a ser mais atrativos, e é mais fácil encontrar disponibilidade em pousadas e restaurantes sem a necessidade de reserva antecipada!

E por falar em trilhas, se ecoturismo é seu tipo de passeio, aproveita pra dar uma olhada nesse nosso conteúdo sobre Monte Verde, também em Minas Gerais.

Por onde entrar no Parque Nacional da Serra do Cipó?

Bom, como comentamos anteriormente, o principal atrativo da cidade é o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Para entrar nele, você vai encontrar dois principais acessos: a portaria principal, conhecida como Portaria Lapinha, e a portaria secundária, conhecida como Portaria Retiro.

A Portaria Lapinha é a entrada mais comum e está localizada no distrito de Lapinha da Serra, que fica a aproximadamente 90km de Belo Horizonte. Para chegar até lá, você só precisa seguir pela Rodovia MG-010 em direção ao município de Santana do Riacho. 

Em Lapinha da Serra, você encontrará a portaria, onde é necessário pagar uma taxa de visitação e registrar sua entrada. A partir daí, você pode explorar as trilhas e atrativos do parque.

Já a Portaria Retiro fica mais ao sul do parque, próximo ao município de Jaboticatubas. Para chegar até lá, você pode seguir pela Rodovia MG-010 e entrar na estrada de acesso ao distrito de São José da Serra. 

A partir dali, siga as indicações para a Portaria Retiro, onde também é preciso se registrar e pagar a taxa de visitação.

Ambas as portarias oferecem acesso a trilhas e pontos turísticos do Parque Nacional da Serra do Cipó. Antes de visitar o parque, é sempre bom verificar as condições de funcionamento, horários e eventuais restrições junto à administração do parque ou informações turísticas locais.

O que fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó?

Parte da trilha de terra batida, conhecida como Trilha dos Escravos, que fica no Parque Nacional da Serra do Cipó. A vegetação tem aspecto árido e cobre toda a trilha.

No Parque Nacional da Serra do Cipó, você vai encontrar diversas atividades e pontos turísticos incríveis. 

Você pode explorar trilhas históricas, como a Trilha dos Escravos, a Trilha da Cachoeira Grande e a Trilha do Vale do Travessão. E, é claro, conta com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Tabuleiro e a Cachoeira Véu da Noiva. 

Você também pode praticar esportes ao ar livre, como trekking, mountain bike e observação de aves. Ou seja: difícil é ficar à toa por lá!

Circuito das lagoas

O Circuito das Lagoas, como o próprio nome já denuncia, é um conjunto de lagoas naturais localizadas nas proximidades do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Nesse circuito, você terá a oportunidade de conhecer e desfrutar de diferentes lagoas, como a Lagoa do Zeca, a Lagoa Comprida e a Lagoa da Capivara. 

Você pode fazer caminhadas ao redor das lagoas, contemplar a paisagem, dar aquele mergulho depois da trilha e até mesmo fazer um delicioso piquenique por ali.

O circuito é uma trilha de nível baixo, com apenas 4km ida e volta.

Cachoeira da Farofa

Ao fundo está a alta Cachoeira da Farofa, cercada por vegetação. O lago que recebe a queda d’água parece raso e tem tom esverdeado. Em primeiro plano estão algumas pedras.

Parque Nacional da Serra do Cipó, a Cachoeira da Farofa é uma das atrações mais procuradas e uma das cachoeiras mais bonitas da região. É aquele tipo de lugar perfeito pra atualizar o feed, sabe?

Com uma queda de 30 metros e um amplo poço de águas cristalinas, ela encanta cada um que passa por ela!

A trilha até ela é de nível médio, com aproximadamente 4-6km.

Se você estiver com disposição e tempo suficiente, pode estender sua aventura continuando a trilha até o Cânion das Bandeirinhas. 

Cânion das Bandeirinhas

Não é sempre que temos a oportunidade de estar em contato com a natureza e a vida selvagem de uma forma tão singular como essa. No Parque Nacional da Serra do Cipó, a Trilha do Vale dos Mascates reserva uma última parada especial: o Cânion das Bandeirinhas.

Para chegar até esse ponto turístico, você precisa percorrer ao todo 12 km, mas a recompensa é imensurável. 

Ao chegar ao Cânion das Bandeirinhas, é fácil se sentir pequeno diante da grandiosidade da mãe natureza!

Cada dorzinha no pé durante a trilha se torna insignificante quando comparada à experiência de vivenciar a natureza e curtir a paz e serenidade que esse lugar especial proporciona.

Mirante do Bem

Esse mirante proporciona uma vista apaixonante da região, onde é você vê as montanhas, os vales e todo o poder da natureza ao redor.

Esse ponto turístico recebeu o nome de “Mirante do Bem” por causa da sua localização próxima à comunidade chamada “Bem-te-vi”. O nome é uma referência a vibe positiva que o lugar proporciona.

Chegar ao Mirante do Bem é uma experiência incrível, porque além da paisagem, você também poderá curtir o silêncio e a tranquilidade do ambiente. 

Trilhas do vale do Bocaina 

As Trilhas do Vale do Bocaina são um verdadeiro presente! A região percorre o belíssimo Vale do Bocaina, proporcionando experiências únicas e paisagens inesquecíveis.

Essas trilhas são conhecidas por sua diversidade e beleza. Ao caminhar pelo Vale do Bocaina, você vai conhecer a rica flora e fauna da região, atravessar riachos cristalinos e se maravilhar com a imponência das montanhas ao redor.

Cada trilha no Vale do Bocaina tem as suas próprias características e graus de dificuldade. 

Ela começa pela entrada da Portaria do Retiro, depois passa pelo Bambuzal, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Gavião e, por fim, a Cachoeira do Tombador.

Lagoa Comprida 

A Lagoa Comprida, que faz parte do Circuito das Lagoas, é a primeira parada a cerca de 1 km da entrada do Parque. A trilha para ela é leve, tranquila e agradável.

Ao chegar lá, você vai encontrar um lugar perfeito para sentar e observar as formações rochosas, as árvores balançando ao vento e ouvir o canto dos pássaros. 

Cachoeira do Gavião

Ao fundo está a Cachoeira do Gavião, com o lago em primeiro plano. O fluxo da queda d’água é pequeno e de ambos os lados tem pedras e vegetação.

Com uma queda d’água impressionante, a Cachoeira do Gavião encanta seus visitantes com sua beleza e imponência. O nome “Gavião” é uma referência à ave que costuma ser avistada por lá.

Mergulhar na piscina natural formada pela queda d’água é uma experiência maravilhosa, principalmente depois de caminhar até ela.

A trilha até Cachoeira do Gavião é longuinha, de 2 a 4 km, mas é considerada moderada.

Córrego das Pedras

A apenas 4 km da Portaria Areias, o Córrego das Pedras é uma travessia encantadora rumo à Cachoeira da Farofa. 

Ao chegar lá, você encontrará uma pontezinha de pedra, criando uma passagem sem a preocupação de molhar os pés.

O contraste entre o cinza das pedras e o verde das árvores cria um cenário belíssimo e traz uma sensação de paz interior. 

Além disso, a água cristalina do córrego abriga alguns peixes pequeninos, tornando o ambiente ainda mais incrível.

Cachoeira das Andorinhas 

Essa cachoeira recebe esse nome pela presença frequente das aves que voam e fazem seus ninhos nas proximidades.

Com uma queda d’água muito linda e, apesar de seus aproximados 10 km de percurso, a Cachoeira das Andorinhas cativa seus visitantes com sua beleza e tranquilidade.

Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha moderada por entre a vegetação da Serra do Cipó. Lembre-se de sempre respeitar a natureza e seguir as orientações de segurança ao visitar lugares em que a natureza prevalece.

Bambuzal 

Como o nome sugere, é uma área onde o bambu predomina, então já dá para imaginar a paisagem por lá!

Ao adentrar o Bambuzal, as altas e imponentes hastes de bambu criam um cenário mágico, onde a luz do sol atravessa as folhas e cria jogos de sombras no chão.

Caminhar entre as passagens formadas pelo bambu é uma experiência muito bacana. A vegetação densa oferece uma proteção natural contra o sol, então é naturalmente um ambiente mais fresco e agradável. 

Pense nessa experiência como entrar em um pequeno mundo verde, longe das preocupações do dia a dia.

Cachoeira do Tombador 

Na Cachoeira do Tombador, a água cristalina cai em um poço profundo, formando uma piscina natural convidativa para dar aquele mergulho.

O ambiente ao redor da cachoeira é repleto de verde, então é um lugar perfeito para relaxar, ouvir o som da água e passar um tempo de qualidade na Serra do Cipó.

Para chegar à Cachoeira do Tombador, você vai percorrer uma trilha moderada de mais de 11km, que apesar de cansativa, permite apreciar a flora diversificada da região e curtir as paisagens ao longo do caminho.

Mais aventuras na Serra do Cipó

As experiências que a Serra do Cipó MG oferece não param por aí!

Separamos mais algumas dicas do que fazer por lá para você ir embora do destino com a sensação de ter explorado tudo que a cidade oferece, confira:

Estrada entre Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro

A estrada que liga Serra do Cipó a Conceição do Mato Dentro é um trajeto encantador que oferece uma experiência única aos viajantes. Percorrer essa estrada é como embarcar em uma jornada repleta de belas paisagens e cenários de tirar o fôlego, tipicamente mineiros.

Ao longo do caminho, você será presenteado com vistas panorâmicas das montanhas, vales e rios que compõem a paisagem da região. A cada curva, uma nova surpresa se revela.

A estrada entre Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro é muito mais do que um simples caminho. É uma oportunidade de explorar e se encantar com a natureza, aproveitando para refletir sobre toda a sua grandiosidade ao longo do trajeto.

Estátua do Juquinha

A Estátua do Juquinha é um marco emblemático na cidade de Serra do Cipó MG.

Juquinha era muito conhecido por sua personalidade carismática e por ser um verdadeiro contador de histórias. Ele era um morador querido e respeitado na comunidade, sempre compartilhando suas experiências e lendas da região.

Uma curiosidade que desperta bastante interesse em quem passa pela região, é que Juquinha “morreu” duas vezes. A primeira vez foi engano – ele apenas entrou em um sono profundo e acordou em meio ao velório. Já a segunda, infelizmente, foi real.

A estátua retrata Juquinha em tamanho real, sentado em uma cadeira, com um sorriso acolhedor no rosto. Ela representa a hospitalidade e a alegria de viver que permeiam a região.

Cachoeira Grande

Bem próxima do centrinho da cidade e da entrada do Parque Nacional da Serra do Cipó, você precisa conhecer a Cachoeira Grande.

Com uma extensão de 55 metros, essa bela cachoeira possui uma queda d’água de 9 metros de altura. O paredão alto de pedras contribui para tornar o visual deste local único e marcante.

Para conhecer ela, você precisa pagar um ingresso.Ele te dá acesso para entrar e sair ao longo do dia, quantas vezes quiser. É uma ótima oportunidade para explorar a cachoeira e aproveitar a sua beleza em diferentes momentos.

Cachoeira Véu da Noiva

Incrível foto da Cachoeira Véu da Noiva em Serra do Cipó, com poço azul em contraste com paredão de rocha amarelada.

A gente resolveu deixar para depois, mas não dá mais pra segurar. A Cachoeira Véu da Noiva é uma das cachoeiras mais bonitas da Serra do Cipó! E para aproveitar esse paraíso natural, também é preciso comprar um ingresso. Caso prefira uma visita mais curta, você tem a opção de pagar um valor menor por hora.

O local conta com uma estrutura que inclui uma área de camping. Então, se quiser prolongar a estadia e aproveitar ainda mais a tranquilidade e a beleza da cachoeira, fique à vontade!

Cachoeira do Tabuleiro

Com uma queda d’água de aproximadamente 273 metros de altura, a Cachoeira do Tabuleiro é considerada uma das mais altas do Brasil.

Localizada em meio a natureza, ela oferece um verdadeiro espetáculo visual. A força das águas que despencam do topo da cachoeira cria um cenário de beleza e grandiosidade que com certeza vai te deixar boquiaberto.

Além da beleza, a cachoeira também é bastante visitada para a prática de atividades como trilhas e rapel. A trilha até a base da cachoeira é considerada moderada, mas a recompensa vale cada esforço.

O que levar para os passeios ecológicos na Serra do Cipó?

Ao se aventurar nos passeios pela Serra do Cipó MG, é importante estar preparado para curtir a natureza ao mesmo tempo que garante sua segurança e conforto. Até porque, ninguém gosta de passar perrengue, né?

Preparamos um checklist de itens essenciais para evitar perrengues e aproveitar bastante os seus passeios por lá:

  • Protetor solar de corpo e rosto
  • Chapéu ou boné
  • Repelente de insetos
  • Roupas leves e confortáveis
  • Calçados adequados para trilha (sola emborrachada)
  • Garrafa de água
  • Snacks
  • Mochila
  • Capa de chuva
  • Câmera ou celular com bastante bateria e memória
  • Carregador portátil
  • Lanterna
  • Lenços umedecidos
  • Lenços de papel
  • Sacola para recolher seus lixos
  • Remédios (nunca se sabe quando pode bater aquela dorzinha de cabeça)
  • Uma troca de roupa

Viaje para a Serra do Cipó e viva essa aventura!

Pôr do Sol na Serra do Cipó. O horizonte tem tom alaranjado enquanto o resto do céu vai escurecendo. a vegetação do Parque é rasteira e repleta de pedra e imperfeições.

Agora nada mais te impede de se aventurar pela Serra do Cipó, e quem sabe até estender o passeio e aproveitar mais de Minas Gerais. 

E como te levamos pelos pontos imperdíveis do lugar, esperamos que a vontade tenha batido forte e que tenha gostado do conteúdo. Quando quiser explorar mais lugares incríveis, venha mais vezes no Tô de Passagem.

Nós vamos ficar por aqui, então tenha uma boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem