É fato que a culinária mineira tem um toque especial, então quando for à capital de Minas use essa lista de melhores restaurantes de BH, que deixará a sua viagem ainda mais gostosa!

A capital mineira tem atrativos que enchem os olhos, bem como o paladar! Ao falar dessa cidade, logo vem à cabeça o pão de queijo fresquinho, a goiabada, o feijão tropeiro, frango com quiabo suculento, entre outras delícias. Por isso, a lista de melhores restaurantes de BH é imperdível!

Abaixo, você terá acesso ao TOP 4 melhores restaurantes de Belo Horizonte, com foco em comida mineira raiz!  

Dona Lucinha

Dona Lucinha Restaurante em BH
Foto Meramente Ilustrativa

Entre os melhores restaurantes de BH está o Dona Lucina que, além de apresentar pratos cheios de sabor e texturas, é um dos estabelecimentos que de fato representam a culinária mineira. 

E não é para menos, afinal, a fundadora do restaurante, a própria Dona Lucinha, empenha seus esforços em prol da conservação e perpetuação da gastronomia originada nos primórdios das Minas do Ouro e do Diamante, cujos pratos eram preparados a partir de um instrumental rústico, a exemplo de panela de barro e fogão a lenha. 

Outro ponto alto da experiência no restaurante é o ambiente que reproduz os ares interioranos mineiros, sempre tão simples e acolhedores. 

Dicas de pratos para comer rezando são: linguiça com tutu, rabada com agrião e carne moída com angu. Já para adoçar a refeição, os doces em taça são perfeitos.

Ambrosia, doce de leite, goiabada, figo em caldo e ainda é possível combiná-los com o queijo do serro então entre as sobremesas. 

Saiba mais sobre as iguarias mineiras da Dona Lucinha: https://donalucinha.com.br/sergipe/ 

Xapuri

Xapuri Restaurante em BH
Foto meramente ilustrativa

Tradicionalíssimo, o Xapuri foi fundado em 1987 e tem como propósito valorizar, bem como compartilhar todo potencial da comida de Minas Gerais. 

Desde as porções até os pratos principais contemplam os ingredientes, bem como modo de preparo característicos da região. O feijão tropeiro e o torresmo de barriga certamente vão abrir o seu apetite para então curtir o arroz de carne seca ou a costelinha de sinhá. 

O que também não dá para ficar de fora dos elogios ao estabelecimento são os acompanhamentos fresquinhos, feitos à base de ingredientes de altíssima qualidade. Por exemplo: a couve, farofa e o torresminho super crocante. 

E para quem busca variedade na hora da sobremesa, o Xapuri surpreende: são mais de 30 opções, com destaque aos doces mineiros (goiabada cascão e doce de leite artesanal). 

A comida de dar água na boca e deixar qualquer um de bom humor não é o único atrativo do local, que reúne espaço kids, loja de artesanato e até uma hípica. No Xapuri, você pode passar um bom tempo, 100% de lazer! 

Confira o site do estabelecimento: https://restaurantexapuri.negocio.site/?utm_source=gmb&utm_medium=referral | Instagram: @xapurirestaurante 

Maria das Tranças 

Maria das Tranças Restaurante em BH
Foto meramente ilustrativa

O frango ao molho pardo é uma receita especialmente tradicional em Minas Gerais, levando esse restaurante que tem como slogan: “há 70 anos servindo o melhor frango ao molho pardo do Brasil” à lista de melhores restaurantes de Belo Horizonte

Algumas curiosidades desse prato são: ele não desperdiça nenhuma parte do frango, o que remete ao período de escassez em que foi criado; o molho que o acompanha é sempre cremoso e o frango suculento completa o prato cheio que faz uma bela vista! 

Além da grande estrela, há também outras variedades de frango: com quiabo e com fubá de moinho d’água! Todos bem temperados e com muita carne. 

Para melhorar, o cliente que gosta de abrir o apetite com uma cachacinha pode contar com a cachaça Maria das Tranças!

São quatro opções de rótulos da bebida: Prata, Amburana, Bálsamo e Carvalho Francês. 

E como a experiência será tão boa que você, sem dúvida, irá querer levar algo para recordá-la, no restaurante Maria das Tranças há uma vendinha com opções saborosas.

Assim, você poderá fechar os olhos em casa e viajar com o paladar a partir da cachaça, doce de leite, tempero, pote de picles, torresmo, molho de pimenta e mais!

Para mais informações sobre o restaurante, acesse: https://www.mariadastrancas.com.br/ | Instagram: @mariadastrancasrestaurante 

Faz de Conta 

Faz de Conta Restaurante em BH
Foto meramente ilustrativa

No ambiente, a madeira e a natureza são predominantes, o que o torna extremamente agradável, compondo lembranças simples, como as que remetem aos avós, assim como os pratos com tom caseiro e que transmitem o carinho do estabelecimento pela culinária mineira. 

Primeiramente, indicação nesse estabelecimento é começar pelas entradas, como por exemplo: escondidinhos, mandioca frita quentinha, linguiça defumada e empadas. Depois, fique com pratos típicos fartos, assim como a costelinha com molho de goiabada e a popular e tão querida feijoada. 

Na parte de sobremesas, a ideia é pegar um pouquinho de cada das que considerar mais saborosas dentre as mais de 20 alternativas. Os destaques vão para o pudim de leite condensado, doce de leite e goiabada. 

Está esperando o que para conhecer mais um dos melhores restaurantes de BH? Acesse: http://restaurantefazdeconta.com.br/ | Instagram: @restaurantefazdeconta para saber mais! 

Se você estava em busca dos melhores restaurantes de BH para incluir no seu roteiro de viagem, acabou de encontrar os quatro que irão tornar tudo ainda mais especia.

Certamente eles despertarão todos os seus sentidos, proporcionando momentos incríveis!

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

O Que Fazer Em Belo Horizonte: Atrações Imperdíveis
Quando Ir A Belo Horizonte: Clima, Eventos E Muito Mais!
Lua De Mel No Brasil: 20 Lugares Para Uma Viagem Inesquecível

Escrever um comentário