Confira as 10 melhores praias do Maranhão, além de uma dica especial que fará toda a diferença na sua viagem para esse estado

Um dos critérios mais relevantes para escolher o seu destino é o litoral do mesmo? Com esse texto sobre as melhores praias do Maranhão, certamente, você irá começar a pensar em conhecer esse estado, afinal, cada uma tem o seu charme e encanta o visitante do seu jeito.

Inclusive, algumas das orlas apresentadas a seguir podem estar entre as melhores praias do nordeste. Portanto, muita atenção nessa lista!

Além disso, ao final, compartilharemos uma dica valiosa para aproveitar ainda mais os cenários maranhenses.

As 10 melhores praias do Maranhão + dica coringa

Praia Calhau – São Luís

O comprimento dessa praia acompanha a extensão da Avenida Litorânea, a areia e o mar se misturam com os quiosques, bem como restaurantes, formando uma paisagem litorânea mais moderna, que atende, principalmente, os turistas interessados em comodidade e praticidade.

Aos finais de semana, a praia do Calhau atrai muitos banhistas e praticantes de esportes, como ciclistas e fãs de corrida. Sua infraestrutura e organização, sem dúvida, são um chamariz para todo esse público.

Praia de São Marcos – São Luís

Praia de São Marcos São Luís no Maranhão

Se está buscando um clima despojado e uma galera mais jovem, então, sem dúvida, essa praia de São Luís do Maranhão não pode faltar no seu roteiro! Isso porque o lugar é frequentado por muitos surfistas e os bares do entorno, animados dia e noite, criam as condições perfeitas para fazer aquela social!

E se há surfistas no espaço, há boas ondas, não é? Portanto, se você for praticante, não esqueça de levar a sua prancha. E não é só esse esporte que é possível praticar no mar da Praia de São Marcos.

Aventure-se também no bodyboard, um esporte semelhante ao surf, porém, menos rápido e o praticante fica de bruços na prancha e não de pé. Maneiro, não é?  

Além de tudo isso, o local ainda guarda resquícios de seu passado: as ruínas do Forte de São Marcos, erguido no século 18. Vale a pena conhecer o local!

Praia do Olho d’Água – São Luís

Uma praia que equilibra a preservação de sua mata nativa, bem como dunas, falésias e morros, dando um toque rústico à paisagem, e a presença de restaurantes e quiosques que oferecem excelentes refeições aos visitantes. Tudo de bom, não é?

E os atrativos dessa, que é uma das principais praias de São Luís do Maranhão, não param por aí! Os aventureiros de plantão devem ficar atentos aos meses de julho e dezembro, quando as condições climáticas, sobretudo a velocidade dos ventos, se tornam propícias aos esportes à vela.

Aliás, os barcos deixam o cenário ainda mais bonito e transmitem uma sensação de tranquilidade.

Praia de Panaquatira – São José do Ribamar

Praia de Panaquatira São José do Ribamar

Panaquatira está entre as melhores praias de Maranhão graças aos seus cerca de cinco quilômetros de mar tranquilo e raso – dependendo da maré baixa –, assim como à sua faixa de areia, geralmente, mais vazia do que a das outras praias, favorecendo momentos de paz ao visitante.

Portanto, aproveite para ler um livro ou simplesmente descansar o corpo e a mente!

Praia do Meio – São José do Ribamar

Sabe aquela praia que conecta o visitante à simplicidade do litoral brasileiro? Nessa orla, a paisagem é composta, basicamente, pela vasta faixa de areia e mar perfeito para um banho revigorante.

Os bares que ali se estabeleceram também têm a simplicidade como característica mais marcante e alguns deles apresentam redes para os visitantes experimentarem todo o visual da praia com muito conforto, agregando ainda mais ao clima “good vibes”.

E se você estiver passando uns dias em São Luís, aposte seriamente em um bate e volta para essa praia, que fica em um município próximo – a viagem de carro leva cerca de 30 minutos.

Praia do Araçagy – São José do Ribamar

Já pensou em como seria prático entrar com o carro na praia e sentar na mesa de um quiosque para apreciar petiscos? Bom, nessa faixa de areia é possível vivenciar essa experiência.

Mas não é só isso! As águas límpidas permitem a prática de esportes, como o windsurf e o bodyboard. Então, não esqueça de levar a roupa de banho, a prancha ou outros equipamentos.

Praia de Atins – Barreirinhas

Praia de Atins em Barreirinhas

As águas calmas e a areia clara e fofa são marcas dessa faixa de areia ideal para o turista que está em busca de dias relaxantes!

Para agregar ao cenário, há a presença de dunas e o encontro das águas salgadas do mar com as doces do Rio Preguiças. Vontade de armar a cadeira de praia e o guarda-Sol e apenas contemplar toda essa beleza, não é?

Se ficou apaixonado por essa praia, espere até chegar à nossa dica coringa!

Praia de Caburé – Barreirinhas

Essa alternativa é perfeita para descansar após passar algumas horas apreciando o que vamos apresentar abaixo, em nossa dica coringa! Afinal, nessa praia você encontrará uma faixa de areia clara, um mar cristalino e quiosques que servem frutos do mar fresquinhos. Delícia, hein?

Praia do Amor – Tutóia

A praia do Amor conquista o coração de todos os seus visitantes e motivos não faltam para isso! Na maré baixa, formam-se piscinas naturais de águas salgadas e dunas que possibilitam uma visão mais ampla da paisagem paradisíaca.

Além disso, também é possível fazer um passeio mais dinâmico em veículo 4×4 ou até mesmo navegar nas águas do mar de vela! No mínimo, apaixonante.

Praia de Igarapé Grande – Turiaçu

Se está afim de uma paisagem 100% rústica, então essa será, sem dúvida, uma das melhores praias do Maranhão para você! Veja só os porquês.

São aproximadamente 20 quilômetros de faixa de areia, banhada pelas águas calmas do oceano Atlântico – em época de maré alta, a altura das ondas pode chegar a três metros. Para completar, dunas e coqueiros dividem o espaço com plantas e animais de diversas espécies. Ou seja, a conexão com a natureza será intensa!

Dica coringa: Lençóis Maranhenses – Barreirinhas

Lençóis Maranhenses

Nesse texto, você não “nadou para morrer na praia”, mas sim para chegar ao paraíso do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, cujo acesso pode ser feito por Barreirinhas ou pelos vilarejos de Caburé e Atins.

A vista é simplesmente divina, combinando a vastidão de dunas e diversas piscinas naturais de águas cristalinas e nos tons de verde esmeralda. Imagine então assistir ao pôr do Sol em um cenário mágico desses. Sim, tudo fica ainda mais incrível!

Para aproveitar ao máximo, percorra as areias fofas com um veículo 4×4 e, claro, fazer muitos registros, inclusive, quando estiver em movimento. E cada foto vale para mostrar a imponência de um dos maiores parques de dunas! Aliás, o lugar também entra na lista de melhores praias do Brasil!

Mas voltando ao nosso foco: o que achou das melhores praias do Maranhão? Para você, há mais alguma que chama a atenção? Não deixe de compartilhar com a gente para incluirmos nesse conteúdo, ajudando mais pessoas a elaborar o roteiro de viagem!

Veja também no Tô de Passagem:

Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!
10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
Praias De Ubatuba: Monte O Seu Roteiro Com As Melhores Praias
15 Melhores Praias De São Paulo | Litoral Norte E Sul

Escrever um comentário