As praias de Arraial do Cabo são algumas das mais famosas do Rio de Janeiro, em especial da Região dos Lagos. Fundada em 1503 por Américo Vespúcio, explorador, mercador e navegador florentino, a cidade recebe turistas o ano todo e, por ser localizada a 163 km da capital do estado – cerca de três horas de viagem terrestre –, o local se torna muito acessível.

Com um clima classificado como tropical litorâneo, as chuvas não são constantes e os ventos ajudam a deixar os dias mais frescos e confortáveis. Além disso, vale destacar que as temperaturas máximas médias na cidade costumam ficar acima dos 24°C mesmo no inverno, podendo passar dos 29°C nas tardes mais quentes do verão.

A seguir, confira uma seleção com as 7 melhores praias de Arraial do Cabo e comece hoje mesmo a planejar o seu roteiro de viagem para quando tiver a oportunidade de conhecer uma das cidades litorâneas mais espetaculares do Brasil.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Uma das melhores praias de Arraial do Cabo, sem dúvidas, são as Prainhas do Pontal do Atalaia. Se unindo em uma só faixa de areia durante a maré baixa, essas prainhas, na realidade, são duas, que possuem uma das vistas e paisagens mais belas da região, com o mar sempre muito calmo em um tom de azul que se encontra com o céu, e oferecendo uma boa infraestrutura de quiosques e restaurantes. 

Para chegar até sua faixa de areia, é necessário descer uma escadaria que, além de perfeita para fotos, ainda dá a sensação de estar adentrando em algum paraíso saído direto do Caribe. De fácil acesso, é possível chegar até o local por meio de carro, de barco, através de serviços de turismo ou até mesmo a pé.

Praia do Forno

Praia do Forno em Arraial do Cabo

Outra das mais belas praias de Arraial do Cabo, a Praia do Forno é um dos grandes cartões postais da região, atraindo turistas de todo o país para conhecer suas belezas naturais. Para chegar até lá, é necessário realizar uma trilha de cerca de 20 minutos ou pegar um barco, que custa cerca de R$10,00, mas os obstáculos garantem um dia de muita tranquilidade e descanso nesta faixa de areia paradisíaca. 

Acompanhada de um mar com águas cristalinas, a Praia do Forno ainda possui excelente infraestrutura com quiosques para atender as necessidades de quem escolhe passar um tempo no local. Perfeita também para quem gosta de praticar mergulho com snorkeling, ali é possível avistar tartarugas marinhas com frequência, além de um mundo azul repleto de vida e cor.

Praia do Farol

Considerada por muitos como a melhor praia de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é dita como uma das mais belas de todo o país, afinal, suas águas no mais puro tom de azul podem ser facilmente comparadas com um paraíso caribenho. E, ainda que o acesso até ela seja feito somente através de barcos, este é um passeio espetacular, que deixa qualquer um estupefato com uma paisagem tão especial. 

Além disso, uma vez que essa seja reconhecida como a praia mais bonita de Arraial do Cabo, não tem como visitar a cidade e não reservar um dia para conhecer a Praia do Farol, que sempre aparece em listas como uma das melhores praias de Arraial do Cabo.  

Praia Grande

Praia Grande em Arraial do Cabo

Também classificada como uma das praias mais bonitas de Arraial do Cabo, a Praia Grande oferece máxima infraestrutura para receber turistas e, como o próprio nome indica, é grande e espaçosa para todos que queiram passar o dia no local, uma vez que sua faixa de areia é tão extensa que chega ao Rio de Janeiro. Assim, se você deseja ficar próximo aos quiosques, tudo bem e, se desejar ficar mais afastado, basta realizar uma pequena caminhada até outra ponta da praia.

Ainda que o mar da Praia Grande seja famoso por atrair muitos surfistas para aproveitar suas ondas, as águas possuem um tom de azul espetacular, além de contar com um pôr do sol de arrancar suspiros de todos os que param para apreciar este show da natureza. E, depois de conhecer o local, quando alguém lhe perguntar o que fazer em Arraial do Cabo, não se esqueça de mencionar que esse é um dos pontos turísticos Rio de Janeiro que todos deveriam conhecer.

Prainha

Mais uma das melhores praias de arraial do cabo, a Prainha não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, essa é a primeira praia da cidade, que pode ser vista já da estrada. Com um mar calmo e tranquilo, também em tons de azul dignos das Maldivas, a infraestrutura do local é ótima para receber turistas e famílias que resolvem passar o dia no local, em especial durante fins de semana e feriados, quando a Prainha tende a ficar mais movimentada. 

Um dos verdadeiros pontos turísticos do Rio de Janeiro, a Prainha pode ser facilmente acessada de carro e garante o cenário perfeito para uma sessão de fotos inesquecível. E, uma dica para quem gosta de praticar esportes e outras atividades no mar, o canto direito desta faixa de areia é famoso por oferecer desde caiaques à pranchas de stand up paddle para todos que queriam aproveitar ainda mais o dia.

Praia do Pontal

Depois de conhecer tantas praias paradisíacas, ainda é preciso citar a Praia do Pontal, uma praia em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro tão esplêndida quanto todas as anteriores. Ainda que seja localizada próxima à estrada, ela fica ligeiramente escondida, o que torna o local ainda mais tranquilo e reservado.

Sem muita infraestrutura, aqui a dica é se preparar levando lanches e frutas em uma bolsa térmica para aproveitar o dia sem preocupações com a alimentação. E vale destacar ainda que sua faixa de areia é branca, e o mar tão limpo e azul quanto se pode imaginar, porém, ele costuma ser mais gelado do que as demais praias, mesmo em dias quentes. 

Praia Brava

Praia Brava

A Praia Brava é a melhor praia de Arraial do Cabo para quem gosta de apreciar fortes ondas ao longe, ouvindo aquele som tão tranquilizador em meio a uma tarde relaxante apreciando a paisagem. Em uma faixa de areia que não fica presente o dia todo, essa praia não é tão frequentada e, assim, chamada por muitos de “praia secreta”.

Também com águas azuis para lá de encantadoras, as rochas à sua volta e toda a natureza que compõe a paisagem fazem o local ser o cenário para uma sessão de fotos memoráveis em meio a um paraíso deserto. E, para chegar até a Praia Brava, é possível realizar o trajeto de carro ou a pé, mas saiba que é preciso deixar o carro um pouco afastado da praia e realizar uma pequena trilha até a areia.

Praia dos Anjos

Por último, mas não menos importante, tem a Praia dos Anjos, que é bem localizada, de fácil acesso e, ainda que seja muito movimentada por pescadores e não seja a mais recomendada para tomar um banho de mar, é uma das mais importantes de Arraial do Cabo, por diversas questões comerciais, afinal, lembra-se do início do post quando citamos a fundação da cidade em 1503? Essa foi a praia em que Américo Vespúcio chegou pela primeira vez.

Além disso, é importante ressaltar que muitos tours de barco realizados pelas praias da região de Arraial do Cabo, incluindo a Praia do Farol, partem da Praia dos Anjos. Com um nascer do sol que lembra uma aquarela na mais bela dança entre cores, esse local não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem quando for visitar a cidade, seja de férias, a passeio ou mesmo a trabalho.

Não espere mais para visitar as praias de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Então, o que achou de conhecer mais sobre algumas das melhores praias do litoral do Rio de Janeiro? As praias de Arraial do Cabo são paradisíacas e muito elogiadas por todos que as visitam e, por ser uma cidade de fácil acesso por via terrestre, com passagens saindo do Rio de Janeiro custando, em média, R$80,00, é possível planejar uma viagem em poucas semanas, garantindo um fim de semana, feriado e férias inesquecíveis.

Seja em sua própria companhia, com a família, ou amigos, não espere mais para conhecer o Arraial do Cabo e ver de perto algumas das melhores praias do Rio de Janeiro, assim, aproveite ainda para montar um roteiro que inclua o máximo possível de praias, para que seja possível conhecer ainda melhor a região e, de fato, viver momentos inesquecíveis em um mar espetacular.

LEIA MAIS NO TÔ DE PASSAGEM:

O Que Fazer Em Arraial Do Cabo: Conheça O Caribe Brasileiro!
Conheça 12 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar No RJ!
Melhores Praias Do Rio De Janeiro: 10 Opções Perfeitas

 

Escrever um comentário