logo-to-de-passagem

Três Pontas, MG: O que aproveitar no Centro-Sul de Minas?

setastdp

E aí, você sente que está precisando fugir da correria da rotina?

Pois bem, faz o seguinte: respire bem fundo enquanto lê isso e se imagine tomando uma xícara quentinha de um bom café, daqueles bem aromáticos. Para deixar esse cenário ainda melhor, imagine que, à sua frente, a janela mostra uma paisagem de serras verdes a perder de vista, que você contempla enquanto aproveita a atmosfera sossegada do interior mineiro. É assim que nós te damos as boas-vindas ao município de Três Pontas.

A cidadezinha, que é o berço do cantor Milton Nascimento, tem feito muitos turistas se apaixonarem nos últimos anos. Afinal, ela é dona de um ar aconchegante que você só vai encontrar por lá, nesse refúgio de tranquilidade que ficou conhecido como terra da música e capital do café. E a gente garante que ela também pode se tornar um dos seus destinos nacionais favoritos!

Por isso, fizemos um conteúdo especial pensado para te apresentar o melhor de Três Pontas. Aqui, você vai descobrir mais informações sobre a cidade e, é claro, pegar algumas dicas de pontos turísticos e atrações para montar o roteiro de viagem perfeito.

Continua a leitura que você vamos te conduzir por:

Onde fica Três Pontas?

Como chegar em Três Pontas? 

Clima em Três Pontas 

Melhor época para visitar Três Pontas 

O que fazer em Três Pontas? 

Serra de Três Pontas 

Casa da Cultura ”Alfredo Benassi” 

Centro Cultural Milton Nascimento 

Cachoeira do Sobradinho 

Carmelo São José 

Mina do Padre Victor / Parque Multiuso 

Memorial Padre Victor 

Igreja Matriz Nossa Senhora D’ Ajuda 

Distrito do Pontalete 

Que tal dar aquela voltinha em Três Pontas? Aproveite! 

Onde fica Três Pontas? 

Três Pontas estende seus 689 quilômetros quadrados de área na porção sul de Minas Gerais. Faz parte do circuito turístico conhecido como Vale Verde e Quedas d’Água que tem mais 9 cidades, todas localizadas em uma região de Minas chamada Campo das Vertentes. É lá também que ficam outros destinos turísticos muito queridos, como Lavras e a famosa São Tomé das Letras.

Localizada a mais ou menos 297 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, Três Pontas recebe as águas dos rios Verde e Sapucaí, que se transformam em vários ribeirões, cachoeiras e córregos espalhados pela cidade. Também é nas imediações do município que fica a famosa Usina Hidrelétrica de Furnas, responsável por uma boa parte do abastecimento energético do estado.

Como chegar em Três Pontas? 

Para chegar até Três Pontas, você vai precisar pegar a estrada, já que o acesso ao município é feito pela rodovia MG-167. Os viajantes que partem de mais longe costumam aterrissar em Belo Horizonte ou em São Paulo e depois completar o trajeto por via terrestre.

Aliás, se você não quer ter que lidar com a burocracia envolvida no aluguel de um veículo, viajar de ônibus é um bom jeito de ir a Três Pontas, principalmente se você é como a gente, que gosta de economizar pra conhecer sempre mais destinos.

Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Três Pontas partindo de algumas cidades famosas:

São Thomé das Letras: 2h

Belo Horizonte: 5h

São Paulo: 6h30

Rio de Janeiro: 7h30

Ao chegar, você vai descer na rodoviária da cidade, que fica na Avenida Caio de Brito, nº 380. Como é uma região bem próxima ao centro, você vai se deparar logo de cara com muitas opções de hospedagem, além de cafeterias, restaurantes e lanchonetes variadas.

Clima em Três Pontas 

O nome oficial do tipo de clima que você vai encontrar em Três Pontas é “tropical semiúmido”. Na prática, isso quer dizer que a cidade apresenta temperaturas amenas durante o ano todo: os termômetros por lá dificilmente marcam menos de 11ºC ou mais de 29ºC. A sensação térmica também é influenciada pela altitude, que é de uns 905 metros acima do nível do mar, em média.

A estação morna em Três Pontas vai do início de setembro até meados de novembro. Nessa época, a temperatura média fica em torno dos 27ºC. Na temporada fria, que toma os meses de maio a julho, a temperatura média é de 18ºC.

Melhor época para visitar Três Pontas 

Para curtir ao máximo a sua estadia em Três Pontas, o ideal é que você tente fugir da época de chuvas, que fica entre os meses de outubro e começo de abril. 

Você vai perceber que muitos dos passeios que vamos sugerir envolvem imersões na natureza e outros programas ao ar livre, por isso, o ideal é evitar a temporada de precipitações mais pesadas. Nossa dica é programar sua viagem para o período entre o final de abril e meados de setembro. 

Ah, e lembre-se: se quiser que a sua estadia ganhe pontos extras no quesito aconchego com um friozinho maravilhoso, prefira os meses de maio, junho e julho.

O que fazer em Três Pontas? 

Grandes campos de plantação cafeeira separados por uma estrada de terra. Ao fundo está a serra, em contraste com um céu azul e poucas nuvens

Agraciada por uma natureza exuberante, Três Pontas é dona de cenários que parecem saídos diretamente de uma tela de cinema. Além disso, a cidade se destaca por suas várias opções de passeios culturais, perfeitos para quem adora música, arte e história. Já gostou, não foi?

Então vem com a gente que vamos desbravar os pontos turísticos de Três Pontas que com certeza merecem estar no seu roteiro.

Serra de Três Pontas 

Não tem forma melhor de começar a conhecer Três Pontas do que visitando o fenômeno que deu nome à cidade!

Localizada a cerca de 18 quilômetros do centro, a Serra de Três Pontas ergue suas grandiosas montanhas em meio à rica natureza nativa e às muitas fazendas de café da região. Além de apreciar os cenários de tirar o fôlego que a serra forma, você também pode fazer uma trilha para chegar até o cume, de onde terá uma vista panorâmica maravilhosa da cidade. A Serra de Três Pontas também é muito querida pelos fãs de atividades radicais, como escalada.

Casa da Cultura ”Alfredo Benassi” 

A fachada colorida da Casa da Cultura se destaca em meio às outras construções de Três Pontas.

Instalada em um casarão do século 19, ela abriga uma loja colaborativa em que os artesãos e produtores trespontanos expõem seus trabalhos, que são de variedade e qualidade incríveis. É um ótimo lugar para comprar as lembrancinhas da viagem! Além disso, a Casa da Cultura tem ainda uma exposição de fotos que conta a história da cidade e um memorial dedicado a Antônio Aureliano Chaves, político ilustre nascido na cidade.

A Casa da Cultura fica na Rua da Boa Esperança, nº 45. Ela funciona durante a semana, das 8h às 17h.

Centro Cultural Milton Nascimento 

“Longe se vai sonhando demais

Mas onde se chega assim?

Vou descobrir o que me faz sentir

Eu, caçador de mim…”

Cantou daí também? Pois é, se você curte MPB, com certeza conhece o trabalho do cantor e compositor multi-instrumentista Milton Nascimento. Mundialmente adorado e considerado por muitos como uma das maiores referências da música nacional, Milton é natural de Três Pontas (e tem até uma canção com o nome da cidade!).

E é claro que o município tem um espaço nomeado em homenagem ao músico. No Centro Cultural Milton Nascimento, a arte se manifesta em suas diversas linguagens. O auditório de 250 assentos recebe exibições e shows diversos que encantam trespontanos e visitantes com o melhor da cultura local.

O Centro Cultural Milton Nascimento fica na Rua Celso Gazola, nº 23. Para conferir a programação oficial, você pode acessar o site da prefeitura da cidade.

Cachoeira do Sobradinho 

É claro que não dá para falar sobre o interior de Minas Gerais sem mencionar as belas cachoeiras!

Em Três Pontas, você terá a oportunidade de conhecer a incrível Cachoeira do Sobradinho, situada em meio à mata preservada de uma propriedade particular, a Fazenda Sobradinho. Além da queda d’água, há poços de tamanhos e profundidades bem variadas, perfeitos para um banho refrescante. É a forma perfeita de recarregar as energias e curtir uma tarde divertida com a família!

A Cachoeira do Sobradinho recebe visitas a partir das 10h nos sábados, domingos e feriados. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa.

Ah! E se você estiver em Minas e quiser conhecer mais quedas d’água, aqui tem um conteúdo exclusivo sobre as cachoeiras de Minas Gerais!

Carmelo São José 

Os fãs do turismo religioso vão adorar conhecer o Carmelo São José.

O lugar é o lar das monjas carmelitas da ordem de São José. Além de caminhar pelo espaço, cuja paisagem arborizada e cheia de jardins transmite uma paz incrível, os visitantes também podem assistir às missas celebradas pelas religiosas, que acontecem todos os dias às 7h. 

Ao lado da capela, estão guardados os restos mortais da fundadora do Carmelo, Madre Tereza Margarida. Há também um pequeno museu em que é possível conhecer mais sobre a história da ordem em Três Pontas e uma lojinha com artigos religiosos. 

O Carmelo de São José fica na Rua Amazonas, nº 49.

Mina do Padre Victor / Parque Multiuso 

O “nome completo” do ponto turístico conhecido como Mina do Padre Victor é, na verdade, Parque Multiuso Prefeito Paulo de Paiva Loures.

O parque é composto por inúmeras áreas de lazer ricamente arborizadas, pelas quais você pode caminhar ou mesmo fazer um agradável piquenique. Tem também uma quadra poliesportiva que as crianças costumam adorar. Mas a estrela do lugar é a Mina do Padre Victor, uma fonte à qual muitos católicos da região atribuem propriedades santas. 

Mesmo que você não se interesse pela água benta da mina, vale super a pena fazer uma visita ao espaço e aproveitar a tranquilidade dele por algumas horinhas. O Parque Multiuso Prefeito Paulo de Paiva Loures fica na Avenida Senador Josino de Brito, nº 940.

Memorial Padre Victor 

Se você estava se perguntando quem é o homenageado pelo nome da Mina Padre Victor, aqui está a sua resposta. 

Padre Victor nasceu em 1827, como escravizado, mas sempre sonhou em ingressar na vida religiosa. Apesar de sua condição social, conseguiu realizar o desejo de virar padre e intercedeu por muitos fiéis ao longo da vida, o que rendeu a ele uma reputação de santidade. Em 2015, foi beatificado pelo Vaticano.

Os detalhes dessa história você pode descobrir no Memorial Padre Victor, que se dedica à vida e à obra do religioso. Mantido pela Associação Padre Victor de Três Pontas, o lugar guarda objetos pessoais do beato, registra os milagres realizados por ele e conta também com uma loja de lembrancinhas. 

O Memorial Padre Victor fica na Praça Cônego Victor, nº 45. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e das 8h às 16h nos sábados. Nos domingos, o funcionamento vai de 8h às 12h.

Igreja Matriz Nossa Senhora D’ Ajuda 

Como você deve ter percebido, a tradição católica é uma parte importante da cultura de Três Pontas.

Muitas das celebrações religiosas da cidade ocorrem na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, templo importantíssimo para os locais. É lá, inclusive, que fica o túmulo do Padre Victor. Além de assistir a alguma das missas, você pode visitar a paróquia para apreciar a bela arquitetura dela e conhecer um pouco mais sobre a influência da fé na cidade.

A Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda também fica na Praça Cônego Victor, assim como o memorial. Ela está aberta para visitação todos os dias, das 8h às 19h.

Distrito do Pontalete 

Que tal tomar um bom drink de frente para o “mar de Minas”?

Estamos falando do belo Lago de Furnas, que banha 34 municípios mineiros. Ele forma várias praias de água doce, incluindo a agradável orla de Pontalete, situada no distrito de mesmo nome. O espaço, que fica a 23 quilômetros do centro de Três Pontas, é visitado principalmente durante a tarde e quando o sol se põe, já que a paisagem fica bem bonita.

Pontalete fica bem no ponto de encontro entre os rios Verde e Sapucaí, e é cheia de áreas de lazer maravilhosas. Além disso, há muitas opções de bares e restaurantes que servem o melhor da culinária mineira. Não tem jeito melhor de terminar o dia!

Que tal dar aquela voltinha em Três Pontas? Aproveite! 

Grande campo de plantação em Três Pontas, iluminado pelo sol em uma paisagem cheia de nuvens.

Depois da nossa lista de coisas para fazer em Três Pontas, você com certeza já entendeu por que a gente gosta tanto de lá, não é?

Essa cidadezinha charmosa reúne tudo que bom que o interior de Minas Gerais tem a oferecer: belas paisagens naturais, cachoeiras, rios, construções do período colonial, passeios religiosos, bagagem histórica rica e, é claro, a hospitalidade dos mineiros. Por isso, pode ir se preparando para as férias mais relaxantes da sua vida. Porque Três Pontas com certeza está prontinha para te receber de braços abertos!

Ah, e se você gosta de viajar, que tal conhecer outros destinos sensacionais no Brasil e na América Latina? Aqui no Tô de Passagem, nós sempre trazemos conteúdos tão informativos quanto este que você acabou de ler, para te ajudar a deixar suas aventuras cada vez mais inesquecíveis. 

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem