Para decidir quando ir a Cabo Frio, fatores de extrema importância são o clima, período de alta temporada, eventos, entre outros

Quando ir para Cabo Frio

Antes de tudo, Cabo Frio é um dos paraísos do estado do Rio de Janeiro, principalmente para quem curte praias. E aqui, opções não faltam!

Localizada na Região dos Lagos, a cerca de 150 quilômetros da capital carioca, a cidade encanta com os belíssimos cenários e o transparente das águas. Logo depois de saber disso, vamos ao que interessa: quando ir a Cabo Frio?

Primeiramente, não se preocupe, porque não há uma época que não seja boa para curtir a cidade. Isso porque durante todo o ano, as temperaturas são agradáveis, sem muita variação. No entanto, existem épocas que o destino é mais procurado. 

Portanto, para que você possa escolher com mais propriedade qual a melhor época para ir a Cabo frio, vamos apresentar algumas das particularidades de alguns períodos do ano na cidade. 

Alta Temporada em Cabo Frio

A princípio, a alta temporada em Cabo Frio fica reservada aos meses do verão brasileiro, de dezembro a março. 

Além disso, as datas de feriados prolongados destes meses contribuem para que essa cidade com lindas praias no Rio de Janeiro receba maior quantidade de turistas, como por exemplo, o Ano Novo e Carnaval. 

Por fim, não podemos esquecer da Semana Santa, no mês de abril, que também pode ser considerada época de maior procura.   

Baixa temporada em Cabo Frio

Baixa temporada em Cabo Frio

Diante disso, a baixa temporada em Cabo Frio acontece após a Semana Santa e, principalmente, no período que compreende a estação do inverno no Brasil: de julho a setembro. O mês de novembro também não costuma ser badalado.  

Conforme já falamos, a temperatura na cidade continua agradável nesta época do ano, mas vale um alerta: as águas dos mares, que já são frias naturalmente, ficam ainda mais geladas.

Melhor época para conhecer Cabo Frio

Em resumo, é melhor escolher os meses de menor agito na cidade, se quer curtir praias mais vazias e também encontrar preços mais camaradas.

Além disso, o ideal é conciliar com os meses de estações intermediárias, como primavera e outono, assim não terá o problema de encontrar águas ainda mais frias.

Ou seja, em suma, os meses de abril e maio são bastante indicados, porque além de não serem meses disputados, a temperatura continua alta na cidade. Além disso, foge do período chuvoso, que é mais presente no verão. 

Por fim, os meses da primavera, entre outubro e novembro, podem ser a melhor época para desfrutar das praias de Cabo Frio. No entanto, neste período já pode acontecer, ainda que de forma esporádica, dias de chuva. 

Temperatura e clima de Cabo Frio

Clima de Cabo Frio

Já que começamos a falar de temperatura, vamos, com mais detalhes, conhecer o clima da região. 

Primeiramente, faz calor, praticamente, durante todo o ano. Mesmo no inverno, a temperatura mínima não chega a ser menor do que 20ºC. 

Já em relação às chuvas, os meses do verão tendem a ter maior probabilidade de dias chuvosos, principalmente em dezembro e janeiro, quando o índice de precipitações é maior. 

Por outro lado, os meses de inverno, como julho e agosto, são mais secos. 

Eventos em Cabo Frio 

Assim como tantos outros destinos brasileiros, a cidade não fica de fora da folia carnavalesca.
Portanto, durante o período de Carnaval, tem uma intensa programação de blocos de rua. Vale considerar isso na hora de escolher quando ir a Cabo Frio. 

Além disso, se quiser dar uma esticada a cidades vizinhas, como Búzios, geralmente, entre os meses de junho e julho, acontece festival de blues. Para quem curte, vale a pena ficar atento à programação.

Viajar de ônibus para Cabo Frio

Viajar de ônibus para Cabo Frio

Primeiramente, viajar de ônibus do Rio de Janeiro para Cabo Frio é bastante simples e não leva muito tempo, em torno de três horas de viagem. O preço da passagem também vale a pena.  

No entanto, se o ponto de partida for São Paulo, vale considerar o número de dias de hospedagem em Cabo Frio, porque o trajeto dura em torno de 10 horas. Até pelo tempo de viagem, a passagem é mais cara.

De antemão, é preciso considerar o que já mencionamos: a alta temporada, pois nestas épocas o trânsito é mais carregado e a viagem pode ter maior duração.  

Por fim, a cidade conta com a Rodoviária de Cabo Frio, também conhecida como Terminal Alexis Novellino, considerado um dos principais do Estado do Rio de Janeiro e localizado no centro da cidade, na Avenida Júlia Kubitscheck. Portanto, é de fácil acesso. 

As principais empresas que oferecem as viagens de ônibus, tanto os trajetos entre as cidades cariocas quanto de outros estados brasileiros, é a autoviação 1001 e a Util.

Agora que você já tem todas as dicas de quanto ir a Cabo Frio em mãos, é só se programar para curtir bons dias no paraíso! 

E se notou a falta de alguma dica para esse conteúdo, comente para nós, assim podemos ajudar ainda mais os leitores a decidirem qual a melhor época para ir a Cabo Frio. 

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir Ao Rio De Janeiro: Melhor Época Para Curtir A Cidade
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
O Que Fazer Em Porto De Galinhas: Dicas Para Aproveitar Sua Viagem

Escrever um comentário