A estátua de 38 metros do Cristo Redentor não é a única atração da cidade maravilhosa. Os museus no Rio de Janeiro são repletos de histórias e ricas culturas que merecem receber atenção durante a sua viagem. Por isso, fizemos essa lista dos principais museus no Rio de Janeiro que devem estar inclusos no seu roteiro. 

Museus no Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna (MAM)

Inaugurado em 1958, o MAM é reconhecido internacionalmente e é um excelente local difusor de cultura. Isso porque, além de exposições é promovido atividades educativas, cursos, palestras e eventos infantis. A cinemateca do Museu de Arte Moderna oferece filmes gratuitos e é o cantinho preferido de muitas pessoas. 

Instituto Moreira Salles

Para quem ama história, o Instituto Moreira Salles é um super passeio pelo Rio. Ele fica sediado na casa onde viveram Walther Moreira Salles e sua família, no bairro da Gávea. Além disso, a casa é um marco da arquitetura moderna dos anos 50. Ao público são apresentados exposições, filmes, shows, acervo de fotografia, literatura, iconografia e também artigos de literatura. 

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Referência de espaço cultural na cidade carioca, a Caixa Cultural oferece programações de entretenimento e diversão para quem quer dar uma fugidinha das praias. O local contém teatro de arena, cinema, galeria de arte, assim como salas de oficinas e ensaios. 

Museu Nacional De Belas Artes

Quem ama arte e história não pode deixar de visitar o Museu Nacional de Belas Artes. O local concentra o maior acervo de obras do século XIX, são sessenta mil itens como pinturas, desenhos, objetos, livros, gravuras e documentos. Peças deixadas no Brasil por D. João VI também estão armazenadas no Museu Nacional de Belas Artes. 

Museus no Rio de Janeiro no centro da cidade

Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro

Um dos mais importantes do Brasil, o Museu Histórico Nacional foi criado em 1922. É possível conhecer o acervo com cerca de 258 mil artigos, além da maior coleção numismática da América Latina. O local ocupa todo o conjunto arquitetônico da Ponta do Calabouço. Entre as exposições estão importantes documentos, manuscritos, biblioteca especializada em história do Brasil e muito mais. 

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro

Um dos mais requisitados centros culturais do Rio proporciona experiências espetaculares. O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro entrou para a lista dos dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 da publicação inglesa The Art Newspaper. Lá os visitantes têm acesso à exposições, fotografia, objetos e peças. Ou seja, você não vai deixar a atração de fora da sua viagem, né? 

Museu do Amanhã

Museu do Futuro no Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã oferece muito mais que cultura para os visitantes. Nele você pode mergulhar em diversos conceitos científicos e examinar momentos do passado, presenteagora e cenários para os próximos 50 anos. O museu de ciências aplicadas dispõem de ambientes audiovisuais imersivos, jogos e instalações interativas. 

Museus com entrada gratuita no Rio de Janeiro

Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes é o passeio perfeito para quem quer unir entretenimento, história e política. O prédio que já serviu como cadeia para Tiradentes antes de ser enforcado, hoje funciona como Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Além da visita guiada pelo edifício, o público pode ir até o segundo andar que abriga a exposição que conta a história do Parlamento no Brasil. 

Museu da República

Museu da República - Rio de Janeiro

Que lugar incrível! O Museu da República fica sediado no Palácio do Catete e é cheio de riquezas culturais e históricas do Brasil. O palácio foi construído entre 1858 e 1867 e é a coisa mais linda, além de um marco para a arquitetura. Importantes articulações foram realizadas ali dentro, como as declarações de guerra à Alemanha, em 1917. Durante as quartas-feiras e domingos a entrada é franca.

Museu do Negro

Gente do céu, o que é o Museu do Negro? Não tem como ir ao Rio e não dar uma passadinha até lá. Vale muito a pena entender mais a fundo como foi a época da escravidão e ver de perto elementos que contribuem para a existência do racismo até hoje. O museu está abrigado dentro de Igreja de Nossa do Rosário e São Bento dos Homens Pretos. É possível observar pessoalmente instrumentos utilizados para tortura, documentos, objetos e fotografias.

E aí, já selecionou quais museus vão fazer parte da sua viagem?

Leia Mais no Tô de Passagem:

8 Museus Online Brasileiros Para Visitar Na Quarentena
Ranking Dos 10 Museus No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Rio De Janeiro: Guia De Viagem Da Cidade Maravilhosa

Escrever um comentário