Hey! Tá procurando um lugar para se desligar da vida corrida da cidade e relaxar em meio a natureza? Porque se esse é o seu objetivo, queremos te apresentar a Ilha do Cardoso. Quando você terminar esse artigo, esse será seu próximo destino!
A Ilha é um verdadeiro refúgio em meio à Mata Atlântica, sendo um dos melhores destinos do litoral sul paulista. Quem passa por lá aproveita a oportunidade de curtir a natureza com conforto, comodidade e claro, muita paz.
Mais de 90% do território da ilha é formado por vegetação nativa – muito bem preservada, viu? Então, como sempre pedimos por aqui, ajude a contribuir com essa preservação, não importa qual seja o seu rolê!
Por lá, você vai encontrar centenas de espécies animais e vegetais entre as trilhas, praias paradisíacas e cachoeiras.
Uma verdadeira aventura em busca de paisagens inesquecíveis!
Para te ajudar a montar o roteiro dessa viagem, você vai ver aqui no guia:
Como chegar na Ilha do Cardoso?
O que fazer na Ilha do Cardoso?
Trilhas para Fazer na Ilha do Cardoso
Trilha do Sambaqui e do Costão Rochoso
Passeios imperdíveis na Ilha do Cardoso
Pontal da Praia (encontro do rio e oceano)
Relaxe nas areias da Ilha do Cardoso!
Onde fica a Ilha do Cardoso?
A maravilhosa Ilha do Cardoso fica no estado de São Paulo, pertencente ao município de Cananéia, no Vale do Ribeira. O destino fica a cerca de 245 km da capital, São Paulo.
Esse pedaçinho muito bem cuidado de natureza fica quase na divisa de São Paulo com o Paraná. Inclusive, a ilha está mais próxima de Curitiba (138 km) do que da capital paulista.
O arquipélago é dividido em três núcleos: Perequê, Marujá e Ilha da Casca. Porém, apenas Perequê e Marujá são disponíveis para uso do público. São neles que se concentra a população local, assim como restaurantes, pousadas, hotéis e outros estabelecimentos.
A Ilha da Casca é restrita para a base de apoio e fiscalização do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Uma curiosidade para você saber sobre o destino: o Vale do Ribeira, região da ilha, concentra a maior parte da Mata Atlântica no país, com mais de 13 mil hectares e espécies de animais e plantas que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo!
Com paisagens deslumbrantes e cachoeiras intocadas, a Unesco considera a região como uma “Reserva da Biosfera”.
Como chegar na Ilha do Cardoso?
Para chegar até a Ilha do Cardoso, uma das opções é chegar até Cubatão. De lá, você pode pegar uma balsa até Cananéia e depois outra até a Ilha do Cardoso, ou pegar uma única balsa até a ilha (confira a disponibilidade com as empresas que fazem o transporte em Cubatão).
A principal rota de ônibus até Cubatão é partindo de São Paulo, e leva cerca de 3h30. Ou seja, se você escolher viajar de ônibus com economia, pode aproveitar para estender o passeio e curtir um pouco os melhores pontos turísticos de São Paulo, que tal?
Como é no mesmo estado, as passagens são bem baratas. Confira as passagens de ônibus para Cubatão e comece a organizar o roteiro da sua viagem!
Ainda, caso prefira desembarcar direto na Cananéia, sem problemas. Tudo depende de onde você está ou como prefere chegar na ilha. Quando decidir, aqui estão algumas passagens em promoção.
O que fazer na Ilha do Cardoso?
Com um clima bem “roots”, você vai descansar bastante! Mas não esqueça daquelas fotos incríveis pra atualizar o feed.
Quanto mais você caminhar por lá (carros são proibidos), você vai sentir a sensação de estar em um lugar exclusivo, quase deserto, cercado pela beleza natural da região.
Para saber como e quais lugares conhecer, separamos uma lista de passeios e atrações imperdíveis para curtir a viagem ao máximo.
Vamos lá!
Trilhas para Fazer na Ilha do Cardoso
Como a ilha é um local de natureza preservada – e a tendência é que continue assim – para chegar na maioria das cachoeiras e praias você vai passar por belas trilhas.
A ilha conta com mais de 10 caminhos preservados, então confira as que separamos para você:
Trilha da Cachoeira Grande
Essa é uma das mais procuradas pelos turistas, visto que a Cachoeira Grande realmente vale o esforço para tomar um banho bem geladinho!
Você pode chegar lá pela trilha de dificuldade moderada ou de barco – você decide.
Indiferente da escolha, você vai aproveitar muito a incrível vista da queda d’água de mais de 11 metros. Impressionante!
Trilha do Manguezal
A Trilha do Manguezal possui uma extensão de aproximadamente 1 km sob tablado de madeira, dando a chance de você conhecer um dos principais ecossistemas brasileiros.
Ainda, da trilha, você pode observar a mata nativa preservada e até conhecer caranguejos e outros animais nativos.
Você vai partir do Núcleo Perequê, e vai chegar na Praia da Pereirinha.
Trilha do Morro das Almas
Essa trilha, com dificuldade moderada, é repleta de natureza em todas as suas formas: pássaros, plantas, bromélias e animais.
A trilha possui uma extensão de 2 km. Você vai levar cerca de 3 horas para percorrê-la.
Trilha do Poço das Antas
O grande ponto alto da Trilha do Poço das Antas, é que ela é bem próxima ao Rio Perequê. Com isso, pelas margens da água corrente, você consegue observar a riqueza da natureza da região.
Você vai conhecer diferentes vegetações da Mata Atlântica, como a Restinga, Floresta de Encosta e transição.
Ainda, você pode fazer uma paradinha nas piscinas naturais do caminho!
A trilha tem 2,5 km de extensão, com 4 horas de duração.
Trilha do Sambaqui e do Costão Rochoso
Se você gosta de descobrir e entender a história do destino quando viaja, a Trilha do Sambaqui e do Costão Rochoso é um passeio muito legal!
Você vai encontrar ossos e outros objetos arqueológicos que pertenciam aos nativos da ilha.
O percurso da trilha é de dificuldade média e demora menos de 2h.
Passeios imperdíveis na Ilha do Cardoso
Além das trilhas, você precisa conhecer as principais atrações da ilha!
Separamos alguns dos passeios que você precisa fazer quando estiver por lá. Não deixe de anotar, viu?
Núcleo do Marujá
O Núcleo Marujá é onde você encontra a melhor estrutura para se hospedar na Ilha do Cardoso. Se você quer viver a viagem como um nativo, você pode se hospedar em casas típicas dos caiçaras, ouvir histórias incríveis e comer muito bem! Aquele temperinho caseiro que ninguém dispensa.
Quando você for visitar a comunidade, vai conhecer diversos moradores locais bastante simpáticos e acolhedores.
Não deixe de comer em um dos restaurantes para experimentar os pratos típicos da região!
Praia do Marujá
Depois de tomar um bom café da manhã no Núcleo, você pode caminhar por apenas 10 minutos para conhecer a Praia do Marujá.
Essa praia é considerada um dos tesouros escondidos da ilha!
Com uma extensa faixa de areia e quase deserta, é o lugar perfeito para descansar bastante.
Núcleo do Perequê
Considerado como a sede do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, o Núcleo do Perequê é um espaço bastante receptivo aos turistas.
Inaugurado em 2010, você vai descobrir a história da ilha através de painéis e objetos encontrados pela região. Se der sorte, talvez consiga avistar os famosos botos cinzas.
Além disso tudo, é possível fazer alguns passeios monitorados, incluindo caiaque pelo Rio Perequê.
É um passeio bem legal para entender a cultura local!
Praia do Pereirinha
A Praia de Itacuruçá, também conhecida como Praia do Pereirinha, é considerada pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, uma das melhores para levar a criançada.
A Praia do Pereirinha é um destaque da região!
Como ela é a praia mais próxima de Cananéia, é bastante visitada por turistas quando acabam de chegar ao destino.
Por lá, você pode fazer os famosos mergulhos com golfinhos.
Vamos falar mais sobre os golfinhos daqui a pouco!
Ipanema
Partindo do Núcleo do Perequê, que comentamos acima, você pode chegar à Praia do Pereirinha e na Praia de Ipanema, onde os surfistas pegam várias ondas e, também, é possível ver os golfinhos alegremente pulando no mar.
Você vai querer passar o dia todinho pegando um sol e admirando a paisagem!
Avistamento de Golfinhos
Como você já pode perceber, um dos pontos altos da Ilha do Cardoso é que você vai ver muitos golfinhos em diferentes praias da região.
Quem sabe, até mesmo nadar com eles, não é mesmo?
Além dos golfinhos, a ilha conta também com botos e outros animais marinhos.
Normalmente, os turistas já são recebidos pelos golfinhos logo na chegada à ilha, seguindo os barcos que se deslocam no trajeto entre Cananéia a Cardoso.
Se você quiser, também pode procurar pelos barqueiros que organizam excursões para avistamento de golfinhos, especialmente perto das praias Itacuruçá e Pereirinha.
Se você ainda não estava convencido a viajar para a Ilha do Cardoso, os golfinhos com certeza são um atrativo que faz a viagem valer muito a pena!
Pontal do Leste
Falando de Pontal do Leste, não podemos deixar de te dar uma dica muito boa: como os carros são proibidos de circular pela ilha, alugar uma bicicleta é uma opção deliciosa para se locomover por lá.
Inclusive, passear pelos 18 km de litoral da Praia do Marujá ao Pontal do Leste é um passeio muito bom para se fazer de bike.
No caminho, não deixe de visitar o marco do Tratado de Tordesilhas, localizado em Itacuruçá: a linha imaginária que dividia a América espanhola da portuguesa passava bem sobre a ilha.
É uma experiência única, com certeza!
Pontal da Praia (encontro do rio e oceano)
Localizada no extremo norte da ilha, o Pontal da Praia também é ideal para um passeio de bicicleta!
A larga faixa de areia proporciona um momento de lazer com uma vista incrível e, normalmente, deserta.
Quando estiver por lá, tome cuidado com a maré, pois ela pode subir e deixar a areia bem molhada, dificultando as suas pedaladas.
Cananéia
Para finalizar o nosso guia, vamos falar da cidade que você precisa passar para chegar na Ilha do Cardoso.
O destino é uma região colonial, fundada em 1502 por Américo Vespúcio em sua primeira incursão no local, um pouco depois da chegada a Porto Seguro.
A cidade abriga um casario histórico super bem preservado. Um exemplo é a igrejinha de São João Batista, localizada aos arredores da Praça Martim Afonso de Souza.
Relaxe nas areias da Ilha do Cardoso!
Não deixe para depois! Essa é a nossa última e, talvez, principal dica. Se está pensando em curtir o estado de São Paulo, a ilha é ponto quase obrigatório.
Monte o roteiro da sua viagem para a Ilha do Cardoso e faça ela acontecer o quanto antes! Seja apenas um final de semana, feriado prolongado ou mais de uma semana de férias, acredite, você vai sentir que precisa passar mais dias relaxando nesse destino.
Se você já conhece o lugar, ou está pensando em ir no próximo passeio, compartilhe com a gente a sua experiência, aqui mesmo nos comentários.
E como sempre dizemos por aqui, cair na estrada não precisa ser caro. Quando você decide viajar de ônibus, você economiza para muito mais passeios no seu destino, ou quem sabe conhecer mais de um lugar na mesma viagem.
Boa viagem e até mais!