logo-to-de-passagem

Lugares diferentes para ir em São Paulo: guia para passeios diferenciados

setastdp

Uma coisa a gente pode afirmar sem medo: não dá para ficar no tédio em São Paulo!

Na real, há quem diga que nem os moradores mais bairristas dessa metrópole agitada conseguem conhecer tudo que ela tem a oferecer, de tão grande que a cidade é. Por isso, muitos pontos e passeios maravilhosos acabam ficando de fora dos roteiros turísticos mais populares. E eles são perfeitos para quem busca um rolê que foge ao tradicional!

Por isso, fizemos um conteúdo especialmente dedicado aos lugares diferentes que você pode visitar em São Paulo. Na nossa lista de sugestões, você vai encontrar espaços bem variados, capazes de encantar viajantes “diferentões” dos mais diversos perfis. 

Então vem com a gente nessa “rota alternativa” que você vai conhecer:

A capital paulista é enorme, bora conhecer lugares diferentes em São Paulo? 

Viveiro Manequinho Lopes 

Instituto Tomie Ohtake 

Casa de Pedra 

Mega Roller Skate Park  

Mirante 9 De Julho 

Museu Tattoo Brasil/Museu da Tatuagem (Polaco Tattoo Shop)

Cine Sesc 

Japan House 

Calçadão Urbanoide

Mais lugares diferentes para visitar em SP 

Bar Obelisco 

Casa das Caldeiras 

Museu das Ilusões 

MetaBar 

Casa das Rosas 

Cápsula Shop

Parque CienTec 

Não perca tempo, curta lugares diferentes para sair em SP! 

A capital paulista é enorme, bora conhecer lugares diferentes em São Paulo? 

MASP, Parque Ibirapuera, Mercado Municipal, Rua Augusta, Avenida Paulista…

Esses e alguns outros lugares de São Paulo são considerados verdadeiros cartões-postais da cidade, queridinhos absolutos dos itinerários turísticos. E não nos entenda errado: a gente adora todos esses clássicos, tanto é que eles já apareceram por aqui antes, no nosso conteúdo sobre pontos turísticos de São Paulo.

Mas a verdade é que a capital paulista tem muitos tesouros “escondidos”, espaços menos famosos capazes de proporcionar experiências bem únicas e nada clichês. Perdidos em meio à diversidade vibrante dos bairros de São Paulo, estão museus, centros culturais, bares, cinemas, restaurantes e vários outros lugares diferentes que vão afastar a sua viagem do clichê. E a gente vai te apresentar alguns deles já já.

Antes de começar nossa tour diferentona, que tal desenrolar logo as suas passagens de ônibus para São Paulo? Assim, você garante uma viagem econômica, segura e livre de burocracias! 

Tudo pronto? Agora sim, cola na gente que é hora de conhecer uma seleção exclusiva de lugares diferentes para ir em São Paulo

Viveiro Manequinho Lopes 

Beleza, o Parque Ibirapuera está entre os lugares mais visitados de São Paulo.

Afinal, além da área verde gigantesca e perfeita para piqueniques, atividades físicas e passeios com a família, ele tem também muitas atrações bem legais, como o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão Japonês e o Museu Afro Brasil. Mas o que muita gente não sabe é que o “Ibira” guarda alguns pontos pouco conhecidos pela maioria dos turistas, como o Viveiro Manequinho Lopes.

O espaço, que fica na ponta sul do parque (Avenida Quarto Centenário, nº 1288), tem uma proposta bem interessante: ele se dedica à produção de mudas que serão plantadas em áreas públicas. É tipo um berçário de plantas com mais de 200 espécies herbáceas e arbustivas, que incluem até algumas com potencial medicinal e PANCs (plantas alimentícias não convencionais). 

Além de ser muito bonito, o viveiro proporciona aprendizados valiosos para quem gosta de jardinagem e botânica. Talvez você até se anime para cultivar uma hortinha, quem sabe? 

Instituto Tomie Ohtake 

Nascida no Japão no começo do século passado, Tomie Ohtake foi um dos maiores nomes da escola artística conhecida como abstracionismo informal. De fato, é fácil se encantar com as formas sinuosas e cores vibrantes da obra dessa artista que se naturalizou brasileira e deixou em São Paulo um legado importante. O Monumento em homenagem aos 80 anos da Imigração Japonesa, que fica na Avenida 23 de Maio, é uma de suas peças mais famosas.

Outros trabalhos da artista plástica podem ser conferidos no Instituto Tomie Ohtake, espaço que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 201. Localizado em um prédio cuja arquitetura é uma obra de arte por si só, o instituto tem várias salas de exposição, além de um auditório, livraria, restaurante, cafeteria e loja de design. Se você curte arte contemporânea, não deixe de conferir o acervo e as exibições temporárias desse centro cultural disruptivo.

Casa de Pedra 

Mulher com roupas esportivas e cabelos presos subindo por uma parede de escalada. As paredes são pintadas de vermelho, cinza e preto e têm apoios coloridos para os pés e mãos

Quer uma atividade divertida e “fora da caixinha”? Que tal praticar escalada?

Em São Paulo, dá para fazer isso na Casa de Pedra, um ginásio de escalada que é o maior estabelecimento de seu tipo em toda a América do Sul. O lugar tem 32 paredões de alturas e dificuldades variadas em que você pode praticar suas habilidades de escalada com a orientação de instrutores especializados. Ah, tem também uma sala só para musculação, então não tem problema se escalar não for muito a sua praia. É um rolê radical que costuma fazer sucesso entre visitantes de todas as idades!

A Casa de Pedra tem duas unidades: uma em Moema (Alameda dos Guaramomis, nº 256) e outra em Perdizes (Rua Venâncio Aires, nº 31).

Museu Tattoo Brasil/Museu da Tatuagem (Polaco Tattoo Shop)

Os entusiastas das modificações corporais, como piercings e tatuagens, vão adorar conhecer o Museu Tattoo Brasil, o único do país que se dedica a explorar esse tema!

Ele fica dentro do Polaco Tattoo Shop, um dos estúdios mais tradicionais de São Paulo. Inaugurado na década de 80 – quando os tatuados ainda recebiam bem mais olhares quando andavam na rua –, o estabelecimento se tornou referência porque teve um papel bem importante na desmistificação desse tipo de arte. Hoje, além do estúdio e de uma loja, ele abriga pequeno acervo que aborda a história da tatuagem, as várias técnicas existentes pelo mundo e o desenvolvimento de alguns dos estilos de traço mais famosos. O Polaco Tattoo Shop fica pertinho da Praça da República, na Rua 24 de Maio, nº 225, 1º andar. 

A parte ruim desse passeio é que… Bem, talvez ele te dê muita vontade de fazer uma tattoo nova! 

CineSesc 

Tudo bem, talvez ir ao cinema não te pareça um programa tão diferente assim.

Aliás, sair para pegar um filme é uma das atividades mais queridas entre os paulistanos. Mas se você realmente aprecia a sétima arte, sabe que ela vai muito além das películas geralmente exibidas nos grandes cinemas de rede, como os dos shoppings. É aí que entra a magia dos cinemas de rua, como o tradicionalíssimo CineSesc, que fica na Rua Augusta, nº 2075. Na programação, você vai encontrar vários clássicos, produções independentes e filmes alternativos. É a alegria dos cinéfilos de plantão!

Inaugurado em 1979, o CineSesc é parte da história de Sampa, e já recebeu várias atualizações que nunca tiraram seu charme “raiz”. Hoje em dia, é equipado para fornecer imagem e som de última geração e boa acessibilidade. As salas também têm bares em que você pode comprar comidinhas e bebidas para apreciar durante o filme. Vai uma pipoca aí?

Calçadão Urbanoide

Grupo dividindo uma porção de batatas fritas. É possível ver as mãos e partes dos antebraços e troncos das pessoas. Uma delas segura o recipiente onde as batatas estão.

Turistar em São Paulo precisa incluir experiências gastronômicas!

Afinal, uma das vantagens de circular por uma metrópole conhecida por sua diversidade cultural é justamente a oportunidade de conhecer o melhor da culinária mundial na imensa variedade de restaurantes, lanchonetes e bares. E se você quiser ter acesso a várias opções excelentes de uma vez só, seu destino é o Calçadão Urbanoide.

Esse espaço gourmet localizado na Rua Frei Caneca (nº 1024) já merece uma visita por seu ambiente descolado: é uma espécie de food park enorme, com dois andares decorados na pegada urbana. Lá dentro, você vai encontrar todo tipo de comida e bebida, desde sandubas sensacionais até pizzas, kebabs, sushi, churros, drinks coloridos, petiscos fritos… enfim, melhor a gente parar por aqui para não te dar fome. Mas acredite: essas são apenas algumas das opções disponíveis no Calçadão Urbanoide!

Japan House 

Você provavelmente já ouviu falar que São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora da Ásia em todo o mundo.

Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no século passado, trazendo uma riqueza de tradições que se traduz principalmente no lindo bairro da Liberdade. E para quem deseja conhecer as faces mais contemporâneas da Terra do Sol Nascente, vale super a pena fazer uma visita à Japan House (Avenida Paulista, nº 52), um espaço inaugurado em 2017 por imigrantes e descendentes. Nele, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre vários aspectos da cultura japonesa, incluindo gastronomia, tecnologia, arte e literatura. 

Além das galerias que recebem exposições diversas, a Japan House tem ainda uma cafeteria, um jardim, um restaurante e uma biblioteca com uma riqueza de títulos espetacular. O prédio onde ela fica também chama atenção por sua arquitetura diferenciada, que se destaca em meio às outras construções da Paulista.

Mais lugares diferentes para visitar em SP 

A gente sabe que sua ansiedade para sair desbravando esses tesouros de São Paulo já está grande. Mas calma: a nossa lista está prestes a ficar ainda melhor.

Para deixar seu roteiro ainda mais rico e único, separamos mais sugestões de lugares diferentes para visitar em SP. Aqui embaixo, você vai encontrar pontos que esbanjam ciência, interatividade, história, entretenimento e muito mais. Bora!

Bar Obelisco 

Cinco copos de bar enfileirados, contendo bebidas de cores diferentes. Uma delas tem um aspecto que lembra o interior de um maracujá e as outras têm pedaços de frutas diversas

Que tal ver a imensidão de São Paulo de cima?

Essa é uma experiência proporcionada pelos muitos bares em estilo rooftop espalhados pela cidade. As alternativas são muitas, mas a gente gosta bastante do Bar Obelisco. Ele fica na cobertura do MAC-USP, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que também é um ponto turístico bem legal. Nossa sugestão é que você tire a tarde para conferir as exposições do MAC e depois suba até o Obelisco para aproveitar a noite com drinks maravilhosos e porções generosas de aperitivos.

Além disso, o lugar recebe frequentemente apresentações de música ao vivo e DJs que passam por vários gêneros, incluindo MPB, jazz, disco e house. Para conhecer, vá até a  Avenida Pedro Álvares Cabral, nº 1301.

Casa das Caldeiras 

A Casa das Caldeiras proporciona uma experiência de turismo cultural que foge do óbvio.

Conhecido por suas três grandes chaminés de tijolos vermelhos, o lugar costumava ter um papel bem utilitário: era responsável por gerar energia para as indústrias Matarazzo. Em 1986, entretanto, foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, e depois recebeu uma revitalização para se tornar um espaço cultural. 

Hoje, a Casa das Caldeiras recebe várias exposições e ocupações que exploram diversas linguagens artísticas. Além disso, desenvolve atividades educativas e voltadas para o acesso à cidadania. Para conferir a programação, você pode acessar o blog oficial do espaço. Para visitar, o endereço é Avenida Francisco Matarazzo, 2000. 

Museu das Ilusões 

Você já deve ter sacado que São Paulo está cheia de museus bem peculiares, com acervos dedicados aos mais diversos temas. E um dos mais inovadores é, sem dúvidas, o Museu das Ilusões.

Localizado no interior do Shopping Eldorado, em Pinheiros, ele tem instalações que prometem brincar com o seu cérebro. Os espaços do museu estão repletos de ilusões de ótica, experiências sensoriais e outros fenômenos lúdicos capazes de provocar “bugs” mentais – da forma mais divertida possível! –. Ah, e é claro que isso tudo rende fotos ótimas, então é uma ótima oportunidade para renovar seu feed. O Museu das Ilusões fica na Avenida Rebouças, nº 3970.

Casa das Rosas 

Casa das Rosas, na Avenida Paulista. É um casarão de telhado achatado que lembra as mansões do século 19. A fachada é pintada em tons sóbrios de bege e marrom. Tem uma varanda com colunas e um mezanino com balaústre rico em detalhes.

A Casa das Rosas recebe esse nome por causa de seus lindos jardins compostos por roseiras de vários tipos.

Além de passear entre os canteiros e apreciar a beleza das flores e do casarão antigo, você também pode visitar o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Batizado em homenagem ao grande poeta e tradutor que marcou o concretismo brasileiro, o lugar recebe eventos culturais diversos, incluindo exposições, debates, saraus, apresentações musicais e atividades educativas. Para saber mais sobre o que rola nesse refúgio cheio de cor e arte localizado em plena Avenida Paulista (nº 37), você pode acessar o perfil oficial da Casa das Rosas no Instagram. 

Cápsula Shop

Esse é, sem dúvidas, um lugar que vai deixar seu passeio pela Liberdade ainda mais interessante.

A atividade comercial do bairro é bem famosa pelos muitos empórios e lojas de variedades focadas em produtos asiáticos. Mas se você curte roupas e acessórios diferentes, na pegada alternativa, precisa adicionar a Cápsula Shop no seu roteiro. A fachada super colorida da loja é um spoiler de seu interior, que é cheio de espaços instagramáveis tão estilosos quanto os produtos autorais da marca. 

Além de tirar muitas fotinhas, a gente garante que você vai se apaixonar pelas t-shirts com referências a séries e filmes famosos, moletons com estampas exclusivas, sapatos personalizáveis, brincos descolados e muito mais. É o rolê certo para quem se orgulha de ter um estilo único! A Cápsula Shop fica na Rua dos Aflitos, nº 9.

Parque CienTec 

Bem em frente ao Zoológico de São Paulo, você vai encontrar um dos maiores acervos científicos da cidade, no Parque CienTec. 

O espaço tem várias atrações bem legais, como o Meliponário, uma área cheia de colmeias de abelhas. Mas calma! Elas não têm ferrão, então proporcionam uma experiência bem curiosa para quem curte apicultura e contato com a natureza. Tem também a Estação Meteorológica, a Alameda do Sistema Solar, o Jardim da Física e várias outras instalações que unem aprendizado científico e diversão. As crianças costumam adorar! O Parque CienTec está na Avenida Miguel Stéfano, nº 4200.

Não perca tempo, curta lugares diferentes para sair em São Paulo! 

Vila Olímpia, em São Paulo. O foco está em duas avenidas paralelas que se estendem até o horizonte e estão separadas por algumas árvores. Nas laterais estão edifícios de tamanhos variados.

E aí, já decidiu qual desses destinos diferentes você vai conhecer primeiro?

Depois da nossa lista, você com certeza tem opções de programação para vários dias. O problema é mesmo escolher entre tantos lugares incríveis. Mas tudo bem, porque todos eles têm algo em comum: vão tornar sua viagem a São Paulo ainda mais inesquecível. Agora é só providenciar as passagens, arrumar as malas e separar bastante espaço na memória do celular – porque você com certeza vai querer tirar muitas fotos –.

Mas antes, fala pra gente aqui nos comentários: tem algum lugar que você acha que merecia estar nessa lista? 

Se você gostou da leitura, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Eles estão todos cheios de sugestões tão criativas quanto as que você acabou de conhecer, além das melhores dicas de viagem e guias de destino!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem