Araxá, MG: Guia para aproveitar a pacata cidade mineira!

setastdp

 

Minas Gerais é mesmo um estado incrível demais, não? Além de um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e cultural do país, ainda durante a época do Brasil Colônia, a região também é dona de uma natureza exuberante, expressões artísticas reconhecidas no mundo inteiro, uma culinária de dar água na boca e muita, mas muita história mesmo!

Inclusive, você sabia que a nossa protagonista deste artigo, Araxá, é uma das cidades mais antigas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba? Pois é! Imagine quanta história e pontos turísticos incríveis o destino oferece para você explorar. 

Por muito tempo, Araxá não era um destino turístico muito popular, porém, nos últimos anos, diversos turistas têm passado por lá, principalmente por ser uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra.

A cidade também faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, considerado um destino terapêutico, com águas ricas em sais minerais e uma porção de propriedades medicinais. Essas propriedades das termas se devem ao fato de o destino ser localizado em uma região onde, há 90 milhões de anos, um vulcão esteve em atividade.

Ainda, há quem diga que os melhores queijos de Minas são produzidos na região, então não dá para perder a oportunidade de experimentar, certo?

Você vai encontrar muita diversão, esportes radicais, ecoturismo, ou a tranquilidade e revitalização das águas termais. Você decide!

Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica Araxá? 

Como chegar a Araxá? 

Clima em Araxá 

Qual a melhor época para visitar Araxá? 

O que fazer em Araxá: passeios essenciais 

Termas de Araxá

Ruínas do Hotel Radiun

Tauá Grande Hotel

Fonte Andrade Junior

Mirante do Cristo

Museu Calmon Barreto

Teatro Municipal de Araxá

Horizonte Perdido

Mais pontos turísticos para visitar em Araxá, MG 

Fonte Dona Beja 

Mata da Cascatinha 

Empório João Menino 

Fazenda Asa Branca 

Sítio Real Araxá 

Como entrar no Parque Nacional da Serra da Canastra por Araxá? 

Dê um pulinho em Araxá e conheça mais esse tesouro de Minas! 

Onde fica Araxá?

Araxá fica a aproximadamente 370 km de Belo Horizonte, 588 km de Brasília e 565 km de São Paulo.

A cidade está situada no Alto Paranaíba, que é uma região bastante famosa pela terra fértil e, claro, pelas belezas naturais da Serra da Canastra e da Serra da Bocaina.

Como chegar a Araxá?

Uma das formas mais econômicas para viajar até o destino é viajar de ônibus. Isso porque as passagens de ônibus para Araxá são mais baratas do que as de avião, e a rodoviária da cidade fica no centro, então já facilita a sua locomoção por lá!

Para ajudar você a montar o seu roteiro, saiba o tempo de duração da viagem de ônibus:

São Paulo para Araxá: 6h55

Campinas para Araxá: 5h50

Goiânia para Araxá: 6h30

Ribeirão Preto para Araxá: 3h25

Franca para Araxá: 2h20

São José do Rio Preto para Araxá: 4h30

Caso você não esteja em alguma dessas cidades, você pode aproveitar as passagens de ônibus em promoção e comprar uma passagem que vá da sua localidade até a cidade de acesso à Araxá. Afinal, tem coisa melhor do que viajar economizando?

E quem nos acompanha por aqui, sabe que adoramos falar em cair na estrada e ainda economizar uma graninha pra estender o passeio e conhecer mais destinos na mesma viagem. Ainda mais quando assunto é Minas Gerais. 

Para você se localizar melhor quando decidir viajar de ônibus, este é o endereço da rodoviária de Araxá: R. Antônio Alves da Costa, S/N – Centro.

Clima em Araxá

O clima em Araxá é bastante agradável, visto que não fica nos extremos de muito frio ou muito calor.

Durante o ano, podemos considerar que o clima é “morno”. Com temperaturas que variam entre 23º C a 29º C, raramente inferior ou superior a isso.

Qual a melhor época para visitar Araxá?

Panorâmica da cidade de Araxá durante o fim do dia.

 

De acordo com a temperatura média de Araxá, a melhor época para visitar o destino é de abril a setembro. Durante este período, a temperatura é quente e de pouca precipitação.

Ou seja: você tem várias opções de datas para visitar a cidade, seja feriado ou férias, ainda mais para curtir as águas termais do destino.

Mas como nós comentamos que o lugar tem recebido mais turistas com o passar do tempo, o ideal é planejar sua viagem com antecedência. Além de garantir passagens com desconto, você não corre o risco de ter poucas opções de hospedagem. 

O que fazer em Araxá: passeios essenciais

Igreja no centro, cercada por árvores na cidade de Araxá.

 

O que seria deste guia completo sem as nossas dicas de passeios para conhecer a cidade?

Araxá oferece muitas opções de atrações e passeios turísticos, então separamos os locais e passeios que você precisa conhecer!

Termas de Araxá

Um dos principais pontos turísticos de Araxá é conhecido mundialmente, e fica no Tauá Grande Hotel.

As termas e o hotel fazem parte do Complexo do Barreiro, que é tombado como patrimônio histórico.

Você vai ficar encantado com as águas termais em combinação com os lagos e bosques que formam uma paisagem bem relax para se desligar do agito do dia a dia.

A Termas de Araxá oferece banhos de lama, massagem relaxante, massagem com pedras quentes, tratamento facial com lama e muitos outros procedimentos altamente relaxantes. Ainda, você pode escolher uma grande variedade de produtos de beleza feitos com a famosa lama negra de Araxá.

Se você pretende ficar hospedado por lá, faça a sua reserva de hospedagem com antecedência!

O endereço do local é R. Águas do Araxá, s/n – Barreiro.

Ruínas do Hotel Radiun

Na mesma área do Hotel Termas de Araxá, vale muito a pena conhecer as ruínas do Hotel Radiun.

O prédio foi construído durante as décadas de 30/40, e já hospedou Getúlio Vargas. A paisagem é incrível, enquanto você pode observar a forma como a natureza toma o seu lugar de volta, tomando conta do espaço.

Mas é melhor ver de longe, tá bom? Os entulhos das ruínas servem de esconderijo para cobras, escorpiões e várias outras espécies que você não vai querer encontrar. De qualquer forma, o cenário de distopia é muito bonito e rende umas fotos bem legais para o feed.

Tauá Grande Hotel

Tauá Grande Hotel, ponto turístico de Araxá, de frente para um lago e cercado por árvores

 

Já que citamos ele ao falar das Termas de Araxá, vale a pena comentar mais um pouquinho sobre o espaço. 

O luxuoso hotel é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas, estamos falando de um dos hotéis mais completos do Brasil, além de ser, também, o maior castelo.

A ideia inicial era para o local ser um cassino, então a sua construção foi repleta de materiais de acabamento requintados e caros, preservados até hoje.

Você nunca vai ficar entediado, porque o local oferece vários tipos de atrações para você aproveitar muito do local. Além das jornadas de purificação das termas, você ainda tem alguns rolês pra quem quer viver experiências requintadas, como um excelente chá da tarde em um solar lindíssimo.

Ah! Você também pode, simplesmente, pegar uma bike e sair pra curtir as arredores. 

Fonte Andrade Junior

Muito merecido, o nome da fonte é em homenagem ao engenheiro que descobriu os benefícios minerais contidos na água da fonte.

Ela jorra água sulfurosa, alcalina e bicarbonatada, com alta concentração de enxofre. É uma água muito recomendada para estimulação do metabolismo, problemas estomacais, intestinais, funções hepáticas e muitos outros tipos de doenças.

Já adiantamos que o gosto não é dos melhores, mas as propriedades fazem valer a pena!

Inclusive, por lá, encontram-se réplicas de fósseis de animais pré-históricos encontrados nas escavações para a construção do Grande Hotel.

Mirante do Cristo

Localizado no Parque do Cristo, no ponto mais alto de Araxá, o Mirante do Cristo oferece uma vista panorâmica incrível.

O mirante fica próximo à árvore dos Enforcados – triste ponto histórico que marca a época de escravidão na cidade. O Mirante caiu durante um temporal, em 2020, mas foi prontamente reconstruído.

Você pode chegar de carro ou, se preferir um pouco de atividade física, a pé. Isso porque você vai precisar de um certo preparo físico caso queira subir os 250 degraus que leva até o mirante.

Mas tudo bem, também! Você pode subir devagarinho, parando para apreciar a paisagem. Lá em cima, será recompensado com bebedouros, banheiros, lanchonete e uma área muito gostosa para passar algumas horas.

Museu Calmon Barreto

Bem no centro da cidade, o Museu Calmon Barreto é um acervo do ilustre artista, nascido em 1909, em Araxá.

Ele foi professor e depois diretor da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, uma das maiores referências culturais do país.

Os quadros e esculturas feitos por Calmon Barreto ao longo de sua vida ficam expostos no museu. Em uma visita guiada, você conhece a vida e as obras de um dos artistas que tem o maior número de obras catalogadas até hoje.

O local fica na Av. Ver. João Sena, 98 – Centro, e funciona das 8h às 18h de terça a sexta, das 9h às 15h aos sábados e das 8h às 12h aos domingos.

Teatro Municipal de Araxá

Um dos espaços culturais mais importantes da cidade, o Teatro Municipal de Araxá foi inaugurado em 2012, com capacidade para 300 pessoas.

O local é bem confortável, climatizado, muito bem iluminado e com uma arquitetura moderna muito bacana para tirar várias fotos.

Confira a programação durante o período da sua viagem no site oficial do teatro, é muito legal apreciar os artistas locais da cidade que você está conhecendo.

Bastante próximo ao Museu Calmon Barreto, o teatro fica na Av. Antônio Carlos, s/n – Centro.

Horizonte Perdido

Este é um lugar que você nem vai acreditar que a paisagem é real!

O Horizonte Perdido fica a cerca de 25 km do centro da cidade, e vale muito a pena conhecer o local. Mesmo que você esteja sem carro, existem empresas de turismo locais que te ajudam a fazer o passeio.

O lugar é um atrativo natural bem no topo da Serra da Bocaina. Fora a paisagem de tirar o fôlego, ainda rola uma rampa de voo livre muito legal, onde as pessoas costumam praticar parapente e asa delta. 

O Horizonte Perdido é uma fazenda particular, então a entrada é cobrada, por volta de R$ 5 (2022). Além dos passeios, do descanso e da curtição, eles oferecem um restaurante panorâmico onde você pode almoçar enquanto assiste os saltos da plataforma, mas nossa dica é que você faça a reserva com antecedência. 

Leve o seu celular com bastante bateria e com um bom espaço na memória, porque você vai querer tirar várias fotos para marcar este passeio!

Por fim, o local também tem trilhas e paredões para escaladas. O tédio vai passar longe!

Mais pontos turísticos para visitar em Araxá, MG

Prato com queijo mineiro e talheres ao lado.

 

Como por aqui a gente adora um bônus, e aproveitando que você já viu os lugares mais badalados,  que tal incrementar a sua viagem com um toque especial de outros pontos turísticos igualmente incríveis, mas nem sempre tão populares entre os turistas?

Dá uma olhada:

Fonte Dona Beja

Próxima ao Tauá Grande Hotel, no complexo do barreiro, a Fonte Dona Beja fica a cerca de 5 km do centro da cidade.

Existe uma lenda local que fala que a beleza e juventude de Dona Breja – famosa personagem da cidade – eram por causa das águas radioativas que ela se banhava, exatamente neste local. E, realmente, as águas são radioativas, mas calma que não são perigosas como você deve estar pensando!

Ela brota entre rochas vulcânicas, em uma gruta que emanam substâncias para tratamento de doenças respiratórias. A água também é indicada para ativar o metabolismo, amenizar problemas de hipertensão, diurese, além de melhorar a saúde e beleza da pele.

São 12 duchas que jorram em cascata, bem em frente à Fonte Dona Beja. Você vai sentir toda a energia negativa indo embora com a água.

Mata da Cascatinha

Em 1964, a criação da Mata da Cascatinha aconteceu com o objetivo de recompor e preservar a vegetação local, machucada pela mineração.

Hoje em dia, é uma área com fauna e flora muito ricas e exuberantes! É um lugar lindo, muito bom para descansar, passear a cavalo, acampar e fazer trilhas.

A trilha passa entre as árvores e um lago para chegar à Cascatinha, bem próximo ao Tauá Grande Hotel.

Você vai encontrar aves silvestres, micos e outros bichinhos que vivem por ali. O ponto alto é um mirante com vista panorâmica do hotel e do lago. É tudo muito bonito!

Empório João Menino

Considerado um dos pontos turísticos mais gostosos para visitar, o Empório João Menino oferece muitas delícias caseiras e artesanais e, acredite, você não vai querer parar de comer!

A casa rústica onde se encontra o empório fica bem no centro da cidade, na Rua Luís Colombo, N. 413-B.

Vai desde doces e geléias até cachaças envelhecidas, queijo de leite de cabra e muitas outras iguarias da culinária local.

Quando estiver por lá, não deixe de comer tudo isso acompanhado de um delicioso café, daqueles que você não experimenta em qualquer lugar!

Fazenda Asa Branca

É importante começar te avisando que a Fazenda Asa Branca só recebe visitantes com agendamento prévio, então já veja isso no site oficial antes de organizar o roteiro da sua viagem!

A fazenda é grande produtora de hortifrutis, laticínios e a famosa Cachaça Segredo de Araxá. Você pode conhecer os currais, queijaria, canaviais, além do processo de fabricação dos produtos e, claro, degustar a cachacinha.

São vários sabores diferentes, então beba apenas um golinho de cada, tá?

O local fica na BR 452, km 294, Araxá. Se quiser dar uma ligada para conferir os horários e dias disponíveis para visita, o telefone é 34 99105-6674.

Sítio Real Araxá

O Sítio Real é a fazenda que produz os queijos mais premiados de Minas Gerais. Não dá para não conhecer um lugar importante como este, não é?

O local é uma fazenda de produção de leite e derivados, com um pessoal bem simpático e receptivo. Para visitar, você precisa agendar previamente.

Passeando por lá, os proprietários irão te contar toda a história do local, da família e como eles produzem os famosos queijos de Minas.

Você vai poder visitar a queijaria para degustação, é claro!

Para você se localizar melhor, o local fica na Estrada Araxá Uberaba, km 13.

Como entrar no Parque Nacional da Serra da Canastra por Araxá?

Não poderíamos deixar de falar do Parque Nacional da Serra da Canastra por aqui!

O local é um verdadeiro espetáculo da natureza, você precisa conhecer.

Partindo de Araxá, basta pegar a BR 262 (Uberaba – Belo Horizonte). Depois de passar pela cidade de Estalagem, há aproximadamente 13 km, você vai entrar na BR 354 até Bambuí. De lá, para São Roque de Minas.

Os acessos às portarias são por estradas de terra, e é possível ir com carro comum mas com bastante cuidado! Inclusive, as próprias estradas do Parque são todas de terra.

Se você não estiver de carro, não tem problema. Pode procurar agências de turismo espalhadas pela cidade ou em recepções de pousadas.

O funcionamento é todos os dias, das 8h às 18h, e algumas visitas são guiadas por condutores credenciados.

E se antes de você decidir passar um dia (ou mais) no parque, aproveita esse nosso guia exclusivo e super completo sobre O Parque Nacional da Serra da Canastra.

Dê um pulinho em Araxá e conheça mais esse tesouro de Minas!

Foto de Lago de Araxá, cercada por árvores e céu com poucas nuvens

 

E aí, ficou com vontade de conhecer a cidade e experimentar os queijos mais premiados de Minas Gerais? Entre passeios culturais ou de aventura, entre descanso ou muita adrenalina, já sabe que Araxá te entrega tudo e muito mais, sempre com aquele charme e simpatia mineira, é?

Então agora é só decidir o dia, preparar a mochila e cair na estrada. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo, e quando voltar, não esqueça de compartilhar um pouco da sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários. 

Até a próxima e boa viagem!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem