Conhecida como a capital da fé, no Ceará, Juazeiro do Norte é um dos maiores centros populares de religiosidade da América Latina. Se você juntar isso com uma região linda demais e rica em história e cultura, a cidade vira o rolê perfeito pra sua próxima viagem, né?
Mas calma! A terra de Padre Cícero tem tanta coisa pra ver e descobrir, que fizemos esse apanhado com tudo de melhor que a maior cidade do interior cearense tem pra oferecer. Juazeiro do Norte concentra atrações que podem agradar todos os perfis de viajantes: gastronomia, centros de artesanato e paisagens perfeitas pra atualizar o seu feed.
Para saber quais passeios são a sua cara, continue com a gente!
Neste conteúdo, você vai ver:
Como chegar em Juazeiro do Norte?
Como é o clima em Juazeiro do Norte?
O que fazer em Juazeiro do Norte: pontos turísticos
Matriz de Nossa Senhora das Dores
Centro de Cultura Popular Mestre Noza
Passeios extras: explorando a região do Cariri
Qual a melhor época para visitar Juazeiro do Norte?
Juazeiro do Norte com certeza vai te conquistar!
Onde fica Juazeiro do Norte?
Como comentamos acima, a cidade fica no sul do Ceará, em plena região do Cariri, bem aos pés da Chapada do Araripe.
Juazeiro também é bem pertinho da Floresta Nacional do Araripe, colada aos municípios de Crato e Barbalha.
Ela é a maior cidade do estado, e fica a 500 km de distância da capital, Fortaleza.
Como chegar em Juazeiro do Norte?
Você pode chegar em Juazeiro de diversas maneiras, seja de carro, avião ou ônibus.
Mas é claro que como dizemos sempre por aqui, viajar de ônibus é sempre a opção mais prática e econômica. Além de você não se preocupar com dirigir até o destino, ainda sobre um dinheirinho para mais atrações na cidade, ou quem sabe mais de um destino na mesma viagem.
Para você organizar o planejamento da sua viagem, confira a duração do trajeto partindo de algumas cidades:
Fortaleza: 8h
Recife: 9h20
Teresina: 8h50
Campina Grande: 7h
Iguatu: 2h30
O endereço da rodoviária é: Rua Raimundo Machado da Silva, S/N – Triângulo, Juazeiro do Norte – CE, 63041-187.
E se já estiver com vontade de começar o roteiro, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para Juazeiro do Norte.
Como é o clima em Juazeiro do Norte?
O clima é basicamente quente em Juazeiro, durante todo o ano. Por isso, você não precisa se preocupar muito com roupas de frio quando estiver por lá. A média anual de temperatura fica entre 20ºC a 28ºC, então quando for para lá prepare a bagagem com roupas mais fresquinhas!
A estação mais fresca costuma ser de fevereiro a junho, com temperaturas abaixo dos 30°C.
O que fazer em Juazeiro do Norte: pontos turísticos
A cidade tem uma história que até se confunde com a jornada de um dos maiores ícones religiosos do Nordeste: Padre Cícero, que nasceu em Crato e fez história em Juazeiro.
Você vai perceber em vários pontos turísticos a presença do Padre, desde a estátua com mais de 25 metros de altura, logo na entrada do município, até o calendário da cidade que se resume a festas que misturam a fé cristã com muita dança e raízes culturais importantes e lindíssimas.
O principal combustível para o turismo na região é o lendário sacerdote e seus milagres, que atrai multidões em jornadas de fé durante boa parte do ano.
Porém, muitas pessoas não sabem que Juazeiro tem muitos outros atrativos para quem não é devoto de Padre Cícero.
A região abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do país, com mais de 7 mil fósseis, e um parque aquático com várias corredeiras e toboáguas!
Isso sem falar da culinária que é um dos pontos altos da cidade!
Você precisa experimentar o famoso baião-de-dois com pequi – carro chefe da região. Além dos queijos da terra, a carne de sol com mandioca e o mugunzá salgado. Tudo uma delícia!
Mas sem mais demora, bora conhecer mais sobre os pontos turísticos de Juazeiro do Norte?
Confira os que separamos para você!
Estátua do Padre Cícero
O monumento em homenagem ao Padre Cícero foi inaugurado em 1969, no alto da Serra do Catolé – ou Colina do Horto – pelo então prefeito Mauro Sampaio.
A estátua tem 27 metros de altura, sendo a terceira maior do mundo em concreto, esculpida por Armando Lacerda.
E o local é super movimentado, viu?
Há uma estimativa que aponta a visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano!
Mesmo que você não seja devoto, vale muito a pena a visita! E para os que gostam da história do padre, por que não aquela visita para renovar a fé? E não esquece de dar três voltinhas em torno do cajado para então fazer seu pedido, ok?
O acesso até a estátua é bem cuidado, então você não terá dificuldades em caminhar até lá.
Museu Vivo do Padre Cícero
“Padim Ciço”, ou Cícero Romão Batista, foi um homem católico brasileiro de muita fé, carisma e influência na vida social e até mesmo política do Nordeste brasileiro, mas você não precisa saber de tudo isso agora!
Porque no Casarão do Horto, o Museu Vivo do Padre Cícero possui cinco ambientes com personagens em tamanho real, e ele te conta tudo sobre a história desse homem incrível.
Conforme você for andando por lá, você vai encontrar o Padre Cícero em diversas situações: um café da manhã com amigos; em uma capela ao lado da beata Maria de Araújo – protagonista dos milagres; despachando com José Marrocos em seu gabinete; orando e descansando em uma rede.
Logo na primeira sala do museu, você vai ver fotos e dados sobre a vida do sacerdote na casa que serviu para retiros espirituais do Padre.
O museu fica logo atrás da Estátua, então dá para aproveitar o passeio e conhecer os dois no mesmo dia!
O endereço do museu é: Colina Do Horto S/N, Juazeiro do Norte. E o horário de funcionamento é das 7h às 17h todos os dias.
Matriz de Nossa Senhora das Dores
A Matriz de Nossa Senhora das Dores foi o primeiro templo da cidade, quando ainda se chamava Joazeiro.
Até hoje, este é um dos principais pontos turísticos da cidade e um dos templos religiosos mais visitados de toda a América Latina.
A igreja-matriz foi construída pelo Padre Cícero ainda no século XIX, após um sonho religioso. A arquitetura foi inspirada em uma maquete da cidade de Roma, na Itália.
Em setembro, o local recebe a procissão mais antiga de Juazeiro do Norte, a Romaria de Mãe das Dores, que atrai milhares de devotos todos os anos.Para quem gosta de celebrações religiosas, essa é uma que você não pode perder.
Mas não esqueça! Planeje sua viagem com antecedência, porque as acomodações durante o evento costumam ser bem concorridas.
O endereço é R. Padre Cícero, 147 – Centro, Juazeiro do Norte. E o horário de funcionamento é das 5h às 21h de segunda a sábado, e aos domingos das 4h às 21h.
Centro de Cultura Popular Mestre Noza
Essa é parada obrigatória, tá bom? Pode confiar na gente!
Ainda mais se você é fã de arte e artesanato.
O local foi construído em homenagem ao primeiro artesão do Cariri, Inocêncio Medeiros da Costa, o famoso e querido Mestre Noza.
O centro reúne obras de mais de 100 artistas locais, é um passeio muito bacana para entender mais sobre a cultura regional, mas também para prestigiar esses artesãos e artesãs, que mantêm viva a história do nordeste.
Você ainda encontra vários souvenirs para levar para os amigos, além de conseguir ver de pertinho os artistas em atividade. Essa é uma oportunidade ímpar para conhecer a cultura popular da região do Cariri.
A melhor parte de tudo isso, se você gosta de uma boa pechincha, é que os valores por lá são bem acessíveis. Dá para comprar várias lembrancinhas da viagem!
Ele fica na R. São Luiz, 93 – Centro, Juazeiro do Norte, e abre das 8h às 17h de segunda a sábado.
Basílica de São Francisco
A Basílica de São Francisco foi inaugurada na década de 1950, em um santuário dedicado a São Francisco das Chagas. O terreno já foi propriedade de Padre Cícero.
Você vai ficar impressionado com a decoração: todas as imagens do local foram importadas da Itália, incluindo uma estátua com mais de 4 metros de altura, que fica no centro da Praça das Almas.
Ainda, existem inúmeras inscrições no teto da igreja com os nomes de pessoas e famílias inteiras que trabalharam na construção da Basílica. Uma homenagem muito bacana, não é?
O endereço é: Praça Mons. Joviniano Barreto, s/n – Franciscanos.
Luzeiro do Nordeste
Luzeiro do Nordeste nada mais é do que uma torre de 113 metros de altura, distribuída em 256 toneladas de aço, inaugurada em 2005 em frente à Praça dos Romeiros.
Foram quase oito anos de construção, sendo a maior torre do Nordeste. Ela foi projetada pelo arquiteto Luiz Deusdará, e foi batizada de Luzeiro da Fé como homenagem ao romeiro que visitava Juazeiro.
A torre fica no caminho quando você segue na direção da estátua de Padre Cícero na Colina do Horto.
Mais um ponto turístico para aproveitar o passeio!
Passeios extras: explorando a região do Cariri
Quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos um bônus! E como dissemos anteriormente, Juazeiro do Norte é considerada a cidade-sede da região do Cariri, porém, não é a única atração por lá!
As outras cidades do entorno da Capital da Fé também oferecem vários atrativos para você:
Crato
A cidade natal de Padre Cícero fica a pouco mais de 10 km de Juazeiro, com muitas riquezas naturais como a Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe.
Os viajantes que buscam turismo religioso curtem bastante alguns cenários bem emblemáticos da região, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha e a Praça da Sé.
E se você busca um ecoturismo de qualidade, uma ótima opção é visitar o Geossítio Batateiras, que fica no Parque Estadual Sítio Fundão, com mais de 94 hectares de área verde preservada e muitas fontes de água.
Se quiser aproveitar a economia pra curtir mais de um destino no mesmo rolê, aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Crato.
Barbalha
Barbalha, também na região do Cariri, é uma explosão de cores e tradições. Desde as calçadas de ladrilho colorido às floridas árvores que enfeitam a Rua da Matriz e o entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Não vão faltar opções do que fazer por lá!
Um passeio bem legal é visitar o patrimônio arquitetônico do centro histórico, que remonta aos períodos coloniais, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Palácio 3 de Outubro e o Solar Maria Olímpia.
Curtiu? Aqui tem algumas opções de passagens em promoção para Barbalha.
Qual a melhor época para visitar Juazeiro do Norte?
Como a cidade é bastante procurada pelo turismo religioso, a movimentação é maior nos meses de março e julho, época em que se comemora o aniversário de nascimento e morte do Padre Cícero.
Se você é devoto, vai adorar conhecer a cidade nesses meses!
Mas, se não for, e quiser evitar multidões, é melhor viajar em outros meses. Inclusive, se quiser participar das intervenções, viaje em novembro porque no primeiro dia do mês acontece o Dia do Romeiro com procissões e missas por toda a cidade!
Independentemente da época que escolher, aproveite esse nosso conteúdo exclusivo sobre tipos de hospedagem barata, assim você aproveita melhor as suas opções na cidade.
Juazeiro do Norte com certeza vai te conquistar!
Agora que você já conhece um pouco do charme e dos pontos turísticos de Juazeiro do Norte, está na hora de organizar a sua viagem!
Viajar de ônibus é sempre a opção mais econômica, além de super confortável. Lembre-se de levar um bom livro ou fones de ouvido para curtir a viagem aproveitando o tempo para colocar a leitura em dia ou colocar aquele álbum que faz tempo que você quer escutar, mas não teve tempo ainda.
A verdade é que, quando viajamos de ônibus, a experiência já começa quando sentamos na poltrona.
Se você estiver indo pra lá, ou já conhecer um pouco da região, aproveita pra compartilhar suas experiências com a gente, aqui mesmo nos comentários. No mais, esperamos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos e sempre com dicas fresquinhas para os melhores destinos do Brasil.
Boa viagem e até a próxima!