É uma verdadeira viagem ao caribe sem sair do Brasil, vislumbrando praias belíssimas e piscinas naturais com águas que vão da cor verde esmeralda a azul turquesa

O que fazer em Maragogi

Desde já é importante saber que Maragogi, cidade que está localizada no estado de Alagoas, no nordeste brasileiro, faz parte da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental. Portanto, já dá para ter uma ideia das paisagens que vão compor o cenário da viagem, né? 

Não à toa, Maragogi é considerada o caribe brasileiro. Ou seja, não espere menos do que praias belíssimas e mares de águas cristalinas, cuja coloração varia entre azul turquesa e verde esmeralda. 

Sendo assim, quando falamos sobre o que tem pra fazer em Maragogi, não tem como deixar de mencionar a visita às praias, os passeios que levam até as piscinas naturais e o passeio de buggy, que oferece duas opções de roteiro, pelo litoral norte ou sul da cidade. 

Em resumo, é uma cidade para bons dias de descanso e de contato com a natureza. A cidade é bem praiana mesmo, portanto o turismo em Maragogi é pautado, quase que exclusivamente, por praias.  

Então, vamos para as dicas do que fazer em Maragogi com mais detalhes? 

Lugares para ir em Maragogi de dia

Vamos começar com o que fazer de dia em Maragogi. Prepare o protetor solar, pegue o boné, garrafinha de água para se hidratar e comece a desbravar a cidade cedo, sempre de olho na tábua das marés, pois como você verá, ela vai nortear boa parte da sua viagem!

Se tiver mais dias de estadia em Maragogi, não deixe de conhecer munícipios vizinhos. Vamos apresentar logo mais algumas opções de passeios para cidades próximas, que também reservam paisagens e dias incríveis para a viagem. 

Como a grande maioria dos lugares para ir em Maragogi de dia são as praias, vamos fazer uma lista das principais, com suas particulares, para que possa escolher em quais delas deseja passar o dia ou incluir no trajeto de caminhada.  

Mas antes de mais nada é preciso explicar: é possível ir andando de praia a praia em Maragogi, no entanto é importante se atentar ao horário da maré baixa, caso contrário, o caminho fica intransitável. Portanto, se atente, não somente ao horário que vai iniciar o passeio, mas também ao horário de retorno. 

Essa dica é preciosa e vale para a maioria dos passeios que realizar a pé. Anotou né? 

Então vamos em frente. 

Praias de Maragogi

Praias de Maragogi

Em síntese, todas as praias de Maragogi são belíssimas e o mar bastante convidativo. No entanto, cada uma delas possui seu encanto e características próprias. 

Nossa lista vai começar falando da praia principal, que fica localizada no centro e que dá nome a cidade, e vai contemplar principalmente as praias do litoral norte, que são as mais procuradas, fazendo menção a algumas do litoral sul. 

Praia de Maragogi

É a praia central da cidade, de onde saem os passeios de lancha para visitar as piscinas naturais.
Em resumo, oferece uma boa estrutura de restaurantes aos visitantes e também há comércio de artesanato local.
Embora não seja a queridinha de muitos turistas, por ser mais lotada que as demais, a água do mar é cristalina e quentinha. Dá para passar o dia tranquilamente e vale a pena ser incluída no roteiro de o que fazer em Maragogi com crianças.

Praia Burgalhau

Adorada pelos turistas, a Praia de Burgalhau não tem tanta estrutura de barracas, no entanto tem uma vista linda de toda a orla do centro de Maragogi e da foz do Rio Maragogi. O mar faz jus à fama da região ser considerada o caribe brasileiro. Além da transparência, é bastante calmo. 

Praia da Barra Grande

Primeiramente, é preciso falar da coloração da água do mar da Praia da Barra Grande, pois é de um azul turquesa bastante admirável.
Em segundo lugar, quando falamos desta praia não podemos deixar de mencionar o Caminho de Moisés, que nada mais é do que blocos de areias que se formam durante a maré baixa e traçam o caminho até as piscinas naturais, terminando de compor o cenário cinematográfico da região.
O nome “Caminho de Moisés” faz referência à passagem bíblica de Moisés ao abrir o Mar Vermelho.
No entanto, aqui é preciso uma atenção especial: quando a maré sobe, esse caminho desaparece. Por isso, fique atento ao horário de começar o percurso e também na hora de retornar, pois pode ser bastante perigoso se a maré ficar alta com você na metade do caminho. Em terceiro lugar, precisamos falar dos passeios de lancha que levam até as piscinas naturais, ou seja, essa praia é parada obrigatória. Prepare a máquina fotográfica e abuse dos cliques. 

Praia de Antunes

Do mesmo modo que a Praia da Barra Grande, a Praia de Antunes é famosa e bastante querida pelos turistas, justamente pela coloração de suas águas e pela formação das piscinas naturais.
Diante de tal cenário, é particularmente nesta praia que são tiradas muitas daquelas famosas fotos com molduras naturais. E nem precisa de muitos recursos para ter uma imagem perfeita, elas são tiradas com o próprio celular.
Apesar de não ter restaurantes, a praia conta com estrutura de quiosques e barracas que atendem a necessidade dos comes e bebes, no entanto, se deseja sossego, evite ir aos finais de semana, quando a movimentação é grande.

Praia do Xaréu

É essa praia que é conhecida como a Praia da Bruna, porque foi visitada pela atriz Bruna Lombardi.
Primeiro, é importante saber que não dá para chegar a esta praia de carro, entretanto, há muitas opções: o passeio pode ser feito a pé, partindo ou da Praia de Antunes, que falamos há pouco, ou da Ponta do Mangue, que vamos falar logo mais; de buggy; ou até mesmo de barco.
O banho no local vale muito a pena, pois as águas são transparentes e quentinhas, além disso, durante a maré baixa, há a formação de uma lagoa, que pode ser uma boa dica para quem estiver com criança ou até mesmo quiser relaxar em águas tranquilas.
Por fim, outra característica desta praia é faixa de coqueiros e redes de balanço no mar. Ou seja, o lugar é muito propicio para um bom dia de descanso.

Praia de Ponta de Mangue

Como prometemos, chegamos até a Praia de Ponta de Mangue.
Nela também se formam os bancos de areia, durante a maré baixa, que levam às piscinas naturais, onde é possível mergulhar entre os peixinhos, além das águas do mar ser um verdadeiro espetáculo, são tranquilas, sem a presença de ondas.

Praia Peroba

Praia Peroba

Chegamos à praia mais afastada, que fica localizada quase na divisa com o estado de Pernambuco, onde é possível ver o encontro das águas do mar com o rio. 
É uma praia mais deserta, sem muvuca e badalações. A estrutura de restaurantes também é precária, portanto, quem não estiver hospedado na região, vale ir preparado. Como opção de passeio, tem muita gente que contrata o serviço de van que leva até esta praia e depois faz o percurso de volta caminhando, de novo, se optar por conhecer as praias a pé, se atende às condições da maré

Praia São Bento

Diferente das demais, que são bastante turísticas, essa é uma praia mais frequentada pelos moradores locais ou por turistas que almejam sossego, é famosa pela produção do bolo de goma, um dos quitutes famosos de Maragogi, ao longo da orla, há opções de restaurantes. 

Praia Camacho

Esta praia também não costuma ser muito incluída nos roteiros turísticos, mas é uma opção para quem busca tranquilidade. Bastante frequentada pelos moradores locais e por pescadores, a Praia Camacho não dispõe de grande estrutura, portanto, se atente e leve tudo o que achar necessário, inclusive comes e bebes, ela fica localizada no litoral sul de Maragogi.

Passeios para fazer em Maragogi 

Agora que você já está mais ambientado às opções de praias que pode encontrar na região, vamos apresentar alguns dos passeios que podem ser realizados na cidade alagoana. E como não poderia ser diferente, vamos começar pelas piscinas naturais, cartão postal de Maragogi.

Conhecer às piscinas naturais

Antes de mais nada, anota aí: não dá para ir à Maragogi e não realizar pelo menos um passeio de lancha ou de catamarã até uma de suas piscinas naturais. São três: Galés, Taocas e Barra Grande, sendo que a primeira é a mais famosa da região.
Os passeios sempre acontecem durante a maré baixa, quando há a formação das piscinas naturais, por isso os horários também variam. Vale sempre consultar.
O trajeto dura em torno de duas a três horas e há opção de mergulho com cilindro ou até mesmo superficial com máscara de snorkel. Estes serviços são cobrados à parte, mas vale muito a pena a experiência de ver os corais de perto.

Expedição Bike Aquática

É um passeio em bicicletas aquáticas, equipadas com boias, que garantem estabilidade no mar. Ele pode ser contratado tanto na Praia de Barra Grande quanto na Praia Ponta de Mangue, que já mencionamos acima.

Passeio de Buggy em Maragogi

Passeio de Buggy em Maragogi
Foto meramente ilustrativa.

Quem preferir conhecer algumas das praias da região em algumas horas e com muito vento no rosto, vale contratar o serviço de buggy, geralmente, são oferecidos dois roteiros: um que contempla as praias do sul, como por exemplo, Camacho, São Bento, Japaratinga, Bintigui e Barreiras de Boqueirão, e outro que inclui as praias do norte, como Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.
A duração do percurso costuma incluir o tempo de parada em algumas das praias, para banho de mar. Antes de fechar o passeio, procure entender tudo o que está incluso.

Mirante do Cruzeiro

Se você é amante de um pôr do sol, vale o passeio até o Mirante do Cruzeiro. Fica localizado na Pousada Alto do Cruzeiro e é permitido o acesso dos turistas mediante um pagamento simbólico, em torno de R$5.

Japaratinga

Antes de mais nada, lembra que falamos sobre reservar alguns dias do roteiro para conhecer municípios vizinhos? Pois bem, Japaratinga é uma destas cidades.
Ela fica localizada a 11 quilômetros de Maragogi e as praias, além de não serem cheias, são lindas, como de costume, a que dispõe de melhor estrutura é a praia do centro e leva o mesmo nome do município. È, inclusive, bastante indicada para os roteiros do que fazer em Maragogi com crianças.
Outra praia famosa na cidade é a Barreira do Boqueirão. Ela tem uma pequena faixa de areia, que é tomada pelo mar quando a maré está alta. Já em tempos de maré baixa, se formam as piscinas naturais.
Esse passeio ainda rende banho de bica, que fica bem próxima à praia.

Porto de Pedras

Assim como Japaratinga, Porto de Pedras é cidade vizinha à Maragogi, é nela que está localizada a Praia do Patacho, digna de ser incluída no roteiro para um dia de descanso, desfrutando da paisagem de muitos coqueiros e belíssimas piscinas naturais.
É nesta cidade também que tem o passeio pelo Rio Tatuamunha, onde é possível ver o peixe-boi.

São Miguel dos Milagres

Da mesma forma, São Miguel dos Milagres é opção de passeio para quem quer aproveitar os dias de hospedagem em Maragogi e conhecer cidades vizinhas, o município oferece excelentes opções de paias, boa estrutura de restaurantes e de pousadas. 

Lugares para ir em Maragogi à Noite

Lugares para ir em Maragogi à Noite
Foto meramente ilustrativa

Primeiramente, é preciso ter em mente que Maragogi é uma cidade de pouca estrutura e o encanto da viagem está em desfrutar das belezas naturais que a cidade proporciona.

Por isso, sem muita expectativa do que fazer em Maragogi à noite e de uma vida noturna badalada, para não se frustrar, ok? O que não quer dizer que você não possa ter noites bastante agradáveis na cidade. Da mesma forma, é bastante difícil achar o que fazer em Maragogi com chuva, mas nada impede de fazer desta viagem incrível. 

Para começar, a primeira dica é ir caminhar no calçadão da orla da praia do centro de Maragogi. É ali que estão localizados os bares e restaurantes.

Mesmo que não esteja com fome para um jantar, tomar bons drinques ou uma breja gelada para refrescar do calor da cidade é uma boa pedida, né? Ainda mais com a brisa do mar.

Além disso, como Maragogi era uma vila de pescadores, ainda é possível contemplar do artesanato local na região. Uma boa dica, é aproveitar o anoitecer para conhecer a Feirinha de Artesanato local, assim como a cidade, de pouca estrutura, a feirinha também não é grande, mas oferece itens artesanais de decoração variados e também quitutes regionais, sendo que os mais famosos são os bolinhos de goma – que podem ser recheados – e as bolachas de sete capas, de sabor doce ou salgado.  

Bom, esperamos que depois de todas estas dicas de o que fazer em Maragogi, você já esteja com as malas prontas!
Então, partiu Maragogi? Veja quando ir a Maragogi e viva tudo isso!

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!

Escrever um comentário