Se você está de rolê por São Paulo, com certeza já percebeu que as opções de coisas para fazer na cidade são infinitas.
De fato, essa metrópole tão grandiosa e agitada está cheia de cantos incríveis que com certeza podem tornar a sua viagem memorável. Quer conhecer alguns deles? Então vem com a gente que hoje vamos te apresentar o bairro Bom Retiro, uma região de Sampa que é super descolada, com vários estabelecimentos maravilhosos e atrações apaixonantes.
Estamos falando de um dos melhores bairros da capital paulista, adorado como point “cool” pelos gringos, e que se destaca pelos muitos rolês culturais, restaurantes, cafeterias e lanchonetes. Se você quer conhecer acervos enriquecedores e, de quebra, fazer uma refeição deliciosa, o Bom Retiro é o lugar para você. E a gente está prestes a te provar isso.
Fica por aqui que você vai ler sobre:
O que fazer no Bom Retiro: passeios extras
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Bora dar um rolê no Bom Retiro?
Onde fica o Bom Retiro?
Mas, afinal, para que lado dessa grande capital a gente está indo?
Bem, Bom Retiro é parte da região conhecida como Centro de São Paulo. Fica perto de outros bairros famosos, como Campos Elíseos e Santa Ifigênia, e também está a poucos quilômetros de pontos turísticos emblemáticos, como o Mercadão Municipal de São Paulo.
O nome da área vem da Chácara do Bom Retiro, uma propriedade que era usada pelas famílias ricas como área de lazer até o século 19. Hoje, a atividade que mais se destaca no bairro é o comércio, que é bem eclético, especialmente nos arredores da famosa Rua José Paulino.
Como chegar no Bom Retiro?
A maneira mais fácil de chegar ao bairro de Bom Retiro é, sem dúvidas, usando o meio de transporte do qual os paulistanos mais se orgulham: o metrô!
Basta descer na Estação da Luz, a mais próxima da região. Para acessá-la, você pode usar as linhas 1 – Azul ou 4 – Amarela. De trem, dá para pegar a 11 – Coral ou a 7 – Rubi da CPTM. Ao descer, basta procurar pela sinalização que aponta para a Rua José Paulino ou a Pinacoteca.
Mas é claro que, antes de se preocupar com as linhas de metrô, você precisa chegar até a capital de São Paulo. Se a sua prioridade for economizar – até para poder aproveitar melhor as lojinhas de Bom Retiro –, a melhor opção é certamente pegar um ônibus de viagem. É uma forma prática, barata e eficaz de viajar para Sampa.
Ainda tem dúvidas? Então dê uma conferida nessas passagens de ônibus em promoção para São Paulo!
Onde comer no Bom Retiro?
Agora sim, é hora de iniciar a nossa tour por Bom Retiro.
E decidimos começar por uma parte que a gente sempre adora: a comida. No Bom Retiro, você vai encontrar pratos fantásticos por todos os lados. Por influência de imigrantes de origens variadas, como italianos, coreanos e judeus, o bairro é bem marcado pela multiculturalidade. Em outras palavras, é um lugar com uma diversidade de tradições que é bem maneira de se ver – e de se provar –.
Se você estiver com fome, pode respirar fundo antes de continuar a leitura!
Acropóles
A fama do Restaurante Acrópoles começou a crescer nos anos 1970, quando ele ainda era comandado por Trassyovoulos Petrakis, um grego que era carinhosamente chamado de “Sr. Trasso” pelos frequentadores do Bom Retiro. Daí você já sabe o que esperar: estamos falando de culinária mediterrânea tradicional de primeira.
O lugar, que hoje é tocado pelos familiares do Sr. Trasso, tem uma estrutura modesta, similar à de um boteco. As opções de comida passam por lula recheada, mussaka (um tipo de lasanha), carne de cordeiro e várias outras iguarias que ficam expostas no balcão. Curtiu? Então visite o Acrópoles na Rua da Graça, nº 364.
DogKebi
Tem algum fã da cultura coreana por aí?
Faz um tempo que o DogKebi se tornou um point para os fãs de música k-pop e outras manifestações vindas da Coréia do Sul. Mas ele se destaca mesmo é pelo cardápio excelente, que inclui o famoso cachorro quente no palito, uma das comidas de rua mais apreciadas pelos coreanos. O toque agridoce do empanado feito com farinha panko é realmente delicioso! A iguaria, é claro, vem sempre acompanhada de vários tipos de molho.
Para experimentar, vá até a Rua Três Rios, nº 110.
WaBar
Depois de fazer um lanche no DogKebi, você pode querer prolongar o rolê. Para mantê-lo na mesma vibe, a gente sugere o WaBar.
É um bar coreano de ambiente despojado e super amigável, que parece abraçar os visitantes. Se você estiver a fim de matar a fome da melhor maneira possível, pegue o rodízio, que inclui delícias tradicionais como topokki, frango frito apimentado e bulgogi. Tudo isso (e muito mais) também está disponível no modo à la carte. Ah, e os drinks são espetaculares. O WaBar fica na Rua Prates nº 613.
Fresh Cake Factory
Agora, caso você esteja mais a fim de um docinho, a gente te ajuda também.
A Fresh Cake Factory é o casamento perfeito entre as receitas de origem asiática e as finas técnicas da culinária francesa. Acredite: os resultados dessa mistura são muito saborosos e únicos. Você já comeu bolo de batata doce, por exemplo? Nessa confeitaria moderna e eclética, essa é apenas uma das várias opções da vitrine. Destaque para as massas folhadas de lá, que são de outro mundo. A Fresh Cake Factory é até próxima ao WaBar, também na Rua Prates, nº 599.
Dare
O bairro de Bom Retiro também está cheio de opções para quem deseja provar o melhor da culinária coreana “raiz”, bem tradicional mesmo.
Nesse quesito, um dos lugares mais aclamados é o Dare, que fica na Rua Correia de Melo (nº 54). Esse cantinho está entre os restaurantes coreanos mais adorados de São Paulo, e não é à toa: a comida é quase um teletransporte para as terras coreanas. A gente recomenda que você peça o bulgogi, que é servido com arroz. E se prepare para a pimenta, tá? É tudo muito bem condimentado!
Falafel Malka
Se você curte comida árabe, não pode deixar de conhecer o Falafel Malka.
O carro chefe da casa, como você pode deduzir, é o que aparece no nome. Acredite: você dificilmente vai encontrar um falafel tão delicioso assim em outro lugar! Você ainda pode escolher a forma como prefere comer: a iguaria pode ser servida no prato, com uma deliciosa vinagrete de pepino e tomate e picles de berinjela, ou no pão, com uma quantidade generosa de molho.
O Falafel Malka fica na Rua José Paulino, nº 345, loja 21/23A.
Snowfall
Que tal uma sobremesa refrescante depois de almoçar em algum dos lugares que te apresentamos?
Na Snowfall, você encontra uma infinidade de delícias geladas muito boas. A sorveteria, que também tem uma loja no bairro da Liberdade, tem o nome inspirado por um de seus carros-chefes: a sobremesa Bingsu. É tipo um sorvete servido em forma de floquinhos que lembram a neve. Além desse clássico, o lugar vende também smoothies e outros doces perfeitos para amenizar o calor nos dias quentes.
O endereço da Snowfall é Rua Prates, nº 547.
Shoshana Delishop
Há mais de 30 anos, o melhor da cozinha judaica diaspórica (que assume referências de outros grupos judaicos espalhados pelo mundo durante a diáspora) está no Shoshana Delishop.
Esse estabelecimento super tradicional oferece uma variedade maravilhosa de pratos temperados à perfeição, com destaque para o shpondre (costela bovina cozida lentamente) servido com farfalle (um tipo de massa). Tem também muitas versões inovadoras de iguarias típicas da cozinha judaica, reinventadas para servirem como aperitivo no happy hour da casa. De sobremesa, vá na deliciosa babka.
Conheça mais do Shoshana Delishop na Rua Correia de Melo, nº 206.
O que fazer no Bom Retiro: passeios extras
Bem, agora você já sabe muito bem onde recuperar suas energias depois de bater perna pelas lojinhas do Bom Retiro.
Mas que tal deixar seu passeio pelo bairro ainda mais interessante com algumas atrações culturais? Abaixo, separamos algumas sugestões de passeios que podem te proporcionar o melhor da arte, história e aprendizado. Presta atenção, que tem opções para viajantes de todos os perfis!
Museu da Energia de São Paulo
Como a iluminação pública foi disseminada pela capital paulista?
A resposta para essa e muitas outras perguntas você encontra no Museu da Energia de São Paulo. Nele, você terá a oportunidade de aprender sobre a trajetória dos recursos usados para iluminar as ruas da cidade, desde a época dos lampiões. Tem também muita coisa interessante sobre a geração e fornecimento de energia elétrica, em um acervo que tem até equipamentos dos anos 1900.
O Museu da Energia de São Paulo fica na Alameda Cleveland, nº 601. A entrada é gratuita e o funcionamento vai das 10h às 17h, de terça a sábado.
Pinacoteca
Não dá para falar de rolê cultural na capital paulistana sem mencionar a famosa Pinacoteca do Estado de São Paulo, né?
Afinal, esse museu, que é “simplesmente” um dos mais importantes do Brasil, chama a atenção desde a entrada: é abrigado por um grandioso palacete erguido em 1900. A Pina, como é carinhosamente conhecida, está integrada a um rico circuito internacional de exposições, além de ser o lar de um acervo de mais de 10 mil peças de arte brasileira. É um verdadeiro santuário da produção artística nacional!
A Pinacoteca funciona de quarta a segunda, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 20,00, mas a entrada é franca nos sábados. O endereço é Praça da Luz, nº 2.
Inclusive, a Pinacoteca está entre os melhores pontos turísticos de São Paulo, e nesse artigo você aproveita pra conhecer os outros.
Casa do Povo
Na Casa do Povo, a cultura se reinventa.
E não estamos afirmando isso do nada: essa proposta é parte do manifesto desse icônico centro cultural habitado por coletivos e movimentos artísticos diversos. As atividades que rolam por lá passam por palestras, exposições, oficinas, aulas de ioga, apresentações musicais e muitas outras manifestações que movimentam a vida cultural do Bom Retiro. Sem dúvidas, alguma parte da programação vai fisgar a sua atenção. Que tal fazer uma aula experimental de costura? Para conferir as possibilidades, basta acessar o site oficial.
A Casa do Povo fica na Rua Três Rios, nº 252, e a visitação é gratuita. O funcionamento vai de segunda a sábado, das 10h às 19h, com adaptações de acordo com os projetos em andamento.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Que tal assistir a um clássico no fim de semana?
Essa é apenas uma das coisas que você pode fazer na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Tem também espetáculos teatrais, exposições de modalidades diversas, oficinas de arte e até mesmo uma programação voltada só para os pequenos, no Cineclube Infantil. É um espaço com diversão e cultura para a família inteira! A agenda pode ser encontrada no site oficial.
O endereço da Oficina Cultural Oswald de Andrade é Rua Três Rios, nº 363. As atividades costumam ser gratuitas e ocorrem de segunda a sexta, das 10h às 21h, e das 10h às 18h nos sábados.
Sesc Bom Retiro
Os centros culturais do Sesc são espaços super importantes em São Paulo. Entre os mais populares, está o Sesc Bom Retiro.
Ele é palco de vários shows super legais, além de receber peças de teatro, exposições visuais, oficinas artísticas, brincadeiras para as crianças e um restaurante com ótimos lanches. Tem de tudo, desde jogos conduzidos pelos especialistas em educação física do Sesc até exibições de fotografia. Você pode se aventurar em uma oficina de criação de quadrinhos, por exemplo. Que tal? A programação está toda no site.
O Sesc Bom Retiro fica na Alameda Nothmann, nº 185. Ele funciona de terça a sexta, das 9h às 20h e no sábado das 10h às 20h. No domingo, o funcionamento vai das 10h às 18h.
Bora dar um rolê no Bom Retiro?
Depois da nossa tour por Bom Retiro, você com certeza já se apaixonou pelo bairro. Mas acredite: ele é ainda melhor pessoalmente!
A área é tão única que sua identidade se destaca em meio às outras regiões de São Paulo. E não é à toa! Bom Retiro é realmente um queridinho entre paulistanos e turistas de todas as idades. Afinal, quem é que não gosta de passeios divertidos, bagagem cultural de peso, lojas de todos os tipos e muita comida boa? De fato, encontrar tudo isso em um bairro só nem sempre é fácil. Por isso, a gente garante que você vai adorar esse rolê!
Aliás, se você curte conhecer lugares incríveis espalhados pelo Brasil, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de dicas de viagem e informações tão completas quanto as que você acabou de ler!
Ah! E quando estiver na capital, se quiser ainda mais passeios incríveis para aproveitar, aproveita pra dar uma olhada nesse nosso conteúdo exclusivo sobre lugares diferentes pra conhecer em São Paulo!
Um ótimo rolê e até a próxima!