Dicas sobre quando ir para Ubatuba, de acordo com o tempo, orçamento e preferências de viagem

Quando ir para Ubatuba

Sem dúvida, Ubatuba é um dos destinos favoritos do Litoral Norte de São Paulo entre os turistas. Isto porque tem opções de praias que agradam diferentes perfis de viajantes, sem falar da boa infraestrutura de hotéis e pousadas, bem como da vasta gama de bares e restaurantes. 

Pois é, motivos não faltam para as praias de Ubatuba estarem entre as melhores praias de São Paulo!

Então, se essa cidade litorânea já faz parte da sua lista de viagens, nós preparamos um compilado de dicas e informações com a finalidade de ajudar você a decidir quando ir a Ubatuba, de acordo com o seu estilo e investimento que pretende fazer.

Então, para saber mais detalhes, continue lendo.

Temperatura e clima de UbatubaClima de Ubatuba 

Primeiramente, antes de organizar a sua programação, é importante ressaltar que a cidade tem o apelido de “Ubachuva”, ou seja, como a palavra sugere, é um local cuja presença de chuvas é significativa. Portanto, antes de decidir quando ir para Ubatuba, recomenda-se fugir dos períodos de precipitação.

Ao longo de todo o ano a temperatura varia de 17 °C a 32 °C, sendo que dificilmente é inferior a 14 °C ou superior a 36 °C, segundo o site Weather Spark. Ademais, o verão é curto, quente, com chuva e céu encoberto; enquanto o inverno costuma ser longo, com clima agradável e céu aberto.

Mas a melhor época para ir a Ubatuba é quando não há risco de chuvas. Afinal, ninguém quer ser surpreendido à beira mar por uma tempestade, não é?! Neste sentido, abaixo detalhamos quais são os períodos que devem ser evitados. 

Melhor época para conhecer Ubatuba

Na hora de decidir quando ir a Ubatuba vale a pena atentar-se aos índices de turismo feitos por sites de meteorologia, como o Weather Spark, citado anteriormente. Certamente, é uma bússola confiável que ajuda bastante a organizar o roteiro de viagem.

Portanto, de acordo com as informações do portal, a melhor época para ir a Ubatuba é do início de maio ao começo de setembro, quando o céu fica com poucas nuvens, baixa possibilidade de chuva e clima extremamente agradável com sensação térmica que varia entre 18 °C e 27 °C.

Ou seja, nessa fase, dificilmente os termômetros registram temperaturas baixas, o que agrada quem tem alma praiana e ama passar os dias de férias com os pés na areia, óculos de sol e água salgada no corpo. Difícil não curtir, né? 

Mas, além do índice de turismo, também vale prestar atenção na baixa e alta temporada, períodos que explicaremos melhor a seguir. Veja mais.

Alta temporada em Ubatuba

Surpreendentemente, apesar do verão ser a época cuja possibilidade de chuvas é relativamente alta, a alta procura de turistas ainda marca o período. Ou seja, a cidade fica lotada de gente, principalmente entre final de dezembro, perto do Natal e Ano Novo, até o Carnaval.

Ademais, julho e feriados também costumam ser bastante procurados por famílias, grupos de amigos e até casais. Portanto, se você é do tipo que curte lugares cheios, a alta temporada é a melhor escolha, porém, se a sua vibe é uma viagem mais tranquila, recomendamos procurar datas alternativas.

Além disso, vale ressaltar que não é só a alta de preços de hospedagens que pode ser um fator de desvantagem para esse período. O alto fluxo de carros na cidade também atrapalha, pois costuma causar muito congestionamento. Por isso, nesse caso, recomendamos estadias próximas das praias de sua preferência. Assim, certamente evitará transtornos.

Baixa temporada em UbatubaBAIXA TEMPORADA EM UBATUBA

Por outro lado, a baixa temporada pode ser uma boa ideia para decidir quando ir para Ubatuba. Afinal, é exatamente nesse período que há pouca possibilidade de precipitação e, consequentemente, os dias de praia podem ser melhor aproveitados. Portanto, pode deixar para lá o medo de ser surpreendido por uma tempestade, por exemplo. 

Neste contexto, recomenda-se visitar a cidade nos meses de maio, junho, agosto e setembro, sendo que no caso deste último, com a chegada da primavera, o clima costuma ser bem ameno e agradável. Ou seja, é uma boa época para planejar a sua viagem. 

Além disso, os preços das hospedagens costumam ficar mais baixos e também é uma ótima opção para conhecer as praias da região com tranquilidade, longe de muito agito. Sem dúvida, essa combinação entre economia e conexão com a natureza vale a pena. 

Eventos em Ubatuba

Por fim, antes de decidir quando é a melhor época para ir a Ubatuba, também aposte na pesquisa sobre os principais eventos da cidade. Assim, quem sabe, seja possível unir a sua programação com as festividades. 

Uma comemoração bastante tradicional é a Festa de São Pedro Pescador, que costuma ocorrer no final de junho e começo de julho. Sua programação cultural é riquíssima – shows; opções culinárias com destaque para a tainha na brasa e procissão noturna de canoas, por exemplo. Diferente, não?!

Além disso, outra celebração bastante famosa em Ubatuba é a Corrida de Canoa Caiçara. É uma competição de canoagem com competidores de todo o Litoral Norte de São Paulo, que ocorre normalmente em setembro. E, mesmo para quem não é atleta, vale a pena acompanhar todo o movimento nas praias da cidade. É bem legal. 

Bom, agora que você já tem muitas dicas sobre quando ir a Ubatuba, esperamos que faça um bom planejamento de viagem e aproveite bastante.

 

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir Ao Rio De Janeiro: Melhor Época Para Curtir A Cidade
Pontos Turísticos SP: 13 Melhores Atrações Para Conhecer!
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil

Escrever um comentário