“Na margem do São Francisco nasceu a beleza
E a natureza ela conservou
Jesus abençoou com sua mão divina
Pra não morrer de saudade, vou voltar pra Petrolina…”
O que vem à sua cabeça quando você pensa em passar férias em Pernambuco?
Muita gente imagina primeiro as lindas praias de Recife ou a alegria carnavalesca das ladeiras de Olinda. De fato, a capital e seus arredores têm coisa boa até dizer chega – como se fala em pernambuquês –. Mas agora, a gente quer te levar para conhecer um dos vários tesouros preciosos espalhados pelo interior de Pernambuco: a maravilhosa cidade de Petrolina.
Eternizada por Alceu Valença nos versos apaixonados da música Petrolina, Juazeiro, a trilha sonora do nosso passeio de hoje, Petrolina é dona de uma natureza exuberante que corre nas águas do Rio São Francisco. Além disso, a cidade abriga uma rica bagagem histórica, algumas das vinícolas mais premiadas do Brasil e vários passeios relaxantes.
Se você já gostou de conhecer os pontos turísticos de Recife, é hora de embarcar em mais uma viagem inesquecível. Prepare-se para descobrir o que fazer em Petrolina e como curtir ao máximo a sua estadia na cidade!
Aqui, você vai entender:
Desvende a história de Petrolina
Museu do Sertão: memórias vivas do sertão nordestino
Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei
Monumento da Integração: o símbolo da união entre cidades
Viva seus melhores passeios visitando os pontos turísticos de Petrolina em um click!
Desvende a história de Petrolina
Antes de se tornar uma das cidades mais agitadas do sertão pernambucano, a região onde fica Petrolina era dominada pelos indígenas tuxás.
Eles foram surpreendidos pelos europeus no século 17, quando os padres franciscanos exploravam a área conhecida como médio do Rio São Francisco durante as missões de catequização. O sucesso dos colonizadores foi facilitado pela recepção relativamente pacífica por parte dos tuxás: o líder deles, um cacique convertido ao cristianismo e rebatizado como Francisco Rodelas, contribuiu bastante para as missões religiosas.
Esse foi o pontapé inicial para o povoamento da área, junto com a instalação de uma grande fazenda de gado nas proximidades do rio. Essa discreta ocupação rural foi por muito tempo o único movimento na margem oposta ao município baiano de Juazeiro. Por isso, o pequeno povoado era chamado de Passagem de Juazeiro (ou simplesmente Passagem). No século 19, o frade capuchinho Frei Henrique se encarregou de fundar a primeira igreja do local, em homenagem a Nossa Senhora dos Anjos. Pouco depois, Passagem recebeu o status de freguesia e ganhou o nome de Petrolina. O título de cidade só veio em 1895.
A partir daí, Petrolina cresceu rapidamente: a primeira metade do século 20 trouxe avanços como a Diocese, a estação ferroviária e as grandes estradas. A cidade se tornou um ponto-chave para o comércio sertanejo, já que era parada obrigatória de muitas mercadorias que saíam do Nordeste em direção às outras regiões do país. Foi assim que Petrolina recebeu o apelido de Encruzilhada do Progresso, tornando-se um dos principais polos agroindustriais de Pernambuco.
Hoje em dia, Petrolina é a terceira maior cidade do interior nordestino, com uma economia sempre aquecida e movida principalmente pelo agronegócio. Os vinhos petrolinenses são globalmente conhecidos pela qualidade diferenciada e exportados aos montes para todos os cantos do mundo. Além disso, é o destino mais agitado da região turística do sertão pernambucano, contando com uma excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e passeios variados.
E é claro que você vai entender melhor esse sucesso todo daqui a pouco, quando a gente te mostrar os fascinantes pontos turísticos de Petrolina.
Onde fica Petrolina, PE
Agora que você já conhece a história de Petrolina, é hora de saber mais sobre a localização desse destino único.
Como mostra o mapa de Pernambuco que deixamos aqui em cima, Petrolina fica no extremo sudoeste do estado, bem na divisa com a Bahia. Distante de Recife por 720 quilômetros, ela fica a 500 quilômetros de Salvador e a 640 quilômetros de Teresina.
Nascida às margens do Rio São Francisco, Petrolina é conhecida por sua proximidade com o município de Juazeiro, no interior da Bahia. As cidades irmãs formam o maior centro urbano da região do semiárido brasileiro, separadas pela famosa ponte que cruza o rio. Por isso, é super comum que os viajantes aproveitem a estadia para conhecer os dois destinos, que podem ser explorados em passeios rápidos do tipo bate e volta.
Como chegar em Petrolina
Por causa da distância até a capital pernambucana, muitos aventureiros têm dúvidas sobre como chegar em Petrolina.
Felizmente, o acesso à cidade é bem fácil. Ela conta até com um terminal aéreo próprio, o Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho. Mas a verdade é que a variedade de rotas aéreas não é lá muito grande, o que contribui para os preços salgados das passagens de avião.
Por isso, a opção mais popular entre os turistas que desejam economizar no deslocamento é viajar de ônibus para Petrolina. Além de não pesar no bolso, essa alternativa é perfeita para quem deseja circular com praticidade pelo sertão pernambucano sem abrir mão da comodidade: é possível escolher entre os vários tipos de ônibus existentes na região para garantir o conforto até nas viagens mais longas.
As rotas para Petrolina saem de todas as partes do país e são operadas por grandes viações, como Progresso, Útil e Guanabara. E nem precisa se preocupar com a ideia de esperar em filas, já que você pode comprar suas passagens pela internet em poucos cliques.
Quer ter uma noção melhor das distâncias? Então confira, abaixo, o tempo de estrada até Petrolina partindo de algumas cidades famosas:
Salvador: 7h40
Recife: 10h40
Fortaleza: 15h
Brasília: 1 dia e 4h
O ônibus para Petrolina vai te deixar no terminal rodoviário que fica na Avenida Nilo Coelho, s/nº, bairro de Gercino Coelho.
Para conhecer as melhores opções de rotas para a sua viagem, dê uma olhada nas passagens de ônibus para Petrolina que separamos para você.
Clima em Petrolina
Se você pretende conhecer Petrolina, pode se preparar para sentir a potência do sol sertanejo!
O clima em Petrolina é do tipo semiárido quente, o que significa calor constante e umidade baixa. A temperatura média anual é 27ºC, e os termômetros na cidade dificilmente marcam menos de 24ºC. No período entre novembro e fevereiro, é comum que eles fiquem na casa dos 33ºC. Em outras palavras, quando estiver arrumando as malas para visitar Petrolina, pode apostar nas roupas leves e arejadas.
Só não se esqueça de levar protetor solar e de beber bastante água durante a viagem. Sério, você vai precisar.
Quando ir a Petrolina
Como explicamos, o clima em Petrolina não varia muito ao longo do ano: a certeza do calor vale para todas as estações.
Então a verdade é que a escolha de quando ir a Petrolina só depende das suas preferências! Se você é sensível a ares muito secos, nossa recomendação é planejar sua viagem para os meses de janeiro, fevereiro ou março. É a época em que as raras chuvas de Petrolina aparecem com um pouco mais de frequência. Ainda assim, elas não são duradouras e dificilmente atrapalham os passeios ao ar livre.
O período entre maio e agosto, por outro lado, é o mais seco de todos. Em contrapartida, nesses meses, você deve encontrar temperaturas um pouquinho menos escaldantes em Petrolina, já que o calor durante o inverno é moderado.
Além disso, em junho, a cidade é coberta pela decoração colorida e pela energia contagiante das festas de São João, as maiores celebrações populares do Nordeste. Então você já sabe quando ir a Petrolina se quiser dançar um forrozinho animado e provar várias delícias de milho nos tradicionais arraiás do sertão.
O que fazer em Petrolina
E aí, gostando de planejar sua viagem para Petrolina?
Pois pode se animar, que finalmente chegou a parte mais divertida: é hora de conhecer os principais pontos turísticos de Petrolina e montar seu próprio roteiro com os passeios incríveis que vamos te mostrar.
Com construções antigas lindíssimas e ótimos museus, Petrolina é um destino à prova de erros para fãs do turismo cultural. Além disso, os muitos encantos do Rio São Francisco fazem com que a cidade também ofereça oportunidades de contato com a natureza fantásticas quem curte ecoturismo.
Vem com a gente, que estamos prestes a te conduzir em uma tour arretada que vai te dar várias ideias sobre o que fazer em Petrolina!
Orla de Petrolina
Passear pela Orla de Petrolina é um ótimo jeito de começar suas explorações na cidade.
Estendida ao longo do imponente Rio São Francisco – apelidado carinhosamente como Velho Chico –, a orla tem tudo que você precisa para curtir uma tarde tranquila ao ar livre. Vale a pena fazer uma caminhada relaxante, brincar com as crianças nos brinquedos dos parquinhos ou se sentar em um dos bancos para apreciar a beleza das águas. Não deixe de assistir ao maravilhoso pôr do sol da Orla de Petrolina e aproveite para conhecer os ótimos bares e restaurantes da região.
Nossa dica é deixar esse passeio para o final da tarde e fechar o dia com as massas deliciosas do Piatti & Vino ou com as excelentes cervejas artesanais da Cervejaria Haus Petrolina.
Museu do Sertão: memórias vivas do sertão nordestino
Depois de pular nas águas do Rio São Francisco, vale a pena mergulhar também na rica história de Petrolina em uma visita ao Museu do Sertão.
O incrível acervo conduz os visitantes em um passeio cativante pela trajetória de desenvolvimento da cidade. Você terá a oportunidade de contemplar objetos usados pelos sertanejos dos séculos passados, fósseis da época pré-colombiana, moedas antigas e peças que carregam uma fantástica tradição de arte popular. A exposição tem ainda uma parte dedicada especialmente à religião – pilar importantíssimo da formação de Petrolina – e outra que mostra os intrigantes feitos dos cangaceiros.
O Museu do Sertão fica na Rua Esmelinda Brandão, no Centro de Petrolina. A entrada é gratuita.
Ilha do Rodeadouro: refúgio natural no sertão
A Ponte Presidente Dutra, que une Juazeiro e Petrolina, está rodeada por ilhas fluviais que rendem passeios bem legais. As mais famosas são a Ilha do Fogo, a Ilha do Massangano e a apaixonante Ilha do Rodeadouro.
Situada no meio do caminho entre as duas cidades, a Ilha do Rodeadouro é o melhor lugar para curtir o calor pernambucano em grande estilo. Por isso, ela está sempre cheia de banhistas que desejam aproveitar as sensacionais praias de água doce do Velho Chico e a excelente infraestrutura. Além de relaxar nos mergulhos refrescantes, vale a pena conhecer as boas opções de comida e bebida oferecidas pelos quiosques e restaurantes da ilha.
Para chegar à Ilha do Rodeadouro, você precisa pegar um barco no Juarez Pier ou na Travessia do Almizão. O trajeto é rapidinho e custa entre R$ 7,00 e R$ 15,00 por pessoa.
Petrolina Antiga: o passado que ainda vive
Apesar de ser pequenino, o Centro Histórico de Petrolina guarda uma beleza ímpar.
Não deixe de caminhar a pé pela área conhecida como Petrolina Antiga, que abriga várias relíquias arquitetônicas seculares. Você vai se encantar com o charme das velhas casinhas coloridas impecavelmente preservadas! Espalhadas ao longo da Rua Barbosa Lima, elas funcionam como moradias e pontos comerciais. Não faltam estabelecimentos que merecem sua visita: vale a pena conferir a programação de shows ao vivo do Centro Cultural Matingueiros, por exemplo. Na Praça 21 de Setembro, é comum encontrar feirinhas de artesanato e outros eventos gratuitos. Pode tirar uma tarde só para curtir a beleza de Petrolina Antiga – de preferência durante os fins de semana, em que as ruas da região ficam animadas pelo movimento dos bares –.
Gruta do Sumidouro: um tesouro subterrâneo
Embora esteja localizada no município baiano de Campo Formoso, a Gruta do Sumidouro é uma parada obrigatória para os amantes da natureza que visitam Petrolina.
Ela fica em uma área que tem algumas das maiores cavernas do país – banhadas, é claro, pelas preciosas águas do rio –. Com um interior repleto de estalactites e estalagmites esculpidas ao longo de milhões de anos, a Gruta do Sumidouro forma um túnel natural que é atravessado por um pequeno riacho. Próximo à entrada, há um bar que serve comidas e bebidas aos visitantes que se preparam para explorar a caverna.
Na parte de dentro, as lindas paisagens rochosas enfeitam o caminho até o outro lado, onde você vai encontrar um lago cercado por paredões de pedra. É um cenário de cair o queixo! Aproveite para tirar muitas fotos e tomar um banho relaxante antes de voltar.
A Gruta do Sumidouro fica a aproximadamente 83 quilômetros do Centro de Petrolina, trajeto que pode ser feito usando a BA-210 e a BA-144. Se não quiser se preocupar com os detalhes do caminho, é só pegar um ônibus! Aqui estão algumas passagens para Campo Formoso que vão facilitar sua vida.
Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei
A gente já mencionou algumas vezes a imensa importância da fé cristã para a história de Petrolina.
Então é de se esperar que o turismo religioso também esteja entre os fortes da cidade: a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, por exemplo, é um dos mais queridos pontos turísticos de Petrolina. Situado em uma praça adorável, bem no coração da cidade, o templo tem uma arquitetura fascinante cheia de traços góticos, com lindos vitrais e arcos brancos. Até quem não tem muito apego à fé costuma se apaixonar pela beleza histórica dessa grande obra de arte a céu aberto.
A Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei (também conhecida como Catedral de Petrolina) fica na Praça Dom Malan, nº 2317, Centro.
Balneário de Pedrinhas: relaxe junto à águas do São Francisco
Além de visitar as lindas ilhas de Petrolina, reserve um tempinho para visitar os maravilhosos balneários da cidade, em especial o Balneário de Pedrinhas.
Antes parte de uma antiga aldeia de pescadores, ele é um dos vários espaços de lazer situados nas margens do Rio São Francisco. É um lugar famoso pelas estonteantes paisagens fluviais, que são de encher os olhos e proporcionam o cenário perfeito para caminhadas tranquilas. Os muitos bares e restaurantes do vilarejo tornam o passeio ainda mais agradável.
O Balneário de Pedrinhas recebeu esse nome por causa das pequenas rochas redondas que enfeitam a margem do rio na região. Ele fica a 34 quilômetros do Centro de Petrolina, caminho que é feito pela Avenida Cardoso de Sá e pela Estrada das Pedrinhas.
Monumento da Integração: o símbolo da união entre cidades
“Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
Todas duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina!”
Não é à toa que a relação próxima entre Petrolina e Juazeiro virou até tema de música.
A união entre as duas cidades deu origem a uma identidade cultural própria, que é homenageada pelo Monumento da Integração. Importante cartão-postal de Petrolina, é uma instalação artística ao ar livre composta por 14 colunas de concreto coloridas, que simbolizam os principais bairros do município.
Se puder, visite esse grande marco para tirar algumas fotos! O Monumento da Integração fica na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no Centro de Petrolina.
Viva seus melhores passeios visitando os pontos turísticos de Petrolina em um click!
Já deu para perceber que Petrolina merece o apelido de Encruzilhada do Progresso, né?
Pode se animar: você está prestes a embarcar na beleza do Rio São Francisco e na cultura incrível do sertão pernambucano. Agora que você já conhece os pontos turísticos de Petrolina que não podem ficar de fora do seu roteiro, é só fazer as malas, escolher sua playlist de forró favorita e se preparar para viver as experiências únicas que só o interior de Pernambuco pode te oferecer.
E para aprender mais sobre outros destinos fantásticos do Brasil e da América Latina, dá uma conferida nos nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles estão cheios de informações valiosas para quem adora cair na estrada.
Boa viagem e até a próxima!