10 cidades do interior de Pernambuco para conhecer

setastdp

 

Uma coisa a gente afirma sem medo de errar: a terra do frevo e do bolo de rolo está repleta de surpresas fantásticas. E se você está a fim de conhecer algumas delas, chegou ao texto certo! Aqui, vamos te conduzir em um passeio pelas mais belas cidades do interior de Pernambuco.

Para quem já curtiu os incríveis pontos turísticos de Recife e deseja mergulhar ainda mais nesse estado fascinante, os lugares da nossa tour de hoje são pratos cheios. Muitos deles, aliás, ficam pertinho da capital – o que faz deles excelentes opções para quem curte roteiros rápidos e viagens do tipo “bate e volta” –. 

Gostou da ideia, né? Então bora! Aperte o cinto aí que esse passeio arretado está só começando e o interior de Pernambuco tem beleza “até dizer chega”, como falam os pernambucanos. 

Confere aí os pontos do nosso roteiro:

Passeio para além de Recife: cidades no interior de Pernambuco 

Caruaru 

Garanhuns

Bonito

Triunfo 

Bezerros 

Serra Negra 

Gravatá 

Petrolina 

São José do Belmonte

Arcoverde 

Descubra a verdadeira essência de Pernambuco! 

Passeio para além de Recife: cidades no interior de Pernambuco 

A maioria das pessoas conhece Pernambuco por sua fama como destino perfeito para as férias de verão.

De fato, o badalado litoral tem muitas preciosidades inesquecíveis, como as sensacionais praias recifenses. Mas elas não são tudo que o estado tem a oferecer. Pelo contrário: para conhecer alguns dos lugares mais legais do estado, você vai ter que se afastar do oceano e mergulhar no interior de Pernambuco.

É que o estado tem um formato longo e achatado, dividido em 5 áreas bem diferentes entre si. Se você for entrando pelo território, viajando em sentido oeste a partir da capital, vai passar pela Região Metropolitana do Recife, pela Zona da Mata, pelo Agreste, pelo Sertão e pela região do São Francisco. Para entender melhor essa divisão, basta conferir o mapa que deixamos aqui em cima.

Embora muita gente nem imagine, o interior de Pernambuco é bastante diverso e tem atrações capazes de conquistar viajantes de todos os perfis. De ecoturismo até rolês culturais riquíssimos e grandes festivais de música, as opções nunca acabam. 

Ah, o melhor é que dá para conhecer tudo isso de um jeitinho econômico e prático: viajando de ônibus. Essa é a melhor opção se você deseja evitar todas as complicações envolvidas no aluguel de um veículo. 

Em geral, os ônibus de viagem que circulam pelo interior de Pernambuco são muito utilizados tanto para viajantes que saem de Recife quanto para quem parte de outros estados. Aliás, cair na estrada para visitar o interior é um costume entre os próprios pernambucanos, sabia?

Se a sua intenção for fazer uma paradinha na capital primeiro, você pode facilitar o planejamento garantindo logo suas passagens de ônibus para Recife.

Pronto, agora que você riscou alguns itens na sua lista de preparativos, chegou a nossa parte preferida. Se aprochegue, que é hora da gente conhecer as maravilhosas cidades do interior de Pernambuco!

Caruaru 

Se você curte festas juninas, provavelmente já ouviu falar no famoso São João de Caruaru.

Pois é, não é à toa que essa cidade situada a 130 quilômetros de Recife tem a fama de “Capital do Forró”: sua celebração de São João é considerada a maior do país. Mas a verdade é que a imensa bagagem cultural de Caruaru rende ótimos passeios em todas as épocas do ano!

Há muitas opções de museus onde você pode aprender mais sobre os costumes, a história e a arte do Agreste Pernambucano. Não deixe de visitar o Museu do Forró Luiz Gonzaga (Praça Coronel José de Vasconcellos, nº 100), que se dedica à riqueza desse ritmo tão importante para o Nordeste. 

Além disso, vale a pena conhecer a Casa-Museu Mestre Vitalino (Rua Mestre Vitalino, nº 447) e o Memorial Mestre Galdino (Rua São Sebastião, nº 117), que mostram um pouco da vida e da obra de dois grandes artistas visuais do interior de Pernambuco.

Ah, passe também na Feira do Artesanato de Caruaru, que acontece de segunda a sábado no Parque 18 de Maio. É a oportunidade perfeita para levar um mimo artesanal para casa ou para garantir as lembrancinhas da viagem!

Se quiser, confira logo algumas passagens de ônibus para Caruaru.

Garanhuns 

Com um clima ameno maravilhoso para passeios ao ar livre, Garanhuns é um refúgio romântico em meio às colinas, a 240 quilômetros da capital.

Se você quer tranquilidade e programas relaxantes, esse é o seu destino dos sonhos. Pode separar uma tarde inteira para visitar a bela Fazenda São Silvestre, onde fica a Vinícola Vale das Colinas. Além de conhecer as etapas de produção dos vinhos premiados e participar de uma deliciosa degustação, aproveite para caminhar por entre os grandes jardins e lagos da fazenda. Dá para tirar fotos incríveis!

Para quem é fã de passeios nesse estilo “pé na grama e ar puro”, também vale a visita ao Parque Euclides Dourado (Avenida Júlio Brasileiro, nº 363-425). Ele tem bosques de eucaliptos encantadores, perfeitos para um bom piquenique com a sua companhia favorita. 

Por tudo isso, Garanhuns é um dos melhores destinos para viagens em casal do interior de Pernambuco. Aliás, a cidade também é conhecida por seus excelentes chocolates artesanais, que você pode encontrar em vários estabelecimentos espalhados por lá. Então dá para fazer um agrado docinho ao seu amor depois de passar o dia turistando e bebendo vinho.

Agora, se sua vibe é mais musical, não tem problema: o destino é também palco do Festival de Inverno de Garanhuns (o famoso FIG), um dos maiores festivais de inverno do Brasil. Ele acontece todos os anos na segunda quinzena de julho e conta com ritmos bem variados.

Para curtir tudo que a cidade tem a oferecer, providencie as suas passagens de ônibus para Garanhuns!

Bonito

Duas pessoas praticando rapel em uma cachoeira na floresta. Elas estão presas por cabos de segurança a uma grande rocha inclinada por onde escorre um pequeno fluxo de água.

 

Há quem confunda a cidade pernambucana de Bonito PE com sua xará mais famosa, a Bonito do Mato Grosso do Sul.

A mistura é até compreensível: embora estejam bem distantes um do outro, os dois municípios têm semelhanças que vão além do nome. Afinal, ambos atraem muitos visitantes por causa das belezas naturais fantásticas e das paisagens maravilhosas!

Localizada a somente 140 quilômetros de Recife (trajeto que geralmente dura 2h30), Bonito é o destino perfeito para quem deseja fugir um pouco da correria cotidiana com direito a trilhas, banhos de rio e atividades radicais como rapel e tirolesa. Entre as atrações que precisam aparecer no seu roteiro está a linda Cachoeira Véu da Noiva, que tem uma queda d’água de 32 metros de altura.

Tem muitas outras opções de cachoeiras, todas rodeadas pela flora e fauna exuberantes das áreas de mata preservada. Vale a pena conhecer a Cachoeira Barra Azul e a Cachoeira da Pedra Redonda. 

Mas sua estadia em Bonito não vai estar completa sem o passeio de teleférico que sai da Rua Sebastião Rangel. Acredite: o visual que você vai apreciar é sem comparação!

Triunfo 

Que tal curtir um friozinho aconchegante no interior de Pernambuco?

É isso mesmo. Apesar de ser conhecido pelo solzão maravilhoso, o estado também tem lugares ótimos para quem gosta de aproveitar o inverno da melhor maneira. O mais conhecido deles é, sem dúvidas, a cidade conhecida como “Suíça Pernambucana”: Triunfo.

Esse oásis do sertão fica a 405 quilômetros de Recife e está situado no ponto mais alto de Pernambuco. Na temporada mais fresquinha, que vai de junho a agosto, os termômetros em Triunfo costumam marcar entre 11ºC e 18ºC. Se você quer pegar o auge do frio, agende sua viagem para julho e tire os agasalhos do armário!

Vale salientar que a cidade tem ótimas atrações que você pode curtir em qualquer época do ano. A Rota dos Museus de Triunfo é imperdível para os fãs de história e arte, já que passa por quatro pontos diferentes: Museu do Cangaço, Museu Elezier Xavier, Museu da Cidade e Casa do Careta. Todos eles têm acervos muito ricos de carga cultural única.

Para quem curte uma boa cachaça artesanal, um passeio legal é a visita ao Engenho São Pedro (Rua Manoel Paiva dos Santos, nº 114). Nele, você terá a oportunidade de conhecer o ciclo de produção que dá origem a produtos como aguardentes, rapaduras e outras maravilhas disponibilizadas na Cachaçaria Triumpho. Ah, é claro que a tour envolve degustação dos principais rótulos!

Curtiu? Então dê uma sacada nessas passagens de ônibus para Triunfo.

Bezerros 

Embora seja menos visitada do que outros destinos do agreste, Bezerros é cheia de tesouros que você não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Situada a somente 104 quilômetros de Recife, a cidade fica no meio do caminho entre Caruaru e Gravatá. Ela é conhecida por ser o berço de alguns elementos culturais importantíssimos para a cultura pernambucana, como a centenária tradição dos Papangus. 

Se você nunca ouviu falar, a gente explica: os Papangus de Bezerros são figuras coloridas e mascaradas que saem pelas ruas durante os dias de carnaval brincando ao som de orquestras e bandas. Por causa dessa animação ímpar, Bezerros é um ótimo destino para quem deseja curtir o feriado carnavalesco com muita diversão, mas sem a agitação excessiva dos grandes centros urbanos.

Você pode conhecer um pouco mais sobre esses e muitos outros costumes visitando a Estação da Cultura (Rua Vitorino Pereira de Lima, n° 15). Além de ter um acervo histórico bem robusto, ela fica em uma construção linda, que abrigava uma estação de trem nos séculos passados.

Para quem adora produtos artesanais, o Centro de Artesanato de Pernambuco (BR-232, quilômetro 107) é uma parada obrigatória. Além da loja com itens variados, tem também um museu dedicado aos artistas do interior de Pernambuco.

Apesar de todos esses passeios interessantes, não dá para negar que a protagonista do turismo em Bezerros é a natureza. Para aproveitá-la, você pode visitar o povoado de Serra Negra, do qual falaremos abaixo.

Serra Negra 

Vista aérea da região de Serra Negra, em Bezerros, Pernambuco. Várias colinas e montes, todos cobertos por uma mata verde e frondosa, se estendem até o horizonte. Entre os trechos de floresta, aparecem algumas construções baixas.

 

Pois é, embora seja parte do município de Bezerros, Serra Negra é tão especial que merece uma seção só para ela.

Conhecido por sua natureza exuberante, o povoado fica a uns 15 minutos do Centro de Bezerros e é muito procurado por quem curte andar a cavalo e fazer trilhas ecológicas. A principal atração por lá é o Parque Ecológico de Serra Negra, uma unidade de conservação ambiental repleta de paisagens serranas impressionantes.

Além das trilhas de dificuldades diferentes que vão te conduzir pelas belezas da floresta, o parque também oferece atividades como rapel. Os visuais, como você deve imaginar, parecem cenas de filme!

Depois de curtir o parque, caminhe pela simpática vila de Serra Negra para conhecer os pequenos estabelecimentos. Se quiser uma refeição deliciosa acompanhada por uma vista incrível, visite o Mirante Serra Negra, espaço com bar e restaurante que fica ao lado do Polo Cultural do povoado.

Gravatá 

Apesar de não ser tão alta quanto Triunfo, Gravatá é um município que disputa o título de “Suíça Pernambucana”. Mas ele tem uma vantagem interessante quando o assunto é potencial turístico: está bem mais próximo da capital, separado dela por apenas 82 quilômetros.

Você vai se encantar por Gravatá assim que caminhar pelo centro pela primeira vez, já que as ruas estão cheias de casinhas coloridas antigas que são um charme só. Além disso, a cidade é conhecida por sua intensa atividade comercial. Se você gosta de comprinhas, prepare-se para conhecer lojas ótimas e bem variadas. Os destaques vão para os móveis de madeira maciça e para os artigos de decoração, então dá até para renovar o visual da sua casa.

Gravatá também oferece uma ótima oportunidade de ver o interior de Pernambuco por um ângulo privilegiado. Se você curte paisagens estonteantes, visite o Mirante Alto do Cruzeiro, acessível pela Rua Tiradentes.

Para os aventureiros, uma boa pedida é a visita ao Parque Karawá Tã (Rua Joaquim José dos Santos, nº 555), uma reserva ecológica cheia de atividades divertidas. Tem tirolesas de vários tamanhos, trilhas, arvorismo, paredes de escalada, pistas de bike e mais uma infinidade de opções perfeitas para uma viagem em família. As crianças costumam adorar!

Se quiser, dê uma olhada em algumas passagens de ônibus para Gravatá.

Petrolina 

“Petrolina, Juazeiro

Juazeiro, Petrolina

Todas duas eu acho uma coisa linda

Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina”

Se você já ouviu a canção Petrolina-Juazeiro, popularizada na voz de Alceu Valença, talvez tenha uma curiosidade: afinal, o que a cidade do interior de Pernambuco que inspirou os famosos versos tem de tão especial?

Nascida às margens do Rio São Francisco – o “Velho Chico” –, Petrolina fica na fronteira com a Bahia, a 700 quilômetros de Recife. A distância vale a pena: a exuberância do rio garante passeios inesquecíveis, como a tour pelas ilhas fluviais. Com paisagens de beleza ímpar, a Ilha do Fogo e a Ilha do Massangano são as favoritas dos visitantes. A paradisíaca Ilha do Rodeadouro também merece um pouquinho do seu tempo.

O centro de Petrolina também tem ótimas opções de rolês culturais, como o Museu do Sertão (Rua Esmelinda Brandão) e o Centro de Artes Ana das Carrancas (Rua Martiniano Cândido Silva). Ambos contam com acervos que promovem um verdadeiro mergulho na produção artística e nos detalhes fascinantes da vida no Sertão Pernambucano.

Para conferir tudo isso de perto, o primeiro passo é comprar as suas passagens para Petrolina.

São José do Belmonte

Parte da fachada do Castelo do Reino Encantado, também conhecido como Castelo Armorial, em São José do Belmonte. A construção revestida por tijolinhos azuis é coberta em detalhes ornamentais amarelos e vermelhos que vão de elaborados desenhos em estilo rococó até pequenas estatuetas.

 

Você curte literatura brasileira? Então pode colocar São José do Belmonte na sua lista de viagens dos sonhos.

Localizada a 475 quilômetros do Recife, a cidade tem uma importância imensa para o Movimento Armorial, uma corrente artística voltada para a valorização das expressões culturais nordestinas que surgiu na década de 1970. Você com certeza já ouviu falar no principal nome do movimento: Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida e várias outras obras de relevância nacional.

Entre as obras mais famosas de Suassuna está O Romance d’A Pedra do Reino (pode adicionar aí na sua lista de próximas leituras também), que se passa justamente em São José do Belmonte. Lá, você terá a oportunidade de conhecer de perto a famosa Pedra do Reino, um lugar cheio de lendas e protagonista de crenças que entraram para os livros de história, como o Sebastianismo. As imponentes formações geológicas da paisagem ganham ares místicos por causa dos 16 totens erguidos ao redor das grandes pedras, feitos em homenagem ao romance de Suassuna.

Já deu para perceber que a cidade é uma preciosidade para os fãs de história e literatura, não é mesmo? 

Se quiser aprender mais sobre o Movimento Armorial, visite também o Castelo do Reino Encantado (Avenida Primo Lopes, nº 248), que chama atenção de longe por sua estrutura de estética única. Você com certeza nunca viu nada parecido com a fachada cheia de detalhes coloridos do palácio. A beleza, é claro, continua na parte interior. É um verdadeiro santuário da arte sertaneja!

Arcoverde 

Quem viaja pelo interior de Pernambuco e esbarra com Arcoverde tem uma surpresa mais do que agradável.

Apesar de não ser tão popular quanto outros destinos do sertão, a cidadezinha tem atraído cada vez mais visitantes nos últimos anos por causa de sua atmosfera interiorana e por ter ótimas opções de hospedagem para quem deseja visitar também municípios próximos, como Buíque (terra do apaixonante Vale do Catimbau).

Seu passeio por Arcoverde – que fica a 250 quilômetros de Recife – pode começar por uma caminhada no centro. Faça uma parada na Estação da Cultura (Avenida Zeferino Galvão, nº 119), que tem uma programação cheia de eventos interessantes como apresentações de dança e outras expressões artísticas da cultura local. Ela fica na antiga estação ferroviária responsável por movimentar a economia de Arcoverde no século passado.

A cidade tem ainda outra construção histórica que merece uma visita, especialmente para os cinéfilos de plantão. É o Cinema Rio Branco (Avenida Coronel Antônio Japiassú, nº 289), que está no pódio dos cinemas mais antigos da América Latina. Inaugurado em 1917, ele não exibe mais filmes, mas rende um ótimo passeio com excelentes fotos.

Se o seu objetivo é conhecer profundamente a cultura da cidade, dedique um tempinho ao Centro de Gastronomia e Artesanato Municipal de Arcoverde. Além de lojinhas de artesanato, o espaço tem também opções maravilhosas para quem deseja aproveitar a fantástica culinária pernambucana.

Para descobrir mais sobre esses e outros pontos turísticos, desenrole logo as suas passagens para Arcoverde.

Descubra a verdadeira essência de Pernambuco!

Tronco de um homem que está tocando uma sanfona, instrumento protagonista de vários gêneros musicais populares no interior de Pernambuco.

 

“Em Pernambuco, tudo é diferente

Como é boa aquela gente

Quem vai lá, num quer voltar

Ai que saudade lá de Pernambuco […]”

Eita, terra boa… Bem que Luiz Gonzaga tinha motivos para compor esses versos que encerram a nossa viagem de hoje! Com essa super lista de destinos, você já tem muitas opções do que fazer no interior de Pernambuco. Nem precisa se avexar para escolher as cidades que você vai visitar: o melhor mesmo é ir conhecendo todas elas, uma por uma.

Não importa se você curte uma boa aventura em meio à floresta ou se prefere passar a tarde no museu e depois bater perna em uma feirinha de artesanato. Esse estado de cultura vibrante e cenários naturais cinematográficos com certeza tem algum cantinho que vai roubar seu coração e ficar na sua memória. 

Se puder, termine o dia de passeios com uma boa tapioca bem recheada com charque e queijo coalho. Mas a gente repete logo o aviso do poeta: não vai dar vontade de voltar pra casa, visse?

Aliás, se você quiser mais listas com dicas de destinos memoráveis espalhados por todas as regiões do Brasil, confira nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. A gente sempre traz as melhores sugestões e guias de viagem para ajudar a deixar seus roteiros ainda mais apaixonantes!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem