Não tem como negar que São Paulo é um estado com muita diversidade. A variedade de clima, praias, cachoeiras, trilhas e cidades urbanizadas para quem gosta do movimento, como a própria capital. E se você é uma dessas pessoas apaixonadas por natureza e pelo ecoturismo, deveria pensar em colocar Juquitiba no seu próximo passeio!
Uma das maiores áreas verdes de São Paulo, que preserva uma boa região da Mata Atlântica, proporciona passeios incríveis para aproveitar bastante a beleza da natureza.
Seja para um final de semana ou para alguns bons dias de férias, você vai ficar encantado com o local.
E quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que adoramos esses guias de cidades um pouco menores, mas que são cheias de coisas incríveis para fazer. Por isso, continue por aqui e aproveite essas dicas para quando chegar lá. Bora?
Neste guia, você vai ver:
Pontos turísticos em Juquitiba
O que fazer em Juquitiba: turismo radical
O que levar para os passeios radicais em Juquitiba?
Aproveite a natureza em Juquitiba!
Onde fica Juquitiba?
Juquitiba fica na região metropolitana do estado, a 77 km da capital São Paulo. Geralmente, os paulistas que querem fugir do alto movimento da cidade vão até Juquitiba para respirar o ar puro, apreciar a natureza e se divertir com as atividades radicais do destino.
Os limites da cidade são os municípios de Ibiúna, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, São Paulo, Itanhaém, Pedro de Toledo e Miracatu. A Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo à Curitiba, é a principal via de acesso à Juquitiba.
Como chegar em Juquitiba?
Normalmente, os paulistas vão até Juquitiba de carro, partindo da capital pela BR-116, sentido Taboão da Serra.
Mas como você sabe, a gente adora falar de economia na hora de viajar. Por isso, viajar de ônibus é sempre a melhor opção pra prefere guardar um dinheirinho para mais atrações no destino, ou mesmo para conhecer mais de uma cidade na mesma viagem. Você pode pegar o ônibus da EMTU, que é a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP. A passagem custa R$ 9 e os horários podem oscilar, então dê uma pesquisada antes!
Você vai pegar o ônibus na Avenida Cruzeiro do Sul, 1012 – 1760, e desembarcar na Avenida Tancredo Neves, 730 – 812.
Se você não é paulista, ou não mora na capital de São Paulo, você pode chegar lá de ônibus. Dê uma olhada nas passagens de ônibus para São Paulo e comece a organizar essa viagem!
Pra te dar uma ideia de distância, confira as principais rotas e a duração de cada uma:
Belo Horizonte: 7h20
Curitiba: 6h
Juiz de Fora: 6h50
Rio de Janeiro: 5h40
Brasília: 12h20
Aqui você também encontra ótimas opções de passagens de ônibus em promoção para Juquitiba, caso prefira uma viagem direta.
Como é o clima em Juquitiba?
Em Juquitiba, o verão é morno, abafado e de céu quase sempre encoberto. Já o inverno é ameno.
Ao longo do ano, em geral, a temperatura média varia de 13ºC a 28ºC, raramente inferior a 9ºC ou superior a 32ºC.
As melhores épocas do ano para visitar Juquitiba e aproveitar as atividades ao ar livre são no fim de março até o meio de junho, e do começo de agosto até o começo de setembro.
Quando ir para Juquitiba?
Olha, a galera que vai até o destino com frequência prefere as épocas que menos chove e que não é tão frio, justamente para praticar atividades ao ar livre mais confortável.
Então, as melhores épocas do ano para visitar o destino, como dissemos anteriormente, é do fim de março ao meio de junho, e do começo de agosto ao início de setembro.
Pontos turísticos em Juquitiba
Para que a sua viagem seja muito bem aproveitada, separamos alguns pontos turísticos e passeios que você precisa fazer enquanto estiver por lá!
Dê uma olhada e não esqueça de anotar nossas dicas:
Represa Cachoeira do França
Considerada uma das mais bonitas de São Paulo, a Cachoeira do França é um dos principais pontos turísticos de Juquitiba.
É bastante procurado para pesca esportiva, passeios de barco ou para tomar aquele banho de cachoeira bem refrescante.
Cercada de vegetação de Mata Atlântica, o local conta com vários estabelecimentos ao seu redor, como marina, pesqueiros, campings, pousadas e chalés.
Dá para se organizar e acampar por lá, o que acha?
Para chegar lá, de carro, você vai pegar a BR – 116 e depois a Estrada dos Carmirangas, Estrada dos Cuiabá e, enfim, a Estrada Cachoeira do França. Não se preocupe, é tudo muito bem sinalizado.
Toca da Raposa
A Toca da Raposa é um centro de lazer e cultura que existe há mais de 25 anos! O local desenvolve vários projetos que prometem oferecer mais conhecimento sobre o bioma da Mata Atlântica.
Os projetos são para adultos e crianças, trazendo a reflexão ambiental para criar mais consciência com o nosso planeta.
O espaço recebe desde atividades recreacionais infantis, até eventos corporativos. Acesse o site oficial e confira a programação quando você estiver por lá!
Você vai encontrar o local na Rodovia Régis Bittencourt Km 323 – Bairro das Senhorinhas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos finais de semana das 9h30 às 16h30.
Viva Ecoparque
Esse local é diversão garantida para toda a família!
O Viva Ecoparque oferece trilhas, cachoeiras, tobogãs radicais e até mesmo piscina com ondas.
Crianças até 5 anos não pagam a entrada, acesse o site do local para dar uma olhada no valor atual dos ingressos.
O parque fica na Estr. do Jacuba, 2011 – Jardim das Palmeiras, aberto nas quartas e finais de semana, das 9h às 17h.
Cachoeira do Palomar
Além de poder aproveitar a cachoeira para tomar um banho bem relaxante e refrescante, várias pessoas vão até o local para praticar esportes radicais.
As mais comuns são as descidas de tirolesa, percurso de arvorismo, trilhas para trekking e rapel.
A entrada é gratuita e você chega ao local pela Estrada do Soturno, virando no km 4 para chegar na Cachoeira.
Seja para praticar as atividades ou só para relaxar na cachoeira, você vai adorar esse passeio!
Rio Juquiá
Praticamente visitado com o objetivo de praticar rafting, o Rio Juquiá é uma verdadeira obra de arte natural. Você vai ficar encantado com a paisagem!
O esporte praticado por lá tem chamado cada vez mais turistas para o destino. Você está pesquisando Juquitiba por isso? Saiba que realmente vale muito a pena! Inclusive, esse é o tipo de rolê perfeito para quem curte uma viagem de bate e volta.
Durante a descida do rio, os aventureiros, praticando rafting, aproveitam um visual surpreendente da Mata Atlântica, e enfrentam as corredeiras de nível 2 a 4 pelo percurso.
Inclusive, nas noites de lua cheia, acontece o rafting noturno. Teria coragem?
O que fazer em Juquitiba: turismo radical
Já que começamos a falar sobre esportes radicais ao ar livre – principal atrativo de Juquitiba – saiba mais sobre as atividades mais praticadas no destino. Inclusive, na cidade você encontra empresas que formam grupos e organizam essas aventuras. Além de monitorar, claro.
Arvorismo em Juquitiba
O arvorismo consiste em superar obstáculos e progredir entre plataformas suspensas, utilizando todo o seu equilíbrio e concentração.
É uma atividade que acelera o coração – de um jeito bom – e muito divertida, indiferente da sua idade.
No Rio Juquiá, a atividade é operada pela Canoar, que oferece todos os equipamentos necessários para manter a sua segurança.
Tirolesa em Juquitiba
Se você gosta de emoção e velocidade, você vai amar descer uma tirolesa!
Os percursos, em Juquitiba, tem em média 200 metros de extensão, sendo que em um dos percursos, a chegada termina na água com um delicioso mergulho.
Vários pontos turísticos são propícios para a atividade, então confira no centro da cidade onde encontrar os melhores.
Rafting em Juquitiba
Todas as descidas de rafting são feitas no Rio Juquiá, que tem um excelente volume de água durante todo o ano, perfeito para a prática do esporte.
O visual da Mata Atlântica por toda a descida é simplesmente incrível!
E, por lá, você vai perceber que existem dois percursos de rafting. O percurso Juquiá, com corredeiras de nível 2 a 3+, recomendado para iniciantes, e o percurso Alto Juquiá, com corredeiras de nível 2 a 5, que é uma alternativa para quem procura por mais emoção.
Boia Cross em Juquitiba
Para praticar o Boia Cross, você desce o rio sentado em uma boia individual em um trecho de 2 km de águas calmas, com pontos de corredeiras leves.
É uma atividade muito gostosa de se fazer. Escolha um belo dia de sol, pegue sua bóia (que pode ser alugada no lugar) e só se preocupe em curtir o visual e se desligar de todo o resto.
Vale a pena curtir o passeio nas águas do Rio Juquiá também. Já deu para perceber que este é o point das atividades radicais, não é?
O que levar para os passeios radicais em Juquitiba?
Nada melhor do que fazer uma viagem sem perrengues, super organizada, sem precisar voltar para casa mais cedo ou passar o tempo todo preocupado por ter esquecido algo. E por mais que a maioria desses itens seja óbvio, a gente prefere garantir que nada vai ficar de fora da sua mochila!
Confira o checklist que separamos para você:
- Roupas leves para as atividades radicais
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Repelente
- Carregador portátil
- Fones de ouvido
- Boné/Chapéu
- Snacks práticos
- Garrafa d’água
- Tênis confortável para as trilhas
- Roupa de banho
- Itens de higiene pessoal (desodorante, escova e pasta de dente, sabonete)
- Toalhas
- Um bom livro ou fones de ouvido para curtir o trajeto de ônibus
- Alguns medicamentos simples para evitar dor de cabeça e enjoo, por exemplo
Se estiver viajando solo, não esqueça de andar com alguns contatos de emergência, e compartilhe seu roteiro com pessoas próximas.
Aproveite a natureza em Juquitiba!
E aí, deu vontade de praticar todas essas atividades radicais?
A adrenalina é incrível, e tudo isso com a paisagem da Mata Atlântica? É uma experiência que não dá para perder! Se você parar pra pensar que um lugar assim fica tão perto da capital, não tem como não pensar em um rolê combinado, certo?
Você pode misturar a tranquilidade de Juquitiba com os melhores pontos turísticos de São Paulo, já pensou?
E, se você não é muito fã dos esportes radicais, você ainda pode aproveitar muito o destino para relaxar ao som de cachoeiras e passarinhos enquanto pega um sol.
Esperamos que tenha gostado desse artigo e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos e trazem sempre dicas para os melhores passeios por destinos no Brasil e na América Latina.
Ah! E quando voltar, compartilhe um pouco da sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários.
Boa viagem e até a próxima!