Paleontologia, arte contemporânea, futebol… Os museus no Brasil são diversos e vão surpreender você

Viajar é sinônimo de conhecer culturas e histórias, o que inspira e enriquece o repertório do turista enquanto ser humano. E não é apenas em outros países que são encontrados lugares bacanas para vivenciar tais experiências. Confira agora 10 museus no Brasil que você deve visitar!

Os primeiros da lista foram escolhidos segundo critérios como: nível de singularidade, popularidade e atividades proporcionadas.

Museus no Brasil: Conheça os Melhores

Museus no Brasil: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro – RJ)

Museus no Brasil - Museu do Amanhã

“De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?” são perguntas que guiam as exposições e atividades desse museu, que tem como missão suscitar reflexões nas pessoas.

Exemplo disso é o espaço nomeado como “Amanhãs”. Lá, o visitante irá se deparar com, mais do que objetos e obras para contemplar, jogos interativos, como o das Civilizações, onde o participante controla variáveis, como: uso dos recursos naturais, tamanho populacional e até questões sociais para, no fim, ver se a “sua” civilização seria sustentável ou entraria em colapso.

Museu do Futebol (São Paulo – SP)

Devido à sua importância mundial e poder de mobilização sobre a população brasileira, o Museu do Futebol era quase obrigatório na lista! Sua principal exposição é um percurso que emociona todos os fãs do esporte.

Composto por 15 salas, esse trajeto abrange temas como: reprise de jogadas históricas, apresentação de ídolos icônicos, recordações sobre grandes vitórias e derrotas do Brasil, tendo como diferencial o nível elevado de interatividade.

Museus no Brasil: Catavento Cultural e Educacional (São Paulo – SP)

Museus no Brasil - Catavento

Com viés educativo bastante forte em suas iniciativas, esse museu é extremamente cativante para o público infantil, além de despertar a imaginação dos adultos. São quatro sessões que compõem sua principal exposição: universo, vida, engenho e sociedade.

Para imergir no mundo da ciência de forma inusitada e divertida, o museu conta ainda com a tecnologia, como é o caso dos óculos de realidade virtual usados para levar o visitante à terra dos dinossauros. Sim, os museus nacionais no Brasil também são incríveis!

Falando em dinossauros, para quem se pergunta se há museus de paleontologia no Brasil, a resposta é SIM! Na próxima categoria de museus no Brasil, você irá conferir os melhores nesse tema.

Museu Afro Brasileiro (Salvador – BA)

O MAFRO possui um acervo com mais de mil peças com raízes africanas e afro brasileiras, tendo como missão a preservação dessa matriz cultural. São diversos os objetos que formam essa exposição permanente, tais quais: máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos e muito mais.

Museu do Homem do Nordeste (Recife – PE)

As exposições desse museu, que foi resultado da fusão entre o Museu de Antropologia, o Museu de Arte Popular e o Museu do Açúcar, têm a proposta de representar as diversas culturas que formam a mistura brasileira, incluindo o processo de miscigenação.

Por esse fato, o Muhne torna-se um lugar de memória social e contribui ativamente para a educação a partir de debates, seminários e outras iniciativas.

Museus no Brasil: Museus de Paleontologia

Museu da Geodiversidade (Rio de Janeiro – RJ)

Inaugurado em 2008, o museu tem como propósito abordar a evolução do planeta terra a partir de um circuito que integra o ser humano, os eventos geológicos e elementos naturais, como: rochas, minerais e fósseis.

Para enriquecer a experiência, são realizados jogos, oficinas, apresentação de materiais audiovisuais e diálogos com monitores.

Museu de Ciências da Terra (Rio de Janeiro – RJ)

Essa indicação é para quem gosta de conhecer a história por meio de artefatos palpáveis! O acervo do Museu de Ciências da Terra possui mais de 10 mil amostras de minerais e meteoritos, bem como 12 mil rochas e 35 mil fósseis.

Já para quem prefere uma boa leitura, o museu também sedia uma biblioteca com cerca de 100 mil publicações que abordam geociências.

Museu dos Dinossauros de Peirópolis (Uberaba – Minas Gerais)

A região de Peirópolis, um bairro rural da cidade mineira Uberaba, é famosa pelas descobertas fósseis que foram feitas nas redondezas. As réplicas de dinossauros (entre eles, carnívoros, peixes e microfósseis de plantas) chamam a atenção pelo nível de realidade, inclusive em termos de imensas proporções.

O acervo do museu é composto por aproximadamente 1.500 fósseis!

E aí, está surpreso com a variedade de museus no Brasil? Tem muito mais!

Museus no Brasil: Centro Paleontológico de Mafra – CENPÁLEO (Mafra – SC)

Você gostaria de ver peças que remetem como era a vida no Sul do Brasil há milhões de anos? Esse museu conta essa história a partir de esqueletos de dinossauros e fósseis.

Seu propósito é impulsionar os estudos na região, assim como preservar seu patrimônio geológico.

Mas você se identifica mais com as obras de arte? Siga em frente no texto e veja os museus de Arte Contemporânea no Brasil nesta lista elencados.

Museus no Brasil: Museus de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói – RJ)

Esse museu começa a impressionar pela sua arquitetura exuberante e continua internamente com seu acervo – formado, majoritariamente, pelas obras do artista João Sattamini – e por iniciativas inovadoras, tais como: Museu Laboratório de Futuros e Coleção Viva – Coleção de Experiências.

O museu tem como objetivo incentivar a continuidade de pesquisas e inovar no campo dos estudos artísticos.

Museus no Brasil: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP (São Paulo – SP)

Museus no Brasil - MASP

Com mais de 11 mil obras em seu acervo, hoje, o MASP é considerado o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Sua coleção contempla pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos e continentes – europeu, africano, asiático e americano.

Um dos cartões-postais de São Paulo é o MASP, localizado em plena Avenida Paulista, que contempla obras de arte e exposições variadas. Um de seus diferenciais é abordar temáticas sociais, como: “Histórias das mulheres: artistas até 1900” e “Gego: a linha emancipada”.

O viés de suas exposições se estende para a parte da organização, tendo em vista que o MASP foi o primeiro museu a ter uma curadora indígena!

Inhotim (Brumadinho – MG)

Obras de arte e natureza (jardim botânico) se misturam, colorindo o espaço, o tornando digno de estar em sonhos lindos. São mais de 20 km² para serem desfrutados pelo visitante, sedento por obras inusitadas e intensas.

A lista é muito mais extensa, até porque a história dos museus no Brasil vem de séculos atrás e, portanto, também merece muita atenção de seus moradores e dos turistas!

Os museus no Brasil são tantos e tão variados que, ao viajar para qualquer lugar desse país, você pode ter certeza que terá a oportunidade de descobrir um mundo novo, afinal todos os museus apresentam uma vastidão em termos de cultura e beleza incrível!

Leia Mais no Tô de Passagem:

8 Museus Online Brasileiros Para Visitar Na Quarentena
Museus No Rio De Janeiro: 10 Opções Que Amamos E Recomendamos
15 Museus Gratuitos Em SP Que São Imperdíveis!

Escrever um comentário