Se você curte viajar, com certeza já ouviu falar nos lençóis maranhenses. Mas o que você sabe sobre os lençóis cearenses?
Pois é, esse recurso natural conhecido pela beleza de suas paisagens é apenas uma das muitas atrações que aguardam por você em Paracuru. A simpática cidadezinha fica pertinho de Fortaleza e é um paraíso para quem curte praias encantadoras, lagoas, dunas, paisagens de tirar o fôlego e muita tranquilidade. Já curtiu, né? Então você está no texto certo!
Aqui, vamos te conduzir pelas melhores atrações de Paracuru, para que você saiba exatamente o que fazer durante sua passagem por lá. Aliás, já pega a dica: se você está planejando uma viagem para a capital cearense, Paracuru pode ser um ótimo destino para um passeio rápido, do tipo “bate e volta”.
Cola na gente que o passeio vai ser massa! Você está prestes a descobrir:
O que fazer em Paracuru: pontos que você precisa conhecer
Bônus de passeios que não podem ficar de fora do roteiro em Paracuru
Admirar o pôr do sol da cidade
Paracuru é um charme mais do que completo!
Onde fica Paracuru?
Nosso destino de hoje é parte da Região Metropolitana de Fortaleza: Paracuru fica a apenas 87 quilômetros do coração da capital.
Por causa dessa localização privilegiada, que inclui vários tesouros valiosos do litoral cearense, o município é muito procurado pelos viajantes que já conheceram as praias de Fortaleza e seus outros pontos turísticos e desejam estender um pouquinho a viagem.
Além disso, Paracuru é também a escolha número um de quem adora curtir um solzão e um mar cristalino e prefere aproveitar tudo isso num lugar mais sossegado do que a badalada Jericoacoara, por exemplo. Dá para dizer que assim como Aquiraz, Paracuru é um destino perfeitamente equilibrado: é perto da capital, fácil de chegar, cheio de belezas naturais e mais acessível do que outras cidades famosas.
Como chegar em Paracuru?
Para curtir as praias de Paracuru, você vai ter que pegar a estrada. Afinal, o aeroporto mais próximo é o Pinto Martins, em Fortaleza, então é preciso completar o trajeto por via terrestre. Felizmente, as rodovias do percurso são boas e o caminho é simples: basta seguir pela CE-085 e depois pegar a CE-041.
Se você adora economizar uma grana na hora viajar, aqui vai mais uma sugestão legal: em vez de alugar um veículo, que tal viajar de ônibus? Assim, além de poupar dinheiro, você ainda evita burocracias e curte o caminho sem preocupações.
Saca só o tempo de estrada até Paracuru partindo de algumas cidades famosas:
Fortaleza: 1h30
Jericoacoara: 3h30
Teresina: 8h
Natal: 9h30
Ao chegar, você vai descer na rodoviária da cidade. Ela fica na Rua Oscar Prata (s/nº), bem no Centro. Você vai perceber que, de lá, é fácil chegar a outras áreas do município rapidamente.
E aí, deu pra entender? Se quiser adiantar o planejamento da sua viagem, dá uma olhada aqui nessas passagens de ônibus em promoção para Paracuru.
Quando visitar Paracuru?
Em geral, dá para dizer que todas as cidades das imediações de Fortaleza podem ser visitadas durante o ano todo.
O clima em Paracuru é relativamente estável: os termômetros por lá dificilmente marcam menos de 24ºC ou mais de 31ºC. Como estamos falando do litoral cearense, dá pra afirmar sem medo que você vai pegar dias de sol intenso durante sua estadia. Mas se quiser fugir da época mais chuvosa, evite o período entre o final de fevereiro e o início de maio.
Durante os meses do verão, assim como em julho (por causa das férias escolares) e em todos os feriados prolongados, o movimento turístico em Paracuru fica mais intenso. Por isso, se você prefere curtir a cidade com o máximo de sossego possível, a gente recomenda que você tente desviar desses períodos de alta temporada.
