A gente sabe o que vem à sua cabeça quando você pensa em passar umas férias no Ceará. Solzão escaldante, pé na areia e banho de mar, né? Mas que tal tomar um chocolate quente ou apreciar um bom fondue enquanto curte um friozinho?
Realmente, não dá para negar a beleza de tesouros como Jericoacoara e Fortaleza. Mas a verdade é que não são só encantos litorâneos que o estado tem a oferecer. As regiões serranas do Ceará também estão cheias de destinos encantadores, ideais para quem curte contato com a natureza e temperaturas mais amenas. Hoje, vamos te apresentar a beleza de Guaramiranga!
Apelidada carinhosamente como “Suíça Cearense”, a cidadezinha é um refúgio que tem roubado o coração de muitos turistas. Antes mesmo de terminar esse texto, você vai se apaixonar por ela também. Pode confiar: com a nossa super lista de coisas para fazer e conhecer em Guaramiranga, seu roteiro de viagem vai ficar perfeito!
Inclusive, esse destino encantador é um dos nossos eleitos na lista de destinos de outono no Brasil, caso você queira complementar o rolê.
Continue a leitura que você vai descobrir mais sobre:
Melhor época para visitar Guaramiranga
O que fazer em Guaramiranga: atrativos principais
Mais passeios em Guaramiranga e em seus arredores
Preparado para conhecer a Suíça cearense?
Onde fica Guaramiranga?
Situada no coração das serras cearenses, Guaramiranga fica na porção noroeste do estado, a mais ou menos 100 quilômetros das maravilhosas praias de Fortaleza.
O simpático município fica bem no Maciço do Baturité, região conhecida pela exuberância de suas belezas naturais – que englobam da caatinga à floresta tropical – e pela altitude elevada em comparação a outras partes do Ceará.
Tudo isso, junto com a atmosfera acolhedora de Guaramiranga, faz com que o turismo seja o principal motor de sua economia. Ah, vale mencionar que a cidade tem menos de 6.000 habitantes. Se você gosta de destinos com aquele ar pacato de vila interiorana, está no texto certo!
Como chegar em Guaramiranga?
Quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de cair na estrada, e Guaramiranga é o destino perfeito para isso. Quem escolhe ir até lá, já pode saber que viajar de ônibus é a melhor opção. Saindo de Fortaleza, a melhor rota é a que segue pela BR-060 em direção a Baturité.
Felizmente, por se tratar de um destino muito comum e relativamente próximo à capital, é bem fácil encontrar ônibus de viagem que realizam o percurso. Eles costumam ser a opção preferida dos aventureiros que priorizam a praticidade e a economia, já que evitam os custos e a burocracia envolvida no aluguel de um veículo.
Para ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, os tempos de estrada até Guaramiranga partindo de algumas cidades famosas.
Fortaleza: 2h30
Mossoró: 4h45
Natal: 8h40
Chegando em Guaramiranga, você vai desembarcar na sede da FretCar, empresa responsável pelas rotas, que fica na Rua Beato Anchieta, nº 40. Como a cidade é bem pequena, você verá que é fácil se locomover por ela.
Curtiu? Então que tal garantir logo as suas passagens de ônibus em promoção para Guaramiranga? Se quiser ir até a capital antes, confira também as passagens de ônibus para Fortaleza.
Clima em Guaramiranga
Por causa de sua altitude elevada (860 metros acima do nível do mar), Guaramiranga tem temperaturas que concederam a ela o apelido de “Suíça Cearense”.
O nome técnico do tipo de clima que você vai encontrar por lá é tropical úmido. Ao longo do ano, os termômetros da cidade costumam marcar entre 14ºC e 25ºC. A temporada morna vai de outubro a fevereiro, quando a temperatura média fica na casa dos 22ºC. Na época mais fresca, de abril a setembro, a cidade chega a 16ºC facilmente. Em geral, as chuvas estão mais concentradas nos meses de janeiro e fevereiro.
Melhor época para visitar Guaramiranga
Bem, na verdade, dá para conhecer as belezas de Guaramiranga durante o ano todo.
Mas se você quiser planejar a viagem dos sonhos, além de conhecer o clima da cidade, é importante levar alguns outros fatores em consideração para escolher as datas da sua estadia. Para te ajudar com isso, a gente te explica, abaixo, como funcionam a alta e a baixa temporada do turismo em Guaramiranga.
Alta temporada
Não tem nem como negar: a maior parte dos turistas procura Guaramiranga para curtir as temperaturas do inverno.
Por isso, os meses de junho e julho costumam trazer um movimento mais intenso para a cidade: além do frio, eles coincidem com as comemorações das festas juninas e com as férias escolares. Além disso, Guaramiranga também recebe muitos viajantes durante os vários eventos que animam o calendário cultural, como o Festival de Jazz e Blues, que rola em fevereiro. Tem também o Festival do Fondue, em maio, o Festival Gastronômico, em Outubro, e o Festival do Vinho, em Novembro.
Portanto, se você quiser curtir algumas dessas experiências diferenciadas, vai se deparar com bastante gente de fora em Guaramiranga. Mas pode confiar: o ar pacato e aconchegante se mantém!
Baixa temporada
Nos meses de março, abril, agosto e setembro, o dia a dia de Guaramiranga segue o ritmo de seus moradores, os guaramiraguenses.
Nesses períodos, a presença de turistas é bem menor, o que pode ser bom para quem deseja curtir a cidade com o máximo de tranquilidade possível. Viajar nas baixas temporadas também pode ser uma vantagem para o bolso, já que elas costumam proporcionar preços mais amigáveis em serviços e produtos locais (por causa da baixa demanda).
De antemão, não se preocupe: os passeios que vamos te mostrar podem ser feitos em qualquer mês. Essa é a melhor parte de um destino que está sempre lindo!
O que fazer em Guaramiranga: atrativos principais
Pode tirar o agasalho do armário, que nossa tour por Guaramiranga está prestes a começar.
A partir de agora, vamos te conduzir pelos pontos turísticos que são considerados verdadeiros cartões-postais da região, paradas obrigatórias para quem deseja aproveitar a atmosfera acolhedora de Guaramiranga e conhecer todo o potencial da natureza local.
Serra de Guaramiranga
O melhor jeito de começar sua estadia na Suíça Cearense é desbravando o ecossistema que faz dela um lugar tão especial.
Por isso, não deixe de fazer uma boa caminhada pela Serra de Guaramiranga, que inclui vários trechos de Mata Atlântica preservada. Além de aproveitar o melhor do clima gostoso da região, você também vai se deparar com várias paisagens espetaculares e espécies belíssimas de flores e animais. Em alguns momentos, você vai se sentir em um verdadeiro conto de fadas.
Centro de Guaramiranga
Não tem nada melhor do que aquele ar sossegado do interior, né?
E o Centro de Guaramiranga, sem dúvidas, exala esse tipo de tranquilidade. Não deixe de reservar um tempinho só para bater perna por entre os vários estabelecimentos espetaculares do centrinho, que incluem restaurantes, lojas de produtos artesanais, cafeterias, chocolaterias e muito mais. Além disso, as ruas são de um charme ímpar, com várias casinhas coloridas que rendem ótimas fotos.
À noite, para jantar bem e compartilhar uma taça de vinho, você pode passar no Café com Flores, que tem um fondue sensacional. Se você é mais do tipo que curte boas massas, não deixe de conhecer as delícias do Restaurante Basílico.
Geladeira Literária
O nome pode até parecer estranho, mas a ideia por trás da Geladeira Literária é bem legal.
Ela é uma iniciativa criada para proporcionar a difusão da literatura em Guaramiranga. Portanto, ao caminhar pela cidade, não estranhe quando se deparar com uma geladeira protegida por uma pequena cabaninha de telha e rodeada por bancos coloridos. Ao abrir a porta do refrigerador, você vai perceber que ele serve mesmo é para conservar conhecimento, já que está sempre cheio de livros que qualquer pessoa pode deixar ou pegar livremente.
Que tal passar adiante alguma leitura da qual você gostou e escolher um título novo para te acompanhar durante o resto da viagem?
Pico Alto
Como o próprio nome sugere, o Pico Alto é o ponto de maior altitude em todo o Maciço do Baturité.
Situado a 1.100 metros acima do nível do mar, ele também ocupa o terceiro lugar no pódio de lugares mais altos do Nordeste brasileiro. Do mirante que fica no topo do Pico Alto, você terá a oportunidade de apreciar uma vista única, difícil de se encontrar em qualquer outro lugar. A fantástica paisagem vai das montanhas verdes da serra até as dunas cearenses. É realmente de tirar o fôlego!
Parque Handara
Para quem pretende viajar com crianças, o Parque Handara não pode ficar de fora do roteiro.
O espaço é a mistura perfeita entre aventura, aprendizado e diversão: além das áreas verdes, onde você terá a oportunidade de conhecer várias espécies da flora serrana, o parque também oferece atividades como tirolesa, cama elástica, pedalinho e outras opções. Tem também trilhas ecológicas com vários níveis de dificuldade – que com certeza são capazes de envolver a família toda –.
Para entrar no Parque Handara, os valores dos ingressos variam de acordo com o tipo de experiência que você escolher, mas há opções a partir de R$ 40,00.
Mirante Linha da Serra
Se você gosta mesmo de vistas marcantes, aqui vai mais uma sugestão imperdível.
O Mirante Linha da Serra fica a 950 metros de altitude e permite que você aprecie todo o charme de Guaramiranga de um ângulo privilegiado. Se puder, tente fazer esse passeio no final da tarde, para conseguir pegar o pôr do sol. Esse ponto também é bastante procurado pelos devotos do catolicismo, já que guarda um santuário com uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Teatro Rachel de Queiroz
Depois de passar o dia desbravando a natureza fantástica de Guaramiranga, que tal dar um rolê cultural?
A programação do lindo Teatro Rachel de Queiroz inclui peças teatrais, shows de música, comediantes e outros tipos de apresentações. Além disso, o prédio onde ele fica é muito charmoso, apesar de bem pequeno. Até se você não quiser assistir a um espetáculo, não deixe de visitar o teatro para conhecer sua beleza arquitetônica.
O endereço é Rua Joaquim Alves Nogueira, S/N – Centro
Parque das Trilhas
Como você já deve ter percebido, Guaramiranga é um destino cheio de ótimas opções para quem curte ecoturismo.
Com 114 hectares de Mata Atlântica preservada, o Parque das Trilhas oferece várias alternativas de percursos que passam pelo coração da floresta. Tem rotas super tranquilas, que levam aos mirantes e às áreas de lazer do parque, e também atividades perfeitas para os fãs de adrenalina. Que tal praticar rapel negativo, por exemplo? Tem também um redário, uma tirolesa e várias piscinas naturais.
O Parque das Trilhas fica dentro do Sítio Guaramiranga, perto do centro histórico da cidade. Ele funciona aos sábados e domingos e o ingresso custa R$ 30,00 por pessoa, com meia-entrada para idosos.
Cachoeira do Perigo
Não deixe o nome te assustar: a Cachoeira do Perigo já é um destino explorado por turistas há bastante tempo.
Na verdade, ela fica em Baturité, um pequeno município situado a mais ou menos 15 quilômetros de Guaramiranga. O trajeto entre as duas cidades não leva mais do que 30 minutos. Para chegar à Cachoeira do Perigo, você vai precisar de um pouco de disposição, já que a trilha envolve muitas subidas.
A gente garante que o esforço vale a pena, já que essa queda d’água de 70 metros de altura, a maior da região, é de uma beleza sensacional. No poço, você poderá se refrescar com um relaxante banho de rio.
Mais passeios em Guaramiranga e em seus arredores
Agora que você já conhece os pontos turísticos mais imperdíveis de Guaramiranga, é hora de enriquecer ainda mais o itinerário.
Além de todos os lugares que já te apresentamos, a região onde fica Guaramiranga tem outros atrativos que merecem um espaço no seu roteiro se você estiver viajando com tempo. Alguns deles envolvem estender o passeio para os municípios vizinhos – afinal, se você pretende visitar o Maciço do Baturité, com certeza vai querer aproveitá-lo ao máximo –. Saca só essas dicas!
Parque das Cachoeiras
Também localizado no município de Baturité, o Parque das Cachoeiras é perfeito para quem gosta de curtir a natureza com o máximo de conforto.
Ele é parte do Hotel Parque das Cachoeiras e conta com uma excelente infraestrutura que inclui sanitários e um restaurante com mesinhas bem ao lado de uma das cascatas. Você pode passar o dia alternando entre se banhar nas águas do rio e repousar em uma das mesinhas enquanto toma um drink. Para quem não se hospeda no hotel, o acesso ao parque exige o pagamento de uma pequena taxa de R$ 5,00.
Pacoti e Capela Donaninha
Localizado a aproximadamente 8 quilômetros de Guaramiranga, Pacoti é um município que com certeza vale esticar o roteiro. Apelidada de “Princesinha da Serra”, a cidade também tem uma natureza rica que você pode explorar por meio de atividades como escalada, trilhas até os mirantes ou mesmo um agradável passeio de pedalinho.
Na estrada que une Guaramiranga e Pacoti, você vai encontrar uma bela construção que lembra um pequeno castelo. É a Capela Donaninha, construída em homenagem a uma antiga moradora da região, que era muito querida em ambas as cidades durante as décadas de 1930 e 1940. Quando faleceu, Ana Arruda (a “Donaninha”) ganhou um marco dedicado à preservação de sua memória. Além de ter essa história bonita, o castelinho é uma graça!
Bushi
A gente já falou aqui sobre alguns lugares de Guaramiranga que vão conquistar os fãs de boas experiências gastronômicas.
Mas o Bushi com certeza merece uma atenção especial. Considerado por muitos como o melhor restaurante da cidade, ele é comandado por um chef português que prepara iguarias de vários lugares do mundo com maestria. O menu inclui combinados de sushi, massas, entradas e o bacalhau da casa, que é o carro-chefe. Mas a gente vai até parar de falar, que é para não te dar fome. Em resumo, o jantar no Bushi é sem erro: além de proporcionar opções bem variadas, é tudo muito gostoso – e os preços são justos –.
O endereço é R. Joaquim Alves Nogueira – Centro.
Chocoberry
É claro que o clima frio combina com um bom chocolate quente.
E para provar o melhor de Guaramiranga, tire um tempinho para visitar a Chocoberry. Além do famoso chocolate quente, essa linda cafeteria oferece várias delícias doces, como sobremesas com sorvete e um fondue sensacional, com porções de frutas muito bem servidas.
A Chocoberry também fica na R. Joaquim Alves Nogueira, mas o número é 657.
Que tal cair na estrada e conhecer a Suíça cearense?
Você já pode se imaginar caminhando entre a vegetação florida da Mata Atlântica e apreciando as serras verdes do topo de um mirante.
De fato, em Guaramiranga, é impossível não se apaixonar pela natureza cearense. Mas não se esqueça de visualizar também sua alegria durante uma noite de massas e vinhos em um restaurante de atmosfera intimista: com programações que vão da adrenalina ao sossego absoluto, Guaramiranga é o destino que vai te ajudar a se esquecer da correria da rotina. O único lado ruim é que você não vai querer ir embora.
Aliás, se você curte viajar e gostaria de conhecer novos lugares maravilhosos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Não faltam dicas de viagem e guias de destino tão informativos quanto este que você acabou de ler!