A gente sabe que o Brasil está repleto de lindas paisagens naturais que se espalham de ponta a ponta do país.
Mas não é exagero afirmar que os cenários que você vai encontrar em Itacaré são de uma grandiosidade única. Adorada pelos fãs de esportes radicais, essa simpática cidadezinha no interior da Bahia guarda algumas das praias mais fascinantes que você terá a oportunidade de conhecer na vida. E não para por aí! A natureza também presenteou Itacaré com rios, cachoeiras e uma vegetação exuberante. Na sua viagem, além de conhecer tudo isso de perto, você ainda vai apreciar toda a riqueza da cultura baiana.
Então pode fechar os olhos por um momento para se imaginar com os pés na areia e a brisa marítima passando pelo corpo. Estamos prestes a te apresentar as melhores praias e pontos turísticos de Itacaré, para provar de uma vez por todas que o paraíso existe – e fica na Bahia! –.
Aqui, você vai ler sobre:
Melhor época para visitar Itacaré?
O que fazer em Itacaré: praias para conhecer
Praia da Camboinha (ou Gamboa)
Outros pontos turísticos em Itacaré
O que levar para a viagem em Itacaré?
Itacaré vai encantar você, hora de fazer as malas!
Onde fica Itacaré?
Localizada a aproximadamente 250 quilômetros ao sul de Salvador, Itacaré faz parte de uma das regiões litorâneas mais encantadoras do Brasil. É a Costa do Cacau, uma zona turística que também guarda outros tesouros, como a cidade de Ilhéus.
A área recebe esse nome porque teve uma economia fortemente baseada no cultivo ecológico do cacau até os anos 1940. Essa atividade de plantio diferenciada, que precisava da vegetação nativa para funcionar, é um dos fatores pelos quais Itacaré e seus arredores conservam tantas áreas de Mata Atlântica praticamente intocada.
Hoje em dia, o cacau já não movimenta tanto as coisas por lá: depois que o mundo descobriu as belezas do litoral baiano, o principal motor econômico de Itacaré se tornou justamente o turismo. E a gente garante que não é à toa!
Como chegar em Itacaré?
Para conhecer Itacaré, você vai precisar pegar a estrada. Afinal, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Jorge Amado, que fica a 75 quilômetros de distância, em Ilhéus. Por causa da maior disponibilidade de voos, muitos turistas preferem descer no Aeroporto Internacional de Salvador. De qualquer forma, é preciso completar o trajeto por vias terrestres.
Se você quiser economizar uma grana para curtir ainda mais a cidade, uma boa pedida é viajar de ônibus. As viações com rotas que passam por Itacaré são várias, incluindo a Águia Branca, Santana e Cidade do Sol. Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Itacaré partindo de algumas cidades famosas:
Feira de Santana: 7h30
Porto Seguro: 8h10
Salvador: 9h30
Aracaju: 10h
Ao chegar, você vai desembarcar no terminal rodoviário que fica na Rua Joaquim Vieira. Você vai ver que, por se tratar de uma cidade pequena, é bem fácil se locomover por ela. Já se animou para viajar? Então aproveita e garante logo as suas passagens de ônibus para Itacaré!
Clima em Itacaré
Se você pretende conhecer Itacaré, pode ir se preparando para sentir calor! É claro que, por se tratar de um destino praiano, isso costuma ser algo bom. Dona de um clima tropical quente e úmido, Itacaré ostenta um solzão maravilhoso durante o ano todo.
As temperaturas na cidade são relativamente estáveis: dificilmente os termômetros marcam menos de 23ºC ou mais de 34ºC. As chuvas são bem distribuídas pelos meses, mas aparecem com mais frequência e intensidade no inverno. Geralmente, o período chuvoso não chega a inviabilizar os passeios pelas praias – talvez você só precise contar com o bom e velho guarda-chuva de vez em quando –.
Melhor época para visitar Itacaré
Mas, afinal, quando ir a Itacaré?
Boa notícia: quando você preferir! A cidade está sempre linda e pode ser visitada em qualquer estação. O que vai definir a data da sua viagem é, na verdade, a forma como você deseja curtir a estadia. Por isso, é importante saber como funcionam a alta e a baixa temporada turística na região. E isso a gente te explica aqui embaixo.
Alta temporada
Como muitas cidades praianas, Itacaré fica particularmente cheia de turistas durante o alto verão e suas proximidades. No período entre dezembro e março, a cidade fica bem badalada, já que sempre tem muita gente querendo curtir o auge do calor baiano. O movimento também é alto nos feriados prolongados, como o da Semana Santa, e em julho (por causa das férias escolares).
Essas são as épocas ideais para visitar Itacaré se você curte agitação: com certeza, não faltarão oportunidades de conhecer pessoas de todos os cantos do mundo. É também o período em que a vida noturna fica ainda mais animada nos vários bares e restaurantes da região.
Baixa temporada
Depois que a Páscoa passa, o movimento turístico fica mais tranquilo em Itacaré. Embora sempre haja viajantes na cidade, os meses de maio e junho, assim como o período entre agosto e outubro, correspondem à baixa temporada – com exceção, é claro, dos feriadões –.
Se você escolher viajar no meio do ano, pode se deparar com algumas chuvas, mas nada suficiente para estragar a curtição. Ah, e uma ótima vantagem de pegar as baixas temporadas em Itacaré é que, nesses períodos, os serviços como hospedagem e tours guiados tendem a estar mais baratos por causa da pouca demanda. Se sua prioridade é economizar, essa pode ser uma boa pedida.
O que fazer em Itacaré: praias para conhecer
Agora sim, chegou a hora de vestir as roupas de banho e se preparar para conhecer o melhor de Costa do Cacau. É claro que a nossa super lista de coisas para se fazer em Itacaré precisava começar pelas espetaculares praias da cidade, que parecem saídas de um sonho tropical de tão bonitas.
Claro que todas as praias de Itacaré são incríveis, assim como todas as praias da Bahia, mas a gente separou aqui embaixo alguns pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Praias da Concha e da Coroa
As praias da Concha e da Coroa, duas praias urbanas bem movimentadas, são as queridinhas dos turistas. Por estarem bem no centro de Itacaré, contam com orlas movimentadas e com uma infraestrutura excelente, com várias opções de quiosques, bares, restaurantes e lanchonetes. Por isso, são ótimos points para quem busca uma boa variedade de serviços. Quando estiver na Praia da Concha, não deixe de conhecer a Cabana e Restaurante da Ximbica para pedir umas iscas de peixe e curtir junto com uma bebida geladinha.
Vale comentar que a Praia da Coroa (também conhecida como Coroinha) tem um porto que a torna imprópria para banho. Mas é um excelente lugar para assistir a um pôr do sol inesquecível!
Praia do Resende
De todas as praias urbanas de Itacaré, dá para dizer que a Praia do Resende é a mais tranquila e bem preservada. Os muitos coqueiros, junto com o mar de um azul intenso, fazem dela uma paisagem de tirar o fôlego.
Localizada a mais ou menos 1,5 quilômetro do centro, a Praia do Resende é ótima para se passar o dia com a família. Como ela ganha piscininhas naturais durante a maré baixa, é uma boa pedida para quem está viajando com crianças.
Praia da Tiririca
Quem gosta de adrenalina e esportes aquáticos vai adorar a Praia da Tiririca.
Dono de um mar mais agitado, esse é um ponto procurado por muitos surfistas do Brasil e do mundo, perfeito para quem deseja pegar umas boas ondas. Famosa por ter recebido a etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe mais de uma vez, a Praia da Tiririca tem até escolinhas de surfe e pranchas para aluguel, caso você queira dar uma chance ao esporte.
Praia da Ribeira
Ainda considerada urbana, a Praia da Ribeira é um pouco mais remota. Rodeada por trechos verdes de Mata Atlântica, ela ostenta uma ótima faixa de areia branquinha e uma orla bem tranquila. Também fica ao lado de um riacho, caso você aprecie um bom banho de água doce depois de sair do mar.
As praias da Tiririca, do Resende e da Ribeira são muito próximas umas das outras, separadas apenas por algumas formações rochosas. O legal é que você pode caminhar por todas facilmente e escolher a que mais combina com a sua vibe para passar mais tempo.
Praia da Engenhoca
A Praia da Engenhoca é outro ponto bem apreciado pelos surfistas e por quem gosta de admirar a natureza. Ela faz parte de um tour oferecido por muitas agências de Itacaré, a Trilha das Quatro Praias, que inclui também Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho.
O acesso a todas essas orlas é feito por trilhas que são uma ótima forma de conhecer mais da rica vegetação litorânea. Todas são de dificuldade fácil e as caminhadas não costumam durar mais de 20 minutos.
Praia de Itacarezinho
Na Praia do Itacarezinho, você vai encontrar uma paz inigualável.
Se você busca um local com uma atmosfera pacata que lembra uma praia deserta, vai se apaixonar. Apesar de ser mais isolada, a orla conta com uma boa infraestrutura. A gente sugere que você passe umas horinhas no charmoso Restaurante Itacarezinho, que tem ótimos drinks e uma moqueca de camarão com banana da terra que é coisa de outro mundo!
Praia da Camboinha (ou Gamboa)
Das orlas que fazem parte da Trilha das Quatro Praias, a Praia da Gamboa (também chamada de Camboinha) é a menor.
Apesar de pequena, conta com uma faixa de areia de beleza privilegiada. Menos frequentada por turistas, é uma boa pedida para quem realmente gosta de pacatez e silêncio. Vale mencionar que a Praia da Camboinha, embora seja belíssima, fica um pouco atrás de suas vizinhas em termos de infraestrutura.
Outros pontos turísticos em Itacaré
Embora as praias deslumbrantes sejam de fato as protagonistas do turismo em Itacaré, elas não são as únicas coisas que você terá a oportunidade de conhecer por lá.
Na verdade, a cidade guarda muitas outras atrações maravilhosas que com certeza vão deixar a viagem ainda mais memorável. Abaixo, você encontra algumas sugestões para enriquecer o seu itinerário.
Rua da Pituba
A Rua da Pituba é o point da agitação no centro de Itacaré.
Ao caminhar pelos charmosos paralelepípedos, você vai se deparar com uma maravilhosa variedade de cafeterias, pubs, restaurantes, lojinhas de diferentes tipos e mais uma infinidade de ótimos estabelecimentos. É a área perfeita para fazer comprinhas e tomar uns drinks à noite. Aliás, sempre tem artistas de rua, música ao vivo e outras atrações rolando por lá depois que o sol se põe.
Cachoeira do Tijuípe
Quem disse que Itacaré só se destaca pela beleza dos mares?
Pois é, os recantos de água doce da região também não deixam a desejar. Um dos mais famosos é a Cachoeira do Tijuípe, que fica a uns 15 quilômetros de distância do centro da cidade, com um acesso bem tranquilo pela BA-001.
A queda d’água é tranquila e não muito alta, o que a torna perfeita para viajantes de todas as idades. O poço que se forma na base é perfeito para banhos, e o local conta com uma infraestrutura que inclui banheiros e um restaurante. A taxa para entrar na Cachoeira do Tijuípe custa cerca de R$ 20,00 (2022).
Cachoeira da Usina
A visita à Cachoeira da Usina é um passeio que encanta desde o começo, já que as trilhas até a queda d’água são belíssimas. Localizado entre trechos de Mata Atlântica e mangues, o ponto pode ser acessado a partir da Praia de Jeribucaçu ou da BA-001. A gente recomenda que você faça esse passeio com auxílio de um guia.
Além das paisagens naturais belíssimas, a Cachoeira da Usina tem uma água ótima para banho. Por incrível que pareça, ela é morninha, o que costuma ser uma surpresa para muita gente.
Mirante do Xaréu
Se você quiser ver um pôr do sol de cair o queixo, não deixe de passar algum final de tarde no Mirante do Xaréu.
Não é à toa que o lugar fica lotado de turistas quando os primeiros tons alaranjados começam a aparecer no céu. A vista privilegiada do cenário formado pelo Rio das Contas em conjunto com o mar e a rica vegetação nativa é mesmo cinematográfica! O mirante fica bem no centro da cidade, próximo à Praia da Concha.
Cachoeira do Cleandro
Outra parada obrigatória para quem gosta de trilhas é a Cachoeira do Cleandro.
Parte do Rio do Engenho, essa queda d’água é um trecho sensacional para tomar um bom banho e se deixar levar pela tranquilidade da natureza baiana. Outro ponto positivo é que a Cachoeira do Cleandro fica bem próxima a algumas das praias mais famosas de Itacaré. Dá até para ir até lá saindo da Praia da Concha de barco, o que rende um passeio bem legal.
Embora o acesso à cachoeira não seja difícil, ele envolve passar por dentro do mangue. Por isso, o ideal é que você contrate um guia para te ajudar no trajeto.
Cachoeira Bom Sossego
Localizada a cerca de 8 quilômetros do centro de Itacaré, a Cachoeira Bom Sossego faz jus ao nome. Por ser um pouco mais isolada do que as outras, essa é uma queda d’água menos frequentada por turistas, o que confere a ela uma atmosfera de sossego única. O poço é rasinho e proporciona um banho refrescante, apesar de o acesso ser um tanto complicado.
Ah, a propriedade onde fica a Cachoeira Bom Sossego tem um restaurante que serve uma boa comida caseira. Não deixe de experimentar a galinha caipira de lá!
O que levar para a viagem em Itacaré?
Decidiu que vai visitar Itacaré mas ainda não sabe exatamente o que colocar na bagagem?
A gente te ajuda! Embora o conteúdo da sua bagagem dependa de quais passeios você pretende fazer, alguns itens são indispensáveis para que você curta a sua viagem com o máximo de segurança e conforto. Nossa recomendação é que você não deixe de levar:
- Roupas de banho, cangas e toalhas de praia;
- Proteção contra o sol: filtro solar com fator de proteção alto, óculos escuros, boné ou viseira, roupas resistentes a raios UV;
- Repelente;
- Calçados para trilha;
- Garrafinha d’água, para manter a hidratação;
E fica a dica: quando estiver aproveitando as praias ou desbravando a natureza nas trilhas, não se esqueça de retocar o protetor solar de tempos em tempos para garantir a eficácia. Além de tudo que mencionamos na checklist acima, também pode ser útil levar com você um powerbank (bateria portátil), que pode salvar seu celular durante um passeio mais longo. Afinal, pode acreditar quando a gente afirma que você vai querer tirar muitas fotos.
Itacaré vai encantar você, hora de fazer as malas!
Depois dessa leitura, a gente sabe que você não precisa de mais argumentos para organizar sua ida a Itacaré.
Essa é, sem sombra de dúvidas, uma viagem que vai ficar marcada para sempre na sua memória e no seu coração. Nós apostamos que alguns dias em Itacaré são suficientes para que você esqueça um pouco da correria do cotidiano e recarregue as energias como nunca. O único problema mesmo é que… você não vai sentir vontade de voltar para casa! A gente avisou, hein?
E se você gostou de saber mais sobre Itacaré e deseja conhecer mais destinos maravilhosos, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui do Tô de Passagem. A gente sempre traz dicas de viagem especialmente pensadas para deixar suas aventuras pelo Brasil ainda melhores!
Boa viagem e até a próxima!