O que fazer em Paracuru: pontos que você precisa conhecer
Agora que já te passamos as informações essenciais que você vai usar para planejar sua viagem a Paracuru, chegou a nossa parte favorita!
Pode ir separando as roupas de banho e as sandálias de dedo. Ah, e vê se não esquece de caprichar no protetor solar! Porque é hora de conhecer as maravilhas da natureza de Paracuru, dar mergulhos refrescantes, aproveitar aquela sensação de pé na areia e sentir a brisa do litoral batendo no rosto. Você merece, vai.
Lençóis Paracuruenses
As dunas de areia branca que compõem os lençóis de Paracuru são um espetáculo por si só!
Assim como em Genipabu, no Rio Grande do Norte, as lindas formações arenosas se estendem a perder de vista e encantam os visitantes todos os dias. Nos espaços entre elas, surgem as lagoas, que deixam a paisagem ainda mais incrível. O cenário é tão lindo que é constantemente usado na gravação de comerciais e videoclipes! Por isso, aproveite a oportunidade para contemplar a vista e, é claro, tirar muitas fotos lindas.
O acesso às dunas é feito pela parte esquerda da Praia da Pedra Rachada, sobre a qual falaremos daqui a pouco.
Praia de Paracuru
Também conhecida como Praia Central ou Praia Munguba, a Praia de Paracuru é a mais popular da cidade.
Afinal, ela fica bem perto do centro, o que facilita a locomoção. Além disso, por ser uma praia urbana, ela conta com uma infraestrutura perfeita para quem não abre mão do conforto na hora de curtir a areia. O mar é bom para mergulhos, a depender da situação da maré, então não se esqueça de conferir a tábua de previsões antes de cair na água! De qualquer forma, o passeio vale a pena mesmo que seja só para caminhar na areia e apreciar a paisagem urbana de um ângulo diferente.
Praia do Farol
A Praia do Farol é, na verdade, uma pontinha da Praia de Paracuru.
A faixa de areia é modesta (durante a maré alta, ela quase desaparece!) e rodeada por árvores. Mas a grande atração aqui é o Farol de Paracuru, um dos mais importantes cartões-postais da cidade, que fica bem à beira-mar. Depois de conhecer o Farol, não deixe de se sentar em alguma das muitas mesinhas que ficam ao redor dele e pedir uma cervejinha ou um suco para relaxar. Também há opções de aperitivos e refeições simples, caso você queira repor as energias.
Praia Ronco do Mar
Se você vai passar pouco tempo em Paracuru e quer curtir um dia na praia, pode escolher a Praia Ronco do Mar sem medo.
O espaço na areia é amplo e, apesar de ficar disputado durante a alta temporada e os fins de semana, é perfeito para estender a canga e pegar um bronze. A água é boa tanto para banhos quanto para a prática de esportes aquáticos, como o surfe. Por fim, a infraestrutura é ótima, com vários estabelecimentos e barraquinhas de comida e bebida. Em outras palavras, a Praia Ronco do Mar é o casamento perfeito entre sossego, adrenalina e conforto!
Praia da Carnaubinha
Apesar de não ser muito grande, a Praia de Carnaubinha é dona de uma beleza única.
O mar é de um azul convidativo que com certeza vai te encantar. Como a infraestrutura não é muito robusta, a protagonista aqui é a paisagem. Se quiser dar um mergulho, se ligue no movimento das ondas, que podem ficar intensas em alguns momentos do dia. Por esse motivo, também é um ótimo ponto para quem curte atividades radicais. Se você nunca tentou, que tal arriscar um passeio de windsurf durante sua estadia em Paracuru?
Praia da Boca do Poço
A Praia da Boca do Poço é o trecho que fica entre a Praia Ronco do Mar e a Praia das Almas, da qual ainda não falamos.
Como tem muitas barraquinhas especializadas em bebidas, esse é o ponto perfeito para quem deseja pedir um drink e apreciar o mar, que tem um tom esverdeado lindíssimo. A água é boa tanto para mergulhos quanto para esportes, e o melhor: nos fins de semana, também rola uma agitação legal depois que o sol se põe. Portanto, tente visitar a Boca do Poço e suas imediações já no final da tarde. Assim, você pega um pouco do sol e curte o forrozinho que toca à noite.
Praia do Meio
Se o sossego é sua prioridade, pode definir a Praia do Meio como primeira parada.
Essa pequena praia cercada por uma vegetação nativa cheia de vida tem um visual que parece saído da tela de cinema. É paradisíaca mesmo! Vale muito a pena visitar esse ponto para aproveitar a tranquilidade da área passando umas horas na areia e tirar lindas fotos. O mar, por outro lado, não é muito adequado para banhos.
Praia da Barra do Rio Curu
Se você adora lugares mais isolados, distantes das rotas turísticas tradicionais, não deixe de conhecer a Praia da Barra do Rio Curu.
O charme dela é justamente aquele jeitão de praia deserta: natureza praticamente intocada, pouco movimento e atmosfera pacata. Aliás, a orla é parte de uma reserva de proteção ambiental criada para preservar o ponto onde o Rio Curu deságua no mar. Então você já sabe aonde ir se quiser uma praia conservada e sem muitos visitantes. Ah, para esse passeio, a gente recomenda levar lanches práticos e algo para beber, já que você não vai encontrar barracas ou quiosques na orla.
Praia da Bica
A Praia da Bica é outra ótima opção para quem não quer se afastar muito do centro da cidade.
Ela é bem fácil de se acessar caminhando pela Praia de Paracuru e ostenta uma paisagem dividida entre o verde da vegetação e o azul turquesa do mar. Aqui, o maior diferencial é a oportunidade de tomar um banho de água doce para tirar o sal da pele depois de cair no mar. Afinal, como o próprio nome sugere, a orla se destaca pela presença das bicas.
Praia das Almas
Lembra que falamos ali em cima sobre as dunas de Paracuru?
Pois bem, elas são uma parte importante do cenário da Praia das Almas. Os montes de areia branca delimitados por coqueiros e arbustos verdes fazem com que a orla se torne um verdadeiro quadro! Por isso, a Praia das Almas é o ponto perfeito para quem curte uma caminhada observando uma paisagem bonita. Também dá para se divertir em atividades como o sandboard, motivo pelo qual essa é uma parada obrigatória legal para quem pretende viajar com crianças.
Praia da Pedra Rachada
A Praia da Pedra Rachada é, sem dúvidas, a queridinha dos turistas.
Considerada por muitos como a mais bonita de Paracuru, ela conta com uma infraestrutura agradável composta por restaurantes e bares à beira-mar, mas não perde o clima rústico e aconchegante. O visual é realmente estonteante: assim como sua vizinha, a Praia das Almas, a Praia da Pedra Rachada fica de frente para as dunas e para alguns trechos de mata. O mar é calmo e chega a formar piscinas naturais morninhas durante a baixa da maré. Não deixe de tirar umas fotos no píer para dar aquela renovada no seu feed!
Praia do Quebra-Mar
Juntinho da Praia da Pedra Rachada, você vai encontrar o point dos fãs de adrenalina de Paracuru.
Estamos falando da Praia do Quebra-Mar, que é muito conhecida por ser o principal espaço para prática de kitesurf da cidade. É aquele esporte em que a pessoa fica em cima de uma prancha e é puxada por uma grande pipa, sabe? Pois bem, na Praia do Quebra-Mar, além de ventos ótimos para esse tipo de atividade, você também vai encontrar escolinhas que oferecem aulas introdutórias para os visitantes. É uma experiência bem legal para quem curte um passeio com emoção!
Lagoa Grande
Você já sacou que o mar e a areia de Paracuru são espetaculares. Mas eles não são os únicos atrativos da região!
A água doce da Lagoa Grande também tem seu espaço no coração dos turistas. Para conhecer esse oásis rodeado por áreas de vegetação nativa preservada, o acesso mais fácil é pela propriedade de uma hospedaria chamada Pousada Casa na Lagoa, que tem um excelente restaurante aberto ao público. Por isso, além de curtir a vista da lagoa e se refrescar na água, não deixe de finalizar um passeio com um drink e alguns petiscos.
Bônus de passeios que não podem ficar de fora do roteiro em Paracuru
E aí, tá curtindo nossa tour por Paracuru até agora?
Então continua por aqui, que ela está prestes a ficar ainda melhor. Além da lista de pontos turísticos, separamos algumas sugestões de passeios e programas que com certeza vão deixar seu contato com a natureza de Paracuru ainda mais apaixonante. Pode reservar um lugarzinho especial no seu roteiro para os rolês abaixo!
Passeio de Buggy
Se você já foi a Natal ou a qualquer outro destino cheio de dunas, deve saber que esse tipo de paisagem só pede uma coisa: o clássico passeio de buggy.
Além de ser uma forma divertida de conhecer os lençóis paracuruenses, essa tour é uma boa pedida se você deseja se locomover pelos pontos mais famosos de Paracuru com facilidade. São várias rotas possíveis, então você pode escolher se quer passar só pelas dunas, fazer paradas em algumas praias, conhecer as lagoas da região etc. É possível contratar os passeios em qualquer agência de turismo da cidade ou entrando em contato diretamente com um motorista. Geralmente, os custos variam entre R$ 250,00 e R$ 450,00 (para um grupo de quatro pessoas), a depender do itinerário escolhido.
Esse costuma ser um programa perfeito para quem está viajando com amigos ou com a família! E não se preocupe, o nível de adrenalina do percurso pode ser combinado com o bugueiro. Antes da partida, você certamente ouvirá a famosa pergunta “vai ser com emoção ou sem emoção?”.
Admirar o pôr do sol da cidade
Pode acreditar quando a gente afirma que a beleza exuberante de Paracuru fica ainda mais incrível durante o pôr do sol.
Esse espetáculo natural pode ser apreciado de qualquer orla da cidade, mas o ponto mais famoso para esse tipo de contemplação é, sem dúvidas, a Praia de Paracuru (Praia Central). Ela tem até um mirante feito especialmente para isso: o espaço conta com balanços, banquinhos e uma vista privilegiada do horizonte, que ganha tons fantásticos de laranja e cor-de-rosa com a chegada da noite.
Depois de admirar o pôr do sol no mirante, aproveite para bater perna pelo centrinho de Paracuru, que fica bem perto. Você vai encontrar várias opções de bares e restaurantes para encerrar o dia com chave de ouro!
Bate e volta para Lagoinha
Se você acha que o seu roteiro de visita a Paracuru aguenta uma ligeira esticada, aqui vai uma sugestão de passeio bem legal: a visita à Praia de Lagoinha.
Situada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Paracuru, a área é parte do município de Paraipaba e tem várias atrações fantásticas. Além da própria praia, que ostenta um mar tranquilo e cristalino, você vai conhecer coqueirais belíssimos, um mirante e ótimas opções para quem adora banho de água doce (como Lagoa das Almécegas e a Lagoa do Jegue).
O melhor é que dá para aproveitar tudo isso num dia só e retornar a Paracuru ainda durante a tarde. Aliás, alguns passeios de buggy que saem de lá têm a Praia de Lagoinha como ponto de parada, então a locomoção é tranquila. A gente garante que você não vai se arrepender de estender um pouquinho o roteiro para fazer esse rolê!
Paracuru é um charme mais do que completo!
E aí, já consegue ouvir o barulho das ondas quebrando na areia?
Depois do nosso guia completo sobre o que fazer em Paracuru, você já tem tudo que é necessário para montar um roteiro ótimo. Não importa se você pretende passar alguns dias na cidade ou só dar um pulo lá durante sua estadia em Fortaleza: é certeza que um pedacinho do seu coração vai ficar nesse destino lindo. E a gente entende. Realmente, a vontade é de não ir mais embora.
Aliás, se você quer descobrir mais sobre lugares tão incríveis quanto Paracuru, confira nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles têm dicas valiosas para os viajantes de carteirinha.