logo-to-de-passagem

Itaúnas, ES: O que Fazer de Melhor na Terra do Forró

setastdp

Dunas, praias de uma beleza extraordinária, natureza exuberante e muito forró bom.

E aí, em que lugar você pensou? Paraíba? Pernambuco? Nada disso. Embora esses estados também tenham bastante dos elementos que mencionamos, o nosso destino de hoje fica no Espírito Santo. Estamos falando de Itaúnas, a “Terra do Forró”. Se você é do tipo que adora cidades com aquele ar rústico acolhedor, prepare-se para conhecer um cantinho que vai roubar seu coração!

Para te ajudar a aproveitar o melhor da sua estadia em Itaúnas, fizemos um conteúdo especialmente dedicado às atrações mais legais que você vai encontrar por lá. De quebra, vamos te passar algumas dicas que vão te proporcionar uma viagem perfeita. E aí, bora embarcar?

Fica aqui com a gente que você vai ler sobre: 

Onde fica Itaúnas? 

Como chegar em Itaúnas? 

Clima em Itaúnas 

Melhor época para visitar Itaúnas 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Itaúnas

Praia de Itaúnas 

Dunas de Itaúnas 

Riacho Doce 

Costa Dourada 

Trilhas para conhecer em Itaúnas 

Trilha do Tamandaré 

Trilha do Buraco do Bicho 

Trilha dos Pescadores

Trilha das Borboletas 

Onde curtir um bom forró em Itaúnas? 

Buraco do Tatu

Bar Forró e Festival do Forró de Itaúnas (FENFIT)

Flor de Mandacaru (antigo Café Brasil)

Está esperando o que para dançar um forrozinho em Itaúnas? 

Onde fica Itaúnas?  

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que Itaúnas não é exatamente uma cidade!

Na verdade, trata-se de um distrito do município de Conceição da Barra, localizado no extremo norte do Espírito Santo. Ele fica bem na divisa com a Bahia, a mais ou menos 260 quilômetros de Vitória.

Itaúnas nasceu no século 18, originada pela chegada dos colonos portugueses à margem do rio de mesmo nome. Com o tempo, foi tomando uma identidade própria e se tornou um dos destinos turísticos mais adorados do estado por causa do charme bucólico que carrega e de suas variadas belezas naturais. Mas sobre isso a gente vai falar mais daqui a pouquinho. 

Como chegar em Itaúnas? 

Para conhecer Itaúnas, você vai precisar cair na estrada!

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, capital do Espírito Santo, então não dá para voar direto até o destino final. Felizmente, o trajeto é bem fácil de se você escolher viajar de ônibus, em especial por meio das rotas da viação Águia Branca, que podem te deixar em Conceição da Barra. Em geral, essa é a opção favorita dos turistas que não querem lidar com os custos e a burocracia de alugar um veículo.

Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira o tempo de estrada até Conceição da Barra saindo de algumas cidades famosas:

Linhares: 2h30

Vitória: 5h30

Porto Seguro: 6h30

Belo Horizonte: 11h

Ao chegar, você vai descer na rodoviária do município, que fica na Rua Estephania de Oliveira Serra, nº 93. De lá mesmo, você consegue pegar outros coletivos que vão até Itaúnas, trajeto de pouco mais de 20 quilômetros e que dura 30 minutos.

Até que não é difícil, hein? Se quiser garantir uma viagem tranquila, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para Conceição da Barra

Clima em Itaúnas 

Vista de uma das dunas. Assim que termina o banco de areia de onde a foto foi tirada, começa um trecho de mata que se estende até o horizonte. Em segundo plano está uma pessoa de costas.

Assim como no resto da região litorânea em que Itaúnas fica, o clima no distrito é do tipo tropical seco. Na prática, isso significa que as temperaturas variam entre 19ºC e 31ºC ao longo do ano, geralmente com uma sensação térmica bem abafada.

A estação morna vai do início de janeiro até abril, sendo fevereiro o mês mais abafado de todos. Nesse período, a média nos termômetros é de 27ºC. Na temporada fresca, por outro lado, é fácil se deparar com temperaturas na faixa dos 23ºC – em especial nos meses de junho, julho, agosto e setembro –. 

Melhor época para visitar Itaúnas 

Aqui a gente tem uma boa notícia: dá para visitar Itaúnas com tranquilidade em qualquer época. Afinal, o calor se mantém durante o ano inteiro, e é ele que deixa muitos dos passeios ainda mais gostosos.

Entretanto, para planejar sua viagem da melhor forma possível, é importante que você saiba como funciona o movimento turístico no distrito. Por isso, abaixo, a gente te explica um pouco mais sobre a alta e a baixa temporada em Itaúnas.

Alta temporada 

Com a chegada do verão, em dezembro, as pacatas ruas de Itaúnas ficam tomadas por viajantes determinados a curtir o auge do calor. Por isso, até março, o distrito passa por uma alta temporada bem intensa. A mesma coisa acontece (em proporções um pouco menores) durante os feriados prolongados, como Corpus Christi.

Além disso, Itaúnas também ganha um movimento especial durante o mês de julho: é quando ocorre o famoso Festival de Forró de Itaúnas, que agita a vila com uma energia especial. É a época perfeita para quem adora conhecer gente nova! 

Baixa temporada 

Nos meses intermediários, como abril, maio, agosto, setembro e outubro, o movimento em Itaúnas fica praticamente restrito à vida cotidiana dos poucos habitantes.

Por isso, esse é o período ideal para viajar se você gosta de calmaria absoluta e prefere conhecer o distrito com máxima tranquilidade. É também nesses meses que os preços de serviços e produtos locais costumam estar mais amigáveis, por causa da baixa procura. Portanto, é uma boa época se você é do tipo que preza pela economia.

O que fazer em Itaúnas 

Sol se pondo por cima das águas do rio, em Itaúnas. O céu se divide entre tonalidades de laranja e azul escuro. Aparece ainda a silhueta da mata e no centro está um grupo de pássaros.

Chegou a nossa parte favorita do texto!

A partir de agora, começa a nossa tour pelas maravilhas de Itaúnas. Já está com os trajes de banho aí? Não se esqueça do protetor solar e, é claro, dos sapatos de trilha. Vamos nessa, que é hora de descobrir o que fazer em Itaúnas e como aproveitar os melhores pontos turísticos desse pedacinho de paraíso.

Praia de Itaúnas 

É claro que a primeira parada do nosso passeio tinha que ser a fantástica Praia de Itaúnas.

Com uma faixa de areia bem ampla e águas esverdeadas, esse é o point perfeito para quem aprecia belas paisagens. Não tem lugar melhor para assistir ao pôr do sol! 

Nos períodos de calor, dá para aproveitar o sol e o mar durante o dia todo. Já nas épocas mais frias, a gente recomenda levar um agasalho leve, já que a brisa marítima fica mais intensa. A Praia de Itaúnas conta com uma infraestrutura simples, composta por barraquinhas e alguns quiosques.

Inclusive, se você economizar uma graninha viajando de ônibus e decidir estender seu passeio, aqui tem um super conteúdo com 10 praias no Espírito Santo que valem a pena conhecer.

Dunas de Itaúnas 

Vista aérea das dunas de Itaúnas. As formações de areia formam montes e planícies que se intercalam com trechos de mata de restinga, que tem uma vegetação baixa.

O segundo maior atrativo turístico de Itaúnas, atrás apenas da praia, é a beleza das dunas de Itaúnas.

Apesar de terem se tornado ícones do distrito, elas só começaram a se formar na década de 1970, tornando Itaúnas um destino perfeito para os aventureiros. Hoje em dia, são consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, acredita? Realmente, não dá para conhecer o destino sem passar por esses grandes cartões-postais – grandes mesmo, afinal, algumas das dunas chegam a 30 metros de altura –.

Se você quiser um visual ainda mais inesquecível, faça o esforço de acordar bem cedo para ver o sol nascer em meio à paisagem de areia dourada. A gente promete que vale muito a pena! Ah, na noite do Réveillon, as dunas também se tornam palcos para shows de forró e para uma queima de fogos lindíssima.

Riacho Doce 

Se você tiver tempo no seu roteiro para se afastar um pouquinho do coração de Itaúnas, não deixe de visitar a Praia do Riacho Doce.

Localizada a mais ou menos 16 quilômetros do distrito, ela já ganhou até o título de segunda praia deserta mais bonita do Brasil de acordo com o Guia Quatro Rodas. Do lado esquerdo da praia, você vai encontrar o riacho que a batiza – também o responsável por fazer a divisão entre Conceição da Barra e o município baiano de Mucuri –. 

Se você curte banhos de rio e de mar, vai poder alternar entre os dois com o maior sossego do mundo na Praia do Riacho Doce. Mas lembre-se: é uma praia deserta mesmo, daquelas em que você vai dar de cara com a natureza selvagem, então não espere encontrar infraestrutura. 

Costa Dourada 

Já no território de Mucuri, bem perto da Praia do Riacho Doce, você vai encontrar outro lugar igualmente paradisíaco: a Praia de Costa Dourada.

A vibe dos dois lugares é bem parecida: pouca gente, paisagens de tirar o fôlego e uma natureza praticamente intocada. Em Costa Dourada, a vista é enriquecida por falésias e pelos dois córregos que deságuam no mar. Se quiser uma dose extra de emoção, você pode fazer um passeio de buggy até lá, já que várias empresas e motoristas particulares de Itaúnas oferecem esse serviço.

Trilhas para conhecer em Itaúnas 

Trilha do Parque Estadual de Itaúnas. O caminho de madeira passa por entre a vegetação densa da Mata Atlântica. Ao fundo, aparece o céu azul, coberto por algumas nuvens.

Além de todos os tesouros naturais que já te apresentamos até aqui, Itaúnas também abriga uma unidade de conservação ambiental super importante, o Parque Estadual de Itaúnas.

Nele, você terá a oportunidade de fazer um verdadeiro mergulho na biodiversidade sensacional da Mata Atlântica. Os 3500 hectares do parque são cortados por trilhas que, juntas, chegam a 15 quilômetros de percurso. Abaixo, vamos te mostrar alguns dos caminhos mais legais desse oásis verde!

Trilha do Tamandaré 

A Trilha de Tamandaré é, sem dúvidas, a mais famosa do Parque Estadual de Itaúnas.

Além da beleza, ela carrega também uma história interessante: foi nomeada em homenagem ao Sr. Tamandaré, um morador da antiga vila que existia na região. O povoado foi coberto pela areia no século passado, quando as dunas chegaram. Hoje em dia, a única construção que continua de pé é justamente a casa do Tamandaré, que pode ser visitada após um percurso leve de aproximadamente 700 metros. De lá, você pode caminhar mais 400 metros para ir até a praia. No total, a trilha dura cerca de 40 minutos.

Trilha do Buraco do Bicho 

A Trilha do Buraco do Bicho chama atenção de muitos turistas por causa do nome, originado a partir de mais uma das lendas e causos do Parque Estadual de Itaúnas. 

O percurso de aproximadamente 2,8 quilômetros da trilha leva até uma formação curiosa nas dunas: um grande buraco que, segundo os moradores da antiga vila, teria sido cavado por um “bicho” misterioso. Mas calma, a gente garante que durante o percurso você só vai encontrar as inofensivas e lindas espécies da fauna e flora locais. A dificuldade da Trilha do Buraco do Bicho é média e ela leva aproximadamente 2 horas.

Trilha dos Pescadores

A Trilha dos Pescadores, como indica o nome, é um caminho bastante usado pelas famílias de Itaúnas que sobrevivem da pesca.

No destino final, a bela Praia da Pedra Grande, você verá uma pequena aglomeração de bateiras, embarcações utilizadas pelos pescadores em seu ofício. Durante o trajeto, que dura mais ou menos 1h30, você vai passar por restingas e pelas dunas. Essa é uma das trilhas fáceis do parque, com 600 quilômetros de extensão.

Trilha das Borboletas 

Na Trilha das Borboletas, você terá o privilégio de acompanhar a transição entre a mata fechada e as restingas.

A incrível mudança de paisagens é marcada por várias espécies vegetais belíssimas, incluindo orquídeas e bromélias. Como o nome sugere, é possível que você também se depare com as simpáticas borboletas coloridas que vivem na região. A dificuldade da trilha é média e ela dura em média 3 horas, com mais ou menos 3 quilômetros de extensão. 

Onde curtir um bom forró em Itaúnas? 

A essa altura, talvez você já esteja se perguntando de onde vem o apelido carinhoso de “Terra do Forró”, né?

Pois bem, se você veio na intenção de dançar um bom arrasta-pé, pode se preparar para curtir os points do forró em Itaúnas. O ritmo é super tradicional no distrito e tem até um festival dedicado inteiramente a ele. Vamos nessa, que é hora de deixar o fole da sanfona chorar! 

Buraco do Tatu 

Depois de passar o dia curtindo a natureza de Itaúnas, você pode aproveitar o som ao vivo dos trios de forró que se apresentam no Buraco do Tatu.

Além disso, a casa também tem apresentações de DJs, vários eventos próprios super badalados e até torneios de dança. Se você confia nas suas habilidades no arrasta-pé, por que não participar de uma competição? No fim das contas, o objetivo principal é se divertir e aproveitar a noite. Para conferir a programação e comprar ingressos, acesse o perfil oficial do Buraco do Tatu no Instagram.

Bar Forró e Festival do Forró de Itaúnas (FENFIT)

Até os viajantes que não são dançarinos de carteirinha costumam adorar o Bar Forró. Inaugurado em 1988, o charmoso estabelecimento é um verdadeiro clássico. Além da programação regular, que já é bem animada, ele também recebe o Festival de Forró de Itaúnas, um mega evento que costuma acontecer na metade de julho e traz apresentações de grandes ícones do gênero musical, como a banda Falamansa e a cantora Elba Ramalho. As datas exatas sempre ficam no perfil do Instagram do Bar Forró.

Caso pretenda viajar em dezembro ou em janeiro, você poderá curtir o Festival de Verão, que também acontece no bar durante esse período.

Flor de Mandacaru (antigo Café Brasil)

Outro lugar que marcou a história de Itaúnas como destino turístico foi, sem dúvidas, o Café Brasil.

Hoje em dia, o tradicional ponto é ocupado pelo Flor de Mandacaru, um restaurante fantástico que conserva a essência aconchegante de seu antecessor. O menu inclui massas, frutos do mar, drinks autorais, vinhos e, é claro, aperitivos maravilhosos. Esse vai se tornar o seu lugar preferido para tomar um bom coquetel depois de turistar muito!

Outro diferencial excelente do Flor de Mandacaru é que ele traz ritmos musicais variados, para além do forró: você vai encontrar apresentações voltadas para o reggae, MPB, rock e outros gêneros.

Está esperando o que para dançar um forrozinho em Itaúnas? 

Pequena casa branca de aparência rústica, localizada em meio à mata litorânea. Ela está rodeada por uma vegetação. Ao fundo, aparece um trecho do mar azul da Praia de Itaúnas.

Natureza e mergulhos refrescantes de dia, música boa e pistas de dança animadas durante a noite. Fala sério, tem coisa melhor?

Pois é, apesar de termos te mostrado bastante coisa aqui, a gente sabe que as palavras só são capazes de traduzir uma parte do encanto de Itaúnas. Para entender mesmo por que a adoramos tanto desse destino fantástico, só mesmo conhecendo de perto as belezas do distrito. 

E agora que você sabe como planejar a viagem perfeita, é hora de arrumar as malas, providenciar suas passagens e se apaixonar por Itaúnas. Só tem um probleminha: você não vai querer mais ir embora!

E aí, curtiu? Então que tal conhecer outros destinos maravilhosos espalhados pelo Brasil e pela América Latina? Aqui no Tô de Passagem, a gente sempre cria guias de viagem e outros conteúdos cheios de dicas valiosas para quem adora se aventurar pelas estradas. Não deixe de conferir nossos outros posts.

A gente fica por aqui. Para você, desejamos uma boa viagem a Itaúnas e muito forró no pé!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem