Ao contrário do que muitos pensam, a pequena cidade de Minas Gerais é cheia de atrações para você visitar. Não vai faltar o que fazer na linda cidade histórica de Diamantina!
Você vai encontrar casarões, museus, cachoeiras, igrejas históricas, restaurantes muito charmosos – e deliciosos – além das belas ruas de pedras, tudo cercado pela bela paisagem natural da Serra do Espinhaço.
E você sabia que o nome do destino é por que foi a cidade onde mais se explorou diamantes? O estado de Minas Gerais foi extremamente importante para o Ciclo do Ouro no Brasil, e lugares como Diamantina preservam essa parte da nossa história.
Inclusive, é por isso que você consegue explorar vários outros lugares partindo de lá. Ela é, estrategicamente, o ponto de partida da Estrada Real, que serviu de rota para o ouro e outras pedras preciosas exploradas em todo o estado, contando com várias outras cidades importantes no caminho.
Pra te ajudar a criar um roteiro de viagem inesquecível, cheio de cultura e muita comida gostosa, esse conteúdo é exclusivo sobre Diamantina e seus encantos tão bem guardados.
Bora? Então, neste conteúdo, você vai ver:
Qual a melhor época para visitar Diamantina?
O que fazer em Diamantina: pontos turísticos para visitar
Centro Histórico de Diamantina
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Pontos turísticos em Diamantina para quem adora ecoturismo
Conhecer mais um ‘cadin’ de Minas nunca é demais, visite Diamantina!
Onde fica Diamantina?
Diamantina fica localizada bem na parte central de Minas Gerais, a cerca de 300 km da capital mineira, Belo Horizonte – que também vale a pena a visita!
A cidade fica na região do Vale do Jequitinhonha, sendo uma das principais para o trânsito de ouro e outros minérios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, durante o século XVII.
E já que falamos um pouquinho sobre a capital, se você decidir conhecer um pouco dessa outra cidade incrível, nós temos um conteúdo exclusivo sobre os pontos turísticos de Belo Horizonte, que pode te ajudar no planejamento do rolê.
Como chegar em Diamantina?
Quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que adoramos falar de economia na hora de pegar a estrada. Por isso, viajar de ônibus é a melhor forma de chegar na cidade. Assim você guarda um dinheirinho para estender o passeio e conhecer melhor o Caminho Real, o que acha?
Aqui você encontra ótimas opções de passagens de ônibus para Diamantina.
E para te dar uma ideia de distância, confira as principais rotas e o tempo de duração da viagem, partindo de outras cidades importantes:
Belo Horizonte: 4h10
Curvelo: 2h
Montes Claros: 3h20
Vitória: 12h
São Paulo: 11h30
Rio de Janeiro: 10h20
Para você se localizar melhor, aqui o endereço completo da rodoviária: Largo Dom João, 200 – Diamantina, MG, 39100-000.
E quanto à sua locomoção por lá, a maior parte das atrações de Diamantina ficam no Centro Histórico, onde carros são proibidos e quase não se encontram estacionamentos. Por outro lado, para visitar as cachoeiras e cidades vizinhas, a melhor opção é alugar um carro.
Clima em Diamantina
Em Diamantina, a temperatura média varia de 12ºC a 26ºC, raramente inferior a 9ºC ou superior a 30ºC.
Então, se você quer visitar Diamantina e tomar um banho refrescante nas cachoeiras, é melhor ir na época do meio de abril até o começo de outubro.
Mas claro que se a sua oportunidade de viajar for em outras épocas do ano, os passeios continuam imperdíveis. De qualquer forma, nossa dica é: planeje sua viagem com antecedência. Assim você consegue garantir melhores preços de passagens e hospedagem.
Qual a melhor época para visitar Diamantina?
Os meses de abril a setembro são uma boa época para planejar a sua viagem para o destino, tendo em vista que o clima é mais seco e quase não chove.
Considerando que a maioria das atrações turísticas são em locais abertos, você não vai querer pegar uma chuva no meio do passeio, não é mesmo?
E se você é festeiro, vai adorar conhecer Diamantina durante os eventos de Vesperata – entre abril a outubro – e durante o Carnaval. É sério, a festança por lá é bem animada!
Alta temporada
Sabendo desse clima festivo que acontece no destino, a alta temporada acontece durante o Carnaval – que é um dos melhores do estado – além da Semana Santa e Ano Novo.
Isso sem falar da Vesperata: milhares de turistas vão para o destino para curtir o espetáculo musical que acontece em finais de semana pré-definido. A cidade chega a ficar lotada, então se você quer curtir nessas épocas, programe a sua viagem com antecedência!
Baixa temporada
Como você deve imaginar, a baixa temporada acontece na época em que não há eventos como o Carnaval e a Vesperata.
O mês de março é uma boa oportunidade de aproveitar o calor sem o alto movimento de turistas na cidade, assim como novembro – apesar de chuvoso.
O que fazer em Diamantina: pontos turísticos para visitar
Agora que você já sabe como chegar em Diamantina e qual é a melhor época para visitar a cidade mineira, está na hora de saber mais sobre os pontos turísticos que você precisa conhecer!
Confira:
Centro Histórico de Diamantina
Não tinha como começar esta lista sem o Centro Histórico de Diamantina. Se você adora descobrir fatos históricos dos destinos que visita, vai ficar encantado com o lugar.
O Centro Histórico é um dos pontos mais importantes, e precisa estar no seu roteiro!
Com suas charmosas ruas de pedras, tão típicas do período colonial, o local concentra boa parte das principais atrações da cidade. Inclusive, é lá onde acontecem os eventos culturais famosos como a Vesperata e o Carnaval.
Museu do Diamante
Falando de história e cultura, é sempre legal visitar um museu durante um passeio, não? E se esse passeio é para um lugar com tanta história pra contar, o museu é quase uma atração obrigatória.
O Museu do Diamante é onde você vai encontrar absolutamente tudo o que quer saber sobre a história da mineração da pedra preciosa, além de exposições de arte sacra e diversos objetos do século XVII.
Ah, detalhe importante: a entrada é gratuita!
Ele fica na R. Direita, 14 – Centro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Casa da Chica da Silva
Quão bem você conhece da vida de Francisca da Silva de Oliveira?
Tudo bem…talvez você a conheça apenas por Chica da Silva, uma mulher escravizada que viveu no Brasil do século XVIII, quando Diamantina ainda era conhecida como Arraial do Tijuco.
A questão é que a vida dessa mulher é repleta de mitos e alguns desentendimentos históricos, principalmente em obras literárias, peças e novelas. Por isso, conhecer a casa da Chica da Silva, é a garantia de aprender mais sobre ela.
Também localizada no centro da cidade, a Casa da Chica da Silva é, hoje em dia, um museu que traz diversas informações sobre a vida de Francisca.
O local também tem a entrada gratuita, e fica na Praça Lobo de Mesquita, 266 Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Casa JK
Também chamada de Casa Juscelino, a Casa JK é o lugar onde o ex-presidente Juscelino Kubitschek morou. Talvez você não saiba, mas Juscelino nasceu em Minas Gerais e foi governador do estado.
Hoje em dia, o local é um museu que conta a história da infância e, claro, a jornada política de JK.
O espaço tem dois casarões, repletos de documentações, notas escolares, cômodas, armários e outros móveis que foram provavelmente construídos pelo bisavô de Juscelino.
Este é o endereço do local: R. São Francisco, 241, a 10 minutos de caminhada da Casa da Chica da Silva.
Os horários de funcionamento são: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, aos sábados é das 9h às 17h, e domingos das 9h às 12h.
Mercado Velho
O nome oficial é Mercado do Tropeiro, mas ficou conhecido como Mercado Velho. Antigamente, ele era o ponto de comércio de pessoas escravizadas.
Felizmente, hoje em dia, o local é um ambiente de alegria e festividade!
Dependendo da época que você visitar, vai conseguir curtir o Carnaval, feiras de artesanato ou frutas, além das barraquinhas para experimentar a culinária mineira.
Vai desde petiscos até o famoso feijão tropeiro, vale muito a pena experimentar!
Ele fica na R. Joaquim Costa, 1-47, e o horário de funcionamento é de 19h30 às 22h nas quartas, e de sexta a domingo é das 8h às 16h.
Passadiço
Também conhecido como Casa da Glória, o Passadiço é considerado por muitos a construção que mais representa Diamantina.
Mesmo sem precisão histórica, a estimativa é de que o local foi construído entre 1755 e 1800. O prédio já serviu para diferentes ocasiões: já pertenceu à igreja e foi morada de bispos, já funcionou como educandário feminino e orfanato, já foi um instituto alemão (Eschwege), e também já foi parte da Universidade Federal de Minas Gerais.
Atualmente, o local é a sede do Instituto Casa da Glória, abrigando estudantes para pesquisas de campo na área da geologia.
Se você quiser ver de perto, as áreas fora dos alojamentos podem ser visitadas.
O endereço é: R. da Glória, 298 – Centro.
Igreja São Francisco de Assis
Com elementos em rococó, a Igreja São Francisco de Assis é uma das igrejas históricas do destino que você precisa conhecer.
O diferencial dela é que, dependendo do dia, você pode subir até as torres dos sinos e ter uma vista incrível da região.
A igreja foi erguida em 1830, mas começou a ser construída em 1766. Já dá para imaginar o tanto de história que já passou por ali, não é mesmo?
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Obra de Aleijadinho, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma das mais lindas da cidade, precisa estar no seu roteiro nem que seja para dar uma olhadinha!
Com muito ouro e vários detalhes em barroco, um fato histórico sobre o local é que ele teve a sua construção financiada por Chica da Silva. Bacana, não é mesmo?
Vá visitar o local para saber mais sobre a história desta igreja!
Fica na R. do Carmo, 150.
Rua da Quitanda
Contornada por casas centenárias – que hoje são restaurantes, bares, lojas e outros tipos de comércio – a Rua da Quitanda é bastante movimentada por moradores e turistas durante todo o dia.
É nela que também acontecem alguns dos eventos anuais da cidade, como o Concerto da Vesperata, por exemplo.
É o local perfeito para bater perna e fazer aquela comprinha de turista para levar várias lembrancinhas para casa.
Vesperata
Como você viu bastante neste guia, a Vesperata é um dos principais eventos da cidade. Você vai adorar a animação, a música, a comida e a simpatia dos mineiros!
Se você estava pensando o que fazer em Diamantina à noite, a Vesperata é um evento muito bacana para curtir depois de conhecer os pontos turísticos da cidade,
O evento é musical, com artistas que se apresentam nas sacadas dos antigos casarões, com direito a um maestro que rege o grupo em meio ao centro histórico.
Não esqueça: a Vesperata acontece entre março e outubro. Confira o site oficial da prefeitura para saber quando irá acontecer neste ano!
Pontos turísticos em Diamantina para quem adora ecoturismo
Se você tem espírito aventureiro, vai adorar os passeios para curtir o meio ambiente! Vai dizer que não é demais poder curtir destinos que tem de tudo? Pois Diamantina, além da história e dos personagens marcantes, tem a comida mineira e, claro, o ecoturismo.
Dê uma olhada nos pontos turísticos que separamos para você:
Cachoeira das Fadas
Os turistas e moradores mais aventureiros adoram ir à Cachoeira das Fadas para praticar rapel. Você encara?
Localizada próxima ao distrito de Conselheiro Mata, o local tem uma queda d’água incrível, com aproximadamente 35 metros de altura.
Você pode ficar curtindo a piscina natural que é formada pela cachoeira, com água cristalina e bem refrescante.
Cachoeira do Cerrado
Falando em cachoeira, você também precisa conhecer a Cachoeira do Cerrado.
Ela também conta com uma piscina natural deliciosa, ideal para passar o dia todinho!
Várias pessoas vão até o local equipadas com lanches para fazer um piquenique em meio à natureza. Vale a pena, viu?
Parque Estadual Do Biribiri
Localizado a apenas 20 minutos de carro do centro da cidade, o Parque Estadual do Biribiri é uma excelente opção para curtir um belo dia de sol, caminhar, dar aquela relaxada e aproveitar para atualizar o seu feed.
Você vai encontrar, dentro do parque, diversas cachoeiras e poços muito bons para tomar um banho!
As mais famosas são a Cachoeira de Sentinela e a Cachoeira dos Cristais. Ambas são incrivelmente esverdeadas e muito lindas!
Para chegar até as cachoeiras e poços, é preciso fazer trilhas. Mas não se preocupe, é tudo muito bem sinalizado, nem precisa de guia.
Gruta de Salitre
A Gruta de Salitre já chama muita atenção com seu aspecto bem imponente!
O local já foi, inclusive, cenário de séries, filmes e novelas. Chique, não é mesmo?
Formada quase que inteiramente de quartzo, a gruta fica a aproximadamente 9 quilômetros do centro de Diamantina, dividida em espécie de grandes salas – cujas paredes são os cânions!
É tudo tão bonito e impressionante, que turistas de todo o mundo visitam o local para apreciar e fotografar a vida silvestre. Os mais aventureiros vão até lá para praticar esportes radicais como o rapel, por exemplo.
Não dá para ir até Diamantina e não conhecer a Gruta de Salitre!
Conhecer mais um ‘cadin’ de Minas nunca é demais, visite Diamantina!
Se já é difícil resistir à simpatia dos mineiros, imagine deixar de conhecer o charme de cidades como Diamantina?
Você vai ficar encantado com tudo: desde passeios para curtir a natureza, até os pontos turísticos históricos, cheios de informações para enriquecer a sua viagem.
Esperamos que tenha curtido este conteúdo, e gostaríamos de ter mais vezes aqui no Tô de Passagem. Aqui a gente tá sempre atualizando nossas dicas e guias com os melhores destinos para os seus próximos passeios.
Depois vem aqui contar pra gente como foi, viu? Té mais!