Praias do Rio de Janeiro: as melhores para sua viagem

setastdp

 

Uma das primeiras imagens que vem à nossa cabeça quando pensamos na capital carioca, além dos incríveis pontos turísticos, são as suas maravilhosas praias!

Se você adora tirar férias para relaxar no sol e dar alguns mergulhos, precisa dar uma conferida nessa lista de praias do Rio de Janeiro.

Desde as mais conhecidas até as menos frequentadas pelos turistas, saiba mais sobre as praias da Cidade Maravilhosa e organize o seu roteiro de viagem!

Neste artigo, você vai encontrar:

Melhores praias do Rio de Janeiro 

Praia do Arpoador 

Praia de Ipanema 

Praia da Barra da Tijuca 

Praia do Recreio 

Praia do Leblon 

Praia de Grumari 

Praia da Reserva 

Praia da Joatinga 

Praias incríveis e próximas ao Rio de Janeiro para conhecer

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Praia do Forno – Arraial do Cabo  

Praia de Cachadaço – Paraty / Trindade 

Praia do Sono

Praia das Conchas e Praia do Peró – Cabo Frio 

Praia do Forte – Cabo Frio

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande 

O que levar para as praias do Rio de Janeiro? 

Mergulhe na diversão praiana carioca! 

Melhores praias do Rio de Janeiro

Primeiro, saiba que é muito difícil definir as melhores praias cariocas. Pode ter certeza que, mesmo as que não estiverem na lista, valem muito a pena a visita, mas claro que todas dependem muito do seu estilo.

Você gosta de praias boas para surfar? Ou de deitar na areia quentinha para relaxar? Prefere ler um livro em um lugar calmo? Gosta de fazer amizade e se enturmar com gente animada e quem sabe já programar um passeio pra mais tarde? O Rio de Janeiro tem tudo isso.

Pois então, sem mais delongas, vamos começar a lista das melhores praias para você conhecer e aproveitar muito enquanto estiver no Rio.

E quando começar a sua lista de lugares pra conhecer, aproveite para dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus em promoção para o Rio de Janeiro.

Praia do Arpoador

Praia do Arpoador, Rio de Janeiro

 

Além de muito procurada pela vista incrível do pôr do sol, a Praia do Arpoador é um dos lugares mais importantes da história do surfe no país.

O motivo? Foi ali que o esporte começou a ganhar espaço, e já foi palco para etapas da Liga Mundial de Surfe.

Como essa praia é famosa, prepare-se para dividir o pequeno espaço – cerca de 500 metros de comprimento – com muitos outros turistas e cariocas.

E se você curte o esporte, não deixe de levar a sua prancha, ou alugar uma em um dos quiosques. As ondas por lá chegam a 2,5 metros!

Essa praia fica na Zona Sul, ao lado da Praia de Ipanema.

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

 

É praticamente impossível um brasileiro não conhecer a icônica música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Garota de Ipanema (1962). 

Quando você anda pela orla dessa praia, é possível entender o encanto do lugar. É uma energia indescritível, você precisa conhecer!

A Praia de Ipanema é uma das favoritas dos cariocas justamente pelo seu charme e ar de descontração. Com cerca de 2km de extensão, a praia é famosa pelo lindo pôr do sol no Morro dos Dois Irmãos.

As ondas nesta praia são fortes e com correnteza, então se resolver dar um mergulho, tome cuidado!

Como dissemos acima, essa praia fica na Zona Sul. Se você estiver hospedado por lá, vale a pena chegar caminhando, ou pegar uma carona em um carro de aplicativo.

Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

 

Sabe aquela praia que a galera vai para praticar esportes? Essa é a Praia da Barra!

Além dos esportes na areia e ciclistas na orla, ela também é procurada pelos surfistas. O vento sempre favorece ondas perfeitas para o surfe, variando entre 0,5 a 2,5 metros. 

Inclusive, famosa pelas suas ondas, a Praia da Barra já proporcionou diversos campeonatos internacionais de surfe. Apesar do alto movimento no mar com os talentosos surfistas, a praia é um ambiente tranquilo, com vários quiosques de comida e bebida para aproveitar o dia todo por ali.

Localizada na Zona Oeste, você consegue chegar lá pegando a linha 4 do metrô. Aí é só desembarcar na Estação Jardim Oceânico.

Ah, e tem mais, porque a praia da Tijuca merece um bônus!

Se você estiver pelo bairro, não deixe de conhecer a Ilha da Gigóia, que é um pedacinho de pantanal dentro de uma das maiores cidades do país. Imperdível, não é mesmo?

É uma ótima escolha para curtir aqueles dias de descanso, aproveitando a excelente gastronomia local. A Ilha da Gigóia é a maior ilha do arquipélago de 10 ilhotas na Lagoa da Tijuca.

Para chegar lá, você precisa fazer uma pequena travessia com uma balsa ou chalana, que é conduzida pelos próprios moradores da região.

Se estiver com um tempinho extra, adicione a Ilha da Gigóia em seu roteiro. Você não vai se arrepender!

Praia do Recreio

A Praia do Recreio, localizada no bairro Recreio dos Bandeirantes, também fica na Zona Oeste e conta com 2 quilômetros de extensão com areias bem clarinhas.

Ela começa na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e vai até o Pontal de Sernambetiba, conhecido como Pontal Tim Maia, em homenagem ao icônico cantor.

Essa praia, aos finais de semana, é muito procurada pelos cariocas e turistas para curtir um belo dia de sol e calor, então se você não curtir muito o movimento, evite os finais de semana e feriados.

Mas se você quer conhecer os cariocas, fazer amizades e aproveitar o dia com bastante agito, vai adorar passar o dia na Praia do Recreio!

Praia do Leblon

Além de linda, a Praia do Leblon é famosa por ser o início do percurso que muitos corredores realizam entre o Mirante do Leblon e o Leme.

Essa é uma praia muito bem equipada, contando com dois postos (11 e 12) onde você pode locar cadeiras de praia, guarda-sol, comprar drinks, petiscos e muitas outras coisas para tornar a sua experiência mais confortável.

Ainda, os quiosques oferecem uma gastronomia diversificada, então dá para passar o dia todo ali curtindo a praia como um bom carioca.

A Praia do Leblon fica na Zona Sul do Rio, ao lado do posto 10 da Praia de Ipanema, super bem localizada!

Praia de Grumari

Não muito visitada pelos turistas, a Praia de Grumari é extensa e com muitas ondas fortes, atraindo os surfistas mais experientes para o local.

São 2,5 quilômetros de extensão em uma região de floresta, e a praia faz parte de um parque estadual de preservação, então já dá para imaginar a tranquilidade da região, não é mesmo?

Mesmo que você não seja surfista, vale muito a pena conhecer a beleza dessa praia, é quase inacreditável!

Se você não estiver hospedado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, esse passeio pode ser um pouco demorado, então organize muito bem o seu roteiro para conferir se terá tempo de visitar o lugar.

Praia da Reserva

Praia da Reserva, Rio de Janeiro

 

A Praia da Reserva conta com 8 quilômetros de extensão, e é caracterizada pelas águas bem clarinhas e areia fofa.

A orla dessa praia do Rio de Janeiro é repleta de quiosques e barracas, com uma estrutura que permite aos usuários ficarem por ali o dia todo.

Se você está se perguntando sobre o nome da praia, é que ela fica ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental. Inclusive, em 2011, a Praia da Reserva se tornou uma Unidade de Conservação, fazendo parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela.

A Praia da Reserva fica no bairro Barra da Tijuca, também na Zona Oeste do Rio. Dá pra ir até lá pegando a linha 4 do metrô e desembarcando na Estação Jardim Oceânico.

Praia da Joatinga

Praia da Joatinga, Rio de Janeiro

Considerada por muitos cariocas como um pequeno paraíso escondido na cidade, a Praia da Joatinga é uma praia que precisa estar no seu roteiro!

O acesso até ela é feito apenas por carro, e ela fica no meio da estrada do Joá, responsável por ligar São Conrado à Barra da Tijuca.

Quando você chega lá, é preciso passar por um caminho de pedras para depois chegar na areia fofinha da praia.

O lugar é procurado pelos surfistas para pegar boas ondas, mas é também um ótimo local para banhistas, bem tranquilo e sem a movimentação comum do Rio. Ideal para relaxar e desconectar da correria cotidiana.

Praias incríveis e próximas ao Rio de Janeiro para conhecer 

Como dissemos lá no começo deste artigo, separar as praias mais bonitas do Rio de Janeiro é uma tarefa complicada, e até aqui você conferiu as principais.

Só que não seria possível finalizar esse artigo sem um bônus para você, já que existem várias outras praias incríveis que saem um pouco da capital, mas que se pode aproveitar para conhecer no mesmo passeio.

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é tão bonito que turistas do mundo inteiro passam por lá quando visitam a capital. Se você já conhece, sabe que o lugar é realmente mágico.

Mas agora, falando especificamente da Praia do Farol, essa é frequentemente listada entre as melhores praias do Brasil. Tanto que, no Travellers’ Choice do TripAdvisor de 2020, ela foi a terceira colocada.

Mas, infelizmente, ela tem uma particularidade: a praia é controlada pela Marinha, então os visitantes só podem passar cerca de 30 minutos no espaço. A depender do dia, é possível que a visita nem seja possível, em caso de testes e treinamentos.

Outro detalhe importante é que você só consegue chegar lá de barco, a partir da Praia dos Anjos. O passeio leva cerca de apenas 10 minutos.

Bom, a paisagem das águas translúcidas e a areia branquinha vale muito a pena, então se estiver por Arraial, coloque este destino em seu roteiro!

Confira as opções de  passagens de ônibus para Arraial do Cabo e conheça todas as outras incríveis praias deste lugar incrível. A viagem dura, em média, 2h30.



Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Prainhas do Atalaia, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

 

Essa aqui é para aquele descanso merecido! Areias clarinhas e macias, mar calmo, praticamente sem ondas e muito bonito.

Essa praia também  fica em Arraial, então se quiser conhecer e passar um tempo em cada uma delas, quem sabe você não se hospeda por lá e passa um tempinho a mais? 

O local tem esse nome porque, nos dias de maré baixa, acontece uma “separação” natural, formando duas prainhas independentes.

Como essa praia paradisíaca é uma das mais procuradas pelos turistas e cariocas, você precisa se organizar para chegar lá o mais cedo possível, porque a parte de areia da praia é bem pequena e lota bem rápido.

Para chegar lá, diversas empresas locais oferecem passeios de barco até as prainhas, essa é a melhor opção para chegar cedo e curtir bastante!

Praia de Cachadaço – Paraty / Trindade

Praia de Cachadaço, Paraty, Rio de Janeiro

 

Agora, que tal um pulinho em Paraty? Porque falando em praias paradisíacas, essa daqui vai te deixar sem fôlego!

Cachadaço é uma grande praia com trilha, que leva a piscinas naturais cercadas por rochas e vegetação nativa super preservada.

Para chegar até lá, é possível fazer uma caminhada que dura cerca de 1h, ou chegar de barco, contratando um passeio local. Para as duas opções, você vai partir da Praia do Meio.

A trilha é super bem sinalizada, contando com apoios de madeira em alguns trechos e proporcionando vistas incríveis da beleza da praia e das piscinas naturais.

Se você colocar esse destino em seu roteiro, aproveite para passar na Cachoeira da Pedra que Engole, e descubra o motivo dela ter recebido este nome!

Considerando que o trajeto da Zona Sul do Rio até Paraty é de 4 a 5 horas, separe um ou dois dias da sua viagem para explorar a região!

Aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Paraty.

Praia do Sono – Paraty

Só pelo nome, já dá para imaginar a calmaria do local, não é mesmo?

A Praia do Sono é um local isolado, sendo acessível apenas por barco. A praia é muito tranquila e linda demais. A areia branca faz contraste com o azul do mar e o verde da natureza ao redor de uma forma espetacular!

Inclusive, ela conta com vários lugares com sombras naturais, assim você relaxa e se protege do sol. 

Ah, e se você quiser ficar por mais dias nessa praia paradisíaca, você pode se hospedar nos hostels e campings que tem por ali! A Praia do Sono fica a aproximadamente 35 minutos da rodoviária de Paraty.

Praia das Conchas e Praia do Peró – Cabo Frio

Se estiver pensando em ir para Cabo Frio, você precisa conhecer a Praia das Conchas e a Praia do Peró!

A Praia do Peró é a mais extensa, e muito procurada pelos surfistas. Enquanto isso, a Praia das Conchas, em formato de meia lua, tem o mar mais calmo e atrai as famílias e grupos de amigos para curtir um belo e tranquilo dia de praia.

Algo muito legal para se fazer por lá, é subir nos morros que proporcionam uma paisagem surpreendente das praias. Você não pode perder!

O destino fica a cerca de 2h30 a 3h da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Não é tão longe, né? Mas vale a pena pesquisar pousadas e hotéis próximos às praias para se hospedar e conhecer melhor a região. 

Aproveite para ver as opções de passagens de ônibus para Cabo Frio. A rodoviária da região fica a cerca de 20 minutos das praias, facilitando bastante a sua locomoção por lá.

Praia do Forte – Cabo Frio

Essa daqui já ganha pontos por ser bem pertinho do centro da cidade, então se você quiser viajar para Cabo Frio de ônibus, irá desembarcar na rodoviária que fica a menos de 10 minutos do lugar.

Agora, falando mais da praia, a água do mar transparente chega super calma até a areia. Deitar ali e curtir o descanso tão merecido, é uma oportunidade que você não pode deixar passar.

A região é super bem estruturada, contando com diversos hotéis, pousadas, campings, restaurantes e bares para você não precisar se preocupar com nada!

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, Rio de Janeiro

 

Falando de lindas praias da conhecida Região dos Lagos, não poderíamos deixar de falar de Ilha Grande. Separe uns 2 ou 3 dias da sua viagem e conheça um lugar de preservação espetacular, vale muito a pena!

A Praia de Lopes Mendes é tão incrível que já entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, de acordo com o ranking do site Condé Nast Traveler.

O que mais impressiona é a transparência da água do mar em uma longa extensão de areias quase brancas. 

Se você se hospedar na Vila do Abraão (o lugar melhor estruturado da região), pode chegar em Lopes Mendes de barco até a Praia do Pouso, e depois fazer uma trilha de 20 minutos para chegar ao destino.

Mas se você quer aventura e explorar ainda mais as trilhas da ilha, também consegue iniciar a trilha desde a própria Vila do Abraão. Mas aqui vai um aviso: essa é uma trilha de mais de 3 horas de duração, com dificuldade média/alta.

Para chegar na ilha, dá pra viajar de ônibus até Angra e procurar as empresas especializadas locais que oferecem os passeios de barco, que duram de 20 a 30 minutos.

Confira as opções de passagens de ônibus para Angra dos Reis e conheça uma das praias mais bonitas do mundo!

O que levar para as praias do Rio de Janeiro?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as melhores praias do Rio de Janeiro, chegou a hora do nosso famoso checklist, onde te ajudamos a não esquecer nada e curtir a sua viagem sem perrengues. Bora!

  • Chapéu / Boné / Viseira (qualquer proteção para a sua cabeça e rosto)
  • Protetor solar (de corpo e rosto, viu?)
  • Óculos de sol
  • Canga / Esteira para sentar e deitar 
  • Bolsa térmica com água, frutas e snacks (caso queira economizar)
  • Capinha à prova d’água para celular, carteira e afins
  • Quantidade de dinheiro em espécie adequada (caso você vá em alguma praia meio deserta que não tenha sinal para passar cartão ou pix)
  • Um bom livro
  • Caixinha de som (se você gosta de curtir a praia com trilha sonora)
  • Fones de ouvido (caso prefira guardar as músicas apenas para você)
  • Uma camiseta e uma bermuda / shorts (se você quiser visitar outros lugares depois da praia, vários estabelecimentos proíbem a entrada com apenas roupa de banho)
  • Se decidir viajar sozinho, não esqueça de levar contatos de emergência na bolsa e carteira, e avise sempre sobre o seu destino
  • No caso de decidir viajar com a criançada, leve as famosas pulseirinhas de contato. Prevenir é sempre importante, principalmente quando o assunto são praias movimentadas.

Não esquecendo nenhum desses itens, você vai conseguir curtir muito o dia de praia sem muitas preocupações. 

E uma dica: quase todas as praias do Rio de Janeiro possuem quiosques que ocupam uma área específica da areia da praia, então se você for sozinho ou em casal, não precisa se preocupar muito em deixar seus pertences na areia – os funcionários do quiosque estarão de olho para você.

Mergulhe na diversão praiana carioca! 

praias cariocas

 

Com todas as nossas dicas das praias mais lindas do Rio, agora você só precisa escolher o seu destino e aproveitar muito as suas férias!

Não esqueça de fazer um bom planejamento antes, organize o seu roteiro para escolher uma estadia próxima aos lugares que deseja conhecer. 

Para economizar na viagem, opte por comer em alguns lugares afastados das orlas, visite os pontos turísticos em dias de semana, viaje em época de baixa temporada (se for possível), e prefira viajar de ônibus. E, na verdade, você pode economizar ainda mais com o Click Oferta. Lá tem passagens de ônibus com até 65%OFF, e não é só pro RJ, não! Então, já pode ir preparando a mochila! Depois é só acompanhar as 136 rotas selecionadas com desconto, escolher seu destino e começar a montar o roteiro perfeito. Além de conseguir curtir com calma, você ainda economiza no transporte e pode aproveitar mais os passeios.

Dica final: para tornar a sua viagem de ônibus ainda mais confortável, lembre-se de vestir roupas mais maleáveis (como calça de moletom ao invés de calça jeans), separe uma mantinha ou um agasalho quente caso o ar condicionado esteja frio, leve um travesseiro de viagem, água, um bom livro, carregador de celular, fones de ouvido e alguns snacks caso sinta fome entre as paradas do trajeto.

Aproveita pra contar aqui pra gente os lugares que visitou e como foi a experiência!

Um excelente banho de sol e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem