logo-to-de-passagem

Santo Antônio do Pinhal: O que fazer e como aproveitar mais?

setastdp

 

Você pode nunca ter visitado a Serra da Mantiqueira, mas com certeza já ouviu falar das maravilhas que ela guarda.

Além dos destinos turísticos mais conhecidos, a exemplo da famosa Campos do Jordão, a Serra também tem localidades menos badaladas, mas igualmente incríveis, como é o caso de Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo. Você quer se aventurar em trilhas e cachoeiras? Ou prefere uma viagem de vibe mais aconchegante e sossegada, com vários passeios culturais?

Seja qual for a sua resposta, a notícia é boa: Santo Antônio do Pinhal vai te encantar! Com excelentes atrações para todos os tipos de viajantes, essa charmosa cidade é um verdadeiro tesouro do interior paulista.

Por isso, construímos este conteúdo com tudo que você precisa saber para planejar a viagem perfeita para Santo Antônio do Pinhal. Continua aqui com a gente que vamos te mostrar:

Onde fica Santo Antônio do Pinhal? 

Como chegar em Santo Antônio do Pinhal? 

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal?  

Jardim dos Pinhais Ecco Parque 

Cachoeira do Lageado 

Cachoeira do Cassununga 

Pico Agudo 

Trilhas para fazer em Santo Antônio do Pinhal  

Trilha do Matão 

Trilha do Cambraia 

Trilha do Zigue Zague 

Mais pontos turísticos em Santo Antônio do Pinhal  

Estação Ferroviária Eugênio Lefevre 

Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora 

Mirante do Cruzeiro 

Praça do Artesão 

Praça Boulevard Araucária 

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua 

Vista Chinesa 

Não perca tempo, conheça as belezas de Santo Antônio do Pinhal!

Onde fica Santo Antônio do Pinhal?

Santo Antônio do Pinhal fica em São Paulo, na região conhecida como Vale do Paraíba. É parte da Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa que se estende também por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro, e que ficou famosa por ter ótimas possibilidades de passeios turísticos.

Vizinha de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal está a mais ou menos 180 quilômetros da cidade de São Paulo e também fica perto de outras cidades conhecidas, como Taubaté (35 quilômetros). 

A melhor parte é que os trajetos até Santo Antônio do Pinhal costumam ser bem tranquilos, como vamos te mostrar aqui embaixo.

Como chegar em Santo Antônio do Pinhal?

Para conhecer as belezas de Santo Antônio do Pinhal, você precisará pegar a estrada: o aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, que fica a 156 quilômetros de distância. Felizmente, a cidade é fácil de se acessar por via terrestre, e o percurso até lá é fluido. 

Se você não quer ter a preocupação de dirigir e nem lidar com as burocracias envolvidas no aluguel de um veículo, a melhor opção é ir de ônibus, o que também pode baratear a viagem. As principais viações com linhas que vão até Santo Antônio do Pinhal são a Gardênia e a Pássaro Marrom. 

Também existe a possibilidade de ir primeiro até outras cidades do interior de São Paulo, como Pindamonhangaba, e pegar um intermunicipal de lá até o seu destino final. Essa costuma ser a opção mais popular para quem vem do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais. 

Ao chegar em Santo Antônio do Pinhal, você vai descer no terminal rodoviário, na Rua Gumercindo Jacinto Silva, que fica bem no centro. Se quiser, vale a pena fazer uma pausa para recuperar as energias no Saint Coffe, uma cafeteria adorável localizada a um minuto do terminal, na Rua Maria Jacinto de Faria.

É claro que o primeiro passo é garantir as suas passagens de ônibus para Santo Antônio do Pinhal.

Quer ter uma ideia de tempo pra sua viagem? Então aqui estão as distâncias entre Santo Antônio do Pinhal e algumas outras cidades:

São Paulo: 2h20

Campos do Jordão: 30 min.

Pindamonhangaba: 45 min.

Rio de Janeiro: 4h30

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal?

Além daquele charme característico das cidades do interior, Santo Antônio do Pinhal tem uma ótima variedade de atrações. Muitas delas estão ligadas à natureza exuberante da região, que é cheia de áreas preservadas onde você terá a oportunidade de vislumbrar paisagens inesquecíveis.

Na nossa super seleção de lugares para visitar em Santo Antônio do Pinhal, você vai conhecer alguns dos pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

E aí, malas prontas?

Jardim dos Pinhais Ecco Parque

jardim dos pinhais

Que tal conhecer o mundo inteiro por meio de flores e árvores?

É isso mesmo. No Jardim dos Pinhais Ecco Parque, a mais ou menos dois quilômetros do centro de Santo Antônio do Pinhal, você terá a oportunidade de caminhar por sete jardins temáticos.

Cada um deles traz espécies vegetais de alguma parte do mundo, com exemplares vindos de países como Chile, Holanda e França. São catorze hectares de áreas verdes ao ar livre, o que faz do parque o destino perfeito para quem quer um passeio sossegado e diferente. 

A entrada custa R$ 35 e inclui uma visita guiada que termina em um mirante de vista belíssima.

Cachoeira do Lageado

Entre as várias belezas naturais de Santo Antônio do Pinhal, as cachoeiras se destacam como excelentes atrações para quem quer curtir a beleza das matas preservadas e aproveitar para tomar banhos refrescantes.

Por isso, você não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Lageado, um lugar que garante diversão para toda a família. O espaço é cheio de piscinas naturais e pequenas quedas d’água. Além disso, conta com uma ótima infraestrutura que inclui uma escadaria de pedra até a cascata, bancos para descansar, sanitários e lanchonetes.

O acesso à Cachoeira do Lageado é bem tranquilo, feito por meio da Estrada do Lageado. Os ingressos custam R$ 10, com entrada franca para crianças de até cinco anos. 

Justamente por ser tão acessível e bem estruturada, a Cachoeira do Lageado costuma ficar bem cheia nos fins de semana e em feriados. Se você prefere se banhar em um ponto menos badalado, vai preferir a Cachoeira do Cassununga, que vamos te apresentar agora.

Cachoeira do Cassununga

A cerca de dez quilômetros do centro de Santo Antônio do Pinhal, no bairro de Cassununga, fica a pacata Cachoeira do Cassununga. Bem menos visitada do que a Cachoeira do Lageado, essa é a opção perfeita para quem quer fugir da agitação turística. Nos dias quentes, entretanto, ela é muito visitada pelos moradores das redondezas.

As quedas d’água na Cachoeira do Cassununga também são pequenas e rodeadas por piscinas naturais. A entrada é gratuita e não há estrutura turística, então lembre-se de levar sua própria garrafinha para se hidratar durante o passeio.

Pico Agudo

pico agudo

Se você gosta de paisagens encantadoras, vai adorar conhecer o Pico Agudo, o ponto mais alto de Santo Antônio do Pinhal. Com impressionantes 1.700 metros de altitude, o mirante do Pico garante uma vista privilegiada da imensa Serra da Mantiqueira. É de uma beleza sem igual!

Para chegar até o Pico Agudo, a entrada é pelo bairro de Sertãozinho, que fica a mais ou menos nove quilômetros do centro de Santo Antônio do Pinhal. A estrada inclui trechos íngremes e de terra, então recomendamos que você deixe esse passeio para um dia em que não esteja chovendo.

Trilhas em Santo Antônio do Pinhal

Durante sua passagem por Santo Antônio do Pinhal, não faltarão oportunidades de imersão na natureza vibrante da serra.

Além das belas cachoeiras, a cidade também tem ótimas trilhas de níveis de dificuldade bem variados. A gente garante que as paisagens que você vai encontrar por lá são inesquecíveis (e dão fotos sensacionais), especialmente nos passeios que listamos aqui embaixo.

Trilha do Matão 

Perfeita para se percorrer com crianças, a Trilha do Matão tem aproximadamente 2,1 quilômetros de um percurso tranquilo que dura cerca de uma hora. Uma parte do trajeto passa por dentro da mata, o que garante um contato ainda mais próximo com as belezas naturais da região.

É um passeio bem sossegado e de fácil acesso que tem início na Estrada de Santa Cruz, localizada no centro da cidade.

Trilha do Cambraia 

Com nível médio de dificuldade, a Trilha do Cambraia vai te conduzir pelos mais lindos cenários da Serra da Mantiqueira. O passeio leva a um ponto elevado de onde é possível avistar a grandiosidade do Pico Agudo.

A Trilha do Cambraia tem uma extensão total de aproximadamente oito quilômetros e costuma levar uma hora e meia. O início é na Estrada do Barreiro, que parte do centro de Santo Antônio do Pinhal. 

Ah, e o trajeto termina na Sorveteria Eisland, então dá para terminar o passeio com um sorvete artesanal delicioso.

Trilha do Zigue Zague 

Para quem gosta de aventura, a Trilha do Zigue Zague é perfeita. Esse é um passeio que exige mais condicionamento físico, já que o percurso de dez quilômetros leva cerca de quatro horas.

A vista panorâmica das montanhas que você terá durante o trajeto com certeza fará o esforço valer a pena! É bom levar agasalhos, já que você vai passar por áreas de altitude bem elevada (e, portanto, de clima mais friozinho). O acesso é pelo quilômetro 44 da Rodovia SP-13

Mais pontos turísticos em Santo Antônio do Pinhal  

Se você já se encantou por Santo Antônio do Pinhal, pode ficar mais um pouquinho por aqui, porque nossa lista não está perto de acabar! 

Além da natureza encantadora, a cidade também conta com um centro super agradável, que rende ótimos passeios. Ela tem ainda atrações culturais e cheias de bagagem histórica, como você vai ver aqui embaixo, na nossa seleção de pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal.

Estação Ferroviária Eugênio Lefevre 

A Estação Ferroviária Eugênio Lefevre é uma viagem no tempo pela história de Santo Antônio do Pinhal.

Ela fica na divisa com Pindamonhangaba e, lá pelos anos 1940, abrigava uma das principais linhas que passavam por Campos do Jordão. Hoje em dia, a estação conserva o charme de quando foi construída, no início do século vinte, e forma um cenário perfeito para fotos.

Você também vai encontrar lojas de artesanato e souvenires por lá, além de uma cafeteria. A gente recomenda que você experimente os bolinhos de bacalhau! 

A Estação Ferroviária Eugênio Lefevre fica na Rodovia SP-046, na entrada da cidade.

Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora

mirante nossa senhora auxiliadora

No dia em que você for conhecer a Estação Ferroviária Eugênio Lefevre, aproveite para visitar o Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora, que fica a uns cem metros de distância.

Ele é um dos pontos de maior altitude em toda a Serra da Mantiqueira. De lá, é possível ter uma vista inigualável das lindas montanhas e do grandioso Vale do Paraíba. O acesso é gratuito e feito por meio de uma passagem asfaltada bem próxima aos trilhos da Estação Ferroviária.

Mirante do Cruzeiro

Acredite: depois de conhecer a beleza da Serra da Mantiqueira, você vai fazer questão de aproveitar todas as oportunidades de vê-la do alto.

Por isso, não deixe de visitar o Mirante do Cruzeiro, de onde é possível observar Santo Antônio do Pinhal inteira. O local também tem uma pracinha super agradável e uma grande cruz que se ilumina à noite (daí o nome do mirante). 

É possível chegar até lá por meio de uma trilha que começa na parte de trás da Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal. O trecho de mais ou menos um quilômetro é asfaltado e de dificuldade fácil.

Praça do Artesão

Como o nome sugere, a Praça do Artesão é um ótimo lugar para se comprar lembrancinhas de viagem.

É que nos fins de semana e feriados, ela fica tomada por expositores que vendem artigos artesanais diversos. Vez ou outra, a praça também recebe eventos culturais, como apresentações de música.

Além disso, a Praça do Artesão é de uma beleza bem única, já que carrega elementos da arquitetura japonesa, em homenagem à comunidade nipônica de Santo Antônio do Pinhal.

Praça Boulevard Araucária

A Praça Boulevard Araucária é o point onde os moradores de Santo Antônio do Pinhal se reúnem para passar o tempo. Por isso, é um ótimo local para passar um tempo se você deseja realmente mergulhar na atmosfera da cidade e observar o movimento do centro.

Lá também tem uma galeria que se destaca pela arquitetura lindíssima, igual à de construções encontradas na região dos Alpes suíços. Esse prédio é provavelmente uma das primeiras coisas que vão te chamar a atenção quando você chegar à cidade, já que a Praça Boulevard Araucária fica colada no Terminal Rodoviário de Santo Antônio do Pinhal.

Ah, e a galeria da praça tem vários estabelecimentos que valem a sua visita, incluindo ótimos restaurantes e lojas de roupas.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua

igreja matriz de santo antonio de padua

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua carrega uma história que remonta ao ano de 1911, em que sua estrutura original foi construída. Em 1924, a estrutura da igreja foi substituída pela construção que continua lá até hoje.

Visitar a Igreja Matriz é um ótimo passeio para quem deseja aprender mais sobre a trajetória de formação de Santo Antônio do Pinhal, já que foi importante em vários eventos históricos da cidade, como a Revolta dos Canos.

Por si só, a beleza modesta da igreja já vale uma visita: a fachada e os vitrais do interior são uma graça! É lá também que acontecem muitas celebrações super tradicionais, como a festa em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Vista Chinesa 

Que tal mais uma oportunidade de aproveitar as belas paisagens serranas?

A Vista Chinesa fica na via que conecta Santo Antônio do Pinhal à vizinha Campos do Jordão e tem um mirante de onde dá para curtir uma vista rara para o Vale do Paraíba. A nossa dica de ouro é programar o passeio para assistir ao pôr do sol de lá, que é um espetáculo.

O local também tem vários food trucks perfeitos para você fazer um lanche enquanto admira as paisagens.

Não perca tempo, conheça as belezas de Santo Antônio do Pinhal!

belezas de santo antonio do pinhal

Depois da nossa lista de lugares imperdíveis em Santo Antônio do Pinhal, você com certeza já percebeu que a cidade é o equilíbrio perfeito entre aventura e tranquilidade. Sem falar nos vários cenários dignos de cinema com os quais você vai se deparar quando estiver por lá!

A gente garante que a cidade vai te proporcionar experiências inesquecíveis e fotos apaixonantes. Como se não bastasse ter sido agraciado com uma natureza riquíssima, o município ainda tem aquela atmosfera aconchegante do interior. Ah, e é um ótimo lugar para curtir o friozinho nos meses de inverno.

Conta pra gente nos comentários: qual é a sua parte favorita dessa cidade tão cativante?

Aliás, se você gosta de viajar e quer aprender mais sobre destinos fantásticos espalhados pelo país, não deixe de acompanhar a gente aqui no Tô de Passagem. Temos vários outros conteúdos tão informativos quanto este aqui. Dá uma conferida!

Tenha uma viagem incrível e até a próxima!

Encontre Passagens em Promoção!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem