Saiba tudo o que precisa para ter uma viagem incrível em São José do Rio Preto: clima da cidade, pontos turísticos e muito mais!

Onde fica São José do Rio Preto?

Localizada no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 400 quilômetros da capital, é uma cidade bastante populosa, que de interiorana não tem nada, já que reúne mais de 450 mil habitantes e, portanto, oferece boa infraestrutura não só para sua população, mas também para os turistas.

Por isso, se você tem interesse em saber o que fazer em São José do Rio Preto para ter conforto e uma viagem bem proveitosa, então confira nossas dicas a seguir, com informações sobre o clima, melhor época para visitar o município, pontos turísticos e muito mais.

Clima de São José do Rio Preto

De acordo com o site Weather Spark, a temperatura anual geralmente é de 13 °C a 33 °C e, dificilmente fica abaixo de 9°C ou acima de 38 °C. Portanto, tem um clima agradável e ameno, ideal para pessoas que não gostam de temperaturas extremas – de calor ou frio intenso.

Ademais, vale destacar que o período de precipitação é quente, abafado e com céu praticamente encoberto, enquanto a estação seca é morna e com céu azul, quase sem nuvens.

Ou seja, independente da época do ano que for visitar a cidade, certamente o clima em São José do Rio Preto sempre vai exigir uma mala equilibrada Então, leve roupas mais frescas e opções de calças e casacos para os momentos em que os termômetros caírem. Faça uma organização com itens coringas, para não ser surpreendido por forte calor ou frio repentino.

Quando ir para São José do Rio Preto

Neste sentido, na hora de decidir quando ir para São José do Rio Preto, vale a pena optar pelos meses em que há pouca possibilidade de chuva, pois, dessa forma, a viagem renderá mais.

Segundo o site já citado acima, o Weather Spark, a melhor época para visitar o município é entre o meio de abril até o começo de setembro, tendo em vista que há pouca precipitação e a média dos termômetros fica entre 18 °C a 27 °C. Ou seja, super agradável, né?

O que fazer em São José do Rio Preto

São José do Rio Preto: O que Fazer

Como dito anteriormente, apesar de ser uma cidade do interior, não há nada de interiorano em São José do Rio Preto, pois oferece diferentes opções para o checklist de viagem.

Entre os principais passeios, destacamos as caminhadas e a contemplação da natureza no Parque Ecológico e Parque Municipal, duas opções ideais para aproveitar os dias ensolarados com temperatura amena, acompanhados de boas companhias e cheirinho de mato. Já imaginou que gostoso?

E ainda sobre o que fazer em São José do Rio Preto, há teatros tradicionais, como o Teatro Municipal e Sesc, os quais agradam bastante os turistas não só pela programação cultural rica, mas também pela infraestrutura que oferecem.

Além disso, há pontos turísticos, como o Museu de Arte, Zoológico e Mercado Municipal, que valem a visita, já que enriquecem o repertório dos visitantes. E, claro, ótimas fotos de recordação de viagem.

Abaixo, selecionamos mais informações sobre os destaques de lugares para ir em São José do Rio Preto. Confira!

Pontos Turísticos de São José do Rio Preto

Mercado Municipal

Com muita riqueza cultural, sem dúvida, é um dos cartões postais da cidade e é até considerado um patrimônio histórico.

Inaugurado na década de 40, é indicado como um dos primeiros pontos para conhecer em São José do Rio Preto. Afinal, todo mercado municipal revela as características gastronômicas e, consequentemente, culturais de um destino, não acha?

Em seu interior, você encontrará diversas opções de frutas, verduras, temperos e iguarias do interior de São Paulo. Bom demais, não é?! Anote aí na sua lista.

Parque da Represa

São José do Rio Preto: Parque da Represa

Esse, certamente, é um dos pontos turísticos de São José do Rio Preto mais visitados, pois a beleza de sua região completamente arborizada, acompanhada de uma grande represa, que é a protagonista no local, criam um cenário bucólico. Inclusive, ele parece ter sido feito a pinceladas de tinta a óleo.

Portanto, se você gosta de contato com a natureza e prática de atividades físicas, com certeza o Parque da Represa deve fazer parte do seu roteiro de viagem.

Ademais, o pôr do Sol no local é especialmente belo, por isso aconselhamos você a tirar fotos desse momento. Bonito de se ver e de viver esse momento!

Zoológico Municipal

Se você tem família com crianças, certamente o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto irá encantar os baixinhos, pois há uma diversidade significativa de espécies no que diz respeito à fauna e flora no local.

Por lá, há  tigre, onça, jabuti, papagaios, pavão, lobo-guará, entre outros. São mais de 300 animais que fazem parte do espaço. Curioso, não?

Parque Ecológico

É mais uma ótima opção para aproveitar o dia com as crianças, pois o Parque Ecológico tem uma boa infraestrutura de brinquedos gigantes, de modo que o torna em um dos principais pontos turísticos de São José do Rio Preto.

Além de chamar atenção pelo tamanho, a área recreativa dedicada aos pequenos, é pautada em exercícios que estimulam não só a capacidade motora, mas também mental, sobretudo de quem está em fase de crescimento.

É uma ótima dica para unir natureza com educação, saúde e diversão para toda a família. Aproveite!

Restaurantes e Bares de São José do Rio Preto

Além das opções para aproveitar durante o dia, São José do Rio Preto também tem uma vida noturna e gastronômica interessante. Por isso, a seguir, reunimos dicas para quem gosta de comida boa e bons drinks para relaxar, após um dia intenso de passeios. Confira mais abaixo.

Rancho do Cupim

É um ponto bem interiorano, com decoração rústica e quente que tornam o clima do restaurante extremamente aconchegante. Sabe aquela experiência de cheirinho de interior, com comida saborosa e calor humano? Pois é, o Rancho do Cupim agrega essas características.

Mas não é só isso. A comida é simples, porém, o cardápio tem uma infinidade de opções de carnes para provar tanto no almoço, como no jantar. Se você é do tipo que ama churrasco, então esse é um dos restaurantes em São José do Rio Preto que devem fazer parte da sua programação de viagem. Já ficou com água na boca, é? É bom demais!

Maremonti Rio Preto

Porém, se você prefere lugares mais requintados para comer, o Maremonti tem uma decoração sofisticada que deixa o ambiente cheio de classe e vontade de saborear um prato da alta gastronomia para acompanhar o ar da casa.

Neste sentido, há muitas opções atraentes no menu. Para começar a degustação, aposte na burrata com tomate seco acompanhada com pão italiano ou então em camarões empanados com coco.

Depois, como prato principal, escolha entre opções de carnes e peixes a massas e risotos. Contudo, entre estas opções, destacam-se o risoto de frutos do mar com cogumelos, lula, polvo e camarões; e o filé mignon com mozzarella e parmesão gratinado no forno. E, para finalizar, que tal uma porção de mini churros de doce de leite? Hummm…

Bar do Português

Para quem ama um boteco, com certeza o Bar do Português é a pedida certa. Super tradicional na cidade, criado em 1973, encanta o público que adora bater um bom papo acompanhado de chopp gelado.

No cardápio da casa, há opções clássicas de botequim, como bolinho de bacalhau, pastéis de carne e queijo, frango à passarinho, carne seca acebolada e caldinho de feijão. Já ficou com vontade?!

Mas calma que ainda tem mais! Além do chopp, há opções de cerveja e drinks clássicos, como caipirinha de limão e morango. Bem refrescante e, sem dúvida, irá animar a noite!

Por fim, vale ressaltar que além das deliciosas porções e bebidas, a decoração é um charme puro, tendo em vista que as paredes têm diferentes camisetas de clubes de futebol e você também pode deixar de presente uma sua, como marca no Bar do Português.

 Certamente, esse ponto de São José do Rio Preto vai aquecer seu coração e satisfará seu paladar.

Como chegar em São José do Rio Preto

São José do Rio Preto: Como Chegar

Se depois de ler nossas dicas sobre o que essa cidade do interior de São Paulo oferece para os turistas, você ainda não sabe como chegar até esse destino, certamente uma boa opção é optar pela viagem de ônibus.

É um meio de transporte seguro, com boas condições de valor e nada exaustivo, já que os passageiros podem aproveitar o trajeto para apreciar a paisagem da estrada, ouvir música ou até ler trechos de um livro.

Por isso, se essa sugestão faz sentido para seu perfil de viajante, saiba que a rodoviária de São José do Rio Preto é bem estruturada com muitos serviços para os turistas, como praça de alimentação, banca de revista, guarda volumes, achados e perdidos, lojas de lembrancinha, sanitários e táxis.

Ademais, há oito empresas de viação que oferecem passagens para os turistas, então é super fácil encontrar horários e datas disponíveis, de acordo com suas necessidades.

Por fim, agora que você já sabe o que fazer em São José do Rio Preto, qual é o clima da cidade e principais pontos turísticos, planeje sua viagem e aproveite. Certamente, esse município do interior de São Paulo irá superar as suas expectativas.

Aproveite esse texto para compartilhar mais sugestões de pontos turísticos, bem como dicas de restaurantes e bares desse destino! Teremos prazer em incluí-los nessa lista.