E aí? O próximo rolê vai ser pra conhecer a famosa Ilha da Magia?
Se esse for o plano, já podemos adiantar que a capital catarinense tem tudo pra te encantar, principalmente quando o assunto é curtir as melhores praias de Florianópolis, por exemplo. Mas e quando você quer dar um tempinho de sol e mar, o que fazer?
Dentre tantos passeios culturais e históricos que a cidade tem pra te oferecer, o Mercado Público de Florianópolis certamente deveria entrar no seu roteiro.
Além de ser um lugar onde você pode encontrar produtos frescos e de qualidade, muitos mercados públicos também oferecem a oportunidade para os turistas experimentarem alimentos locais e tradicionais.
Ao visitar um mercado municipal, você está apoiando pequenos produtores locais e a economia da região. Em resumo: é uma ótima maneira de conhecer a cultura e a comunidade local enquanto desfruta de produtos únicos.
E pra te ajudar a montar um roteiro incrível, fica com a gente! Este conteúdo foi preparado pra te dar um gostinho de um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.
Aqui, você vai ver:
Mercado Público de Florianópolis: História
Onde fica o Mercado Público de Florianópolis?
Como chegar ao Mercado Público de Florianópolis?
O que fazer no Mercado Público de Florianópolis?
Experimentar deliciosas cervejas locais
Aproveitar bancas de frutas, carnes e peixes frescos
Fazer aquelas comprinhas nas lojas de produtos artesanais
Passeios bônus: visitar a Feira Pública
Dicas para aproveitar feiras e mercados locais
Conheça mais da cultura de Floripa no Mercado Público!
Mercado Público de Florianópolis: História
Assim como a maioria dos maiores mercados municipais do Brasil, a história do Mercado Público de Florianópolis remonta ao período anterior à construção do edifício.
Nos séculos XVII e XVIII, o local era frequentado por mascates que montavam barracas para comercializar produtos variados.
Durante a visita de Dom Pedro II à cidade, em 1845, os vendedores foram retirados da área com a promessa de que retornariam com a construção de um novo espaço. A obra do prédio do Mercado começou em 1847, mas só foi inaugurada em 1851.
O atual mercado foi construído em duas etapas. A primeira foi concluída entre 1896 e 1899, com apenas uma ala. A segunda etapa aconteceu em 1912, quando foram adicionadas rampas, galpões e uma cobertura que se estendia por toda a extensão da área voltada para o mar.
A segunda ala, com torres e pontes interligando as alamedas foram construídas depois, entre 1928 e 1931. Em julho de 2016, uma cobertura feita de uma estrutura metálica automatizada foi adicionada ao vão central do mercado.
O prédio passou por diversas reformas e remodelações ao longo dos anos. Porém, em 2005, um incêndio de grandes proporções destruiu quase toda a ala norte do edifício, o que demandou uma reconstrução completa dessa área.
Desde antes da reconstrução, o Mercado Público de Floripa é um dos principais points tanto para os turistas quanto para os moradores. Vale muito a pena a visita!
Onde fica o Mercado Público de Florianópolis?
O Mercado Público de Florianópolis fica no coração da cidade, bem no centro, rodeada de vários outros comércios.
Inclusive, o está localizado bem ao lado do Ticen (terminal de ônibus) e bastante próximo à Ponte Hercílio Luz e ao terminal rodoviário, onde você desembarca quando decide viajar de ônibus para Florianópolis.
Inclusive, se você é como a gente e adora economizar uma graninha na hora de pegar a estrada, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para Florianópolis. Quanto mais economia, mais atrações você conhece na cidade!
O endereço é: R. Jerônimo Coelho, 60 – Centro.
Como chegar ao Mercado Público de Florianópolis?
Como dissemos acima, o mercado fica ao lado do terminal de ônibus Ticen, então é muito fácil de chegar independentemente de onde você está na cidade.
Provavelmente, você estará hospedado no centro, então vale a pena dar uma olhada no mapa para ir caminhando.
Você pode pegar um táxi ou um carro de aplicativo também, mas é muito mais em conta pegar um ônibus de linha para descer no terminal e caminhar apenas 400 metros até o mercado.
O que fazer no Mercado Público de Florianópolis?
Agora que você já sabe a história do local, onde ele fica e como chegar, só falta saber o que fazer por lá, não é mesmo?
Quando estiver por lá, não deixe de aproveitar os seguintes passeios:
Conhecer o Armazém da Renda
Lembra que falamos sobre os artesanatos que você só encontra no Mercado Público?
O Armazém da Renda é um grande exemplo disso!
A loja é uma das que chama mais atenção. Ali você pode ver os artesãos elaborando as delicadas peças em renda de bilro – uma tradição que chegou com os açorianos e permanece até hoje.
Essa é uma iniciativa da Prefeitura da cidade. A Secretaria de Cultura reúne várias rendeiras de diversas partes da ilha, como uma forma de preservar essa herança cultural de Floripa.
A ideia inicial era fazer um super museu de trabalho com renda de bilro, mas como a ideia era que as pessoas pudessem levar as peças pra casa e assim disseminar a arte, um armazém foi uma ideia muito mais legal.
Experimentar deliciosas cervejas locais
Quem não adora fechar o dia com uma cervejinha, não é?
Mesmo quem não é um grande estudioso sobre os diversos tipos de cervejas pode se divertir experimentando novos sabores.
No Mercado Público de Floripa, você vai encontrar alguns boxes de cervejarias locais. Uma das que mais recebem visitantes é a Kairós, que tem no rótulo um dos principais cartões-postais da cidade, a Ponte Hercílio Luz.
Além de curtir a bebida depois de um dia inteiro de praia, por exemplo, você ainda pode aprender um pouco mais sobre os processos de fabricação em Florianópolis, e prestigiar os produtores da capital.
Ah! E se você gosta de aproveitar esses rolês cervejeiros quando viaja, vale a pena dar uma olhada nesse nosso conteúdo exclusivo sobre destinos para quem ama cerveja.
Aproveitar bancas de frutas, carnes e peixes frescos
Como você já sabe, o mercado começou a existir por conta do comércio de peixes e carnes. Por isso, a qualidade e a diversidade de produtos do lugar continuam sendo tradições por ali!
Se você estiver hospedado em um lugar com cozinha, por que não passar no mercado e garantir o almoço com a família ou com os amigos?
Caso não possa comprar, aproveite para comer em algum restaurante ou lanchonete, assim você não deixa passar em branco a oportunidade de para experimentar pratos típicos preparados com os alimentos frescos do local!
Pra quem gosta daquela energia vibrante de cores, sabores e vozes super animadas que toda feira tem que ter, os corredores do Mercado Público de Florianópolis vão te encantar.
Fazer aquelas comprinhas nas lojas de produtos artesanais
Um passeio por um mercado municipal realmente aconteceu se você não comprou nada?
Não tem como!
Você vai encontrar uma grande variedade de produtos, alimentos e artesanato de Florianópolis. Leve ao menos alguns presentinhos para seus familiares e amigos, eles vão adorar.
E não deixe de levar algo com você também. Afinal, artesanato é algo limitado, quase exclusivo, além de ser uma forma importante de apoiar o trabalho do artesão.
Passeios bônus: visitar a Feira Pública de Florianópolis
Já que você vai estar no mercado, que tal aproveitar para conhecer a Feira Pública de Florianópolis?
Ela fica a poucos metros do Mercado Público de Florianópolis, no Largo da Alfândega.
Você vai encontrar tudo o que tem de melhor em uma feira: frutas, verduras, queijos, embutidos e vários produtos que você só encontra em Floripa, como a famosa farinha de mandioca catarinense.
Vale bastante a pena!
Dicas para aproveitar feiras e mercados locais
Feiras e mercados locais são excelentes lugares para se conhecer a cultura e a culinária de uma cidade, além de serem ótimos para fazer compras e encontrar produtos únicos e artesanais. Para aproveitar ao máximo sua visita, aqui vão algumas dicas:
- Vá cedo para evitar aglomerações e encontrar os melhores produtos frescos;
- Leve sacolas reutilizáveis e evite o desperdício de sacolas plásticas;
- Explore todas as barracas antes de fazer suas compras, comparando preços e qualidade dos produtos;
- Converse com os vendedores, eles são uma ótima fonte de informação sobre os produtos e suas origens;
- Experimente novos sabores e produtos locais que você não encontra no supermercado;
- Não tenha medo de pedir descontos ou fazer negociações com os vendedores;
- Procure por produtos sazonais, que geralmente são mais frescos e mais baratos;
- Experimente as comidas locais nas barracas de comida e descubra novos sabores;
- Esteja aberto a aprender sobre a cultura local e os costumes relacionados à alimentação;
- Aproveite o ambiente animado e descontraído das feiras e mercados locais para uma experiência única de compras;
Conheça mais da cultura de Floripa no Mercado Público!
Uma cidade tão mágica como Florianópolis, não poderia deixar de ter um mercado que represente tão bem a capital.
O Mercado Público de Florianópolis é um lugar único que oferece uma experiência cultural rica e diversificada. Além de ser um local para compras de produtos frescos e artesanais, o mercado é um ponto de encontro para turistas e locais que desejam vivenciar um pouco da cultura da cidade!
Desde a sua construção, o local é um dos marcos históricos mais importantes de Florianópolis e tem atraído milhares de visitantes todos os anos.
Ao visitar o Mercado Público, você terá a oportunidade de experimentar pratos típicos da culinária local, como o famoso pastel de camarão, o arroz de marisco e o caldo de peixe. Nada melhor do que experimentar uma boa culinária típica.
Os artesanatos e souvenirs que você encontra por lá representam a cultura e a história da cidade. A arquitetura do mercado também é impressionante e reflete o estilo colonial português que ainda é visto em vários lugares da cidade.
Outra vantagem bem bacana de visitar o Mercado Público de Florianópolis, é a oportunidade de conhecer os moradores locais e saber mais sobre suas tradições e estilo de vida. Os feirantes são pessoas muito simpáticas e acolhedoras, estão sempre dispostas a conversar sobre seus produtos e compartilhar histórias interessantes sobre a cidade.
Ainda, a localização privilegiada do mercado, no coração do centro histórico da cidade, a uma curta distância de vários pontos turísticos deixa muito mais fácil para você começar o dia indo ao mercado.
Ah! Quando voltar, aproveita pra compartilhar um pouco da sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários!
Um ótimo passeio e até a próxima!