Construções históricas encantadoras, parques, culinária excepcional e uma cervejinha das boas para fechar tudo com chave de ouro: isso é só um pouco do que Guaxupé tem para te oferecer!
Essa simpática cidade de Minas Gerais foi erguida ao redor dos grandes plantios de café e, hoje em dia, tem conquistado cada vez mais espaço nos corações de turistas de todo o Brasil. Além de tudo que já mencionamos, Guaxupé tem ainda uma agenda cultural agitada, com eventos capazes de encantar visitantes de todos os perfis. Isso tudo, é claro, rodeado pelo charme e a hospitalidade que você só encontra mesmo no interior mineiro!
Já curtiu? Então continua por aqui, que vai ficar ainda melhor: neste post especial, a gente vai te apresentar alguns dos pontos turísticos imperdíveis de Guaxupé e passar algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar o melhor da cidade. Depois, é só comprar a sua passagem para Minas Gerais e cair na estrada.
Pode apertar o cinto e se preparar para aprender mais sobre:
Melhor época para visitar Guaxupé
O que fazer em Guaxupé: pontos turísticos e passeios essenciais
Artesanato do Centro Comercial de Guaxupé
Festividades para aproveitar em Guaxupé
Exposição Nacional de orquídeas
Está na hora de aproveitar Guaxupé do melhor jeito, faça as malas!
Onde fica Guaxupé?
Guaxupé ocupa um território de mais ou menos 286.400 quilômetros quadrados na parte sudoeste de Minas Gerais. Ficou difícil de entender? Talvez fique melhor de visualizar se a gente disser assim: fica quase na divisa com o estado de São Paulo, juntinho de Ribeirão Preto.
Localizada a 478 quilômetros da capital de Minas, Belo Horizonte, Guaxupé faz parte da Região Intermediária de Varginha, assim como Lavras e Três Pontas, que também têm se tornado destinos turísticos cada vez mais apreciados. Pela excelência de seus plantios de café, Guaxupé integra o Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas Gerais.
Como chegar em Guaxupé?
Embora Guaxupé tenha um pequeno aeroporto, ele não opera com voos comerciais. Por isso, muitos turistas que partem de longe precisam aterrissar em São Paulo ou Campinas (ou até mesmo em BH) e depois pegar a BR-381 para completar o trajeto.
Para esses viajantes e também para quem sai de outros estados, a forma mais prática de fazer o percurso até Guaxupé (já que exige menos atenção a burocracias e cuidados) é viajar de ônibus. Sem contar que se você é como a gente e curte economizar uma graninha para aproveitar mais atrações, cair na estrada de ônibus é a pedida perfeita.
Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, aqui estão os tempos de estrada até Guaxupé partindo de algumas cidades famosas:
Ribeirão Preto: 2h40
Campinas: 4h30
São Paulo: 6h
Belo Horizonte: 8h40
Ao chegar, você vai desembarcar no Terminal Rodoviário de Guaxupé, que fica na Rua Joaquim Augusto Ferreira, s/nº, bairro de Vila Magalhães. Se quiser adiantar o planejamento da sua viagem, você pode até providenciar logo as suas passagens de ônibus para Guaxupé, que tal?
Clima em Guaxupé
Em Guaxupé, a sensação térmica é abafada durante a maior parte do ano. Com clima tropical de altitude, a cidade tem uma temporada morna que dura seis meses, de setembro a abril, sendo fevereiro o mês mais quente de todos. A temporada fria, por sua vez, vai de maio a julho.
Os termômetros em Guaxupé dificilmente marcam menos de 10ºC ou mais de 29ºC: na época fria, a temperatura média é de 17ºC, contra os 27ºC de média da estação morna. É durante esse período de calor que as chuvas caem com mais intensidade.
Melhor época para visitar Guaxupé
O período perfeito para passar uns dias em Guaxupé, na verdade, vai depender das suas prioridades. É possível visitar a cidade durante o ano todo, mas você precisa pensar nos critérios que são importantes para você: se a prioridade é curtir um friozinho, escolha junho ou julho para viajar. Nessa época, você também deve se deparar com alguns eventos legais na cidade.
Para quem deseja ter a experiência mágica do Natal Luz, é claro que a melhor opção é ir a Guaxupé nos meses de dezembro ou janeiro. Agora, se você quer pegar condições climáticas mais moderadas (sem frio ou calor exagerado), o melhor é viajar em um mês de primavera, como outubro.
O que fazer em Guaxupé: pontos turísticos e passeios essenciais
Agora a gente vai compartilhar com você alguns dos motivos pelos quais gostamos tanto assim de Guaxupé.
Para te ajudar a aproveitar o melhor dessa cidade encantadora, fizemos uma lista com os pontos turísticos que são paradas obrigatórias para os viajantes. Abaixo, você vai encontrar sugestões de passeios, atrações e estabelecimentos que vão te fazer mergulhar de verdade na atmosfera acolhedora de Guaxupé – e, por isso, não podem ficar de fora do seu roteiro –.
Catedral de Guaxupé
Nada melhor do que começar a conhecer uma cidade pelo seu maior cartão-postal, não é mesmo?
Nesse caso, é a Catedral de Guaxupé – apelido carinhoso da Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores –. Inaugurada em 1960, esse grandioso templo chama atenção pela imponência de sua estrutura, que, segundo as lendas, levou mais de um milhão de tijolos para ser erguida. A beleza da construção é tanta que até atraiu uma visita de Juscelino Kubitschek quando ele ainda era presidente da República.
Hoje, os lindos vitrais e o altar de pedra única continuam encantando fiéis e turistas de todo o país. Se você quiser assistir a uma missa na catedral, elas acontecem nos seguintes horários: 19h de segunda a sábado e 7h nos dias de segunda, quarta, quinta e sexta. No domingo, os horários de celebração são vários: 7h, 9h, 10h30, 18h e 19h30.
A Catedral de Guaxupé fica no coração do centro da cidade, a Praça Américo Costa.
Teatro Municipal
O espaço que abrigava um luxuoso hotel dos anos 1920 foi transformado para dar lugar a um dos principais núcleos culturais de Guaxupé: o Teatro Municipal da cidade.
A beleza arquitetônica preservada do prédio faz dele uma atração por si só! Além disso, ele fica aberto para visitação e há sempre um guia disponível para contar um pouco mais sobre a história da cidade. O palco do teatro recebe apresentações diversas, incluindo peças, exibições de dança, shows, eventos da prefeitura e muito mais. Vale a pena conferir a programação para tentar assistir a algum espetáculo!
O Teatro Municipal de Guaxupé fica na Avenida Conde Ribeiro do Valle, nº 113, no Centro.
Casarões de Guaxupé
Ao caminhar pelo centro histórico de Guaxupé, você com certeza vai se impressionar com a presença dos casarões.
Essas propriedades luxuosas estão espalhadas por todo o Centro e, ao longo da história, já serviram a vários propósitos. Muitas delas, como o Palácio das Águias (que também fica na Conde Ribeiro do Valle), foram residências de famílias poderosas que se mudaram para Guaxupé na época da expansão agrícola. A linda arquitetura das construções revela a multiplicidade das influências culturais que a cidade recebe: são patrimônios que marcam a força da imigração italiana e árabe.
Se puder, tire um tempo para andar pelo Centro sem pressa, apreciando os casarões e parando para tirar algumas fotos.
Parque Municipal da Mogiana
Depois do seu tour pelo Centro de Guaxupé, pode ser que você queira um pedaço de grama para se sentar e relaxar um pouco.
Por isso, a gente recomenda que você aproveite a proximidade do Parque Municipal da Mogiana. Com uma agradável área verde, o parque é o local ideal para um piquenique romântico ou para uma tarde divertida com a família. Também tem pistas para caminhada e um parquinho com brinquedos para as crianças.
O Parque Municipal da Mogiana está aberto 24h por dia e fica na Rua Vereador Hermenegildo Paschoal, nº 75.
Artesanato do Centro Comercial de Guaxupé
Itens de decoração, louças, utensílios para cozinha, roupas, acessórios e muito mais: esses são apenas alguns dos produtos eue você vai encontrar nas várias lojas de artesanato de Guaxupé.
Portanto, se você curte fazer umas comprinhas, sua caminhada pelo centro da cidade com certeza vai ficar ainda mais especial. Os estabelecimentos de lá oferecem uma variedade incrível de itens únicos que podem se tornar ótimas lembrancinhas da viagem ou mesmo passar a embelezar sua casa.
Ah, também vale super a pena conhecer a feirinha de artesanato que rola no Parque Municipal da Mogiana todo domingo durante a manhã e a tarde.
Cervejaria Zug Bier
Se você gosta de curtir a vida noturna quando viaja, vai adorar saber que Guaxupé também não deixa a desejar nesse quesito.
A cidade é dona de ótimos bares, pubs e cervejarias, como é o caso da Zug Bier. Além das variedades IPA, pilsen, pale ale e weiss, a casa também produz uma bebida bem única: a cerveja feita a partir do café da região. É o verdadeiro sabor local, hein?
A Zug Bier não só vende uma excelente variedade de rótulos de cerveja, como também abre um espaço de pub bem badalado nas sextas e sábados, com shows de rock e tudo. O local funciona das 19h à meia-noite, e fica na Rua Norberto Ribeiro do Valle, nº 194.
Barbaridade Bar
Se você quiser conhecer mais bares ótimos, Guaxupé não vai te decepcionar!
Para quem deseja aproveitar o começo da noite, uma ótima opção é o Barbaridade Bar, também muito adorado pelos moradores da cidade. Nele, a música passa por brasilidades diversas e os horários incluem também o almoço. No sábado, aliás, sai uma feijoada excelente. É o lugar perfeito para assistir a uma partida de futebol – já que o bar sempre transmite os jogos ao vivo –, dar um rolê no estilo happy hour e comer uns aperitivos deliciosos.
O Barbaridade Bar fica na Avenida Dona Floriana, nº 534, e funciona todos os dias, das 11h às 23h.
Festividades para aproveitar em Guaxupé
Além das atrações que acabamos de te mostrar, algo que influencia bastante o movimento turístico em Guaxupé é a grande variedade de eventos que a cidade protagoniza ao longo do ano.
A cidade é sempre muito procurada durante o Carnaval, período em que recebe foliões de todo o Brasil. É uma ótima opção para quem deseja se divertir na Festa de Momo sem enfrentar a superlotação dos grandes centros urbanos. Se você curte festividades, vale muito a pena acompanhar a agenda cultural de Guaxupé! Abaixo, separamos alguns dos eventos que merecem destaque.
Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé
O que muita gente não sabe é que Guaxupé, além de ser um destino turístico encantador, é também um grande destaque no cultivo de orquídeas há mais de seis décadas. As flores dessa região são de uma beleza única, tanto é que ganharam até um evento dedicado a elas.
A Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé reúne expositores de várias cidades do sudoeste mineiro em uma feira super colorida e vibrante. Ela ocorre no mês de julho, na Avenida Felipe Elias Zeitune, n° 400. Para quem gosta de flores, é o passeio dos sonhos!
Festival do Café de Guaxupé
Se você adora café, Guaxupé vai se tornar facilmente um dos seus destinos favoritos. Além de abrigar vários estabelecimentos com variedades excelentes do grão, a cidade também é palco do Guaxupé Café Festival, que acontece todo ano nos meses de junho e julho.
Criado em 2018, o festival reúne atrações culturais e gastronômicas que incluem peças de teatro, shows, exibição de filmes, palestras sobre a produção cafeeira e muito mais. Os pólos do evento ficam espalhados pela cidade e, é claro, também trazem muitas oportunidades de tomar um bom cafezinho.
Natal de Luz
Você com certeza já ouviu falar no Natal Luz de cidades famosas como Gramado. Mas sabia que Guaxupé também tem um evento similar e igualmente lindo?
O Natal de Luz de Guaxupé sempre atrai um grande número de viajantes vindos de cidades próximas e de outros estados, representando o auge do turismo na cidade. Durante o evento, as ruas ficam decoradas com enfeites luminosos encantadores e lindos presépios. Também rola uma programação de shows de vários gêneros musicais, barraquinhas com comidas típicas e peças teatrais no Teatro Municipal. Pode acreditar: é uma festa que vai entreter a família inteira!
O Natal de Luz de Guaxupé ocorre todos os anos entre os dias 27 de novembro e 06 de janeiro.
Está na hora de aproveitar Guaxupé do melhor jeito, faça as malas!
Depois de tudo que acabamos de te apresentar, você com certeza já entendeu que Guaxupé é um dos muitos tesouros preciosos do interior de Minas.
Com várias opções de passeios relaxantes, esse é o destino ideal para quem deseja passar alguns dias no sossego de uma cidade pequena e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma infraestrutura turística de primeira. Isso sem falar nos vários eventos e festas que movimentam as ruas de Guaxupé e a deixam ainda mais cativante!
E aí, está esperando o que para arrumar as malas e conhecer essa terra cheia de flores lindas, bons grãos e experiências inesquecíveis?
Ah, e se você curtiu a leitura e gostaria de conhecer mais destinos legais espalhados pelo Brasil e pela América Latina, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles têm dicas de viagem tão valiosas quanto as que você acabou de ler!
Boa viagem e até a próxima!