logo-to-de-passagem

Maragogi, AL: águas cristalinas em um pedacinho do nordeste

setastdp

Não é segredo que o Nordeste brasileiro está cheio de paisagens encantadoras. E muitas delas estão em Maragogi, AL.

A imensidão cristalina do mar, o sol intenso e os coqueirais verdes servem como pano de fundo para o dia a dia pacato desse pequeno município alagoano. Famosa por abrigar várias das mais lindas praias de Alagoas, Maragogi tem também áreas de manguezal, piscinas naturais e várias outras preciosidades do tipo. Pense num lugar presenteado pela natureza!

Frequentemente comparada aos destinos caribenhos, Maragogi é o destino dos sonhos para os praieiros de carteirinha e recebe muitos visitantes que desejam fugir da rotina e curtir dias de tranquilidade absoluta com os pés na areia. Se identificou? Então vem com a gente, que vamos te contar tudo que você precisa saber para viver as férias perfeitas nas praias de Maragogi.

Aqui, você vai descobrir:

História de Maragogi: explore o passado deste paraíso nordestino 

Onde fica Maragogi

Como chegar em Maragogi 

Clima em Maragogi 

Quando ir para Maragogi 

Alta temporada em Maragogi

Baixa temporada em Maragogi

O que fazer em Maragogi 

Mirante do Cruzeiro: vista deslumbrante do paraíso 

Piscinas Naturais de Maragogi 

Passeio de buggy em Maragogi

Praias de Maragogi: uma experiência única

Praia de Maragogi

Praia de Antunes

Praia de Peroba

Praia da Barra Grande

Explore os pontos turísticos de Maragogi pessoalmente em sua próxima viagem! 

História de Maragogi: explore o passado deste paraíso nordestino 

Muito antes de se tornar um grande sucesso do turismo nacional, a região onde fica Maragogi – assim como boa parte do litoral nordestino – servia como lar para os indígenas caetés.

A colonização portuguesa na área teve como ponto de partida a construção de uma pequena igreja em homenagem a São Bento. Ao redor dela, se desenvolveu o povoado chamado de Gamela, na época parte do município de Porto Calvo. A beleza exuberante e a localização privilegiada do vilarejo não demoraram a atrair os olhares de outras nações colonizadoras, motivo que levou os holandeses a invadirem Maragogi em meados do século 17.

Unindo esforços com as tropas portuguesas, os habitantes do povoado tomaram a linha de frente nas várias batalhas acirradas e ajudaram a expulsar os invasores do litoral alagoano. Durante bastante tempo, o movimento na região ficou restrito às moradias e às propriedades rurais que se dedicavam principalmente à plantação de cana-de-açúcar. O nome de Maragogi veio em 1876, um ano depois da elevação oficial à categoria de vila.

Em 1892, já com mais de 18 mil moradores, Maragogi se tornou uma cidade e deixou de pertencer a Porto Calvo. Na época, ela incluía o território da famosa Japaratinga, que só conquistou sua autonomia em 1960. Desde aquela época, Maragogi tem uma economia baseada principalmente na agricultura, na pesca e, é claro, no turismo.

Hoje em dia, com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade carrega orgulhosamente o título de segundo maior polo turístico de Alagoas. A hospitalidade é uma especialidade local: a infraestrutura de Maragogi conta com opções de hospedagem que vão de hostels e pequenas pousadas até luxuosos resorts à beira mar. Os atrativos do destino, como é de se imaginar, ficam por conta da fantástica natureza litorânea – mas a gente vai te contar mais sobre isso daqui a pouco –.

Maragogi, AL: onde fica esse paraíso do litoral nordestino

Mapa digital de Alagoas, com marcações e nomes das principais cidades. Maragogi aparece no topo do mapa, junto à área azul que representa o Oceano Atlântico

Como você pode ver no mapa de Alagoas que deixamos aí em cima, Maragogi fica no extremo norte do estado.

Ela está bem na divisa com Pernambuco, dividindo suas fronteiras com os municípios pernambucanos de São José da Coroa Grande e Barreiros. Distante de Maceió por 126 quilômetros, Maragogi também fica pertinho de Recife, a 135 quilômetros de distância. Por isso, é comum que a cidade seja destino de passeios rápidos, do tipo bate e volta, para quem se hospeda em alguma dessas duas capitais.

Além disso, Maragogi é vizinha da famosíssima Japaratinga, que também está cheia de cenários praianos apaixonantes.

Como chegar em Maragogi 

Para chegar em Maragogi, você vai ter que cair na estrada!

Como a cidade não tem aeroporto, os viajantes que escolhem voar precisam descer primeiro em Maceió ou em Recife e depois completar o trajeto por via terrestre, o que não costuma ser difícil de fazer. Quem vem de outros estados e deseja fugir dos valores salgados das passagens aéreas geralmente prefere viajar de ônibus para Maragogi.

Essa também é uma boa pedida se você prefere não encarar a burocracia e as complicações envolvidas no aluguel de um veículo. Os ônibus para Maragogi são operados pela Real Alagoas e saem das principais capitais nordestinas. Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, listamos abaixo o tempo de estrada até Maragogi partindo de algumas cidades famosas.

Maceió: 3h

Recife: 3h30

João Pessoa: 5h

Aracaju: 7h30

Você vai desembarcar no Terminal da Cooperativa Rodoviária de Maragogi, na Rua José Buarque Sampaio, nº 176. Se você pretende sair de lugares mais distantes, pode pegar um ônibus até Maceió primeiro e seguir viagem de lá. Aproveite para conferir as passagens de ônibus para Maceió que separamos, ou então estas passagens de ônibus em promoção para Maragogi. 

Clima em Maragogi: o tempo perfeito para férias tropicais 

O clima em Maragogi com certeza contribui para o título de paraíso tropical da cidade.

As temperaturas são altas durante o ano todo, com pouca variação entre as estações. Com um calor constante, não faltam dias propícios para longos passeios na praia. A temperatura média anual é de 26ºC, mas no verão, os termômetros em Maragogi podem chegar aos 29ºC. Durante o inverno, eles costumam ficar na casa dos 24ºC.

Apesar de quente, o clima em Maragogi conta com os agradáveis ventos marítimos, que ajudam a criar uma sensação térmica amena. É aquele calor bem litorâneo mesmo!

Quando ir para Maragogi 

Estreito caminho de areia até uma das praias de Maragogi. Ele aparece entre áreas de vegetação rasteira e verde. Ao fundo, aparecem o mar e o céu azul, sem nuvens

Aqui vai uma boa notícia: já que nosso destino de hoje tem um clima relativamente estável, ele pode ser visitado durante o ano todo. Por isso, a escolha de quando ir a Maragogi depende muito das suas prioridades.

Nesse sentido, a única recomendação unânime é ficar sempre por dentro das flutuações da maré nas praias de Maragogi. Para curtir o melhor do mar e das faixas de areia, prefira viajar durante a maré baixa. Você pode acompanhar essas informações por meio do site oficial da Marinha Brasileira ou do portal Clima Tempo. Nossa dica é priorizar os dias em que a maré esteja com índices próximos de 0 (0.1, 0.2 ou 0.3).

Além disso, um dos principais fatores para levar em consideração na hora de encontrar a data perfeita para a sua estadia é a variação do movimento turístico na cidade. Afinal, lembre-se de que estamos falando de um destino adorado por viajantes do mundo todo. Abaixo, te explicamos como funcionam a baixa e a alta temporada em Maragogi.

Alta temporada em Maragogi

O período entre os meses de outubro e janeiro traz o auge do verão e, com ele, a alta temporada em Maragogi.

É que além do calor perfeito para atividades praianas, essa época tem também um índice pluviométrico baixo, o que significa que as chuvas são raras e o sol alagoano exibe seu brilho todos os dias. Caso você decida viajar durante a alta temporada em Maragogi, prepare-se para encontrar as paisagens litorâneas em estado de beleza máxima e sempre ocupadas por grandes números de turistas.

Vale lembrar que a alta temporada sempre deixa os serviços turísticos da cidade muito concorridos. Lembre-se de reservar hospedagens e passeios com bastante antecedência para não ficar de fora!

Baixa temporada em Maragogi

De abril a agosto, meses de baixa temporada em Maragogi, o movimento nas ruas da cidade fica basicamente por conta dos habitantes.

Esse é o período de maior umidade no litoral alagoano, o faz com que as chuvas se tornem frequentes em Maragogi. Os dias ensolarados ainda aparecem, mas encontrá-los é algo que exige um pouco de sorte. Ao contrário do que ocorre no verão, essa é a época em que os mares da região estão menos cristalinos. 

Caso você priorize a economia e não se importe em tomar banho de praia e de chuva ao mesmo tempo, a baixa temporada em Maragogi pode ser uma boa pedida: essa é a época em que os serviços turísticos estão mais baratos por causa da baixa procura. Além disso, viajar na baixa é garantia de aproveitar a tranquilidade interiorana de Maragogi sem a agitação da presença turística.

Se você é do tipo que adora um meio-termo equilibrado, a dica de ouro é viajar para Maragogi nos meses intermediários, como setembro e fevereiro. Nesses períodos, tanto as chuvas quanto os preços estão moderados.

O que fazer em Maragogi 

Banhista flutuando de costas em uma piscina natural de Maragogi. Em meio às águas cristalinas e sem ondas, há muitas áreas cobertas por corais escuros

Quando o assunto é o que fazer em Maragogi, a resposta é simples: aproveitar as belezas naturais distribuídas entre as maravilhosas praias!

Embora as orlas da cidade sejam espetáculos por si só, a verdade é que você pode conhecê-las de várias formas diferentes, em atividades que têm tudo para deixar sua estadia ainda mais inesquecível. Abaixo, você encontra as melhores dicas sobre o que fazer em Maragogi para curtir a exuberância desse destino fascinante da melhor forma possível.

Mirante do Cruzeiro: vista deslumbrante do paraíso 

Que tal começar seu passeio em Maragogi contemplando a rica natureza da cidade de cima? Esse é o diferencial do Mirante do Cruzeiro!

Ele fica no morro conhecido como Alto da Boa Vista, que tem um nome bem autoexplicativo: lá do topo, a vista privilegiada que você terá de Maragogi é mesmo ótima. É a melhor oportunidade para quem deseja apreciar as paisagens do litoral alagoano com direito a um ângulo panorâmico de tirar o fôlego. Pode reservar um bom espaço no armazenamento do celular ou da câmera fotográfica, porque você vai querer fazer muitos registros!

O Mirante do Cruzeiro fica na propriedade do hotel Alto do Cruzeiro, que cobra uma pequena taxa de visitação de R$ 3,00 por pessoa. O endereço é Rua Projetada III, nº 41.

Piscinas Naturais de Maragogi 

Não dá para conhecer Maragogi sem fazer um passeio para conhecer as famosas piscinas naturais.

Espalhadas ao longo de toda a linha costeira, elas podem ser visitadas em vários pontos, mas o mais conhecido de todos é o complexo natural batizado pelos maragogienses como galés. São três conjuntos de piscinas diferentes: um de frente para as Salinas de Maragogi, um na área de Taocas e outro junto da Praia de Barra Grande. O primeiro, chamado de “galés principais”, é o mais explorado em atividades turísticas.

É possível visitar as três áreas por meio dos passeios de barco que partem da Orla de Maragogi. Depois de um trajeto rápido, os banhistas ficam livres para mergulhar nas águas tranquilas das piscinas e apreciar a rica diversidade da vida marítima que existe entre os arrecifes de corais. Se quiser explorar com mais profundidade, você pode alugar máscaras de snorkeling ou até mesmo participar de um mergulho conduzido.

São inúmeras as empresas que oferecem passeios para as piscinas naturais de Maragogi – é comum que os próprios hotéis disponibilizem essa opção de programa para os hóspedes –. Você também pode negociar diretamente com os barqueiros, o que costuma ser ótimo para quem gosta de pechinchar. As taxas por pessoa costumam variar entre R$ 50,00 e R$ 150,00 reais, dependendo do tipo de atividade que você escolher. A gente garante que vale muito a pena!

Lembre-se de que, para conhecer as piscinas naturais de Maragogi, a maré baixa é ideal. Quanto mais próxima de 0.0m ela estiver, melhor. Não se esqueça de conferir a tábua de previsões, hein?

Passeio de buggy em Maragogi

Para adicionar um pouco de emoção na sua estadia, o passeio de buggy em Maragogi é a melhor pedida!

Essa é uma forma divertida de conhecer várias praias no mesmo dia, o que é ótimo para quem não tem muito tempo sobrando no roteiro. Além disso, os passeios de buggy em Maragogi podem te ajudar a chegar facilmente nas faixas de areia mais afastadas do centro. São várias possibilidades de trajeto, já que os veículos circulam de uma extremidade a outra da costa.

Você pode montar seu itinerário como preferir, de acordo com os pontos que deseja conhecer, e os bugueiros estão sempre preparados para mostrar as principais belezas da região. Os percursos são oferecidos tanto por agências de turismo quanto por motoristas independentes, e costumam incluir paradas para banho nas praias escolhidas. Nem precisamos dizer que os cenários espetaculares de Maragogi ficam ainda melhores com a dose certa de adrenalina, né?

O valor do passeio de buggy em Maragogi varia bastante de acordo com os pontos de parada e a duração total do percurso. Abaixo, a gente te mostra algumas praias que merecem estar no seu itinerário.

Praias de Maragogi

Redes coloridas na entrada do mar em uma das praias de Maragogi. Elas estão instaladas entre colunas rústicas de madeira

É claro que as grandes estrelas da nossa aventura de hoje são as praias de Maragogi.

Nem tinha como ser diferente, já que as faixas de areia paradisíacas da costa alagoana esbanjam charme e são mais do que suficientes para ocupar vários dias no seu roteiro. Por isso, além de embarcar nos programas divertidos que te apresentamos, lembre-se de reservar bastante tempo para desacelerar e curtir livremente os quase 22 quilômetros de litoral.

Separa os óculos escuros, reforça o protetor solar e vem com a gente conhecer as melhores praias de Maragogi!

Praia de Maragogi

Como você deve ter deduzido pelo nome, essa é a principal praia de Maragogi.

Bem perto do coração da cidade e mais urbanizada do que os outros pontos desta lista, a Praia de Maragogi está quase sempre cheia. Pelo acesso fácil e pela proximidade com restaurantes, quiosques, bares e hospedarias, ela é ideal para quem aprecia a praticidade e deseja curtir o sol sem abrir mão da infraestrutura central. Além disso, é da Praia de Maragogi que saem os passeios de barco para as adoradas piscinas naturais.

Praia de Antunes

Fotografia aérea da Praia de Antunes. A estreita faixa de areia está parcialmente encoberta por uma área de coqueiral verde. O mar é de uma coloração azul clara

Procurando um equilíbrio perfeito entre infraestrutura e tranquilidade? Essa é a Praia de Antunes!

Situada a 8 quilômetros do Centro, ela tem aquela vibe de natureza selvagem que falta na Praia de Maragogi. Como em outros pontos do litoral norte, o mar em Antunes tem uma coloração esverdeada que parece coisa de filme. Depois de visitar esse trecho, você vai entender por que todo mundo adora comparar Maragogi ao Caribe! A orla tem uma estrutura de comércio simples (barraquinhas e vendedores ambulantes), suficiente para não deixar seu rolê desamparado.

A nossa dica sobre a Praia de Antunes é: se possível, deixe para visitá-la em dias úteis. Nos fins de semana e feriados, ela fica mais movimentada e acaba perdendo um pouco do jeitão tranquilo.

Praia de Peroba

Também parte do litoral norte de Maragogi, a Praia de Peroba é a última do litoral alagoano (ou a primeira, dependendo do ponto de vista).

Ela fica bem na fronteira com Pernambuco, a cerca de 13 quilômetros do Centro. Dona de uma calmaria inigualável, Peroba é um daqueles lugares em que a natureza é protagonista absoluta. A areia macia é delineada por extensas áreas de coqueiral, o que forma um cenário arrebatador em conjunto com o mar cristalino. As águas são mansas e cheias de pequenos peixinhos. Se você pretende viajar com as crianças, pode incluir a Praia de Peroba no seu roteiro!

Vale mencionar que essa praia não tem infraestrutura comercial. Lembre-se de levar pelo menos uma garrafinha d’água na bolsa quando for visitá-la.

Praia da Barra Grande

Não é surpresa que a Praia da Barra Grande seja uma das mais aclamadas praias de Maragogi.

Tudo nela é de uma beleza impressionante, a começar pela tonalidade turquesa do mar. É tão lindo que nem parece de verdade! Além disso, a Praia da Barra Grande é famosa por suas piscinas naturais, como já mencionamos aqui: uma das galés fica bem próxima a essa apaixonante orla. O grande diferencial de Barra Grande é que durante as horas de maré mais baixa (0.0m), o mar fica tão raso que abre um caminho para um grande banco de areia. Nessas ocasiões, dá para chegar nas piscinas naturais de Barra Grande a pé, em uma caminhada tranquila.

Na hora de recarregar as energias, você poderá contar com as opções fornecidas pelos vários quiosques, restaurantes e pousadas que ficam junto da Praia da Barra Grande.

Explore os pontos turísticos de Maragogi pessoalmente em sua próxima viagem! 

Chalé de madeira com telhado de palha em uma das pousadas de Maragogi. Ele está de frente para o mar azul, que se estende até o horizonte

E aí, já está sentindo o cheiro do mar preenchendo os pulmões e o calor gostoso do sol de Maragogi? 

Pois é, depois disso tudo, sabemos que sua ansiedade para conhecer essa cidade incrível está enorme. É compreensível, afinal, qualquer um se empolgaria com a possibilidade de passar uns dias no paraíso. Uma coisa a gente afirma sem medo de errar: as deslumbrantes praias de Maragogi serão cenários das melhores férias de verão da sua vida. Chegou a hora de mergulhar nas águas cristalinas do litoral alagoano, deixar de lado a agitação do dia a dia e dar boas-vindas a uma experiência de calmaria absoluta. Você merece, né?

Para conhecer mais destinos tão fantásticos quanto Maragogi, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Nós temos vários conteúdos informativos que vão deixar suas viagens pelo Brasil ainda mais inesquecíveis!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem