As praias do Espírito Santo são algumas das mais famosas do litoral brasileiro, em especial da região sudeste do país. Desde as mais desertas às mais populares, nesse post você vai descobrir detalhes sobre as 10 melhores praias do estado.

Com temperaturas máximas médias na casa dos 30°C no verão, mesmo no inverno é possível encontrar turistas e moradores locais aproveitando o sol nas praias do Espírito Santo.  

Confira as dicas a seguir e anote o nome de cada uma das praias para aproveitar ao máximo suas próximas férias em família.

Praia de Camburi – Vitória

A Praia de Camburi, apontada como uma das melhores praias do Espírito Santo, é localizada na capital do estado, Vitória, e fica na Avenida Dante Michelini, sendo facilmente acessada por todos que visitam a cidade. 

Ideal para realizar caminhadas, atividades físicas e também tomar banho de sol e de mar, a Praia de Camburi, antes da pandemia da Covid-19, no verão se tornava palco para diversos eventos, como shows de artistas e bandas famosas, além de oferecer uma excelente infraestrutura para turistas e moradores o ano todo.

Praia da Curva da Jurema – Vitória

Praia da Curva da Jurema

Localizada em frente ao shopping de Vitória, a Praia da Curva da Jurema é um dos cartões-postais da cidade, considerada por muitos como uma das melhores praias do Espírito Santo. E o mar calmo de águas claras, sem dúvidas, é um dos principais fatores influentes nessa classificação.

Contando também com uma boa infraestrutura, próxima de hotéis, bares e restaurantes, essa é a praia perfeita para quem gosta de praticar esportes no mar, como passeios de canoa ou Stand Up Paddle. Próxima à Ilha do Boi e a Praça dos Desejos, da Praia da Curva da Jurema é possível ter uma vista singular para a Ilha do Frade – imperdível!

Três Praias – Guarapari

Uma das praias mais bonitas do espírito santo, as Três Praias, em Guarapari, ainda que pequenas, são belas e indescritíveis. Separadas apenas por algumas pedras e árvores, juntas elas foram o local perfeito para passar o dia com a família e amigos, em especial pelas águas claras, limpas e com poucas ondas.

Porém, vale ressaltar que essas praias são mais afastadas do centro de Guarapari, assim, a infraestrutura é pouca. Ao viajar para o Espírito Santo e decidir visitá-las, ou passar o dia, a dica é se preparar levando frutas e bebidas, uma vez que restaurantes e quiosques não ficam muito próximos ao local, mas lembre-se sempre de não deixar embalagens plásticas para trás.

Praia dos Namorados – Guarapari

Praia dos Namorados

Outra opção para quem viajar até Guarapari, a Praia dos Namorados também conta com mar calmo, de poucas ondas, águas claras, limpas e paisagem de tirar o fôlego. De fácil acesso e com quiosques próximos, essa é uma das melhores praias do Espírito Santo para quem viaja com crianças e deseja curtir o dia sem preocupações.

E, ainda que sua faixa de areia não seja das maiores, a Praia dos Namorados possui um clima muito agradável e, como o mar é tranquilo, pessoas que gostam de praticar atividades como o snorkel costumam deixar o local repleto de elogios. Já para os amantes de fotografia, as pedras à beira da praia se tornam o cenário ideal para registrar o passeio.

Praia de Setiba – Guarapari

Mais uma alternativa para quem vai à Guarapari, a Praia de Setiba é popular na região e é considerada por muitos como a praia mais bonita do Espírito Santo. Aqui, novamente o mar azul e calmo se torna o centro das atenções, atraindo visitantes de todas as partes do país. 

Localizada a cerca de 12 km do centro da cidade, seu acesso é fácil e a infraestrutura também é muito elogiada. Além disso, sua larga faixa de areia e as poucas ondas tornam esse um dos pontos preferidos dos casais que viajam com crianças, enquanto as pedras e a paisagem são ideais para registrar imagens do local. 

Praia do Morro – Guarapari 

Por último, mas não menos importante, ainda em Guarapari, se você se pergunta qual a melhor praia do Espírito Santo, talvez a Praia do Morro seja a resposta. Em seus, aproximadamente, 4 km de extensão, essa é uma das mais frequentadas da cidade, sendo ainda mais popular durante os meses de verão.

Com um pôr do sol de deixar qualquer um sem palavras, a Praia do Morro Espírito Santo é frequentada pelos mais diversos grupos de pessoas, desde surfistas, famílias, amigos, moradores locais e turistas. Se programe para passar alguns dias na cidade e aproveite a beleza de cada uma dessas praias.

Praia de Itaparica – Vila Velha

Continuando a viagem pelo estado e passando por as melhores praias do Espírito Santo, ao planejar sua ida à Vila Velha, a Praia de Itaparica não pode ficar de fora do roteiro. Com visitantes sempre animados, em especial os surfistas, as ondas geralmente são fortes e o mar bem agitado.

A infraestrutura local é outro ponto positivo do local, uma vez que os quiosques das proximidades são ótimos para provar a culinária da região. E, para aqueles que desejarem levar as crianças, basta ficar sempre atento ao mar e de olho para que os pequenos fiquem apenas na parte mais rasa.

Praia da Costa – Vila Velha

Praia da costa no Espírito Santo

Pesca, mergulho, quiosques e restaurantes são apenas algumas das opções de coisas para fazer ao visitar a Praia da Costa. Comumente conhecida como a melhor praia de Vila Velha, os turistas trazem ainda mais movimento ao local durante a alta temporada.

É válido ressaltar também que, embora o mar seja um pouco mais agitado, ainda é um ótimo lugar para passar a tarde com as crianças, uma vez que a faixa de areia é grande e, durante à noite, o calçadão ganha uma iluminação especial, perfeito para fazer caminhadas após curtir o sol de Vila Velha.

Praia das Falésias – Marataízes

Agora indo para Marataízes, localizada no litoral sul do Espírito Santo, a Praia das Falésias é uma das praias mais belas que você conhecerá. Um pouco mais afastada, sem muitos quiosques ou restaurantes em volta, o que ganha destaque aqui são justamente as grandes falésias – paredões montanhosos –, que criam uma paisagem única e paradisíaca.

Praia dos Castelhanos – Anchieta

Já em Anchieta, outro município do Espírito Santo, a Praia dos Castelhanos é uma das melhores alternativas para passar o dia na região. Limpa, com boa infraestrutura e um cenário desenhado pela natureza, o pôr do sol é um dos momentos mais lindos para presenciar na praia. Ao visitar o local, será possível curtir com as crianças sem maiores preocupações, em especial na parte direita, onde o mar tende a ser mais calmo.

Então, depois de conhecer tantos lugares paradisíacos, não seria exagero dizer que algumas das melhores praias do Brasil ficam no Espírito Santo, certo? Para todos os gostos e para todos os tipos de turistas, é certo que o estado reserva maravilhas para aqueles que viajam até lá. 
E, para os que buscam sempre economizar, existem muitos outros lugares baratos para viajar no Brasil, seja no sul, norte, leste ou oeste do país, em especial se a viagem for feita de ônibus em poucas horas de estrada. O que acha?

Veja também no Tô de Passagem:

O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
14 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio De Janeiro
O Que Fazer Em Vitória: 20 Dicas Para Conhecer A Cidade!

Escrever um comentário