Se você tivesse que dar um palpite, qual diria que é a cidade mais segura do Brasil?
Bem, esse é um título que varia um pouco de acordo com o ranking. Mas caso você tenha nomeado só municípios interioranos, pacatos e distantes da agitação urbana, se enganou. Hoje, vamos te apresentar a cidade que ganhou o primeiro lugar no levantamento de lugares mais seguros do país realizado pela Connected Smart Cities em 2021: São Caetano do Sul.
Grande motivo de orgulho para os sul-caetanenses, o município fica pertinho de São Paulo e tem uma infinidade de atrativos que vêm conquistando um número cada vez maior de turistas. De rolês culturais até espaços verdes cheios de vida, São Caetano do Sul é um destino com passeios capazes de agradar viajantes dos mais diversos perfis.
Quer saber mais? A gente te conta. Estamos prestes a te passar todas as informações das quais você precisa para conhecer o melhor dos pontos turísticos de São Caetano do Sul. Continua a leitura que vamos te mostrar:
Como chegar em São Caetano do Sul?
Melhor época para visitar São Caetano do Sul
O que fazer em São Caetano do Sul: melhores pontos turísticos
Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
Estádio Municipal Anacleto Campanella
Mais rolês para aproveitar mais de São Caetano do Sul
Vamo Toma Uma – Beer Experience
Festa Italiana de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul irá te proporcionar uma viagem inesquecível!
Onde fica São Caetano do Sul?
São Caetano do Sul é o motivo por trás da letra “C” na sigla que nomeia o famoso ABC Paulista, um pedaço bem especial da Região Metropolitana de São Paulo. Localizada a mais ou menos 15 quilômetros do centro da capital paulista, São Caetano do Sul tem uma infraestrutura que conquistou o primeiro lugar na lista de cidades com os melhores IDHs do Brasil.
Caso você não se lembre do que isso significa, a gente explica: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede fatores como expectativa de vida, renda e escolaridade dos moradores de uma cidade. É quase como um termômetro de qualidade de vida. Por sua boa pontuação em relação ao resto do país – 0,862, em uma escala de 0 a 1 –, São Caetano do Sul tem sido muito procurada não só como moradia, mas também como destino turístico para quem deseja passar férias tranquilas sem se afastar muito de Sampa.
A cidade ainda fica bem próxima de outros super destinos, como Santos, Guarujá e Sorocaba. Quem sabe você não aproveita o passeio e estende o roteiro?
Como chegar em São Caetano do Sul?
Para quem deseja visitar qualquer cidade do ABC Paulista, a melhor forma de locomoção é, sem dúvidas, por via terrestre. Até se você escolher voar, vai precisar pegar a estrada para completar o trajeto. Afinal, o aeroporto mais próximo a São Caetano do Sul é o Aeroporto Internacional de Congonhas, a mais ou menos 11 quilômetros de distância.
O jeito mais prático e barato de chegar até a cidade é utilizando os vários ônibus que circulam pela região. Essa é também uma alternativa bem procurada pelos viajantes que partem de outros estados, principalmente por causa do fator economia – geralmente, as passagens para os ônibus de viagem saem bem mais em conta do que qualquer passagem aérea –.
Se quiser ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até São Caetano do Sul partindo de algumas cidades famosas.
São Paulo: 1h30
Campinas: 2h30
Rio de Janeiro: 6h20
Curitiba: 8h45
Ao chegar, você vai descer no terminal rodoviário da cidade, que fica na Rua Santo Antônio, nº 50, no Centro.
Se quiser adiantar o planejamento da sua viagem, que tal garantir logo as suas passagens de ônibus para São Caetano do Sul?
Clima em São Caetano do Sul
Assim como em boa parte da Região Metropolitana de São Paulo, o clima que você vai encontrar em São Caetano do Sul recebe o nome técnico de subtropical úmido.
Na prática, isso significa que as temperaturas são relativamente amenas durante todo o ano, com uma média de 19,5ºC. No verão, que costuma ser chuvoso, os termômetros marcam entre 21ºC e 26ºC. Já no inverno, as temperaturas geralmente vão de 12ºC a 20ºC. De qualquer maneira, como o tempo pode variar de forma meio inesperada em São Caetano do Sul, a gente recomenda que você leve um agasalho na mala – só por precaução –.
Melhor época para visitar São Caetano do Sul
Mas, afinal, quando ir a São Caetano do Sul?
Bem, na verdade, é possível conhecer o município em qualquer época do ano. Se você é mais sensível ao frio, talvez queira evitar os meses de junho, julho e agosto, quando as temperaturas caem bastante. Por outro lado, caso a sua prioridade seja curtir os passeios sem se preocupar com chuvas, esse período entre maio e agosto é justamente a época perfeita para a sua viagem, já que tem um índice pluviométrico mais baixo. Se escolher viajar entre novembro e março, prepare-se: o guarda-chuva pode ter que se tornar seu melhor amigo.
Para quem prefere um meio-termo – viajar em um período em que tanto as chuvas quanto as temperaturas estejam razoavelmente moderadas –, uma boa pedida é agendar os passeios para os meses de abril, setembro e outubro, considerados intermediários.
O que fazer em São Caetano do Sul: melhores pontos turísticos
Agora que você já tem a maior parte das informações necessárias para planejar sua viagem, é hora da parte mais importante: o roteiro!
Abaixo, você vai encontrar algumas sugestões de pontos turísticos e atrações que não podem ficar de fora da sua lista quando você estiver por São Caetano do Sul. Tem opções para quem pretende viajar com a família, para quem gosta de passeios ao ar livre, para os fãs das artes e muito mais. Saca só:
Espaço Verde Chico Mendes
A gente começa nossa tour por São Caetano do Sul com uma das áreas de lazer mais legais da cidade: o Espaço Verde Chico Mendes.
Esse parque fantástico conta com mais de 140.000 metros quadrados ricamente arborizados e cheios de recursos como pistas de cooper e quadras poliesportivas. Tire um tempo para caminhar por entre os trechos de mata atlântica, conhecer a cafeteria do local, andar de bike ou até mesmo fazer um bom piquenique na grama. É o jeito perfeito de começar (ou terminar) um dia de passeios!
O Espaço Verde Chico Mendes fica na Avenida Fernando Simonsen, nº 566, bairro de São José. Ele fica aberto ao público todos os dias, das 6h às 22h.
Fundação das Artes
A Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) é uma das principais responsáveis por movimentar a agenda cultural da cidade desde 1968.
Ela foi fundada com o objetivo de oferecer aulas das mais diversas modalidades artísticas. Até hoje, é referência na formação de músicos, dançarinos, atores e artistas visuais, contando com um amplo catálogo de cursos livres e técnicos. Dependendo do tempo que você for passar em São Caetano do Sul, por que não aprender uma técnica nova? Caso seu roteiro esteja mais apertado, ainda vale a pena visitar a FASCS para conferir uma apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade.
O endereço é Rua Visconde de Inhaúma, nº 730, bairro de Osvaldo Cruz.
Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
É no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho que rolam os melhores espetáculos de São Caetano do Sul!
Com capacidade para alocar uma plateia de 1.122 pessoas, a casa tem uma agenda rica que inclui, além das peças teatrais, shows de música, apresentações de comédia stand-up, palestras, espetáculos voltados para as crianças e muito mais. Vale super a pena conferir a programação – ela com certeza tem algo que vai te agradar –.
O Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho fica na Alameda Conde de Porto Alegre, nº 840, bairro de Santa Maria (dentro do parque).
Avenida Presidente Kennedy
A Avenida Presidente Kennedy é o destino perfeito para o domingo de manhã durante a sua estadia em São Caetano do Sul.
Essa é uma das principais vias da cidade, muito utilizada pelos sul-caetanenses como espaço de lazer por sua excelente infraestrutura. Tem pistas de caminhada, ciclovias, banquinhos cobertos, canteiros verdes e, é claro, vários estabelecimentos legais. Aqui, a sugestão de rolê é alugar uma bike e percorrer a avenida conhecendo os melhores cantinhos dela sobre duas rodas.
Ah, aos domingos, um grande trecho dela (a parte entre a Rua Tijucussu e a Cavalheiro Ernesto Giuliano) fica interditado para carros.
Roller Dancing
Aqui vai uma dica de programa super diferenciado para quem curte uns rolês “fora da caixinha”: passar umas horinhas andando de patins no Roller Dancing.
O estabelecimento é uma mistura perfeita entre rinque de patinação e balada. Além das pistas onde você pode curtir com patins próprios ou alugados no local, tem um snack bar e videogames para se entreter durante as pausas para o descanso. Tudo isso é acompanhado por uma playlist excelente que sempre traz o melhor do rock e do pop para animar as sessões de patinação.
O funcionamento do Roller Dancing vai de quarta a domingo, das 16h às 22h, e ele fica na rua Nelly Pellegrino, n° 735 (bairro de Nova Gerti).
Igreja Matriz Sagrada Família
A gente costuma dizer que, para quem curte arquitetura e história da religião, não tem como conhecer verdadeiramente uma cidade sem dar um pulinho na igreja matriz dela.
No caso de São Caetano do Sul, é a Igreja Matriz Sagrada Família. Inaugurada em 1937, ela chama atenção de longe pela beleza de sua construção, finamente decorada com imagens esculpidas. No interior, você vai se deparar com arcos e afrescos encantadores. Até quem não é muito fã de turismo religioso costuma se impressionar com a riqueza artística do prédio!
A Igreja Matriz Sagrada Família fica na Praça Cardeal Arco-Verde, nº 100, no Centro.
Cidade das Crianças de São Caetano do Sul
Se você tem planos de viajar com os pequenos, saiba que há um espaço pensado especialmente para eles em São Caetano do Sul.
É a Cidade das Crianças – apelido carinhoso do Parque Santa Maria –, um parque com 15 mil metros quadrados de diversão. Os protagonistas são os muitos playgrounds cheios de brinquedos para crianças de diferentes idades, mas tem também um lago com patos, quiosques de comida, jardim de plantas aromáticas e áreas verdes super agradáveis. É o lugar ideal para criar momentos familiares daquelas que ficam na memória para sempre!
O Parque Santa Maria – Cidade das Crianças fica aberto de terça a domingo, das 7h às 18h. O endereço é Alameda Conde de Porto Alegre, nº 840 (sim, é onde fica o Teatro Municipal).
Estádio Municipal Anacleto Campanella
É no Estádio Municipal Anacleto Campanella que os fãs de futebol se reúnem para compartilhar a emoção das torcidas.
Inaugurado em 1955, o estádio recebe partidas semanalmente e tem um papel super importante na história do esporte em São Caetano do Sul. A capacidade das arquibancadas é de 14.400 espectadores, mas elas já chegaram a receber 20.000 pessoas durante a histórica final do Campeonato Brasileiro de 2001, em que o Atlético Paranaense disputou o título de campeão contra o São Caetano. Se você é torcedor de carteirinha, que tal assistir a algum jogo durante a viagem?
O Estádio Municipal Anacleto Campanella fica na Avenida Walter Thomé, nº 64, em Olímpico.
Mais rolês para aproveitar mais de São Caetano do Sul
Depois das nossas dicas, você com certeza já tem opções suficientes para montar um ótimo roteiro de viagem para São Caetano do Sul.
Mas a melhor parte é que a lista ainda não acabou: abaixo, você vai encontrar mais sugestões de passeios que podem enriquecer ainda mais a sua estadia na cidade – especialmente se você curte um happy hour, adora experiências gastronômicas ou aprecia um bom café acompanhado de um docinho –.
ParkShopping São Caetano
Se você esqueceu de levar algo na bagagem ou quer ter acesso a várias opções de bons lugares para comer, dê um pulo no ParkShopping São Caetano.
Desde 2011, esse grande centro comercial reúne uma imensa variedade de estabelecimentos em seus 100.000 metros quadrados. São mais de 200 lojas de diversos tipos, além de cinema e points de serviços. Entre as opções gastronômicas, você vai encontrar restaurantes como Outback, Casa Porteña, Cabana Burguer e muito mais.
Para conhecer de perto as opções do ParkShopping, vá até a Alameda Terracota, nº 545, bairro de Cerâmica.
Vamo Toma Uma – Beer Experience
A gente é do time que defende uma boa cervejinha no final do dia.
Por isso que o convite do nome da Vamo Toma Uma é tão atraente: o lugar é perfeito para quem aprecia bons rótulos da bebida. Além das mais de 200 variedades engarrafadas, tem também 10 torres de chope artesanal e um menu cheio de opções de aperitivos. Não deixe de provar também algum dos sensacionais hambúrgueres gourmet da casa.
Já deu água na boca por aí? Então não deixe de passar na Rua José Benedetti, nº 449, bairro de Santo Antônio. A Vamo Toma Uma funciona de terça a sexta, das 17h à meia-noite, e das 14h à meia-noite nos sábados. No domingo, o funcionamento vai das 17h às 22h30.
Doceria Chantilly
Vai um docinho aí?
Se você é do tipo “formiguinha” e não perde a oportunidade de aproveitar uma boa sobremesa, precisa conhecer a Doceria Chantilly. Inaugurado em 1994, o lugar é um verdadeiro clássico de São Caetano do Sul, e não é à toa: a vitrine sempre exibe uma variedade linda de tortas, bombons, mousses, doces folhados e muito mais. É só escolher seu quitute favorito, pedir um cafezinho e curtir uma das melhores confeitarias da cidade.
Outro ponto forte da Doceria Chantilly é a localização: ela fica no Centro, na Rua Amazonas, nº 428. Funciona de segunda a sábado, das 10h30 às 18h.
Festa Italiana de São Caetano do Sul
Há 30 anos, a Festa Italiana de São Caetano do Sul celebra a forte influência dos imigrantes italianos no estado de São Paulo.
A famosa celebração ocorre sempre na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro de Fundação, e se destaca pela grande variedade de barraquinhas de comida. Cada uma delas representa uma tradição gastronômica italiana: é uma infinidade deliciosa de opções de massas, salgados, doces, bebidas, aperitivos e muito mais. Além disso, tem também shows musicais e outras apresentações ao vivo.
A festa reúne cerca de 80.000 pessoas todos os anos e ocorre em datas variadas, geralmente nas proximidades de agosto. Portanto, fique de olho nos portais de notícias de São Caetano do Sul – eles sempre divulgam a agenda do evento! –.
São Caetano do Sul irá te proporcionar uma viagem inesquecível!
E aí, já se apaixonou por São Caetano do Sul?
Pois é, a gente também. Afinal, como você já deve ter percebido, é uma cidade repleta de atrações dos mais variados tipos: seja para se emocionar em uma partida de futebol, assistir a um espetáculo teatral, se divertir com a família ou simplesmente relaxar entre as árvores de um belo parque, essa joia do ABC Paulista com certeza tem um rolê perfeito para você.
E se quiser conhecer outros destinos tão ecléticos e interessantes quanto São Caetano do Sul, não deixe de conferir mais dos nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados especialmente para te proporcionar as melhores dicas de viagem e sugestões de passeios!
Inclusive, já que falamos que viajar não precisa ser caro, principalmente quando você economiza nas passagens de ônibus, que tal conhecer a capital? Fica tão pertinho que você não vai nem sentir a viagem, e ainda dá pra dar uma olhada nesses conteúdos exclusivos com os pontos turísticos de São Paulo ou ainda esse com vários lugares diferentes para conhecer em São Paulo.
Boa viagem e até a próxima!