Escalada: os melhores destinos do Brasil para uma aventura de tirar o fôlego

setastdp

Quem gosta de adrenalina sabe: não tem nada mais incrível do que a sensação de ver o mundo de cima em uma boa sessão de escalada!

E uma das melhores partes de morar em um país tão diverso e bonito por natureza é que não faltam opções de destinos nacionais para quem deseja se aventurar nas alturas. Não importa se você é iniciante, amador, experiente ou profissional na escalada. As montanhas do Brasil (e outras formações geológicas impressionantes) com certeza têm um espacinho para você.

Se você é fã de turismo de aventura, chegou ao lugar certo! Aqui, vamos te apresentar alguns dos melhores lugares para escalar no Brasil e te dar dicas preciosas sobre como aproveitar cada uma das vias – assim são chamados os caminhos percorridos pelos escaladores – que você decidir encarar. 

E pode relaxar, que essas experiências marcantes não precisam pesar no bolso. Muitos aventureiros conhecem destinos radicais de todo o país sem gastar muito! É possível explorar praticamente qualquer lugar com custos reduzidos priorizando escolhas de roteiro inteligentes, como viajar de ônibus. Assim, você consegue desvendar as belezas das cidades aonde o avião não chega e ainda economiza uma grana. Se quiser deixar seu rolê de escalada ainda mais inesquecível e barato, você também pode se hospedar em um camping.

Agora vamos lá! Pode preparar seu equipamento, que é hora de conhecer os melhores lugares para escalar no Brasil. Você está prestes a encarar as alturas de:

Pão de Açúcar e Corcovado, RJ: aventura nas alturas 

Chapada Diamantina, BA: desafios verticais em meio à natureza 

Serra do Cipó, MG: o paraíso das pedras e das escaladas 

São Bento do Sapucaí, SP: desbravando e superando limites 

Capitólio, MG: uma vista de tirar o fôlego 

Pedra da Boca, PB: escalando nos limites do nordeste

Parque Nacional do Itatiaia, RJ: Rochas e muita beleza 

Serra Caiada, RN: escalada com o mar ao horizonte 

Seja para praticar esportes radicais ou apenas curtir um descanso, conte com a ClickBus na sua viagem! 

Pão de Açúcar e Corcovado, RJ: aventura nas alturas

Que coisa mais linda e cheia de graça que é o Rio de Janeiro!

Para quem adora paisagens espetaculares, a cidade é mesmo maravilhosa. Desenhada por montes e morros de vários tamanhos, o Rio tem dois dos pontos turísticos mais famosos do país: o Pão de Açúcar e o Corcovado (sim, aquele onde fica o Cristo Redentor). O que muita gente nem sabe é que dá para praticar escalada nesses grandiosos cartões-postais. Imagina só a sensação de subir formações que são verdadeiros patrimônios!

No Pão de Açúcar, a maioria dos escaladores escolhe a Via Coringa, que é popular até mesmo entre os iniciantes no esporte. Ela passa pela face sul do morro, tem duração média de 5 horas e se destaca por ser bem sinalizada e segura. Você também pode subir pelo Costão do Pão de Açúcar, que tem muitas variantes com níveis de dificuldade bem diferentes. Já no Corcovado, a via mais comum é a K2, um percurso de dificuldade intermediária que termina aos pés do Cristo Redentor.

Parece um sonho, né? Para transformar em realidade, o primeiro passo é comprar suas passagens de ônibus para o Rio de Janeiro.

Chapada Diamantina, BA: desafios verticais em meio à natureza 

Quem nunca ouviu falar na beleza estonteante da Chapada Diamantina?

Paraíso do ecoturismo, a área abrange mais de 35 mil km² de montanhas, vales, matas, cânions e alguns dos mais fantásticos chapadões do Brasil. Tudo isso é protegido pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, que passa por vários municípios, mas costuma ser acessado principalmente por Lençóis.

Esse tesouro do interior da Bahia é um campeão nacional quando o assunto é variedade de trilhas ecológicas e outros passeios em meio à natureza. E muitos deles, é claro, são verticais. Com uma diversidade imensa de formações rochosas escaláveis, a Chapada Diamantina tem muitas vias que ficam pertinho de cachoeiras maravilhosas. Há vários setores de escalada distribuídos pelo território, e os pontos mais populares ficam no Parque da Muritiba.

Também é possível escalar o icônico Morro do Pai Inácio, um atrativo famosíssimo na região, usando as vias Pauliceia Baiana e Chapeleiro Maluco. Para quem curte boulder (escalada em bloco), vale a pena subir as cachoeiras da Vila de Igatu.

Se quiser descobrir o potencial de escalada da Chapada Diamantina, garanta suas passagens para Lençóis, principal cidade de entrada do parque.

Serra do Cipó, MG: o paraíso das pedras e das escaladas 

A Serra do Cipó é possivelmente o point de escalada mais famoso do Brasil.

É um primeiro lugar merecido, já que o Parque Nacional da Serra do Cipó preserva uma diversidade apaixonante de espécies vegetais e animais nativas de Minas Gerais. Ele abriga também lagoas, cachoeiras, piscinas naturais, trilhas para todos os gostos e, é claro, muitas vias excelentes. São mais de 350 caminhos de escalada catalogados!

As vias na Serra do Cipó têm até 60 metros e a composição calcária das rochas faz do parque o lugar ideal para se divertir escalando. A vista é sempre um show à parte! Você vai encontrar ótimos itinerários no Morro da Pedreira, como as vias Chaminé Alta Estação, Fissura dos Duendes e Quitandinha. Embora haja trechos apropriados para iniciantes, a maioria dos trajetos é recomendada para escaladores com experiência intermediária ou avançada.

O bom é que a Serra do Cipó fica pertinho da capital mineira, Belo Horizonte – são apenas 100 quilômetros de distância –. Para facilitar sua viagem, separamos algumas passagens de ônibus para a Serra do Cipó.

São Bento do Sapucaí, SP: desbravando e superando limites 

Se engana (e muito!) quem pensa que São Paulo só merece atenção por causa da agitação metropolitana de sua grande capital.

Na verdade, o estado tem várias opções de roteiros maravilhosos para quem busca justamente uma chance de fugir da correria urbana. A pequena São Bento do Sapucaí, por exemplo, é dona de algumas das mais belas cachoeiras de SP e de muitos outros encantos naturais de encher os olhos. É lá que fica o Complexo Pedra do Baú, um trecho da gigantesca Serra da Mantiqueira que com certeza merece atenção dos escaladores.

O ponto mais alto do complexo (topo da Pedra do Baú) está a impressionantes 1.950 metros do chão. É possível achar caminhos mais acessíveis na Pedra do Bauzinho. Em ambas, o visual é tão arrebatador que nem parece de verdade. As vias mais adoradas no Complexo Pedra do Baú são Aslan, Donelin, Anjos Covardes e Casas Bahia.

São Bento do Sapucaí fica a 185 quilômetros da cidade de São Paulo e pode ser acessada facilmente usando as passagens para São Bento do Sapucaí.

Capitólio, MG: uma vista de tirar o fôlego 

Minas Gerais realmente não deixa a desejar quando o tema é exuberância natural. E Capitólio é a prova disso!

Apelidada carinhosamente como “Mar de Minas” por causa do enorme lago da Represa de Furnas, a cidade guarda um universo apaixonante de cânions, cachoeiras, mirantes e muitas outras preciosidades. Para fãs de escalada, o Cânion de Furnas é um prato cheio: ele tem caminhos em fendas que chegam a mais de 70 metros de altura e paredões que ultrapassam os 20 metros. Tudo isso com vista privilegiada para o Lago de Furnas!

As principais vias de escalada em Capitólio são a Racha Preta, a BatFenda e a Kingstone, todas no Setor Cânion. Além disso, é possível praticar escalada esportiva ao lado da incrível Cachoeira do Filé. 

Se quiser, dê logo uma olhada nas passagens de ônibus para Capitólio.

Pedra da Boca, PB: escalando nos limites do nordeste 

Apesar da fama de paraíso tropical, nem só de lindas praias vive a Paraíba.

Em Araruna, no interior do estado, o carro-chefe é o turismo de aventura. É lá que fica a Pedra da Boca, uma formação rochosa com mais de 330 metros de altura que tem um nome super sugestivo: por causa do efeito da erosão, a gigantesca pedra tem uma fenda que se parece muito com o formato de uma boca aberta. E é claro que ela proporciona ótimas oportunidades de escalada.

Nas imediações dessa valiosa joia nordestina, há também trilhas, grutas e cavernas que podem ser exploradas com auxílio dos guias locais. As vias de escalada mais populares na Pedra da Boca são Mãe Pantanha, Carneirex e Sulo Zigomo.

Araruna fica a 158 quilômetros de João Pessoa, pertinho da divisa com o Rio Grande do Norte. Para te ajudar no deslocamento, separamos algumas passagens para Guarabira, cidade que fica a uma horinha de Araruna. Se quiser passar na capital paraibana primeiro, confira também as passagens para João Pessoa.

Parque Nacional do Itatiaia, RJ: rochas e muita beleza 

Além de sua capital, o Rio de Janeiro tem muitos outros lugares que rendem passeios fantásticos para quem curte aventuras na natureza, como o Parque Nacional do Itatiaia.

Responsável por conservar algumas das mais deslumbrantes cachoeiras do RJ, ele também serve como lar de muitas espécies raras da vida selvagem. Além de esbanjar beleza, o Parque Nacional do Itatiaia é queridinho dos praticantes de escalada por reunir vários pontos adorados da Serra da Mantiqueira. Os percursos mais populares ficam nas formações conhecidas como Parte Alta e Parte Baixa.

No Parque Nacional do Itatiaia, algumas vias de escalada famosas são Fissura dos Ventos, Chaminé dos Estudantes, Mãe Natureza e Paredão Estrela. Mas as opções são quase infinitas!

Para conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, que fica a 182 da capital carioca, providencie as passagens para Itatiaia;

Serra Caiada, RN: escalada com o mar ao horizonte 

Já pensou em escalar no Agreste do Rio Grande do Norte? Essa é a proposta de rolê em Serra Caiada!

Outro destino perfeito para quem deseja praticar ecoturismo no Nordeste, o município tem ótimos pontos de escalada distribuídos entre as espetaculares paisagens verdes. As rochas lá são compostas principalmente por granito e abrigam ótimos percursos para os aventureiros que estão começando agora na prática. Mas os experientes não ficam no tédio! Pelo contrário: em Serra Caiada, há espaço para escaladores dos mais diversos perfis.

Algumas das vias de escalada que você pode explorar em Serra Caiada são 25 de Março, Lomechusa, Anaconda e Surucucu. Ah, e o melhor é que a cidade fica a apenas 70 quilômetros da capital, Natal. Dá até para visitar no estilo bate e volta!

E para não perder o costume, aqui estão algumas passagens para Natal.

Seja para praticar esportes radicais ou apenas curtir um descanso, conte com a ClickBus na sua viagem! 

Depois disso tudo, sua ansiedade para conhecer esses pontos de escalada já está nas alturas, né?

Pois é, apreciar as paisagens cinematográficas do nosso país é sempre ótimo. Mas os cenários ficam ainda mais bonitos quando você tem aquela sensação recompensadora de ter escalado um trecho desafiador. A gente garante que essa é a experiência inesquecível que você tanto queria! Agora que você já sabe onde escalar no Brasil, é só planejar sua viagem e se preparar para a emoção.

E para conhecer outros destinos incríveis, não deixe de conferir os conteúdos que publicamos aqui no Tô de Passagem. Esta lista que você acabou de ler é só uma das nossas seleções especiais, que são pensadas para deixar suas viagens cada vez mais memoráveis.

Boa aventura e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem