Marília, SP: tudo para você curtir muito o seu passeio pela Terra da Bolacha

setastdp

O cheiro das bolachas doces recém-saídas do forno dá as boas-vindas a quem se aproxima de Marília, SP.

Apelidada carinhosamente como Terra da Bolacha, a cidade é conhecida não somente pelo seu grande número de fábricas que produzem as deliciosas guloseimas, mas também pelas paisagens verdes maravilhosas características do interior de São Paulo. O clima aconchegante da serra, a ótima infraestrutura e as opções variadas de passeios também contribuem para que Marília entre na lista dos melhores lugares perto de São Paulo para conhecer.

Queridinha de quem curte contato com a natureza, essa joia do interior paulista garante experiências incríveis para visitantes de todas as idades. Estamos falando de atrativos que vão de lindos parques até museus super divertidos! Por isso, Marília é o destino perfeito para aquela viagem em família que você queria. E a gente pode provar: aqui, vamos te mostrar o que fazer em Marília e passar algumas dicas de ouro que vão te ajudar a montar o roteiro dos sonhos.

É só continuar a leitura para descobrir:

Confira a história de Marília, SP 

Saiba onde fica Marília 

Entenda como chegar em Marília – SP 

Tenha a melhor experiência conhecendo o clima de Marília 

O que fazer em Marília, São Paulo: explore lugares incríveis: 

Museu de Paleontologia 

Cachoeira do Bicão 

Bosque Municipal Rangel Pietraróia 

Mosteiro da Divina Misericórdia 

A Terra da Bolacha reserva ainda mais surpresas que você pode conhecer contando com a ClickBus! 

Confira a história de Marília, SP 

Sabia que Marília tem um dos sítios paleontológicos mais importantes do Brasil?

É isso aí: na pré-história, muito antes dos habitantes humanos chegarem, a região onde fica Marília era o lar de várias espécies de dinossauros e outros animais atualmente extintos. Mais tarde, a área abrigou grandes aldeias indígenas que se estendiam junto às margens do Rio Tietê. Quando os colonizadores europeus chegaram a São Paulo, as imediações de Marília eram ocupadas pelos caingangues. 

Mas o território onde fica Marília nunca recebeu muita atenção dos portugueses. Na verdade, ele permaneceu praticamente intocado até o início do século 20, quando a Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo passou a explorar a região e mapeá-la. Eram os preparativos para a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, que começou em 1905 e causou o desaparecimento quase definitivo dos indígenas caingangues. A partir daí, as terras férteis de Marília atraíram os olhares dos latifundiários.

Em 1915, as extensas fazendas de café já dominavam a área onde fica Marília. O povoamento urbano começou a se formar, impulsionado pela chegada de imigrantes de várias nacionalidades. O nascimento oficial do município data de 1929, e seu nome foi inspirado no clássico poema de Tomás Antônio Gonzaga, “Marília de Dirceu”. 

Nas décadas seguintes, a população de Marília passou a crescer em um ritmo acelerado. A agricultura da cidade se diversificou e as grandes indústrias se estabeleceram, transformando Marília em um importante polo de desenvolvimento do interior paulista. Hoje, além de tudo isso, o charmoso município também conta com atrativos turísticos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil, como você descobrirá daqui a pouco.

Saiba onde fica Marília 

Marília fica na porção oeste de São Paulo, a aproximadamente 430 quilômetros da capital, a agitada cidade de São Paulo. Situado na área serrana conhecida como Planalto de Marília, o município está próximo a outras cidades turísticas muito adoradas: são apenas 104 quilômetros de Marília até Bauru e 189 quilômetros até São José do Rio Preto

Por causa dessa localização, é comum que os viajantes aproveitem a passagem pelo interior paulista para conhecer mais de um destino. Caso você decida se hospedar em Bauru, por exemplo, pode até visitar Marília em um passeio rápido, no estilo bate e volta. A seguir, te explicamos como se deslocar pela região da melhor forma possível.

Entenda como chegar em Marília – SP 

Alfinete vermelho destacando a localização de Marília em um mapa colorido.

Se você estava se perguntando como chegar em Marília, vai gostar de saber que a cidade é bem fácil de se acessar por via terrestre.

Ela também conta com um terminal aéreo, o Aeroporto Estadual de Marília. Mas como a variedade de voos nacionais disponíveis não é muito grande, dá para dizer que a melhor forma de chegar em Marília é caindo na estrada. Caso você não queira lidar com a burocracia e as complicações envolvidas no aluguel de um veículo, não tem problema: é só viajar de ônibus.

Além de prática, essa opção é a mais econômica, então os ônibus de viagem podem até te ajudar a economizar uma graninha para gastar durante a estadia. É possível encontrar uma variedade enorme de rotas que partem de vários pontos do Brasil. Quer ter uma noção melhor das distâncias? Então confira, abaixo, o tempo de estrada até Marília saindo de algumas cidades famosas.

São Paulo: 5h30

Londrina: 3h15

Curitiba: 8h30

Goiânia: 11h

O ônibus para Marília vai te deixar na rodoviária da cidade, então pode anotar aí o endereço: o Terminal Rodoviário de Marília fica na Avenida Carlos Artêncio, nº 1001, Fragata.

Para saber mais sobre as melhores opções para o seu trajeto, dê uma olhada nessas passagens de ônibus para Marília que separamos para você.

Tenha a melhor experiência conhecendo o clima de Marília 

Assim como em várias outras cidades do oeste paulista, o clima em Marília é do tipo tropical com estação seca.

Se você não gosta muito de calor, não deixe o nome te assustar: por causa da altitude elevada, Marília conta com temperaturas amenas e equilibradas durante a maior parte do ano. A média anual é de 23ºC, e os termômetros na cidade dificilmente marcam menos de 16ºC ou mais de 25ºC. O período mais morno vai de novembro a fevereiro. A época mais fresquinha, por outro lado, dura de maio até agosto.

Como o próprio nome sugere, o clima em Marília tem duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. Por isso, se você não quiser que seus passeios ao ar livre sejam atrapalhados pelas chuvas, nossa dica é programar sua viagem para o intervalo entre abril e setembro, quando as precipitações são menos frequentes em Marília. 

O que fazer em Marília, São Paulo: explore lugares incríveis: 

A ansiedade para descobrir o que fazer em Marília já está grande por aí? 

Calma, acabou a espera! Abaixo, vamos te apresentar alguns dos melhores pontos turísticos da cidade. Os lugares que você está prestes a conhecer são verdadeiras paradas obrigatórias, então pode separar um lugarzinho especial para eles no seu roteiro. A gente garante que você não vai se arrepender!

Museu de Paleontologia 

Lembra que a gente mencionou o rico passado pré-histórico da região onde fica Marília?

Pois é, você pode explorá-lo a fundo em uma visita ao Museu de Paleontologia de Marília. Em funcionamento desde 2004, ele foi criado para abrigar as descobertas científicas fascinantes trazidas ao mundo pelo paleontólogo William Nava e por sua equipe. O acervo coletado ao longo de várias décadas de escavações inclui preciosidades como fósseis de dinossauros de verdade e réplicas em tamanho real dos incríveis animais pré-históricos, além de banners e murais que explicam as mudanças que ocorreram no ecossistema brasileiro durante dezenas de milhões de anos.

O Museu de Paleontologia é uma atração imperdível para quem planeja viajar com crianças (mas a gente garante que os adultos vão se encantar também!). O endereço é Avenida Sampaio Vidal, n°245.

Cachoeira do Bicão 

Que tal aproveitar a estadia em Marília para se refrescar?

É isso aí: a Terra da Bolacha é dona de algumas das melhores cachoeiras de São Paulo, com destaque para as maravilhosas quedas d’água situadas no interior da Fazenda Cascata. É lá que ficam a Cachoeira do Bicão e a Cachoeira Três Bicas, formadas pelo Córrego São Francisco. Enquanto a pequena Cachoeira Três Bicas é perfeita para banhos tranquilos, a Cachoeira do Bicão ostenta impressionantes 55 metros de altura que fazem a alegria dos aventureiros, fãs de ecoturismo e entusiastas de atividades radicais como rapel. 

Para curtir esses tesouros marilienses, é preciso agendar uma visita à Fazenda Cascata. Ela fica na Avenida Cascata, nº 201 – 495.

Bosque Municipal Rangel Pietraróia 

Se você já gostou de conhecer as cachoeiras, vai adorar saber que a natureza exuberante de Marília tem muitas outras belezas para mostrar!

O Bosque Municipal Rangel Pietraróia é um excelente exemplo disso: com quase 174 mil metros quadrados de área, ele é responsável por proteger 20 hectares de Mata Atlântica preservada. Durante o passeio, você terá a oportunidade de se deparar com mais de 100 espécies vegetais nativas, incluindo espécies como o pau-brasil e o ipê-branco – que enche o lugar com suas lindas flores durante o mês de setembro –. São várias trilhas que conduzem os visitantes ao coração da vibrante floresta. Tem até playgrounds para quem deseja se divertir com a criançada!

Para conhecer o Bosque Municipal Rangel Pietraróia, vá até a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1001.

Mosteiro da Divina Misericórdia 

O Mosteiro da Divina Misericórdia conquista até mesmo quem não é muito fã de turismo religioso.

Situado em um dos pontos mais altos da cidade, ele foi construído no topo da Serra de Avencas. Como você deve imaginar, a vista lá de cima é de tirar o fôlego. Coisa de filme mesmo! Além da chance de apreciar toda a beleza de Marília de um ângulo privilegiado, o passeio no Mosteiro da Divina Misericórdia também proporciona a oportunidade de apreciar uma verdadeira obra-prima arquitetônica inspirada nos tradicionais mosteiros europeus. Se quiser deixar sua experiência ainda mais única, dá até para se hospedar no local! Mas caso você prefira fazer só uma visitinha mesmo, prefira deixar o programa para o final da tarde: o pôr do sol no Mosteiro da Divina Misericórdia é um espetáculo.

O endereço é Estrada Vicinal Danilo Gonzales, Avencas.

A Terra da Bolacha reserva ainda mais surpresas que você pode conhecer contando com a ClickBus! 

Paisagem serrana da zona rural de Marília, SP. Os montes cobertos por vegetação nativa verde se estendem até o horizonte. Ao fundo, o céu aparece azul e sem nuvens.

E aí: na sua opinião, é “Terra da Bolacha” ou “Terra do Biscoito”? Independentemente do seu termo favorito, Marília tem tudo para te conquistar.

Afinal, é difícil não se apaixonar pelos cenários encantadores das serras paulistas. A natureza de Marília é um verdadeiro refúgio de tranquilidade, ideal para quem procura uma chance de fugir um pouquinho da correria da rotina. Mas sem tédio, hein? Como acabamos de te mostrar, não faltam opções de programas para diversificar o roteiro entre um passeio ao ar livre e outro. Aproveita a facilidade de comprar passagens de ônibus pela internet e vem conhecer a Terra da Bolacha!

Se você gostou de saber mais sobre o que fazer em Marília, não deixe de conferir também os nossos outros conteúdos. Aqui no Tô de Passagem, a gente faz questão de trazer os melhores conteúdos informativos para quem curte viajar. Cola na gente que as suas aventuras pelo Brasil vão ficar cada vez mais inesquecíveis!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem