Diz aí: como você imagina as suas férias dos sonhos? É mais do time dos praieiros, que curtem relaxar com os pés na areia e brisa marítima no rosto, ou prefere o pique “trilha, mata e cachoeira”?
Seja qual for a sua resposta, você acaba de chegar ao texto certo. Afinal, estamos prestes a te apresentar um destino que reúne essas duas possibilidades de passeios que mencionamos e muitas outras. Estamos falando de Caraguatatuba (ou só “Caraguá”, para os íntimos), cidade que carrega o título de “capital do Litoral Norte de São Paulo”.
Pois é, e para saber direitinho o que essa joia do interior paulista tem a oferecer, é só colar na gente. Aqui, vamos te contar todas as dicas essenciais para que o seu roteiro de viagem para Caraguatatuba fique impecável e listar alguns dos melhores pontos turísticos do município – incluindo as praias, é claro –.
Então continua lendo que você vai aprender sobre:
Qual a melhor época para visitar Caraguatatuba?
O que fazer em Caraguatatuba: pontos turísticos além das praias
Trilhas no Parque Estadual Serra do Mar
Para finalizar: 2 ilhas em caraguatatuba para finalizar o passeio
O que levar para a viagem de Caraguatatuba?
Bora mergulhar na cidade de Caraguatatuba!
Onde fica Caraguatatuba?
Caraguatatuba é uma estância balneária localizada na porção norte do litoral de São Paulo. Ela faz parte de uma região imediata que tem um nome bem grande: Caraguatatuba-Ubatuba-São Sebastião. Como você deve ter deduzido, é por lá que fica também um outro destino turístico bem famoso, a cidade de Ubatuba.
Situada 178 quilômetros a leste da capital, São Paulo, Caraguatatuba tem a economia mais aquecida de todo o litoral norte. Seus pouco mais de 125.190 habitantes, os caraguatatubenses, contam com uma excelente infraestrutura no setor de serviços. Além disso, o turismo é outra área que movimenta bastante a cidade – e a gente vai te mostrar o porquê –.
Como chegar em Caraguatatuba?
Afinal, o que você vai precisar fazer para curtir suas férias no paraíso?
Bem, antes de fazer as malas, saiba que você vai precisar cair na estrada para chegar a Caraguatatuba. Como o aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, a 160 quilômetros de distância, é necessário completar o caminho por via terrestre.
É possível realizar o trajeto pegando a rodovia Dutra (BR-116) ou a Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70), sentido norte. Chegando em São José dos Campos, dá para pegar a saída para a Tamoios (SP-99) em direção ao litoral.
Mas todo mundo sabe que o melhor mesmo é se viajar sem se preocupar com esses detalhes do percurso, né? Para aproveitar o caminho na tranquilidade, você pode pegar um dos vários ônibus de viagem que circulam pelo litoral. De quebra, esse ainda é um ótimo jeito de economizar uma graninha para aproveitar ainda mais a estadia.
Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Caraguatatuba partindo de algumas cidades famosas
São Paulo: 3h40
Rio de Janeiro: 6h30
Curitiba: 9h
Belo Horizonte: 8h50
Ao chegar, você vai desembarcar na rodoviária que fica na Avenida Brasília (s/nº), bairro de Indaiá. De lá, você consegue chegar aos outros pontos da cidade com facilidade usando o transporte público.
Curtiu a ideia? Então aproveite para conferir logo algumas passagens de ônibus para Caraguatatuba.
Clima em Caraguatatuba
O nome técnico do tipo de clima que você vai encontrar em Caraguatatuba é “tropical úmido”.
Na prática, estamos falando de verões chuvosos e invernos um pouco mais secos – mas, ainda assim, bastante úmidos –. A temperatura média anual é de 24ºC, e ela dificilmente fica abaixo de 17ºC ou acima de 32ºC.
A estação morna dura quase três meses, do final de dezembro até meados de março. Nesse período, os termômetros marcam mais de 28º com facilidade, e o mês mais quente de todos é fevereiro. A temporada fresca, por outro lado, vai mais ou menos da metade de maio até o início de outubro, sendo julho o mês mais frio de todos. Nessa época, prepare-se para encontrar temperaturas na faixa dos 21ºC.
Qual a melhor época para visitar Caraguatatuba?
Para garantir que você vai aproveitar bem a estadia em Caraguatatuba, é importante pensar com carinho nas datas da sua viagem.
Além de levar em consideração os fatores climáticos, o ideal é que você saiba como funciona o movimento turístico na cidade. Por isso, abaixo, a gente te explica direitinho como são a alta e a baixa temporadas turísticas em Caraguatatuba e o que esperar de cada uma delas.
Alta temporada
Pode anotar: se você for a Caraguatatuba durante feriados prolongados (como Corpus Christi e Carnaval) ou nas férias de julho, vai encontrar as praias lotadas.
Esses são os momentos em que a cidade fica mais movimentada, com gente vinda de vários lugares do Brasil e do mundo. Além disso, também rola uma breve alta temporada durante o verão, em que o calor fica mais intenso. Em contrapartida, o índice pluviométrico também sobe. Aí é preciso escolher: se você fizer questão de temperaturas altas, pode ter que lidar com algumas chuvas durante a viagem.
Baixa temporada
Em geral, os meses de abril, maio, junho, agosto e setembro são aqueles em que Caraguatatuba menos recebe turistas.
Por isso, são épocas perfeitas para quem deseja aproveitar a cidade com um pouco mais de tranquilidade e, é claro, para quem prefere fugir das chuvas e curtir temperaturas mais amenas. Além disso, se você é do tipo que prioriza a economia quando viaja, os meses de baixa temporada podem ser uma boa para você. Afinal, é nesses períodos que você vai encontrar preços mais amigáveis na maioria dos estabelecimentos, por causa da baixa demanda.
Praias de Caraguatatuba
Agora sim, chegou o momento que você estava esperando: hora de fazer uma super tour pelas estrelas de Caraguatatuba, as lindas praias da cidade.
Desde trechos de litoral quase selvagem até praias super urbanizadas e com infraestrutura impecável, Caraguá tem de tudo um pouco. Abaixo, vamos te mostrar várias opções de pontos onde você poderá curtir a areia e o mar e se esquecer temporariamente de todo o resto do mundo. E aí, bora?
Praia do Centro
Essa é, sem dúvidas, a praia urbana mais badalada de Caraguatatuba.
Como o nome indica, ela fica bem no centro da cidade. Por isso, dá acesso a uma excelente infraestrutura, que inclui quiosques, cadeiras, mesas, lojas e uma ciclovia no calçadão. A Praia do Centro é um ótimo ponto para quem deseja aproveitar o dia na praia sem abrir mão da praticidade e da proximidade com a área mais comercial do município.
Praia da Mococa
A 16 quilômetros do centro de Caraguá, você vai encontrar um dos trechos litorâneos mais tranquilos da região, a Praia da Mococa.
Com águas transparentes e calmas, essa é uma praia capaz de agradar diversos tipos de turistas. Dá para praticar pesca e mergulho, tomar banhos revigorantes, pegar um bronze na areia ou desfrutar dos vários serviços das barraquinhas e quiosques. Aproveite para pedir um drink e relaxar!
Praia da Cocanha
Vizinha da Praia da Mococa, a Praia da Cocanha é parte de um cenário de tirar o fôlego.
Ela ostenta muitos coqueiros, areia dourada, vista para o rio e uma visão privilegiada das ilhas Tamanduá e Cocanha. Assim como na Mococa, você também encontrará um mar tranquilo e muitas opções de estabelecimentos. Mas fica a dica: o trecho mais bonito da orla é justamente o lugar onde essas duas praias se encontram. Nessa faixa, entretanto, não há um número tão grande de quiosques, o que pode ser bom para quem preza pelo sossego.
Praia de Capricórnio
Se você gosta mesmo de paisagens impressionantes, também vai adorar a Praia de Capricórnio.
Localizada a pouco menos de 6 quilômetros do centro, ela é conhecida por abrigar a charmosa Lagoa Azul – que, na realidade, é verde –. Trata-se de um belo trecho de água doce originada pela foz do Rio Jetuba, que se separa do mar por causa de um banco de areia. Na Praia do Capricórnio, o rolê é mesmo aproveitar as paisagens belíssimas e tirar muitas fotos. O banho não é recomendado, já que o mar é agitado e de tombo.
Praia de Martim de Sá
Quando for visitar a Praia Martim de Sá, prepare-se para encontrar diversão aos montes.
Esse é mais um ponto bastante urbanizado e badalado do litoral: durante o dia, você vai se deparar com uma variedade sensacional de quiosques, bares e restaurantes funcionando a todo vapor. Quando o sol se põe, esses estabelecimentos ficam tomados pelos amantes da vida noturna. Você já sabe aonde ir se quiser tomar uma cerveja à beira-mar e aproveitar a noite! Na Martim de Sá, há trechos de mar mais agitado, ótimo para quem curte pegar uma onda, e também partes tranquilas e ideais para banho.
Prainha de Caraguatatuba
A Prainha de Caraguatatuba é a escolha número um para quem está viajando com crianças e idosos.
Afinal, suas águas são bem mansas e rasas, ótimas para os que desejam se banhar sem preocupações. Além disso, ela guarda um dos mais famosos cartões-postais de Caraguatatuba: a Pedra do Jacaré – cujo formato lembra o do animal –. Não deixe de tirar uma foto lá! Ah, vale mencionar que a Prainha também é o acesso para a Praia do Garcez, da qual falaremos já já.
Praia Brava de Caraguatatuba
Se você curte mais o estilo “praia deserta”, vai adorar a Praia Brava.
Esse é um ponto menos turístico, geralmente muito procurado por surfistas e por quem gosta de ambientes menos urbanizados. O acesso exige disposição para percorrer uma pequena trilha e você deve ter em mente que não vai encontrar quase nenhuma infraestrutura. Por isso, a gente recomenda que você leve um lanchinho – afinal, não há quiosques na areia –.
Praia de Tabatinga
A 18 quilômetros do centro de Caraguá, a Praia de Tabatinga já fica praticamente na fronteira com Ubatuba.
É um destino excelente para quem curte atividades como kitesurf, windsurf e mergulho. Além disso, a praia está sempre cheia de lanchas, jet skis e outras embarcações que podem ser usadas para ir até a Ilha do Tamanduá. A infraestrutura é robusta e não faltam opções de comida e bebida. É um passeio que com certeza vale a pena se você topar se distanciar um pouco do coração da cidade!
Praia de Massaguaçu
A Praia de Massaguaçu ostenta o título de maior praia de Caraguatatuba.
Essa enorme faixa de areia está a mais ou menos oito quilômetros do centro e tem um visual único. Além de se destacar pela grandiosidade, ela também chama atenção pelas águas esverdeadas do mar e pela vista espetacular de Ilha Bela. Como a água é agitada, o ideal é evitar banhos, mas acredite: a paisagem vale o passeio. Aproveite para assistir ao pôr do sol na areia – é realmente inesquecível –.
Praia do Garcez ou da Freira
Localizada entre a Prainha e a Praia do Camaroeiro, a Praia do Garcez é bem discreta: sua faixa de areia não chega a 100 metros de extensão.
É mesmo um pequeno tesouro: trata-se de um ponto bem sossegado, com mar apropriado para longos banhos e ótimas vistas. É lá que fica também uma outra formação rochosa bem conhecida em Caraguá, a Pedra da Freira, que recebe esse nome por causa do formato que se parece com o de uma freira rezando diante do mar.
O que fazer em Caraguatatuba: pontos turísticos além das praias
Não dá para negar que, em Caraguatatuba, as praias são mesmo as grandes protagonistas. Mas, como mencionamos na introdução, elas definitivamente não são os únicos atrativos da cidade.
Portanto, pode se preparar para enriquecer ainda mais o seu roteiro. Aqui vão algumas sugestões de passeios e pontos turísticos de Caraguatatuba que também merecem um pouquinho do seu tempo!
Centro de Caraguatatuba
Toda viagem para a praia tem aquele momento de visita ao centrinho da cidade, né?
Em Caraguatatuba, não é diferente. O centro, aliás, tem várias atrações interessantes, como a Feira de Artesanato que rola na Praça Diógenes Ribeiro durante os fins de semana e o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), que conta a história de Caraguá de um jeito encantador. Visite também a Praça Cândido Moura, onde fica a igreja matriz da cidade e um importante cartão postal, o obelisco erguido em 1957 para comemorar os cem anos de emancipação do município.
Rio Juqueriquerê
Além das incríveis praias, Caraguá também é dona do maior rio navegável do litoral norte, o Juqueriquerê.
Ao longo da história, ele já teve vários papéis importantes para a economia e para o transporte de cargas pela região. Seus 13 quilômetros de extensão já foram, inclusive, uma das principais rotas de exportação para a Inglaterra. Hoje em dia, o Rio Juqueriquerê continua movimentando bastante gente, mas por causa do turismo náutico: por ele, é possível fazer passeios de jet ski, partir para Ilhabela e realizar mais uma infinidade de roteiros sensacionais.
A fauna e a flora que acompanham o rio, é claro, são um espetáculo à parte. Situado na porção sul de Caraguatatuba, o Juqueriquerê é a maior prova de que a água doce também guarda muitas belezas para quem visita a cidade.
Morro de Santo Antônio
Que tal apreciar toda a beleza de Caraguá de cima?
No Morro de Santo Antônio, que fica a 325 metros de altura, você vai encontrar um mirante perfeito para apreciar a vista apaixonante do litoral norte e tirar muitas fotos. Se você for do tipo que curte uma adrenalina, também pode praticar voo livre, já que o morro tem uma rampa só para isso. Basta agendar um horário na Associação de Voo Livre de Caraguatatuba e viver essa experiência emocionante!
O acesso ao morro é asfaltado e bem fácil, basta seguir pela Avenida Brasil.
Trilhas no Parque Estadual Serra do Mar
Você já ouviu falar no Parque Estadual Serra do Mar?
Caso sua resposta seja “não”, prepare-se para conhecer uma das unidades de conservação ambiental mais importantes do Brasil. Afinal, os mais de 330 mil hectares do parque incluem o maior trecho contínuo de Mata Atlântica preservada do país! Na verdade, a imensidão do Serra do Mar passa por vários municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, e Caraguatatuba é um deles.
Pagando uma taxa de R$ 15,00 (procure se informar sobre as políticas de meia-entrada), você tem acesso às várias trilhas fantásticas que se espalham pelo interior do parque. Tem opções com vários níveis de dificuldades e diferentes tempos de duração. Se você é fã de ecoturismo, com certeza vai querer fazer todas. Em algumas rotas, como na Trilha do Jequitibá, é possível se banhar nas águas revigorantes do Rio Santo Antônio. Ah, para aproveitar as trilhas, você precisa agendar com antecedência no site oficial do parque, tá?
Aliás, se você gosta de tomar banho de rio, saca só as duas próximas dicas da nossa lista.
Cachoeira da Pedra Redonda
A Cachoeira da Pedra Redonda é um ponto do Parque Estadual Serra do Mar que com certeza merece uma atenção especial.
Rodeado pela natureza rica da Mata Atlântica, o poço dessa linda cachoeira é originado por uma queda d’água que desliza por grandes pedras redondas, paisagem que dá nome ao ponto. Durante o passeio, além de aproveitar a água, você terá a oportunidade de encontrar várias espécies nativas de animais e plantas. É um verdadeiro mergulho no ecossistema do parque!
Para chegar à Cachoeira da Pedra Redonda, você precisa completar a Trilha do Poção, que é de nível difícil.
Cachoeira do Mancha
O potencial turístico da Cachoeira do Mancha foi descoberto recentemente.
Por isso, ainda não é uma área muito visitada – o que confere a ela uma atmosfera de tranquilidade inigualável –. Além da queda d’água, que é belíssima, tem também um poço excelente para banhos. O ideal é deixar para um dia de calor, já que a água é bem gelada! Além disso, vale a dica de tomar cuidado com as pedras que ficam ao redor da cachoeira, já que elas podem ser meio escorregadias.
Para chegar, basta acessar a Estrada do Canta Galo.
Ah…e se esse tipo de passeio em meio a natureza te agrada muito, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre as melhores cachoeiras de São Paulo. Assim dá pra montar um super roteiro pelo estado.
Bônus! 2 ilhas em Caraguatatuba para finalizar o passeio
Pois é, a nossa lista de coisas para fazer em Caraguatatuba está ótima, mas quase chegando ao fim.
E é claro que a gente faz questão de fechar esse roteiro com chave de ouro. Além de todas as belezas naturais que você já conheceu até agora, há mais dois pontos que não podem passar despercebidos no seu itinerário se você tiver mais um tempinho durante a viagem: as sensacionais ilhas de Caraguá.
Ilha da Cocanha
Como você pode ter deduzido, a Ilha da Cocanha fica bem pertinho da praia de mesmo nome.
Nela, o atrativo principal é o encanto da Mata Atlântica preservada: você vai se apaixonar pelas paisagens cheias de coqueiros, pássaros nativos, areia brilhante e águas cristalinas. É o lugar perfeito para praticar mergulho, já que a fauna é muito rica e proporciona o encontro com várias espécies aquáticas lindas.
Para chegar, basta pegar um dos muitos barcos que estão sempre disponíveis na Praia da Cocanha.
Ilha do Tamanduá
A Ilha do Tamanduá é uma verdadeira queridinha dos turistas.
Apesar disso, ela ainda conserva muitos trechos de natureza praticamente selvagem e uma beleza espetacular. O mar que a rodeia passa por tons incríveis de azul e verde, e é ótimo para a prática de snorkelling. Apesar de sua popularidade, a Ilha do Tamanduá não tem uma infraestrutura desenvolvida na questão de serviços, então não espere encontrar estabelecimentos.
Para chegar até lá, você pode sair da Praia da Cocanha, da Martim de Sá, da Massaguaçu ou da Tabatinga. Geralmente, o passeio custa a partir de R$ 50,00 por pessoa.
O que levar para a viagem de Caraguatatuba?
Bem, você já sabe bem o que conhecer durante sua estadia em Caraguatatuba.
Agora, é hora de planejar outra parte importante da viagem: o que levar na mala. E a gente te ajuda nisso também. Confira, abaixo, uma checklist de itens essenciais que não podem ficar de fora da sua bagagem se você quiser aproveitar as férias com o máximo de segurança e conforto.
- Trajes de banho (de preferência, mais de uma muda);
- Canga para estender na areia;
- Protetor solar potente e roupas com proteção contra raios UV;
- Viseira, boné ou chapéu;
- Garrafa d’água para manter a hidratação durante os passeios;
- Repelente;
- Sapatos apropriados para trilha;
- Roupas que protejam os braços e pernas, para caminhar por trechos de mata;
- Sacola plástica, para recolher os lixo que você produzir durante os passeios e descartá-lo adequadamente;
- Bateria portátil para o celular;
- Se for levar os pequenos pro rolê, não esqueça das famosas pulseirinhas de contato.
Bora mergulhar na cidade de Caraguatatuba!
Depois de tudo isso, já deu para ver que Caraguatatuba tem muita coisa incrível para se conhecer, né?
E acredite: se você gostou da lista, vai se encantar ainda mais quando tiver a oportunidade de ver todas essas belezas naturais de perto. De fato, Caraguá é um pedacinho do paraíso no litoral paulista – e pode te proporcionar algumas das experiências mais inesquecíveis da sua vida –. Por isso, além de tudo que mencionamos na nossa checklist de viagem, lembre-se de separar também um bom espaço no seu cartão de memória ou no armazenamento do celular. A gente garante que você vai querer tirar muitas fotos!
Aliás, se você adora mesmo viajar, temos uma última dica: não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados especialmente para trazer as melhores sugestões de destino e deixar as suas aventuras pelo Brasil e pela América Latina ainda mais inesquecíveis!