Parques em São Paulo, SP: Guia para curtir ao ar livre

setastdp

 

São Paulo não é uma total “selva de pedra” como muitos acreditam! É claro, o centro da cidade é tomado por inúmeros prédios, de diferentes tamanhos, cores, arquiteturas e muitas artes incríveis que tomam todo o lado ou fundos dos prédios e se destacam em meio a tudo isso. 

Mas se você estiver pensando em conhecer uma das capitais mais importantes do Brasil, fique sabendo que tem muito contato com a natureza e alguns cenários inesquecíveis te esperando. Os parques de São Paulo são atrações à parte, e tem para todos os gostos.

E olha, se quiser uma dica, fique uns dias a mais e aproveite pra mesclar todo esse ar puro com o caldeirão efervescente de cultura, em alguns dos melhores pontos turísticos de São Paulo

Vamos lá? Neste conteúdo, dá uma olhada nesses parques que vamos te mostrar: 

Passeios ao ar livre: conheça os melhores parques em SP

Jardim Botânico de São Paulo

Parque do Ibirapuera 

Parque Augusta Prefeito Bruno Covas 

Parque da Água Branca 

Parque Villa-Lobos 

Parque Alfredo Volpi 

Parque Burle Marx 

Parque Trianon 

Parque do Povo 

Parque Jardim da Luz 

Parque da Juventude 

Parque da Aclimação 

Parque Estadual da Cantareira 

Parque Ecológico Imigrantes 

O que não esquecer de levar para visitar os parques em SP? 

Una turismo e bem estar visitando os melhores parques de SP! 

Passeios ao ar livre: conheça os melhores parques em SP 

Tem coisa melhor do que aproveitar um dia bem tranquilo e ao ar livre? 

Você vai poder escolher qual parque é mais a sua cara, ou se puder, colocar todos eles no seu roteiro e fazer um verdadeiro tour pelos espaços ao ar livre de São Paulo! Por que não? Ainda mais se resolver viajar de ônibus. Aí você economiza e pode aproveitar muitas outras atrações.

Por falar nisso, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para São Paulo.

Vamos lá!

Jardim Botânico de São Paulo

Paisagem que mostra as duas estufas do Jardim Botânico de São Paulo, refletidas na água de uma das fontes do parque.

 

Vamos começar a lista com um dos mais especiais parques de São Paulo. O Jardim Botânico de São Paulo foi fundado em 1928, ocupando uma área de 360 mil metros quadrados na Zona Sul da cidade. 

Inclusive, fica bem próximo ao Zoológico. Vale a pena dar um pulo por lá também!

Voltando ao Jardim Botânico de São Paulo, você pode passear pelos bosques, brejos e jardins, além de visitar o Museu Botânico que tem mais de 6500 espécies, duas estufas e um orquidário encantador.

É um ótimo lugar para fazer trilhas, caminhar pelo túnel de bambu e conhecer o Castelinho. Se quiser, pode fazer uma visita ao local pelo tour virtual que se encontra no site oficial! Mas, tem coisa melhor do que conhecer ao vivo e respirar o ar puro?

O Jardim Botânico fica na Avenida Miguel Estéfano, 3031 – Vila Água Funda. O funcionamento é de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h. É preciso pagar uma pequena taxa de entrada de R$19.90 a inteira e R$9,95 meia entrada (2023). Para mais informações, vale conferir o site oficial.

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é uma das áreas verdes mais conhecidas e importantes da cidade de São Paulo. Além de um cartão-postal de encher os olhos, o parque é um grande símbolo brasileiro para o mundo. 

Inaugurado em 1954, ele ocupa uma extensão de quase 1.600.000 metros quadrados. O parque é equipado com três lagos artificiais, uma ciclovia, várias pistas de corrida e quadras poliesportivas, além de contar com uma área verde relaxante para escapar do ritmo acelerado de Sampa!

Por lá, você vai encontrar espaços icônicos, como o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão da Bienal de SP, o Planetário e a Oca. E sabe quem projetou tudo isso? O incrível Oscar Niemeyer, arquiteto responsável por importantes prédios públicos de Brasília

Há atividades para todas as idades neste parque, que também abriga importantes museus, como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), localizado do outro lado da avenida, mas integrante do mesmo complexo.

Já pensou em um parque onde a natureza encontra espaços de história e disseminação de tanto conhecimento essencial para o Brasil?

Então você precisa mesmo tirar um dia e dar uma passada por lá. Fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro Vila Mariana. A entrada é gratuita e fica aberto diariamente, das 5h às 00h.

Parque Augusta Prefeito Bruno Covas

Depois de dois gigantes, que tal a visita em um novato? Porque em 2021, São Paulo ganhou um novo parque e ele merece uma visitinha. Ele vem se destacando entre os melhores da cidade! 

O Parque Augusta Prefeito Bruno Covas, inaugurado recentemente, é um local perfeito para quem busca uma área verde com muita sombra. 

Com seus 23 mil metros quadrados, oferece parquinhos para crianças, um cachorródromo e até um redário! Leve a sua própria rede para curtir o ambiente.

Além disso, o parque tem uma bela arquibancada e um deck elevado, que te entregam algumas vistas bem vistas incríveis da área verde. Duas construções tombadas, a Casa das Araras e o portal de entrada na Rua Caio Prado, foram restauradas e agora são atrações do parque.

Embora não tenha pista de corrida e não permita bicicletas, o Parque Augusta é um excelente lugar para passar o tempo! 

Ele fica na Rua Peixoto Gomide, 949, em Cerqueira César, aberto diariamente das 6h às 18h e adivinha? Esse é mais um rolê gratuito pro seu roteiro.

Parque da Água Branca 

Gazebo construído em pedra e madeira, dentro do Parque Água Branca e rodeado de árvores. A estrutura forma uma espécie de palácio com corredores abertos e alguns vitrais na parte superior.

 

Localizado na Zona Oeste da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, o Parque da Água Branca oferece aos seus visitantes uma experiência única de interior rural, só que bem no meio da área urbana. 

Com uma área de 137 mil metros quadrados, o parque abriga diversas atrações, como o Museu Geológico, a Casa de Caboclo – uma réplica de residências da zona rural – o Aquário do Instituto de Pesca, o Relógio do Sol, espaço de leitura e uma brinquedoteca. 

Ainda, o parque conta com uma Arena Hípica e um espaço para exposições e feiras. É um local ideal para passear com toda a família e para pessoas de todas as idades. 

O parque funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, e a entrada é gratuita. O endereço é Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca.

Ah! E se você estiver pensando em se hospedar pela Zona Oeste, aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para São Paulo (Barra Funda).

Parque Villa-Lobos

Paisagem do Parque Villa-Lobos mostrando parte de uma das áreas de descanso do parque, com bancos em meio às árvores e alguns aparelhos de ginástica

 

O Parque Villa-Lobos, localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, é um dos maiores parques da cidade! Um gigante com área de 732 mil metros quadrados. 

É se você curte cair na estrada, mas não abre mão da atividade física, ele é o lugar ideal. Andar de bicicleta, patins ou fazer caminhadas ou correr em meio à natureza fica ainda melhor no Villa-Lobos. O parque é conhecido por uma ciclovia imensa, que atravessa todo o seu território.

Se estiver com tempo, alugue uma bike e ande de bicicleta pelo parque!

O parque também oferece uma excelente infraestrutura para lazer, com quadras poliesportivas, campos de futebol, tabelas de basquete e playgrounds para a criançada. 

Você vai encontrar um anfiteatro, um orquidário, uma biblioteca e um cachorródromo para os pets, além de várias opções de lanchonetes por lá.

O parque é cercado por árvores da Mata Atlântica e proporciona um ar fresco e uma bela vista da natureza. Vale muito a pena a visita!

O endereço do Parque Villa-Lobos é Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros. Ele fica aberto diariamente das 5h20 às 19h e a entrada é gratuita.

Parque Alfredo Volpi

Localizado no bairro do Morumbi, o Parque Alfredo Volpi é uma área verde com mais de 142.400 metros quadrados de extensão. 

Muitas pessoas não sabem, mas antigamente, essa área era uma fazenda de chá. Apenas no final dos anos 1960 foi transformada em parque! 

O local oferece diversas opções de lazer, como trilhas de corrida ou caminhada em meio à Mata Atlântica, aparelhos de ginástica, playground, espaço para piquenique e estacionamento. 

O acesso ao parque é gratuito e funciona diariamente das 6h às 18h. O endereço é Av. Eng. Oscar Americano, 480.

Parque Burle Marx

Vista aérea de um dos lagos do Parque Burle Marx.

 

Na região Oeste de São Paulo, você vai encontrar o Parque Burle Marx. Ele é um dos melhores lugares de São Paulo para curtir a natureza. 

O parque foi criado na década de 1940 como o jardim da casa do empresário Francisco Matarazzo Pignatari (Baby Pignatari), dono da antiga Chácara Tangará, um terreno de mais de 15 hectares às margens do rio Pinheiros. 

O projeto da casa, feito por Oscar Niemeyer, foi interrompido e hoje em dia o Hotel Palácio Tangará fica no seu lugar. Já a imensa área verde que a cercava – uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica nativa da cidade – transformou-se em um parque público, reformado pelo próprio arquiteto e paisagista Burle Marx.

Os destaques do Parque Burle Marx são muitos: o Jardim Burle Marx, com características únicas, além dos espelhos d’água, lagos e nascentes, as pistas de caminhada e trilhas na mata e o bosque das jabuticabeiras ao redor da ‘Casa de Taipa e Pilão’, uma casa bandeirista do século XIX. 

O Parque também conta com playground, quiosque de coco, áreas de piquenique e alimentação e estacionamento. Tudo perfeito para você passar boas horas do dia!

Ele fica na Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade. Diariamente, das 7h às 17h. A entrada é gratuita.

Parque Trianon 

Paisagem que mostra uma pequena construção do parque, em contraste com os prédios que cercam o espaço.

 

Bem pertinho da estação Trianon da linha verde do metrô, o Parque Tenente Siqueira Campos é um importante parque em São Paulo. Ele é considerado uma das áreas verdes mais importantes do coração da cidade, com muitas árvores centenárias, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção.

Ao visitar o parque, você pode apreciar as obras de arte naturais e caminhar pela Trilha do Fauno, chegando até as belíssimas esculturas de Victor Brecheret e Francisco Leopoldo Silva. A visita ao parque é uma excelente oportunidade para você se conectar com a natureza em pleno coração de São Paulo.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias. Ele fica na Rua Peixoto Gomide, 949, em Cerqueira César.

Parque do Povo

Paisagem do Parque do Povo, mostrando dois empreendimentos que fazem parte dos cartões postais da cidade.

O Parque do Povo é uma grande área verde localizada em Pinheiros, um dos bairros mais antigos da capital paulista, na zona oeste da cidade. 

Você vai encontrar diversas opções de lazer e atividades físicas, incluindo quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, parquinho infantil, ciclovia e pista de caminhada.

Além disso, o parque possui um jardim em forma de labirinto, com espécies ornamentais e medicinais que estimulam os sentidos. Você também tem a oportunidade de conhecer espécies da flora de todos os biomas do Brasil ao percorrer alguns Roteiros Botânicos.

O parque está localizado na Avenida Henrique Chamma, 420, em Pinheiros, e está aberto diariamente, das 6h às 22h. 

A entrada é gratuita e o Parque do Povo é uma excelente opção para quem busca um local agradável para atividades físicas e contato com a natureza em São Paulo.

Parque Jardim da Luz 

Uma das fontes de água do Parque Jardim da Luz, em frente às escadas em estilo colonial na Pinacoteca e ao jardim elaborado com pequenas árvores e caminhos de pedra.

 

Ao lado da Pinacoteca – um dos melhores museus de São Paulo – o Jardim Público da Luz é o parque mais antigo da cidade, tombado pelo CONDEPHAAT em 1981. O parque é de fácil acesso e é um excelente local para um passeio bem agradável.

Você pode curtir bastante um belo jardim, com espelhos d’água, gruta com cascata, coreto, chafariz e uma bela exposição permanente de esculturas. 

Isso sem falar que o Jardim da Luz possui equipamentos de lazer, como playground, espaço para apresentações culturais, um aquário subterrâneo (confira a disponibilidade no site), equipamento de ginástica e pista de Cooper.

O parque está localizado na Praça da Luz, s/n, no bairro do Bom Retiro, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita!

Parque da Juventude 

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Parque da Juventude tem uma história marcante. Ele foi construído no terreno onde antes existia o Complexo Penitenciário Carandiru, que por 46 anos foi a maior prisão da América Latina. 

Inaugurado em 2003, o local é agora um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade, com quadras esportivas, trilhas em meio ao verde, área para cães, e um espaço aberto para shows e eventos.

O parque também abriga o Etec Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo. Você e sua família podem desfrutar da companhia de pássaros, como canários e pica-paus, enquanto caminham por trilhas e caminhos em meio ao verde. Muito tranquilo!

Fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, e abre diariamente, das 6h às 18h com entrada gratuita.

Parque da Aclimação

Paisagem do lago natural do Parque da Aclimação, com contraste do verde do parque e os prédios ao fundo. Duas pessoas estão sentadas de frente para o lago.

 

Pode perguntar para qualquer paulista, o Parque da Aclimação é um dos melhores parques em SP!

Criado no início do século XX, o parque tem 112 mil metros quadrados, e oferece atividades para toda a família. 

Tem um belo lago natural, um bosque de eucaliptos, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista para corrida e caminhada, e ótimos playgrounds infantis onde as crianças podem brincar, com espaço para piquenique. Vale a pena visitar!

O parque oferece também campo de futebol e quadras de vôlei e basquete. Você também vai encontrar a Biblioteca (Raull Bopp), com temática de meio ambiente, e a escola de futebol Jack Marin, que oferece cursos gratuitos de futebol para crianças e jovens, além de ser palco de partidas de amadores no período noturno e finais de semana.

Fica localizado na Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação, aberto diariamente, das 5h às 20h e com entrada gratuita.

Parque Estadual da Cantareira

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira é uma excelente opção para quem busca um parque mais afastado do centro da cidade e mais perto da natureza. 

Criado em 1963, o parque tem uma das maiores florestas urbanas do mundo, sendo um remanescente de Mata Atlântica, e conta com quatro núcleos nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Por lá, você pode passar o dia caminhando ou pedalando pelas 14 trilhas demarcadas que levam a um lago, cachoeira e bica. 

Você também vai encontrar várias opções de lazer, como área para piquenique e playground.

O parque fica na Rua do Horto, 1799, no bairro do Horto Florestal e funciona de quarta a domingo (e feriados), das 8h às 14h. Consulte o site para saber o valor atual de entrada.

Parque Ecológico Imigrantes

O Parque Ecológico Imigrantes é uma opção relativamente nova dentre os melhores parques em SP. 

Inaugurado em 2018, ele fica a cerca de uma hora do centro da cidade, na rodovia Imigrantes em direção a São Bernardo do Campo. 

Ele tem quase 500 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada, sendo uma realização da Fundação Kunito Miyasaka em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa.

O parque possui diversas atrações, sendo a imensa passarela elevada um dos destaques, proporcionando uma caminhada pela copa das árvores. 

A trilha sensorial inclusiva é outra atração importante, com acessibilidade total para deficientes visuais, cadeirantes e deficientes auditivos. Muito bacana, não é mesmo?

Para conhecer o parque, as visitas são guiadas e precisam ser agendadas através do site, assim como a compra dos ingressos.

O endereço é SP-160, em Curucutu, São Bernardo do Campo.

O que não esquecer de levar para visitar os parques em SP?

Para melhorar ainda mais a sua experiência e evitar perrengues, preparamos um checklist para você visitar os parques em SP.

Confira:

  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Garrafa de água;
  • Lanches: para fazer um piquenique ou para ter algo para comer durante a visita;
  • Toalha ou canga;
  • Roupas e calçados confortáveis para caminhar e aproveitar as atividades ao ar livre;
  • Chapéu ou boné;
  • Óculos de sol;
  • Dinheiro ou cartão: para comprar alimentos ou bebidas nas lanchonetes ou estacionamentos dos parques;
  • Se for viajar com a criançada, não esqueça das famosas pulseirinhas de contato. Os parques podem ficar bem movimentados durante as férias, finais de semana e feriados.

Junte turismo e bem estar visitando os melhores parques de São Paulo!

Paisagem do lago do Parque Estadual da Cantareira, rodeado de árvores e com céu azul e com poucas nuvens.

 

Agora sim! A gente espera que tenhamos conseguido te mostrar que uma viagem a São Paulo pode ser muito mais que uma vida noturna agitada, bares e restaurantes incríveis e claro, muita cultura e diversão. 

A capital do estado faz um super esforço pra manter preservados os seus espaços de contato com a natureza, além de construir novos sempre que possível. 

Quando estiver por lá e conseguir colocar alguns desses no seu roteiro, conta um pouco da sua experiência pra gente, aqui mesmo nos comentários.

A gente fica por aqui! Boa viagem, até a próxima e divirta-se bastante. 

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem