Com certeza, você já ouviu falar sobre os Lençóis Maranhenses, né? As dunas e lagoas mágicas formadas pelas águas da chuva e que formam, simplesmente, um cenário eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Por mais que não saiba exatamente onde fica, como chegar lá ou o que mais dá pra se fazer na cidade, só por essa primeira foto já dá pra ter uma ideia da sensação de sentar ali no final da tarde, respirar fundo e curtir cada segundo, certo?
Os Lençóis Maranhenses fazem parte do Parque Nacional de mesmo nome e ficam em Barreirinhas, município que abriga lugares tão lindos quanto os lençóis, e que vão fazer você se apaixonar pela cidade.
E justamente pra você conhecer mais sobre Barreirinhas, a casa do deserto brasileiro, a gente preparou esse conteúdo pra contar tudo o que você precisa saber antes de cair na estrada em direção a esse pedaço tão maravilhoso de Brasil, olha só:
O famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Aproveitar para passar na Praia de Caburé
Circuito Lagoa Azul e Lagoa Bonita
Outros passeios em Barreirinhas e Arredores
Passeios Radicais em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses
O que levar para Barreirinhas?
Arrume as malas para conhecer o deserto brasileiro!
Onde fica Barreirinhas?
Barreirinhas é um município no Litoral do Maranhão que fica na região Oeste do estado, na área que é conhecida como “Deserto Brasileiro”. Inclusive, todo esse litoral é lar de outros pontos turísticos imperdíveis que você pode conhecer por lá. Aqui nós temos um conteúdo exclusivo sobre as praias do Maranhão que podem te ajudar a montar um ótimo roteiro.
O que marca a cidade são os famosos Lençóis Maranhenses, as lagoas de água cristalina formadas pela chuva.
Barreirinhas fica a 252 quilômetros da capital, São Luís, com um trajeto de viagem de 3h30, e fica a 73 quilômetros de Tutóia, a 1h30 de viagem.
Como chegar em Barreirinhas?
Barreirinhas é cortada pelas rodovias BR-402 e MA-225, e se você decidir fazer sua viagem de carro ou de ônibus, é por elas que vai acessar a cidade.
A rodoviária de Barreirinha, inclusive, fica na MA-225, 65590-000. E, atualmente, o município conta com um aeroporto de pequeno porte. Mais indicado para os pequenos aviões que fazem o sobrevoo pela cidade.
Por isso, viajar de ônibus é sempre uma boa opção, principalmente se, assim como a gente, você é o tipo de pessoa que ama economizar quando decide um destino para conhecer. Assim, você pode guardar um dinheirinho para aproveitar mais atrações na cidade, ou quem sabe até estender o passeio para outros lugares próximos.
Para te dar uma ideia melhor de distância, aqui está o tempo de viagem entre Barreirinhas e outras cidades importantes:
São Luís: 3h50
Teresina: 6h40
Belém: 9h
Jericoacoara: 6h
O que achou? Só aqui já são 4 outros destinos incríveis que podem incrementar seu rolê! E quando for começar a planejar a viagem, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para Barreirinhas.
O que fazer em Barreirinhas?
Barreirinhas é uma cidade com grande fluxo turístico e como o assunto são os Lençóis Maranhenses, a gente entende a razão assim que chega no destino.
Os Lençóis Maranhenses são famosos em todo o mundo, mas além desse cantinho incrível, em Barreirinhas você conhece praias desertas, vilarejos banhados por rios e as dunas que formam o cenário desértico no litoral.
Então, coisa legal é o que não vai faltar. Separamos alguns pontos interessantes pra você anotar no seu itinerário.
O famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Barreirinhas é como um ponto de partida para os Lençóis Maranhenses, já que é uma das primeiras cidades que você passa para conhecer o parque.
A área do parque é inteira de preservação natural, e as lagoas que formam os lençóis são fruto da água da chuva, então o volume fica maior nos meses de mais precipitação, março e abril.
Por ser um território bastante grande, você consegue curtir melhor essa paisagem desértica e lagoas azuis se contratar um serviço de guia 4×4, mas isso é fácil! Alguns hotéis e empresas credenciadas oferecem esse serviço por toda a cidade.
Os 155 mil hectares de área do parque te entregam tudo! E quando falamos tudo, queremos dizer não apenas as areias branquinhas que você já deve ter visto em fotos e vídeos, mas também uma super influência de caatinga e da Amazônia.
Além dos passeios de 4×4, ainda é possível fazer caminhadas deliciosas na região, e interagir com as comunidades locais que conhecem muito sobre as belezas dos Lençóis Maranhenses.
Como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses toma parte das cidades de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, existem atrações específicas em cada município.
É claro que nada impede você de aproveitar um pouquinho de cada, mas quando estiver em Barreirinhas, não deixe de conhecer o Circuito da Lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa da Esperança, Cantos dos Lençóis e Foz do Rio Negro com Lagoa Verde.
Mesmo que o melhor período para conhece o lugar seja de Maio a Setembro, você vai se divertir em qualquer época, e o parque fica aberto todos os dias, das 8h às 18h. Tirando o custo das empresas que te ajudam com os passeios, não existe cobrança de ingressos para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Aproveitar para passar na Praia de Caburé
A Praia de Caburé costuma ser a parada final depois de conhecer os Lençóis Maranhenses no Parque Nacional. É uma vila de pescadores, com pouca infraestrutura. Lembra que falamos sobre a interação com as comunidades locais? A Vila é um excelente exemplo disso. Afinal de contas, nada como conhecer o Brasil pelos olhos de outros brasileiros, né?
Por isso, mesmo sendo uma praia popular, ela costuma estar mais calma, e o banho de mar por lá é garantido. A água é azul, com ondas baixas e tranquilas. Perfeita para um passeio de stand up paddle, caiaque ou para o bom e velho mergulho que recarrega qualquer bateria.
A beleza particular de Caburé é que você precisa pegar o barco no cais da Avenida Beira Rio pra chegar até lá, passando pelo Rio Preguiça e vendo seu deságue na água salgada.
E pode ficar em paz, que existem vários quiosques na praia pra você poder passar o dia todo sem nenhuma preocupação.
Atins
Atins também é um vilarejo de pescadores, que tem acesso direto ao Parque Nacional e algumas outras lagoas do Maranhão. Inclusive, por isso, alguns viajantes optam por se hospedar nos hostels, pousadas e chalés que têm por lá mesmo.
Esse vilarejo possui praias desertas ao seu redor, com poucas ondas, uma faixa de areia extensa e um visual incrível. Sabe a hora de pegar o celular e gastar tudo atualizando seu feed? Atins parece que foi feita pra isso.
Para chegar até Atins, você pode optar por barcos ou pelo transporte 4×4, já que a região tem uma entrada mais difícil, mas não se preocupe: assim como nos outros pontos turísticos, tem bastante oferta pra pegar esses transportes pela cidade.
Ah, e converse com o pessoal de onde vai se hospedar pra combinar um ponto de encontro na sua chegada. Geralmente algumas caminhonetes são enviadas pela própria pousada, por exemplo, pra buscar os viajantes.
Vassouras
Vassouras também é um vilarejo de pescadores pertinho do Rio Preguiça, bem à sua margem direita.
Vassouras chama atenção porque possui lagoas que se formam com a água da chuva, assim como o Parque Nacional, mas em menor escala, claro.
Por mais que fique pertinho do Rio Preguiça e tenha acesso à praia de Caburé, Vassouras fica a uns 40 minutos de Barreirinha, mas, como nos outros atrativos da região, você consegue transporte até Vassouras sem problema nenhum.
Vilarejo de Mandacaru
Agora, à margem esquerda do Rio Preguiça, a gente tem Mandacaru, um vilarejo de pescadores e agricultores com mais ou menos 1.300 habitantes.
Junto da praia, das casas e do rio, o vilarejo conta com a beleza do Farol do Preguiças, construído em 1909 e reformado em 1940. Ele tem a altura de um prédio de 14 andares, e é o melhor jeito de observar as belezas da região.
Mandacaru fica bem na frente da Praia de Caburé, e pra chegar você também precisa de barco ou de 4×4.
Rio Formiga
Na vizinhança de Cardosa, você encontra o acesso para o lindo Rio Formiga, que se diferencia dos outros rios da região pela transparência da água e pelo passeio de flutuação.
A flutuação ou o “boia cross” é bem popular no vilarejo. E, assim que você chega, já consegue encontrar e alugar os equipamentos necessários pro passeio, tipo remo, colete salva-vidas e a boia, claro.
Essa atividade é perfeita para todos os visitantes, já que o rio não é fundo e a correnteza é calma. Você também conta com guias que te ajudam a conduzir a boia e evitar que ela fique presa na água rasa.
Depois do boia-cross, você pode curtir um banho de rio e um passeio pelas casas e quiosques do vilarejo.
Pra chegar no Rio Formiga você precisa de uma carona das caminhonetes 4×4, que saem de Barreirinhas e fazem um trajeto de 40 min. até lá.
Circuito Lagoa Azul e Lagoa Bonita
Esses passeios nós citamos quando falamos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lembra? Os Circuitos Lagoa Azul e Lagoa Bonita são rolês incríveis, que os visitantes fazem, de 4×4, pelas lagoas dos Lençóis Maranhenses. Dá pra ter bastante aventura pelas dunas, e isso fica por conta dos animados motoristas que te levam com segurança por caminhos que eles conhecem como ninguém.
Por ser um trajeto que vai atrás das lagoas mais bonitas da região, ele não é fixo, Já que elas são formadas pela água da chuva e mudam constantemente com o tempo.
Os carros com tração 4×4 saem sempre de Barreirinhas e percorrem um caminho de 12km, mais ou menos. E sabe o que é mais legal? Eles são equipados com coolers e caixas térmicas pra te ajudar a levar comida e bebida para o passeio.
Outros passeios em Barreirinhas e Arredores
Por se tratar de uma região repleta de paisagens lindas e uma natureza exuberante, os lugares legais de conhecer vão além de Barreirinha, e quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que adoramos um bônus!
Por isso mesmo, listamos alguns passeios que valem a pena quando estiver por lá.
Tutóia
A um pouquinho mais de uma hora de Barreirinhas, Tutóia é conhecida por ser um dos paraísos escondidos do Maranhão.
Em Tutóia você conhece mais uma versão em menor escala dos Lençóis Maranhenses, e consegue curtir o visual do Delta do Parnaíba, o encontro das águas que formam o corpo do Rio Parnaíba, que cria a fronteira natural entre Maranhão e Piauí.
Para chegar até Tutóia, você pode optar pelo trajeto de carro, ônibus e até avião, se desembarcar no aeroporto de Barreirinhas.
Se estiver de ônibus, por exemplo, de Barreirinhas até Tutóia, a viação Cisne Branco faz viagens diárias ligando as duas cidades, então você pode economizar e estender seu passeio sem nenhum problema.
Região do Delta de Parnaíba
Como comentamos agorinha sobre o Delta do Parnaíba, esse é um passeio que vale a pena fazer. Conhecer o encontro das águas e ver de pertinho a fronteira de duas cidade, é quase como estar em dois lugares ao mesmo tempo.
E vale a pena explorar a região e as belezas que têm por lá. O manguezal que abrange o Delta possui mais de 70 pequenas ilhas e é o abrigo de muitos pássaros. Nossa dica é passar por lá durante o pôr-do-sol. É o momento que as aves voltam pra casa depois de um dia todo encantando os visitantes.
O passeio ao Delta de Parnaíba é feito por agências de turismo credenciadas e fica numa média de R$100 por pessoa.
Excursão pelo Rio Preguiças
A excursão pelo Rio Preguiças é a melhor forma de você conhecer os vilarejos que comentamos anteriormente. E ainda dá pra tirar uma casquinha e subir no Farol do Preguiças quando fizer as paradas.
A saída para o passeio é pela manhã, em Barreirinhas. a Primeira parte é feita de 4×4, até as lanchas e barcos que fazem o restante do percurso.
Durante o trajeto, você passa por Vassouras – onde pode conhecer os Pequenos Lençóis –, pelo vilarejo de Mandacaru, onde fica o Farol, e termina em Caburé, que também já falamos anteriormente.
Passeios Radicais em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses
Barreirinhas é o destino perfeito pra quem curte a prática do ecoturismo e quer juntar paisagens incríveis com esportes radicais.
Algumas práticas são consideradas de nível difícil, enquanto outras envolvem qualquer tipo de viajante, como as consideradas médias e fáceis. De qualquer forma, você vai perceber que, na região, é comum que todas as práticas sejam acompanhadas de guias autorizados. O que deixa sua viagem mais segura.
A gente deixou aqui embaixo algumas dicas sobre os esportes disponíveis em Barreirinhas.
Trekking
O Trekking na região é uma missão que agrada a diferentes tipos de turistas. São várias trilhas, de diferentes níveis, e acompanhadas por guias.
Uma das mais famosas, porém, a Rota das Emoções, permite que você caminhe por uma das praias que fazem parte do ranking das 25 melhores praias do Brasil.
Isso porque você inicia seu trajeto em Barreirinhas, vê as belezas das dunas e do litoral maranhense, passa por Jericoacoara, no litoral do Ceará, e termina o passeio em Aracati, na Praia de Canoa Quebrada.
Claro que você pode optar por fazer trajetos mais curtos e tranquilos, como o trekking em Atins, em Barreirinhas e Tutóia.
De qualquer forma, você precisa contratar o serviço de uma guia credenciada, para que não tenha nenhuma dúvida e não tenha que se preocupar com nada além de curtir o caminho.
Tour de 4×4 ou Quadriciclo
Os tours de 4×4 ou quadriciclo são oferecidos, muitas vezes, pelas próprias pousadas ou agências credenciadas de Barreirinhas.
As saídas acontecem geralmente pela manhã, e você passa pelas dunas, lagoas, praias e faz paradas para curtir toda a região.
É importante lembrar de levar roupa de banho, alimentos e espaço no celular pra registrar tudo. Ah! E não esquece o protetor solar, beleza?
Sobrevoo
O sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses é, com certeza, a melhor forma de admirar a beleza da natureza do Maranhão.
E esse voo é feito por pequenos aviões que garantem um passeio mais lento, pra poder aproveitar tudo. Ainda assim, é breve: são 30 minutos de duração no total, mas que valem cada segundo.
O embarque é feito no aeroporto de Barreirinhas e o preço, por pessoa, fica em torno de R$300.
O que levar para Barreirinhas?
Como estamos falando de uma cidade paradisíaca, que também possui lugares pra prática de esportes radicais e passeios por vilas sossegadas, é maneiro considerar todos os itens necessários para todas as situações da viagem, né?
- Tênis e disposição para a prática de esportes;
- Protetor solar;
- Óculos de sol;
- Repelente;
- Garrafa d’água;
- Roupas de banho e confortáveis para os passeios;
- Se estiver com a criançada, sempre bom levar as pulseiras de identificação e garantir mais segurança;
- Se a viagem for solo, não esqueça de ter sempre uma identificação sua com contatos de emergência, e sempre compartilhe seu roteiro com alguém.
- Espaço no celular pra fotografar e registrar tudo
Arrume as malas para conhecer o deserto brasileiro!
Num país de proporções continentais como o Brasil, é legal demais pensar que a gente encontra uma paisagem litorânea que casa com o deserto, né? Viajar pelo nordeste te oferece momentos e aventuras como essa.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido o que faltava pra você decidir conhecer Barreirinhas. No mais, é só escolher a data e o horário da viagem. E quando voltar, não esquece de compartilhar sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários.
Boa viagem e nos vemos na volta!