Tudo o que você precisa saber antes de decidir quando ir ao Guarujá 

Que tal viajar até um dos destinos favoritos da Baixada Santista entre os moradores do Estado de São Paulo, principalmente no período de alta temporada? Para isso, confira quando ir para o Guarujá no verão, época em que as praias costumam ficar lotadas de turistas. 

Isso acontece porque não é só a beleza proveniente da combinação entre calor, areia e mar que encanta os viajantes, como também a infraestrutura oferecida pelo município. 

Portanto, tendo em vista o sucesso turístico dessa cidade litorânea, reunimos um compilado de dicas e informações para auxiliar você a decidir quando ir ao Guarujá e como planejar uma viagem inesquecível. Quer saber mais? Então, continue lendo. 

Temperatura e Clima no Guarujá

Primeiramente, antes de fazer qualquer plano de viagem é necessário saber que Guarujá é uma cidade marcada por temperaturas altas, sendo o inverno pouco expressivo. Ou seja, é o lugar ideal para quem gosta de calor. 

O verão é curto, quente e com poucas nuvens no céu; enquanto o inverno é longo, com céu encoberto e clima moderado, segundo o site Weather Spark, especializado em análises climatológicas. 

Ainda de acordo com as informações do portal, a média anual da temperatura fica entre 18º C a 31º C, de modo que os termômetros raramente registram marcas inferiores a 15º C ou acima de 35º C. 

Portanto, ao longo de todo ano, o clima é moderado e quente. Por isso, a nossa recomendação, na hora de montar as malas, é priorizar as roupas leves. Porém,  não deixe de separar um casaco, caso o tempo esfrie ao final do dia. 

Contudo, tendo em vista que o tempo na cidade não costuma oscilar muito, você deve estar se perguntando qual é a melhor época para ir para o Guarujá. Então, para saber mais sobre esse assunto, continue lendo. 

Melhor época para conhecer o Guarujá

Melhor época para conhecer o Guarujá

Sem dúvida, um bom parâmetro para avaliar quando planejar uma viagem são as condições climáticas do destino escolhido, sobretudo pelo fato do mesmo reunir lindas praias de São Paulo! Afinal, para curtir o litoral, um fator essencial é o clima. 

Nesse contexto, a melhor época para ir para o Guarujá é do início de maio ao fim de setembro. É neste período em que, segundo o Weather Spark, o céu apresenta poucas nuvens e sensação térmica entre 18ºC e 27ºC. 

Mas, além do clima, na hora de planejar uma viagem, também vale a pena colocar na balança os gastos com estadia e transporte. Por isso, a fim de te ajudar a fazer esse planejamento com mais segurança, detalhamos, a seguir, quando é a alta e baixa temporada na região. Veja abaixo. 

Alta Temporada no Guarujá

Assim como todos os destinos do litoral de São Paulo, o período de dezembro a março é sempre mais requisitado. Essa é a época em que, apesar da chance de ocorrerem chuvas ser mais provável que em outros períodos, o calor somado ao Sol atrai muitos turistas, que lotam as praias da cidade. 

Além da presença de muita gente, a alta temporada costuma ter preços de estadia mais altos que o normal, portanto, a nossa dica, se você decidir ir para o Guarujá nesses meses, é pesquisar bastante as opções e com antecedência, antes de fechar a viagem. 

Outro ponto que também vale ser levado em consideração é a vida noturna. Em dezembro, janeiro, fevereiro e março há diferentes opções de bares, shows e baladas para quem gosta do agito e da noite. Neste caso, certamente, é um bom ponto para avaliar quando ir ao Guarujá

Baixa Temporada no Guarujá

Baixa Temporada no Guarujá

Por outro lado, se você está com o orçamento curto ou prefere curtir os dias à beira mar distante do agito, a recomendação é visitar a cidade na época de baixa temporada. Os valores das hospedagens são mais baratos e não há tantos turistas nas ruas. 

Neste sentido, bons meses para decidir quando ir ao Guarujá são abril, maio e junho, quando o Sol costuma aparecer e não há probabilidade alta de chuva. 

Já o período de agosto a novembro não é muito interessante, tendo em vista que a presença de precipitação pode ser marcante. 

Além disso, vale ressaltar que os finais de semana de Sol também costumam ter uma alta procura por quem mora em cidades próximas. Ou seja, não devem ser considerados como a melhor época para ir a Guarujá, se você não curte lugares cheios. 

Eventos no Guarujá

Além do que já foi citado acima, outro ponto a colocar na balança para decidir quando ir ao Guarujá são os eventos comemorativos populares da cidade, como o Festival de Folclore de Guarujá e Festejos Juninos. 

O primeiro acontece em agosto com programação que inclui danças, músicas e cantos caiçaras, além de palestras e concursos que agitam a cidade. 

Já os Festejos Juninos são marcados por diferentes eventos que ocorrem no mês de junho. As atrações são as quadrilhas e, claro, muita comida típica, a exemplo de canjica, pinhão, quentão e muito mais! Então, fique ligado na programação anual anunciada pela Prefeitura. 

Bom, agora que você já sabe qual é a melhor época para ir ao Guarujá, de acordo com seu perfil e investimento planejado, nós desejamos que aproveite bastante cada minuto nas terras guarujaenses. Boa viagem! 

 

Veja também no Tô de Passagem:

10 Melhores Praias Do Espírito Santo
Quando Ir A São José Do Rio Preto: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade

Escrever um comentário