Categoria

Maragogi

Pontos turísticos, características climáticas, bem como restaurantes recheiam esse guia completo de viagem para Maragogi

A cidade de Maragogi encanta os turistas pelas suas piscinas naturais de águas cristalinas e uma vida marinha rica, ou seja, pelas paisagens paradisíacas propícias
à contemplação e relaxamento.

Se você sempre teve vontade de conhecer esse destino, mas não sabia por onde começar, atenção a esse guia completo de viagem para Maragogi que trará todas as informações e dicas importantes para você criar o seu roteiro, contemplando desde quando ir até os principais pontos turísticos e restaurantes.

Onde fica Maragogi

Primeiramente, vamos conferir onde exatamente fica Maragogi. Esse município está localizado no litoral do estado de Alagoas, a cerca de 125 quilômetros da capital Maceió e a cerca de 130 quilômetros de Recife, capital pernambucana.

Uma curiosidade é que a cidade faz parte de uma área de preservação, a chamada Costa dos Corais. É por isso que suas praias têm características rústicas, afinal, muitas delas são intocadas.

O que fazer em Maragogi

Levando em consideração que essa cidade leva o apelido de “Caribe brasileiro”, já dá para ter uma ideia do que esperar da lista sobre o que fazer em Maragogi, não é?

As grandes atrações são as praias deslumbrantes, com águas cristalinas, que impressionam também pela coloração azul turquesa e verde esmeralda. É quase uma joia rara!

Em resumo, a visita às praias, os passeios que têm como destinos as piscinas naturais e o passeio de bugue, cujas opções de roteiros são duas: pelo litoral norte ou sul da cidade, são predominantes no roteiro com o que fazer em Maragogi

Mas as alternativas de atividades não acabam por aí! Inclua na sua lista a feira de artesanato que acontece no calçadão da praia principal da cidade.

E se você curte arte e cultura para valer, não deixe de realizar a Trilha do Visgueiro, onde os visitantes têm acesso a cachoeiras e podem conhecer mais sobre o trabalho da Associação Mulheres de Fibra, que produz materiais feitos à base de fibra de bananeira.

Ficou ainda mais interessado na viagem para Maragogi? Confira abaixo mais dicas!

Quando ir para Maragogi

Quando ir para Maragogi

Após saber um pouco mais sobre as atividades características desse destino, que tal ficar por dentro dos melhores períodos para decidir quando ir a Maragogi?

Então, vamos lá! Alguns eventos anuais do destino são muito interessantes e merecem ser mencionados para que você avalie se são importantes ou não para animar a sua estadia. Além disso, eles podem movimentar a cidade, o que deixa a data mais ou menos atrativa, dependendo do seu objetivo.

Para começar, conheça o Festival Gastronômico de Lagosta de Maragogi, que chegou à sua 9ª edição em 2020. O nome já diz tudo: ele é uma ótima pedida para quem quer apreciar muitos pratos com frutos do mar.

Afinal, muitas das receitas são preparadas por importantes chefes de cozinha do Brasil. Confira um pouco da variedade presente no festival: sunomake de lagosta, pastéis, caldinhos, brochete de frutos do mar, canudo de Lagosta, fricassê de lagosta e lagosta na chapa. Seu paladar sentirá o sabor desde pratos simples até aqueles à base de técnicas e ingredientes requintados. 

Já para os mais religiosos ou para quem busca momentos de paz, o MaragoFé, cujo propósito é promover missas, evangelização, procissões, entre outras práticas de fé, é o evento perfeito. Este atrai cerca de 10 mil participantes, entre moradores e turistas, sendo um dos eventos religiosos mais importantes da região norte de Alagoas. 

Outra data que anima a cidade e seus arredores é o popular réveillon, que tem tudo a ver com o clima tropical de Maragogi e suas belezas praianas!  

Se algum desses eventos chamou sua atenção, fique de olho na agenda de Maragogi para escolher a data da sua viagem. Dessa forma, você otimiza o período de estadia, englobando passeios e eventos típicos!  

Clima de Maragogi

Clima de Maragogi

As condições climáticas são imprescindíveis para que você aproveite ao máximo Maragogi e suas principais atrações, a exemplo das piscinas naturais! Portanto, atenção, por exemplo, à Tábua das Marés, afinal, o período de marés baixas guia o visitante até a melhor decisão sobre quando ir a Maragogi, bem como é viabiliza os mergulhos entre os peixes coloridos.

Para obter mais informações sobre a tábua de marés que pode mudar dia após dia, visite sites especializados, como por exemplo o Clima Tempo ou o site da marinha. Essa pesquisa poderá até alterar a sua data de viagem.

Por outro lado, você nem precisa ficar muito atento ao clima em Maragogi, assim como sua temperatura. Isso porque esse destino alagoano é favorecido por temperaturas agradáveis ao longo do ano inteiro, praticamente.

Os termômetros marcam uma média anual de 25ºC, sendo que as máximas giram em torno de 30ºC e acontecem entre janeiro e fevereiro. As temperaturas mínimas – cerca de 20ºC – são as marcas de julho a outubro. 

E, claro, não poderia faltar as informações referentes às chuvas. De outubro a janeiro ocorrem os dias mais secos, correspondentes ao verão! 

Agora, nos meses de abril, maio, junho e julho, os temporais e o consequente escurecimento das águas do mar são inevitáveis. Portanto, atenção na hora de marcar a sua viagem a Maragogi nessas datas.  

Ainda não se decidiu sobre a quando ir a Maragogi? Então, veja só como novembro pode ser um mês coringa graças ao seu baixo índice pluviométrico, bem como ao fato de antecipar altas temporadas. Viaje com tranquilidade quanto às chuvas e grande movimentação!

Pontos turísticos de Maragogi

Pontos turísticos de Maragogi

Agora que já apresentamos a maioria das informações relevantes sobre clima e quando ir a esse destino maravilhoso, chegou a hora de contar mais sobre os pontos turísticos de Maragogi.

  • Galés

Escolha entre um passeio de catamarã ou lancha e aproveite os momentos esse trajeto que tem como destino as piscinas naturais de Galés.

Enquanto na opção de catamarã, são 30 minutos de trajetória, em que você pode optar por um mergulho de snorkel, assim como um pacote de fotos embaixo da água, no de lancha, o caminho leva apenas 15 minutos, o que permite uma visita mais proveitosa nas Galés propriamente ditas.

  • Trilha do Visgueiro

Conforme já mencionamos, para os mais aventureiros e que apreciam o contato intenso com a natureza, essa trilha em meio à Mata Atlântica, certamente, será uma atividade obrigatória.

Cada minuto nesse percurso vale a pena, tendo em vista as árvores gigantes e centenárias que resistiram à ação do tempo e do homem, bem como as histórias compartilhadas pelos guias. Esse passeio é sinônimo de conhecimento e conexão com o local!

  • Mirante Paraíso dos Coqueiros

Esse ponto alto da viagem está localizado entre as praias de Maragogi e de Japaratinga, mais precisamente na pousada Paraíso dos Coqueirais. O mirante, além da vista privilegiada, oferece uma loja de souvenirs.

Portanto, prepare a câmera fotográfica e a lista de lembrancinhas!

  • Projeto Peixe-Boi

Esse passeio tem como objetivo apresentar os animais ameaçados de extinção e entreter os visitantes a partir dos movimentos dos peixes em seu habitat natural! Uma das partes mais fofas desse passeio é observar os filhotes, que se alimentam exclusivamente de leite.

  • São Bento

Esse ponto turístico de Maragogi é indicado duas vezes! A primeira por ser um grande produtor do bolo de goma, à base de coco. A segunda é pelo fato de ser um ótimo destino para quem curte mergulhar, já que não fica lotado.

Praias de Maragogi

Praias de Maragogi

Chegou a hora de conhecer nosso TOPO 6 praias em Maragogi, da principal às de norte e sul.

  • Praia de Maragogi

Em resumo, oferece uma boa estrutura de restaurantes aos visitantes e também há comércio de artesanato local, além de ser o ponto de partida dos passeios de lancha.

Embora não seja a queridinha de muitos turistas, por ser mais lotada que as demais, a água do mar é cristalina e quentinha. Dá para passar o dia tranquilamente e, sem dúvida, vale a pena ser incluída no roteiro do que fazer em Maragogi.

  • Praia Burgalhau

Sem tanta infraestrutura, a Praia de Burgalhau tem como atrativo uma vista linda de toda a orla do centro de Maragogi e da foz do Rio Maragogi.

O plus desse lugar é o mar, que faz jus à fama de caribe brasileiro. Isso porque é transparente e calminho, perfeito para aquele mergulho refrescante e sem preocupações.

  • Praia da Barra Grande

O mar é a grande atração dessa praia! Começando pela sua coloração de um azul turquesa esplendoroso e terminando no fenômeno conhecido por “Caminho de Moisés”.

Este último acontece em meio ao período de maré baixa, quando blocos de areia ficam à vista e formam um caminho até as piscinas naturais. Show, não é?

No entanto, atenção, pois quando a maré sobe esse caminho desaparece. Por isso, certifique-se de que o horário de início e fim do percurso está alinhado à tábua de marés.

Assim, não há o perigo de voltar quando a maré subir, cobrindo novamente os blocos de areia.

  • Praia de Antunes

Mais um trecho de orla que chama a atenção em razão da coloração de suas águas, bem como pelas piscinas naturais tão aclamadas.

E, apesar de não ter restaurantes, a praia conta com estrutura de quiosques e barracas que atendem a necessidade dos comes e bebes. 

É por essas características também que essa praia costuma lotar aos finais de semana.

  • Praia do Xaréu

Primeiramente, saiba que para chegar a essa praia será preciso fazer uma caminhada (partindo da praia de Antunes ou da Ponta do Mangue), alugar um bugue ou navegar pelo mar de barco.
O banho de mar nessa praia é quase obrigatório, tendo em vista a transparência e temperatura agradável de suas águas.
Para completar a experiência relaxante, ainda há coqueiros e redes de balanço no mar. Aproveite todos os benefícios dessa paisagem!

  • Praia de Ponta de Mangue

Mais uma em que a maré baixa deflagra paisagens turísticas, como os bancos de areia que levam até as piscinas naturais, sem ondas, ideais para um mergulho relaxante.

E, como já citamos, ela é um ponto de referência para chegar até a praia do Xaréu!

Bares e restaurantes em Maragogi

Bares e restaurantes em Maragogi

Com tantos passeios e pontos turísticos para fazer e conhecer de dia, você precisará de boas indicações de lugares para refeições inesquecíveis e uma noite agitada, se estiver à procura de mais diversão.

  • Tuyn Gastronomique

É um holandês que comanda a cozinha desse estabelecimento, combinando ingredientes regionais e internacionais a temperos produzidos pelo próprio restaurante.
As especialidades do Tuyn são: o ravióli e ossobuco italiano, risoto de camarão e lima, yakissoba, entre outras!

  • Restaurante Odoiá

Que tal uma refeição à beira mar? Escolha entre frutos do mar, massas e pratos brasileiros para o prato principal e adoce o dia ou a noite com um pudim de leite, por exemplo. Bom demais!

  • Restaurante Maragaço

Aprecie pratos à base de frutos do mar bem servidos, a exemplo da lagosta e camarão, e visite piscinas naturais. Tudo em um mesmo lugar!

  • Russo Gastrobar

Um ambiente iluminado cuja decoração remete á cultura japonesa, apesar do nome conter “russo”. Tal característica se estende para o cardápio, que apresenta itens, como: sushis, tartar, guioza, camarões empanados e muito mais.
Os atrativos do estabelecimento não param por aí! Afinal, ele guarda ainda um espaço cultural e artístico, onde o visitante confere o retrato de elementos típicos de Maragogi, como o mar, terra e o cotidiano dos moradores.

  • Pallet Bar

Cores, música, bem como mesas e cadeiras de madeira dão vida a um ambiente despojado e atraente, sobretudo para jovens e turistas.
Algumas dicas para você aproveitar todo potencial desse point são: experimente a caipirosca de kiwi com pimenta rosa ou a de melancia, ambas super refrescantes e deliciosas, e as empanadas argentinas – há diversos sabores, incluindo carne, quatro queijos e de cordeiro ao vinho – e os hamburgueres, a exemplo do pallet cheeseburger. Tudo é delicioso!

Como Chegar a Maragogi

Como Chegar a Maragogi

Após conferir tantos lugares para ir em Maragogi, é preciso saber como chegar a esse destino maravilhoso!

Uma dica valiosa principalmente, para quem quer conforto e tranquilidade – é ir de ônibus até Maragogi, principalmente por causa da qualidade da estrada da capital pernambucana até a cidade. Confira datas e horários dos ônibus e encontre o melhor para você.

Com todas essas dicas e informações, sem dúvida, você fará uma viagem sem defeitos para Maragogi, o caribe brasileiro cheio de encantos!

Quer complementar esse conteúdo com alguma sugestão para deixar a estadia em Maragogi ainda melhor? Comente para que possamos acrescentar!

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!