Confira esse relato da viagem a Penedo que o Mateus nos enviou!

Onde fica Penedo

Onde fica Penedo

Penedo é um bairro e um parque ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do Rio de Janeiro. Além de possuir muitas belezas naturais, como cachoeiras e trilhas na mata, Penedo possui também a maior colônia finlandesa do Brasil, o que se reflete na cultura local e na arquitetura de muitas casas e estabelecimentos comerciais que ficam ali. Foram esses atrativos que chamaram minha atenção e da minha namorada e nos levaram a conhecer a cidade numa viagem de dois dias durante um feriado de 7 de setembro.

Como foi a viagem a Penedo

Como não tem ônibus direto partindo de São Paulo até Penedo, pegamos um ônibus no Terminal Rodoviário do Tietê até a cidade de Resende, que é onde fica a rodoviária mais próxima, e lá pegamos um ônibus urbano até Penedo, mais especificamente até a Serrinha do Alambari, que é uma área mais afastada da vila finlandesa e com maior contato com a natureza.

Onde nos hospedamos em Penedo

Para podermos ficar mais próximos das atrações naturais, nos hospedamos num camping que fica instalado no coração da Serrinha. Lá é possível pagar uma taxa para poder acampar com sua própria barraca ou alugar um dos trailers à disposição no local e o camping também oferece toda a estrutura necessária para sua estadia: banheiros com ducha de água quente, restaurante e também diversas cachoeiras para se visitar. Optamos por ficar no trailer, que vem equipado com fogareiro e cama, mas não é muito confortável.

O que fizemos em Penedo

Cachoeira Poço do céu em Penedo

No primeiro dia da viagem, resolvemos explorar as trilhas que ficam ali por perto do camping. Após uma caminhada de 20 minutos por uma estrada de terra, chega-se numa chácara que dá acesso à trilha que leva até as cachoeiras de Poço do Céu e Poço do Dinossauro, que ficam em propriedade particular. Por este motivo, é cobrada uma taxa para poder acessar as trilhas e as cachoeiras, que tem águas geladas e cristalinas.

Voltando ao camping, resolvemos conhecer as cachoeiras que ficam lá dentro – e são muitas! As principais são os poços do Bananal, da Esmeralda, da Coruja e Dourado. Depois de curtir o dia tomando banho de cachoeiras, é possível descansar aproveitando a tranquilidade do lugar e o silêncio que chega com o cair da noite.

No dia seguinte, pegamos um ônibus que passa perto do camping e deixa na entrada da vila finlandesa em Penedo. O centrinho da vila, chamado de Pequena Finlândia, é todo característico, com suas lojinhas de presentes, chocolates e restaurantes com arquitetura finlandesa. É lá que fica também a Casa do Papai Noel, feita de madeira e com decoração natalina típica, e a fábrica de brinquedos do bom velhinho. Aproveitamos para conhecer também a culinária local, que tem a truta como ingrediente principal, num dos restaurantes do centrinho e, logo após o almoço, fizemos o caminho de volta para Resende e de lá pegamos o ônibus até São Paulo.

O que achamos de Penedo

Trilha em Penedo

Os dois dias da viagem foram suficientes para conhecer Penedo e sua cultura local, mas se você quiser mais opções é possível conhecer também o Parque Nacional do Itatiaia, que fica ali pertinho.

E aí, ficou com vontade de conhecer Penedo? Bora cair na estrada?

Veja também no Tô de Passagem:

Bate E Volta No Rio De Janeiro: 10 Locais Diferentes Para Conhecer
Conheça 12 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar No RJ!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil

Escrever um comentário