logo-to-de-passagem

Boa Vista, RR: um guia da capital mais setentrional do Brasil

setastdp

Se você ainda lembra um pouquinho das aulas de Geografia, deve saber que nosso país está basicamente todo situado abaixo da famosa linha do Equador, que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul. Mas existe uma capital brasileira que fica acima dessa linha e representa o Brasil no hemisfério Norte do mundo: a querida Boa Vista, em Roraima.

Além dessa pequena particularidade, Boa Vista é um lugar onde a natureza se entrelaça com a vida urbana, e à medida que o sol se põe, a cidade revela sua vida noturna. Bares maneiros, restaurantes com delícias locais e música animada esperam por você. 

Isso sem falar dos  museus, galerias de arte e eventos culturais que celebram a história, arte e tradições locais. A verdade é que Boa Vista tem muito a oferecer!

E é pra homenagear essa cidade tão ao norte do nosso mapa, que criamos esse conteúdo exclusivo sobre Boa Vista. Hoje você vai descobrir os melhores locais para curtir a natureza, experimentar a culinária local, se envolver com as tradições e mergulhar na cultura da cidade. 

História de Boa Vista, RR

Onde fica Boa Vista

Como chegar a Boa Vista

Clima de Boa Vista

Melhor época para visitar Boa Vista, RR

O que fazer em Boa Vista

Praça das Águas

Parque do Rio Branco

Orla Taumanan

Parque Anauá

Teatro Municipal de Boa Vista

Parque Ecológico Bosque dos Papagaios

Pontos turísticos em Boa Vista

Ponte dos Macuxis

Praia do Caçari

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

Embarque em uma  viagem pelo Hemisfério Norte em um click, mas sem sair do Brasil!

História de Boa Vista, RR

Tudo começou por volta de 1830, quando o capitão Inácio Lopes de Magalhães decidiu erguer uma fazenda de gado nessas terras. Naquela época, Boa Vista fazia parte do vasto território do Amazonas.

Em 1858, essa terra ganhou estatuto de povoação paroquial, testemunhando o início de sua jornada como uma comunidade estabelecida. Mais tarde, em 1890, Boa Vista foi elevada à categoria de vila, se tornando a sede de um município recém-criado chamado Boa Vista do Rio Branco. O nome já indicava a proximidade do Rio Branco, cujas águas alimentam a riqueza natural desta região.

Entretanto, foi em 1944 que Boa Vista viu sua história tomar um novo rumo. Se tornou a capital do Território Federal do Rio Branco, um período em que a cidade floresceu, impulsionada pelas atividades de garimpo que atraíam aventureiros de todos os cantos do país. 

Finalmente, o grande marco chegou em 1962, quando Boa Vista recebeu o título de Território Federal de Roraima. Era o início de uma nova era, culminando com sua elevação à categoria de Estado, conforme estabelecido pela Constituição de 1988.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as raízes dessa cidade, vamos explorar juntos!

Onde fica Boa Vista

Começando com uma curiosidade sobre a capital de Roraima, você sabia que as ruas de Boa Vista foram inspiradas na elegância das ruas de Paris? Pois é! Vista de cima, parece um leque, assim como a capital francesa. 

Boa Vista é especial por várias razões, mas uma delas se destaca: é a única capital totalmente situada no hemisfério norte do Brasil! Por isso, claramente o estado de Roraima pertence à Região Norte, além de fazer fronteira com a Venezuela e a Guiana. Ao sul, temos ainda limites com os maravilhosos estados de Amazonas e Pará.  

Muitos viajantes passam rapidamente por Boa Vista a caminho do Monte Roraima, mas o que eles talvez não saibam é que estão perdendo uma oportunidade incrível. A cidade conta com parques bem cuidados, mirantes com vistas panorâmicas incríveis e muito mais!

Então, se você está planejando uma viagem para Roraima, dê a si mesmo o presente de passar um tempo em Boa Vista!

Como chegar a Boa Vista

Bom, se você já está calculando e planejando a melhor forma de viajar até Boa Vista RR, saiba que, provavelmente, a opção mais em conta seja viajar de ônibus. Pode comparar aí, confira as passagens de ônibus para Boa Vista, e depois dê uma olhada nas passagens de avião. Você não vai se arrepender!

E quem nos acompanha por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de cair na estrada, e viajar de ônibus ajuda sempre a economizar uma graninha e aproveitar mais atrações no destino. 

Pra te dar uma uma ideia melhor de distância, confira o tempo de viagem para as principais rotas:

Manaus: 10h

Pacaraima: 3h20

Ah, e a rodoviária de Boa Vista fica na Avenida das Guianas, 13 de setembro, 1523, rodeada de hotéis, restaurantes, lojas de conveniência e outros tipos de comércio. Super bem localizada!

Clima de Boa Vista 

Localizada no coração da Amazônia, Boa Vista tem um clima equatorial. E o que isso significa? 

Que você pode esperar temperaturas quentes e úmidas durante a maior parte do ano. Mas não se preocupe, mesmo com o calor, há sempre uma brisa suave que vem do rio para refrescar os seus dias, bem parecido com o clima em Manaus!

Ao longo do ano, a temperatura varia de 24ºC a 34ºC, dificilmente inferior ou superior a isso. Então já sabe: é quente!

Melhor época para visitar Boa Vista, RR

Se você está planejando caminhar até o topo do Monte Roraima ou explorar a Serra do Tepequém e a deslumbrante Gran Sabana, na Venezuela, sugerimos que você viaje durante a época mais seca. Afinal, menos chuva significa trilhas menos escorregadias e mais oportunidades para curtir as paisagens incríveis sem se preocupar com os respingos!

E aqui vai uma dica valiosa: a estação seca acontece entre dezembro e março. É a época perfeita para explorar os parques, fazer caminhadas e relaxar nas margens do Rio Branco.

No entanto, mesmo durante a estação chuvosa, que vai de abril a novembro, Boa Vista tem seu próprio charme. As chuvas geralmente são curtas e intensas, criando um clima aconchegante e fresco após a tempestade.

O que fazer em Boa Vista

Vista panorâmica da cidade de Boa Vista, com o Parque do Rio Branco em evidência

Agora é a parte mais divertida do planejamento de viagem: montar o seu roteiro!

Tendo em mente quando você vai ir e qual o meio de transporte, só falta saber quais lugares e quais passeios você vai fazer por lá, não é mesmo?

Praça das Águas

Imagine só você caminhando por uma praça movimentada, cercado por chafarizes que criam uma melodia com suas águas dançantes. Que vibe boa, não é mesmo? E à noite, a Praça das Águas ganha vida com famílias, amigos e casais se reunindo para curtir o clima fresco e as luzes que iluminam a área.

A Praça das Águas também é o lar do Portal do Milênio, uma estrutura impressionante erguida para saudar a virada do século 21. É um marco que representa a modernidade de Boa Vista.

E quando bater a fome, você já está no lugar certo! A praça abriga uma variedade de quiosques, restaurantes e bares que oferecem deliciosas opções gastronômicas. Então, depois de um passeio, você pode se deliciar com iguarias locais ou beber uma bebida refrescante enquanto observa o movimento.

Para chegar à Praça das Águas, basta seguir pela Avenida Capitão Ene Garcês, desde a Praça da Cultura, próxima ao palácio do governo, até a Praça da pirâmide. 

Parque do Rio Branco

Vista aérea do Parque do Rio Branco, com mirante Edileusa Lóz centralizado na imagem. Ao fundo da foto, o lago do parque rodeado pelo gramado verde.

O Parque do Rio Branco é um complexo turístico, inaugurado em dezembro de 2020, e se tornou rapidamente o coração da cidade!

Quando você entrar no parque, será saudado pelo mirante Edileusa Lóz, que se eleva a incríveis 120 metros de altura. A vista panorâmica de lá é simplesmente espetacular, proporcionando uma perspectiva inigualável de Boa Vista.

E para os pequenos exploradores, a Selvinha Amazônica é um paraíso de aventuras. É um parque de diversões com estátuas gigantes representando a fauna e flora da Amazônia. 

Mas as surpresas não param por aí. O parque abriga um espelho d’água adornado com uma cascata artificial e um lago em formato de meia-lua. Ainda, uma praia artificial convida você a mergulhar e se refrescar. Não esqueça a roupa de banho!

E vale ressaltar a parte cultural do parque. Um mural, composto por 34 pinturas de artistas regionais, captura a essência da cultura local. E o outro mural, pintado pelo renomado artista Eduardo Kobra, é uma verdadeira obra-prima!

Endereço: R. Castelo Branco, 236 – São Vicente.

Orla Taumanan

Imagine uma tarde perfeita à beira do Rio Branco, onde o calor tropical é amenizado pela brisa suave que vem do rio? Este é o cenário da Orla Taumanan, um paraíso de 6.500 m² inaugurado em julho de 2004, que se estende à margem do rio, pertinho do centro histórico de Boa Vista.

Junto com o vizinho Parque Rio Branco, a orla é um dos principais pontos turísticos da cidade. Embora o sol forte do dia mantenha a área um pouco mais tranquila, à noite a Orla Taumanan ganha vida. 

Ao olhar para o rio, você verá não apenas as águas calmas, mas também a ilha de São Sebastião e a Ponte dos Macuxis, criando um cenário que merece pelo menos uma fotinha no seu feed.

Parque Anauá

Com um significado especial, Anauá significa “lugar de encontro” em Makuxi, e este parque de 106 hectares é uma ótima opção de passeio para você curtir a cidade.

O Parque Anauá oferece áreas designadas para eventos, quadras esportivas, trilhas e espaços para ciclismo, tudo cercado pela serenidade da natureza amazônica. Ah, e não deixe de dar uma pausa na caminhada para admirar o Lago dos Americanos. 

Endereço: R. Valério Magalhães – Dos Estados.

Teatro Municipal de Boa Vista

Se você é um amante da cultura, você precisa conhecer o Teatro Municipal. Ele é um portal para o mundo da arte e do entretenimento.

São 12.107 m² de pura inspiração artística, projetados com acessibilidade em mente para que todos possam curtir a magia do teatro. A sala principal, com capacidade para 1.100 pessoas, recebeu o nome de Trio Roraimeira, em homenagem aos artistas Neuber Uchôa, Zeca Preto e Eliakim Rufino, que contribuíram significativamente para a cultura do Estado.

Além do palco principal, há um teatro escola com 180 lugares e quatro salas de aula, criadas especialmente para cursos de artes cênicas e música. O que torna o Teatro Municipal ainda mais especial é sua abordagem ecológica. 

Ele é o primeiro da Amazônia a funcionar com energia solar, o que significa que não apenas você conhece performances incríveis, mas também contribui para um ambiente mais limpo e sustentável! 

A energia solar utilizada por lá equivale a plantar 75 mil árvores para absorver a mesma quantidade de gás carbônico da atmosfera, uma iniciativa verdadeiramente notável!

Ele fica na Av. Glaycon de Paiva – São Vicente.

Parque Ecológico Bosque dos Papagaios

Se você é apaixonado pela vida selvagem, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios é o lugar perfeito para você explorar! 

Situado no bairro Paraviana, na Zona Oeste da cidade, é um santuário para várias espécies de animais e plantas, oferecendo uma experiência única com a fauna amazônica.

A grande estrela do show é seu enorme viveiro, lar de uma variedade de criaturas incríveis, desde araras coloridas e tucanos até pacas, cutias e capivaras. Todos esses animais foram resgatados e agora vivem em segurança no ambiente preservado.

Além de admirar os animais, você pode se aventurar pelas trilhas que atravessam uma área natural intocada. Você vai caminhar entre árvores antigas, ouvir o canto dos pássaros e observar a vida selvagem em seu habitat natural – é uma experiência que você não esquecerá tão cedo!

O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos fins de semana, das 14h às 18h. Ah, e aqui está a melhor parte: a entrada é totalmente gratuita!

Pontos turísticos em Boa Vista: bônus para a sua viagem perfeita

Boa Vista é um destino que tem tanto a oferecer, que não poderíamos finalizar por aqui!

Se você tiver tempo, conheça ao menos um dos próximos lugares que separamos para você conhecer. Combinado?

Ponte dos Macuxis

Ponte sobre o Rio Branco. Dia de céu azul, com várias nuvens brancas e cinzas, refletindo no rio

Você já imaginou atravessar as águas do Rio Branco? A Ponte dos Macuxis faz exatamente isso, conectando a capital de Roraima aos municípios do Cantá, Normandia e Bonfim. Com impressionantes 1.200 metros de extensão, esta ponte não é apenas uma via de transporte; é uma ligação entre culturas, comunidades e até países!

Inaugurada em 1975, a Ponte dos Macuxis é um elo entre o Brasil e a Guiana. Enquanto você atravessa essa ponte, pode imaginar as histórias que ela carrega, os encontros que facilita e as aventuras que possibilita.

E o nome? Macuxi é uma homenagem à maior etnia indígena de Roraima, trazendo consigo a riqueza cultural e histórica dessa região incrível. À distância, a ponte se revela como um símbolo de união, visível lá do Mirante Edileusa Lóz.

Praia do Caçarí 

Quem disse que Boa Vista não teria uma praia pra aplacar o calor? 

A Praia do Caçarí, situada nas margens do Rio Branco, é o lugar perfeito para relaxar e curtir a tranquilidade das águas mornas e rasas. Conhecida também como Praia do Rio Cauamé, ela conta com uma bela faixa de areia onde você pode estender sua toalha e se entregar ao sol. 

A Praia do Caçarí é o local ideal para escapar da agitação da cidade. Além disso, você encontra diversas opções de restaurantes e bares para curtir o dia. Apenas uma dica: se você prefere evitar multidões, opte por visitar durante a semana.

Anote o endereço: Av. Cacari, 1400 – 5 de Outubro.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

Foto da fachada Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Igreja amarela com janelas e detalhes em vermelho, centralizada na praça da cidade

Construída no século XIX, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo é um patrimônio histórico da cidade.

O prédio da igreja, encantador em sua simplicidade, foi tombado pela Prefeitura de Boa Vista em 1990, destacando sua importância cultural. Em 1996, passou por um processo de restauração que manteve sua autenticidade e preservou sua beleza original.

Ao visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, você terá a oportunidade de explorar um estilo arquitetônico um pouco diferente do habitual para igrejas, tornando essa experiência ainda mais especial.

Localizada próxima à Orla Taumanan, a igreja está pronta para receber visitantes que querem saber mais sobre sua história. E também, é claro, para um momento de reflexão e devoção.

Embarque em uma viagem pelo Hemisfério Norte em um click, mas sem sair do Brasil!

Agora que você já sabe o que te espera em Boa Vista, não tem desculpa para não começar a tirar essa viagem do papel, certo?

E a gente espera que esse artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre a capital, além de ser um facilitador pra hora de montar o seu roteiro com os pontos turísticos favoritos. 

A gente vai ficando por aqui, mas volte mais vezes no Tô de Passagem! Nossos conteúdos estão sempre cheios de dicas fresquinhas sobre destinos e eventos inesquecíveis espalhados pelo Brasil.

Tenha uma ótima viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem