Mercados Públicos de Recife, PE: Explore sabores e muita cultura

setastdp

Agitação vibrante, produtos dos mais variados, construções belíssimas e muita, mas muita tradição: esse é só um resumo ligeiro do que você pode encontrar nos mercados públicos de Recife!

Caso você esteja planejando passar um tempinho nas fantásticas terras pernambucanas, com certeza já viu por aí muitos conteúdos mostrando que Recife tem passeios e atrativos para todos os gostos. E eles são todos ótimos. Mas se o seu objetivo é mergulhar de verdade na história e na cultura da cidade, a melhor forma de fazer isso é fugir um pouquinho dos roteiros turísticos mais tradicionais para visitar os tesouros escondidos que são os mercados públicos de Recife. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles e, de quebra, apreciar o melhor da cozinha pernambucana?

Aqui, você vai descobrir como enriquecer ainda mais a sua lista de coisas para fazer em Recife. Pois é, além das incríveis praias recifenses, dos pontos turísticos nacionalmente famosos, a “Veneza Brasileira” tem outros encantos que com certeza merecem sua atenção. 

Vem com a gente e se prepara para uma tour arretada pelos principais mercados públicos de Recife. Você está prestes a desbravar:

Motivos para conhecer os mercados públicos de Recife

Confira o roteiro que preparamos para a sua visita

Mercado de São José

Mercado da Boa Vista

Mercado da Madalena

Mercado da Encruzilhada

Mercado de Casa Amarela

Bônus: Mercado da Torre

Dicas para aproveitar os mercados públicos de Recife 

Visite os mercados públicos e experimente os sabores de Pernambuco!

Motivos para conhecer os mercados públicos de Recife 

Se engana muito quem pensa que os mercados só servem para encher a geladeira de ingredientes frescos e baratinhos. 

Os mercados públicos de Recife são uma verdadeira explosão de cultura que vai além dos produtos típicos e passa por artesanato, diferentes manifestações artísticas, tradições centenárias, arquitetura antiga e, é claro, pela gastronomia. É um prato cheio para quem adora turismo cultural!

Esses espaços existem há tanto tempo que, além de funcionarem como importantes centros comerciais, eles carregam o papel de preservar a memória histórica da cidade. E os recifenses têm muito orgulho dessa trajetória, visse? Dá até para dizer que os mercados são parte indispensável da identidade de Recife.

Mais do que protetores dessa poderosa bagagem histórica, os mercados públicos de Recife são polos gastronômicos tradicionalíssimos. Afinal, eles estão cheios de oportunidades para quem quer se deliciar com iguarias da culinária típica: nada como aproveitar a tarde de sábado com uma porção de macaxeira frita com carne de sol no Mercado da Boa Vista.

O melhor de tudo é que o rolê pelos mercados públicos de Recife costuma ser um passeio acessível, adorado pelos recifenses e perfeito para quem deseja viajar sem gastar muito. Na verdade, a capital pernambucana é um dos melhores destinos econômicos do Nordeste, já que é bem fácil chegar até ela por preços camaradas e há vários atrativos gratuitos ou de baixo custo. Os museus de Recife são bons exemplos disso. 

Então se você é do tipo que adora economia, pode se animar! Aliás, aqui vai uma dica valiosa: para ir até Recife sem desembolsar valores altos, a solução mais inteligente é viajar de ônibus. As rotas são bem variadas, partindo de todos os cantos do país, e você pode escolher o tipo de veículo mais confortável para a sua viagem. Saindo de Fortaleza, por exemplo, dá para encontrar passagens por menos de R$70,00! Massa, né?

Se quiser facilitar seu planejamento de viagem e “adiantar a vida”, como dizem os recifenses, confira aqui as passagens de ônibus para Recife que separamos.

Confira o roteiro que preparamos para a sua visita 

Você com certeza já tem motivo de sobra para visitar os mercados públicos de Recife. Mas agora é que a parte mais divertida começa: a gente montou uma lista especial de lugares onde rola uma feira boa todo dia e que vão te fazer se apaixonar pela capital pernambucana.

Bora lá conhecer de pertinho os melhores mercados públicos de Recife!

Mercado de São José 

Cartão-postal da paisagem recifense desde 1875, o Mercado de São José foi uma das primeiras construções do país com uma estrutura inteiramente feita de ferro.

O lindo prédio inspirado no Mercado de Grenelle, na França, fica próximo a vários outros marcos históricos da cidade, como a Basílica de Nossa Senhora da Penha. O bairro de São José, aliás, é parte da “parte velha” da Veneza Brasileira, mais conhecida como Recife Antigo. Por isso, vale a pena incluí-lo no seu roteiro quando você for fazer a tour pelo centro histórico. 

Além da arquitetura diferenciada, o Mercado de São José conta com mais de 540 boxes que vendem principalmente carnes e frutos do mar (incluindo iguarias exóticas como carne de tubarão). Tem também bastante artesanato típico da terra, como panelas de barro, redes e artigos feitos de palha e corda.

O Mercado de São José fica na Praça Dom Vital, s/nº, São José. Ele funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h, e das 6h ao meio-dia no domingo.

Mercado da Boa Vista 

Carne de sol acebolada, prato típico de pernambuco, servida com farofa, vinagrete, macaxeira cozida, arroz e feijão.

Junto a preciosidades arquitetônicas como a Igreja de Santa Cruz, o Mercado da Boa Vista é um verdadeiro queridinho dos recifenses.

Ele foi inaugurado em 1824 e o prédio já sofreu algumas modificações desde então, mas continua preservando sua beleza única. Os 63 boxes vendem principalmente frutas, carnes, peixes, legumes e cereais, mas também é possível encontrar produtos de armarinho e outras utilidades.

Mas a grande razão pela qual todo mundo ama o Mercado da Boa Vista é a área gastronômica, onde funcionam restaurantes, bares e lanchonetes fantásticos. Tanto é que o local se tornou um rolê clássico para quem gosta de comer e beber bem por preços acessíveis. Nas mesinhas de madeira espalhadas ao ar livre, você poderá apreciar aperitivos como queijo coalho assado, almoçar aquele arrumadinho de respeito e, é claro, pedir uma caipirinha ou uma cerveja gelada para acompanhar.

Além de sua localização privilegiada – bem no coração do comércio da cidade –, o espaço ganha muitos adoradores porque funciona das 6h às 15h no domingo, horário estendido em relação aos outros mercados. Nos demais dias, o funcionamento vai de 6h às 18h.

Mercado da Madalena 

O bairro da Madalena, na zona norte do Recife, sempre teve uma atividade comercial aquecida e eclética. E foi isso que motivou o nascimento do Mercado da Madalena.

Antes de sua construção, já existia na área uma feira pública agitada que tomava as ruas com suas barraquinhas. Como ela funcionava durante as madrugadas, recebeu o apelido de Bacurau, em referência ao passarinho de hábitos noturnos. Em 1925, com a inauguração do prédio do Mercado da Madalena, os expositores e clientes ganharam mais segurança e o lugar passou a atrair ainda mais gente.

Hoje em dia, esse que é um dos mais icônicos mercados públicos de Recife oferece ingredientes culinários e uma grande variedade de serviços, como barbearias rápidas. Mas o destaque mesmo é a feira de aves (vivas mesmo), que comercializa diversas espécies domésticas com autorização e fiscalização do Ibama. 

O endereço do Mercado da Madalena é Rua Real da Torre, nº 270, Madalena. O funcionamento vai de 6h às 18h de segunda a sábado, e de 6h ao meio-dia nos domingos.

Mercado da Encruzilhada 

Construído em 1950, o prédio que abriga o Mercado da Encruzilhada tem uma fachada bem característica, com traços marcantes da arquitetura da época.

Historicamente, ele foi um importante ponto de encontro para os intelectuais recifenses: durante muito tempo, juízes, sociólogos, professores, advogados e outros estudiosos se reuniam por lá para debates. Hoje em dia, ele guarda 195 boxes que ficam divididos nas alas norte e sul e vendem todo tipo de coisa. 

Tem artigos para animais, queijos, carnes, itens de mercearia, CDs antigos e vários serviços, como de sapateiro e de costura. Precisa de algum reparo em uma peça de roupa ou aparelho eletrônico? No Mercado da Encruzilhada, você encontra. Também há bares e restaurantes de comida caseira.

Para conhecer, vá até a Rua Doutor José Maria, s/nº, Encruzilhada. O funcionamento vai de 6h às 18h de segunda a sábado e de 6h às 13h no domingo.

Mercado de Casa Amarela 

Frutas e legumes expostos para venda em um mercado público. Há principalmente tomates e limões.

Dá para dizer que o Mercado de Casa Amarela é o sucessor de um outro pólo comercial animado. Afinal, ele herdou sua estrutura de ferro do antigo Mercado da Caxangá: o prédio foi todo desmontado e suas partes foram levadas para outra parte da cidade.

Foi assim que, em 1930, nasceu o Mercado de Casa Amarela – um dos mais frequentados mercados públicos do Recife –. Atualmente, a área interna tem mais de 60 boxes que fazem desse o melhor lugar para quem busca produtos regionais, já que tem queijos frescos, charque trazida diretamente do sertão pernambucano, artesanato, ervas, legumes e outros ingredientes.

Na parte externa, tem mais 50 boxes, e os destaques são os ótimos bares e restaurantes. Muitos deles funcionam até tarde, mesmo quando o resto do mercado fecha, oferecendo excelentes opções de café da manhã, almoço e jantar. Vai uma tapioca com café aí?

O Mercado de Casa Amarela fica na Rua Padre Lemos, s/nº, Casa Amarela. Ele funciona das 6h às 18h de segunda a sábado e das 6h às 13h no domingo.

Bônus: Mercado da Torre Recife 

A gente sabe que o passeio até aqui já está bem legal… mas que tal dar uma diferenciada? Para mostrar que Recife tem um comércio variado mesmo, a gente sugere que você também tire um tempinho para visitar o Mercado da Torre.

O disclaimer é necessário: ao contrário dos outros lugares que apresentamos aqui, o Mercado da Torre não é um mercado público. Na verdade, ele é inspirado nesses centros comerciais tradicionais, mas com um toque de sofisticação. Os estabelecimentos de lá são bem variados: tem atelier de costura, laboratório de exames médicos, pet shop e uma loja de carnes nobres. Na praça de alimentação, que fica dentro de um antigo armazém, você vai encontrar hamburgueria, cafeteria, comida oriental e várias outras delícias.

O espaço conta ainda com mesas ao ar livre, estacionamento, playground infantil e fraldário. Então se você pretende viajar com as crianças e quer um lugar para curtir uma refeição tranquila, sem aquela agitação frenética dos mercados públicos de Recife, fica a dica!

Para chegar, vá até a Rua José Bonifácio, nº 747, Torre. Os horários de funcionamento, de segunda a sexta, vão de 6h às 22h. No sábado, de 8h às 23h. Já nos domingos, o mercado funciona das 8h às 20h.

Dicas para aproveitar os mercados públicos de Recife 

Se empolgou para visitar os mercados públicos de Recife?

A gente entende – é difícil não se encantar por eles –. Antes de começar sua tour, se liga na nossa dica: organize o roteiro de modo estratégico para otimizar seu tempo durante os passeios. O Mercado de São José e o Mercado da Boa Vista, por exemplo, ficam próximos um do outro e podem ser conhecidos no mesmo dia facilmente. A mesma sugestão vale para o Mercado da Encruzilhada e o Mercado da Madalena, separados por menos de 4.5 quilômetros.

Como os mercados públicos de Recife são espaços pelos quais circula muita gente o tempo todo, vale a pena deixar aqui os lembretes que fazemos em relação a qualquer lugar lotado. Ao caminhar entre os boxes e também na área externa próxima aos mercados, mantenha uma atenção reforçada aos seus pertences pessoais para evitar furtos. Também é bom evitar bolsas grandes ou pesadas, que podem dificultar seu deslocamento durante os passeios.

E caso você deseje se aprofundar ainda mais na história e nas curiosidades dos mercados públicos de Recife, vai adorar saber que existe um site voltado especialmente para isso. Pois é, o portal Mercados em PE reúne várias informações detalhadas sobre esses lugares tão importantes para a cidade. Ele vai ser o seu guia turístico portátil!

Visite os mercados públicos e experimente os sabores de Pernambuco!

Bonecos de barro feitos artesanalmente, itens tradicionais vendidos nos mercados públicos de Recife.

A capital pernambucana tem mesmo uma infinidade de experiências fantásticas para oferecer aos visitantes. E nos mercados públicos de Recife, você mergulha de cabeça nelas. Na nossa opinião, um dos melhores jeitos de conhecer a cultura de um povo é vendo de perto suas feiras populares.

Depois de fazer isso, você provavelmente vai querer desbravar ainda mais o território pernambucano. Caso deseje expandir ainda mais o seu roteiro, vale mencionar que Recife é um ótimo ponto de partida para outros lugares fantásticos que ficam por perto, como a icônica Olinda ou as encantadoras cidades do interior de Pernambuco. Muitas delas podem ser visitadas em passeios rápidos e econômicos, no estilo “bate e volta”. O único “aperreio” é que você não vai sentir vontade de ir embora nunca!

Aliás, para aprender sobre vários destinos nacionais tão fascinantes quanto Recife, confere nossos outros conteúdos no Tô de Passagem! Aqui, você encontra todas as informações necessárias para deixar suas aventuras cada vez mais inesquecíveis.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem